12983
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 4º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - O desmatamento e suas consequências

Plano de aula de Ciências com atividades para 4o ano do EF sobre O desmatamento e suas consequências

Plano 06 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Lenira Tamanini

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Você observará que a habilidade indicada não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em outras aulas. Esta pode ser considerada uma aula sequencial, posterior aos planos CIE4_0401,CIE4_0403, CIE4_0404, CIE4_0405.

Materiais necessários para a aula: fichas com palavras-chaves sobre o tema (encontradas no material complementar deste plano).

Abaixo, há algumas sugestões de recursos que o professor pode acessar a fim de que haja um melhor embasamento para o desenvolvimento da aula. É interessante que este material seja para aproveitamento do professor. Não é nosso objetivo trazer conceitos pré elaborados para a turma, e sim trazê-los a partir da análise investigativa, onde as crianças consigam compreendê-los significamente.

Texto: Desmatamento: causas e consequências

https://escolakids.uol.com.br/desmatamento-causas-e-consequencias.htm

Os impactos da extinção de espécies na cadeia alimentar

https://novaescola.org.br/conteudo/1181/os-impactos-da-extincao-de-especies-na-cadeia-alimentar

Desmatamento: o que é, causas e consequências

https://www.ecycle.com.br/4211-desmatamento

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: leia para os alunos o título da aula. Pergunte o que eles entendem por desmatamento. Provavelmente os alunos dirão que é a destruição da mata, da natureza ou da floresta. Questione de que forma é feita essa destruição. Em seguida, aborde a palavra consequências, a partir de seu significado, ou seja, enquanto resultado por efeito de algo (neste caso, o resultado do desmatamento). Finalize essa discussão inicial indagando sobre o que eles acham que será tratado nesta aula.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: leia para os alunos o texto apresentado nos slides 3 e 4. Vale salientar que o texto a ser lido são trechos de uma reportagem, Como sugestão, segue o link do texto integral, para conhecimento. Caso haja disponibilidade, dê tempo para a leitura ou projeção do vídeo da referida reportagem:

http://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2017/07/mata-atlantica-sofre-com-desmatamento-ate-onde-e-protegida.html

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Orientações: ao finalizar a leitura do texto, levante questionamentos, como:

  • O que é uma mata bem preservada?
  • O que significa dizer que a mata foi murchando/sumindo?
  • O que são animais ameaçados de extinção? A cadeia alimentar pode estar relacionada com esse processo? De que forma?
  • Qual o crime que está sendo praticado na Mata Atlântica que encontra-se no Parque Nacional Monte Pascoal?
  • Quem pode ser esses outros invasores da mata, que também desrespeitam a lei?
  • Por que o Monte Pascoal pode virar símbolo da devastação?
  • É possível que essa situação esteja acontecendo em outros locais do Brasil? Quais?

Essas questões devem introduzir a discussão desta aula. Este não é o momento de trazer conceitos pré estabelecidos para os alunos, mas sim, de envolvê-los na temática, estimulando a participação de todos e descobrindo quais conhecimentos prévios eles trazem consigo.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: leia a pergunta da questão disparadora para os alunos. Solicite que pensem na floresta, na mata e que imaginem os seres vivos que estão no local (plantas e animais). Questione quais são as condições que o meio dispõe para a alimentação dos seres vivos. Ou seja, relembre os níveis tróficos da cadeia alimentar (produtores, consumidores, decompositores) e o que é são cadeia alimentar em equilíbrio e cadeia alimentar em desequilíbrio. Vale salientar que tais conceitos foram apresentados em aulas anteriores e, neste momento, já devem ter sido compreendidos. Todavia, caso haja alguma dúvida, retome os conceitos. Permita que os alunos digam suas percepções mediante a pergunta, possibilitando a troca de informações e verificando quais suas conceções prévias.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 29 minutos

Orientações: solicite que as crianças se organizem em grupos de quatro alunos. Leia ou projete as orientações. Entregue para cada grupo as fichas com as palavras-chaves (elas estão disponíveis no material complementar deste plano). São elas:

Fichas favoráveis: seres vivos, equilíbrio, produtores, vida, alimentação, plantas, floresta.

Fichas desfavoráveis: extração da madeira, desequilíbrio, devastação, desmatamento, criação de gado, prejuízo, saída de animais, morte, ser humano.

Você pode acrescentar mais alguma palavra-chave, caso acredite ser pertinente. Solicite que os grupos realizem as leituras das palavras-chaves, separando-as em duas classificações (favorável e desfavorável), conforme a pergunta:

  • Essa palavra é favorável ou desfavorável para a cadeia alimentar?

Disponibilize cinco minutos para essa atividade. Após esse período, solicite que cada grupo converse sobre as palavras desfavoráveis, no intuito de relacioná-las com o desmatamento e a cadeia alimentar. Acompanhe as conversas nos grupos, verificando se os alunos estabelecem as relações entre as palavras-chaves, como por exemplo: a extração da madeira gera o desmatamento, que gera a saída ou extermínio de animais nativos, ocasionando desequilíbrio na cadeia alimentar.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Orientações: leia ou projete a sequência da atividade para os alunos. Acompanhe a escrita das histórias, observando se algumas das palavras-chaves estão no enredo delas. Podem surgir histórias com o desmatamento a partir da extração da madeira ou para a criação de gado, haja vista, a inserção das duas possibilidades como palavras-chaves desfavoráveis. Verifique os argumentos estabelecidos para a sequência da história e o desencadeamento final. Observe a interação entre os alunos e, se for o caso, intervenha em algum grupo que apresente conflitos de opinião, principalmente para as ações da dramatização. Determine a ordem de apresentação, que pode ser por sorteio, por disposição dos grupos em sala de aula ou outro critério que atenda melhor à sua necessidade. Aproveite as apresentações para realizar os questionamentos:

  • O que vocês perceberam com a cadeia alimentar quando houve o desmatamento?
  • O desmatamento trouxe prejuízo para os seres vivos? Quais?
  • Por que é necessária a saída de alguns animais da região quando há o desmatamento?

Para finalizar o Mão na Massa, relembre com os alunos que a alimentação é transformada em energia. Leve-os a refletir que essa energia é transferida de nível trófico a nível trófico, no processo da cadeia alimentar, e que, com os prejuízos causados pelo desmatamento, há uma quebra dessa transferência. É importante lembrar quem provocou essa ação no ecossistema. Esses questionamentos e reflexões são importantes para que os alunos indiquem os elementos essenciais na elaboração do conceito científico, dentre eles, os prejuízos que o desmatamento pode ocasionar na cadeia alimentar.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: projete o slide ou realize a leitura da atividade para os alunos. Relembre as palavras-chaves favoráveis e desfavoráveis para a cadeia alimentar. Realize a produção coletiva da resposta à questão disparadora. Faça uso durante o processo de produção das palavras-chaves favoráveis e desfavoráveis. Vale salientar que o desmatamento causa a destruição das florestas, ocasionando perda da biodiversidade, tendo em vista que muitas espécies que encontram-se em seu habitat natural podem tornar-se escassas ou inexistentes. Esse fato gera desequilíbrio na cadeia alimentar. Como sugestão, caso haja tempo hábil ou para uma próxima aula, segue o link de um vídeo. O vídeo é uma mensagem da floresta para os seres humanos.

A natureza está falando - Pedro Bial é a Floresta (1:45) - https://www.youtube.com/watch?v=hzmBqz6oFM8&index=12&list=PLX05YXpz2n2gAmYwYsBM8wQNDmD_cKReu

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Você observará que a habilidade indicada não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em outras aulas. Esta pode ser considerada uma aula sequencial, posterior aos planos CIE4_0401,CIE4_0403, CIE4_0404, CIE4_0405.

Materiais necessários para a aula: fichas com palavras-chaves sobre o tema (encontradas no material complementar deste plano).

Abaixo, há algumas sugestões de recursos que o professor pode acessar a fim de que haja um melhor embasamento para o desenvolvimento da aula. É interessante que este material seja para aproveitamento do professor. Não é nosso objetivo trazer conceitos pré elaborados para a turma, e sim trazê-los a partir da análise investigativa, onde as crianças consigam compreendê-los significamente.

Texto: Desmatamento: causas e consequências

https://escolakids.uol.com.br/desmatamento-causas-e-consequencias.htm

Os impactos da extinção de espécies na cadeia alimentar

https://novaescola.org.br/conteudo/1181/os-impactos-da-extincao-de-especies-na-cadeia-alimentar

Desmatamento: o que é, causas e consequências

https://www.ecycle.com.br/4211-desmatamento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: leia para os alunos o título da aula. Pergunte o que eles entendem por desmatamento. Provavelmente os alunos dirão que é a destruição da mata, da natureza ou da floresta. Questione de que forma é feita essa destruição. Em seguida, aborde a palavra consequências, a partir de seu significado, ou seja, enquanto resultado por efeito de algo (neste caso, o resultado do desmatamento). Finalize essa discussão inicial indagando sobre o que eles acham que será tratado nesta aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: leia para os alunos o texto apresentado nos slides 3 e 4. Vale salientar que o texto a ser lido são trechos de uma reportagem, Como sugestão, segue o link do texto integral, para conhecimento. Caso haja disponibilidade, dê tempo para a leitura ou projeção do vídeo da referida reportagem:

http://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2017/07/mata-atlantica-sofre-com-desmatamento-ate-onde-e-protegida.html

Slide Plano Aula

Orientações: ao finalizar a leitura do texto, levante questionamentos, como:

  • O que é uma mata bem preservada?
  • O que significa dizer que a mata foi murchando/sumindo?
  • O que são animais ameaçados de extinção? A cadeia alimentar pode estar relacionada com esse processo? De que forma?
  • Qual o crime que está sendo praticado na Mata Atlântica que encontra-se no Parque Nacional Monte Pascoal?
  • Quem pode ser esses outros invasores da mata, que também desrespeitam a lei?
  • Por que o Monte Pascoal pode virar símbolo da devastação?
  • É possível que essa situação esteja acontecendo em outros locais do Brasil? Quais?

Essas questões devem introduzir a discussão desta aula. Este não é o momento de trazer conceitos pré estabelecidos para os alunos, mas sim, de envolvê-los na temática, estimulando a participação de todos e descobrindo quais conhecimentos prévios eles trazem consigo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: leia a pergunta da questão disparadora para os alunos. Solicite que pensem na floresta, na mata e que imaginem os seres vivos que estão no local (plantas e animais). Questione quais são as condições que o meio dispõe para a alimentação dos seres vivos. Ou seja, relembre os níveis tróficos da cadeia alimentar (produtores, consumidores, decompositores) e o que é são cadeia alimentar em equilíbrio e cadeia alimentar em desequilíbrio. Vale salientar que tais conceitos foram apresentados em aulas anteriores e, neste momento, já devem ter sido compreendidos. Todavia, caso haja alguma dúvida, retome os conceitos. Permita que os alunos digam suas percepções mediante a pergunta, possibilitando a troca de informações e verificando quais suas conceções prévias.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 29 minutos

Orientações: solicite que as crianças se organizem em grupos de quatro alunos. Leia ou projete as orientações. Entregue para cada grupo as fichas com as palavras-chaves (elas estão disponíveis no material complementar deste plano). São elas:

Fichas favoráveis: seres vivos, equilíbrio, produtores, vida, alimentação, plantas, floresta.

Fichas desfavoráveis: extração da madeira, desequilíbrio, devastação, desmatamento, criação de gado, prejuízo, saída de animais, morte, ser humano.

Você pode acrescentar mais alguma palavra-chave, caso acredite ser pertinente. Solicite que os grupos realizem as leituras das palavras-chaves, separando-as em duas classificações (favorável e desfavorável), conforme a pergunta:

  • Essa palavra é favorável ou desfavorável para a cadeia alimentar?

Disponibilize cinco minutos para essa atividade. Após esse período, solicite que cada grupo converse sobre as palavras desfavoráveis, no intuito de relacioná-las com o desmatamento e a cadeia alimentar. Acompanhe as conversas nos grupos, verificando se os alunos estabelecem as relações entre as palavras-chaves, como por exemplo: a extração da madeira gera o desmatamento, que gera a saída ou extermínio de animais nativos, ocasionando desequilíbrio na cadeia alimentar.

Slide Plano Aula

Orientações: leia ou projete a sequência da atividade para os alunos. Acompanhe a escrita das histórias, observando se algumas das palavras-chaves estão no enredo delas. Podem surgir histórias com o desmatamento a partir da extração da madeira ou para a criação de gado, haja vista, a inserção das duas possibilidades como palavras-chaves desfavoráveis. Verifique os argumentos estabelecidos para a sequência da história e o desencadeamento final. Observe a interação entre os alunos e, se for o caso, intervenha em algum grupo que apresente conflitos de opinião, principalmente para as ações da dramatização. Determine a ordem de apresentação, que pode ser por sorteio, por disposição dos grupos em sala de aula ou outro critério que atenda melhor à sua necessidade. Aproveite as apresentações para realizar os questionamentos:

  • O que vocês perceberam com a cadeia alimentar quando houve o desmatamento?
  • O desmatamento trouxe prejuízo para os seres vivos? Quais?
  • Por que é necessária a saída de alguns animais da região quando há o desmatamento?

Para finalizar o Mão na Massa, relembre com os alunos que a alimentação é transformada em energia. Leve-os a refletir que essa energia é transferida de nível trófico a nível trófico, no processo da cadeia alimentar, e que, com os prejuízos causados pelo desmatamento, há uma quebra dessa transferência. É importante lembrar quem provocou essa ação no ecossistema. Esses questionamentos e reflexões são importantes para que os alunos indiquem os elementos essenciais na elaboração do conceito científico, dentre eles, os prejuízos que o desmatamento pode ocasionar na cadeia alimentar.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: projete o slide ou realize a leitura da atividade para os alunos. Relembre as palavras-chaves favoráveis e desfavoráveis para a cadeia alimentar. Realize a produção coletiva da resposta à questão disparadora. Faça uso durante o processo de produção das palavras-chaves favoráveis e desfavoráveis. Vale salientar que o desmatamento causa a destruição das florestas, ocasionando perda da biodiversidade, tendo em vista que muitas espécies que encontram-se em seu habitat natural podem tornar-se escassas ou inexistentes. Esse fato gera desequilíbrio na cadeia alimentar. Como sugestão, caso haja tempo hábil ou para uma próxima aula, segue o link de um vídeo. O vídeo é uma mensagem da floresta para os seres humanos.

A natureza está falando - Pedro Bial é a Floresta (1:45) - https://www.youtube.com/watch?v=hzmBqz6oFM8&index=12&list=PLX05YXpz2n2gAmYwYsBM8wQNDmD_cKReu

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 4º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04CI04 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04CI05 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano