12816
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Misturas homogêneas e heterogêneas na limpeza

Plano de aula de Ciências com atividades para 6o ano do EF sobre Misturas homogêneas e heterogêneas na limpeza

Plano 09 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Thais Moreno Priolli

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte da temática misturas homogêneas e heterogêneas referente a uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Para aplicação deste plano é importante que os alunos saibam identificar e distinguir mistura homogênea de uma mistura heterogênea, conteúdos desenvolvidos no primeiro (CIE6_01ME01), segundo (CIE6_01ME02) e terceiro (CIE6_01ME03) planos da sequência. Nessa aula os alunos irão identificar e preparar misturas utilizando detergente, sabão em pó ou sabonete. Atenção: por questão de segurança utilize produtos menos tóxicos, como detergente, sabão em pó ou sabonete. Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nas aulas que tratam desta habilidade, você pode consultar o livro: <http://www.deboni.he.com.br/livro1_PREVIEW.pdf>. Os conteúdos desta aula estão nas páginas de 42 a 49.

Materiais necessários para a aula: sabão em pó, detergente, sabonete líquido, água, arame fino, dois recipientes plásticos de 500mL ou de maior volume (por exemplo, pote de sorvete), balde ou bacia de 2L ou mais, pano pequeno sujo de graxa (um pano por grupo), fita adesiva, mangueira de chuveiro ou outra mangueira fina, corante alimentício ou de tecido, açúcar ou xarope de milho e material impresso com as situações problemas, disponível no material complementar. Observações: Em uma aula anterior peça para os alunos trazerem detergente, sabão em pó ou sabonete e, principalmente, recipientes plásticos de 500mL e uma bacia ou balde. A fim de contemplar mais materiais, leve detergente, sabão em pó, sabonete, recipientes plásticos e bacias ou baldes. O corante alimentício ou de tecido e o açúcar ou xarope de milho são sugestões para que a bolha de sabão apresente cor mais intensa e que dure por mais tempo no ar devido a adição de açúcar ou xarope de milho na mistura.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão identificar misturas homogêneas e heterogêneas que serão preparadas com produtos de limpeza.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia o contexto sobre a limpeza em casa. Comente que para fazer uma limpeza podemos misturar detergente e água, por exemplo, para limpar um chão. Pergunte aos alunos: você já observou quais produtos de limpeza são utilizados na sua casa e para que serve? Quando mistura água com sabão o que acontece?

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia a questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema. Não se preocupe em responder a questão nesse momento, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 33 minutos

Orientações: Imprima o material contendo as situações-problemas. Utilize o slide projetado ou imprima. Nessa parte da aula os alunos deverão resolver as situações-problemas apresentadas preparando misturas homogêneas e heterogêneas com sabão e detergente. Organize a turma em grupos de 4 ou 5 alunos. Cada equipe receberá: um pano sujo com graxa e o material impresso com as situações-problemas. Além disso, cada equipe deve ter dois recipientes plásticos de 500mL e um balde ou bacia, que eles trouxeram de casa ou que estarão na mesa central. Sabão em pó, detergente e outros materiais serão de uso comum e ficarão disponíveis na mesa central. Explique aos alunos que eles devem ler as situações-problemas e responder as questões preparando misturas com sabão em pó, detergente e sabonete. Lembre-os que antes de preparar as misturas eles devem discutir em grupo o que irão preparar.

Na primeira situação, eles devem misturar água e amaciante. Na segunda, podem misturar água com sabão em pó, água com detergente ou água com sabão em pó e detergente, além de colocar na mistura o pano com graxa. Na terceira situação, eles podem fazer uma mistura de água com detergente ou sabonete líquido ou sabão em pó. Eles podem misturar mais de um produto de limpeza, por exemplo, detergente e sabonete líquido. Além disso, nessa mistura eles podem adicionar corante de alimento ou corante de tecido para deixar a bolha de sabão com uma cor mais intensa. Podem também adicionar açúcar ou xarope de milho para a bolha durar mais tempo no ar. Nesta terceira situação, os alunos devem fazer uma moldura ou suporte para a bolha sair ao ser soprada, para isso eles podem utilizar arame fino ou um objeto furado que seja possível formar bolha, como o suporte plástico circular no qual a fita adesiva vem enrolada. Oriente os alunos que após preparar as três misturas eles devem fotografá-las utilizando o celular. Se eles não tiverem celular, o registro deve ser por meio de desenho no papel sulfite. Após todos os grupos terminarem, peça para eles irem até o pátio da escola testar as bolhas de sabão. Caso perceba que algum grupo não está conseguindo produzir a bolha, pergunte: O que vocês colocaram na mistura? Qual a quantidade de detergente (sabão ou sabonete) que colocaram na mistura? A moldura está fechada nas extremidades? Verifique se colocaram a quantidade adequada do produto de limpeza (detergente, sabonete ou sabão em pó) sendo que o ideal é a cada 250mL de água adicionar 100mL de detergente; se colocaram pouco detergente peça para colocarem mais. Verifique se a moldura está fechada nas extremidades de modo que se obtenha um furo no meio. No pátio eles também devem fotografar a bolha de sabão utilizando o celular. (Caso os alunos não tiverem celular peça para retornarem à sala de aula para fazer um desenho da bolha no papel sulfite). Após registrar a foto da bolha peça que os alunos retornem à sala de aula. O tempo sugerido para a resolver as situações-problemas e fotografar as misturas é 18 minutos e, para testar as bolhas no pátio e fotografá-la é de 15 minutos.

Materiais necessários para a aula: sabão em pó, detergente, sabonete líquido, água, arame fino, dois recipientes plástico de 500mL ou de maior volume (por exemplo, pote de sorvete), balde ou bacia de 2L ou mais, pano pequeno sujo de graxa (um pano por grupo), fina adesiva, mangueira de chuveiro ou outra mangueira fina, corante alimentício ou de tecido, açúcar ou xarope de milho e material impresso com as situações-problemas. Observações: Em uma aula anterior peça para os alunos trazerem produtos de limpeza e, principalmente, recipientes plásticos de 500ml e uma bacia ou balde. A fim de contemplar mais materiais leve produtos de limpeza, recipientes plásticos e bacias ou baldes. O corante alimentício ou de tecido e o açúcar são sugestões para que a bolha de sabão apresente cor mais intensa e que dure por mais tempo no ar devido a adição de açúcar ou xarope de milho na mistura, dê essa dica para os alunos.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Utilize o slide projetado ou imprima. Primeiramente, peça aos alunos para circularem pela sala, durante 5 minutos. Nesse momento eles devem mostrar, observar e discutir as fotos das misturas. Explique que eles devem discutir com os colegas se as misturas são homogêneas ou heterogêneas. Observe as discussões dos alunos. A foto da mistura da situação 1 é uma mistura homogênea líquida, da situação 2 é uma mistura heterogênea (fique atento pois talvez os alunos se esqueçam de considerar o pano como componente da mistura) e da situação 3 a mistura é homogênea (fique atento, pois pode ser que alguma foto da mistura apresente bolhas de sabão ou espuma, nesse caso a mistura é heterogênea). No segundo momento (5 minutos restantes), peça para os alunos, em grupos, escreverem uma legenda para a foto da bolha de sabão, identificando se a mistura é homogênea ou heterogênea e mencionando o aspecto visual (cores e estados físicos). Após os alunos terminarem de escrever, faça uma discussão com a turma. Retome a questão disparadora: a bolha de sabão é uma mistura homogênea ou heterogênea? Escolha um grupo para fazer a leitura da legenda. Pergunte aos demais alunos se eles escreveram algo diferente do que foi mencionado. Eles devem mencionar que a bolha de sabão é uma mistura heterogênea, pois é possível observar a fase líquida (superfície da bolha) e a fase gasosa (interior da bolha), além de observar diferentes cores na superfície da bolha. Retome as ideias apresentadas no contexto sobre limpeza da casa, relembre que nessa aula eles produziram misturas homogêneas e heterogêneas com sabão e detergente.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte da temática misturas homogêneas e heterogêneas referente a uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Para aplicação deste plano é importante que os alunos saibam identificar e distinguir mistura homogênea de uma mistura heterogênea, conteúdos desenvolvidos no primeiro (CIE6_01ME01), segundo (CIE6_01ME02) e terceiro (CIE6_01ME03) planos da sequência. Nessa aula os alunos irão identificar e preparar misturas utilizando detergente, sabão em pó ou sabonete. Atenção: por questão de segurança utilize produtos menos tóxicos, como detergente, sabão em pó ou sabonete. Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nas aulas que tratam desta habilidade, você pode consultar o livro: <http://www.deboni.he.com.br/livro1_PREVIEW.pdf>. Os conteúdos desta aula estão nas páginas de 42 a 49.

Materiais necessários para a aula: sabão em pó, detergente, sabonete líquido, água, arame fino, dois recipientes plásticos de 500mL ou de maior volume (por exemplo, pote de sorvete), balde ou bacia de 2L ou mais, pano pequeno sujo de graxa (um pano por grupo), fita adesiva, mangueira de chuveiro ou outra mangueira fina, corante alimentício ou de tecido, açúcar ou xarope de milho e material impresso com as situações problemas, disponível no material complementar. Observações: Em uma aula anterior peça para os alunos trazerem detergente, sabão em pó ou sabonete e, principalmente, recipientes plásticos de 500mL e uma bacia ou balde. A fim de contemplar mais materiais, leve detergente, sabão em pó, sabonete, recipientes plásticos e bacias ou baldes. O corante alimentício ou de tecido e o açúcar ou xarope de milho são sugestões para que a bolha de sabão apresente cor mais intensa e que dure por mais tempo no ar devido a adição de açúcar ou xarope de milho na mistura.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão identificar misturas homogêneas e heterogêneas que serão preparadas com produtos de limpeza.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia o contexto sobre a limpeza em casa. Comente que para fazer uma limpeza podemos misturar detergente e água, por exemplo, para limpar um chão. Pergunte aos alunos: você já observou quais produtos de limpeza são utilizados na sua casa e para que serve? Quando mistura água com sabão o que acontece?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia a questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema. Não se preocupe em responder a questão nesse momento, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 33 minutos

Orientações: Imprima o material contendo as situações-problemas. Utilize o slide projetado ou imprima. Nessa parte da aula os alunos deverão resolver as situações-problemas apresentadas preparando misturas homogêneas e heterogêneas com sabão e detergente. Organize a turma em grupos de 4 ou 5 alunos. Cada equipe receberá: um pano sujo com graxa e o material impresso com as situações-problemas. Além disso, cada equipe deve ter dois recipientes plásticos de 500mL e um balde ou bacia, que eles trouxeram de casa ou que estarão na mesa central. Sabão em pó, detergente e outros materiais serão de uso comum e ficarão disponíveis na mesa central. Explique aos alunos que eles devem ler as situações-problemas e responder as questões preparando misturas com sabão em pó, detergente e sabonete. Lembre-os que antes de preparar as misturas eles devem discutir em grupo o que irão preparar.

Na primeira situação, eles devem misturar água e amaciante. Na segunda, podem misturar água com sabão em pó, água com detergente ou água com sabão em pó e detergente, além de colocar na mistura o pano com graxa. Na terceira situação, eles podem fazer uma mistura de água com detergente ou sabonete líquido ou sabão em pó. Eles podem misturar mais de um produto de limpeza, por exemplo, detergente e sabonete líquido. Além disso, nessa mistura eles podem adicionar corante de alimento ou corante de tecido para deixar a bolha de sabão com uma cor mais intensa. Podem também adicionar açúcar ou xarope de milho para a bolha durar mais tempo no ar. Nesta terceira situação, os alunos devem fazer uma moldura ou suporte para a bolha sair ao ser soprada, para isso eles podem utilizar arame fino ou um objeto furado que seja possível formar bolha, como o suporte plástico circular no qual a fita adesiva vem enrolada. Oriente os alunos que após preparar as três misturas eles devem fotografá-las utilizando o celular. Se eles não tiverem celular, o registro deve ser por meio de desenho no papel sulfite. Após todos os grupos terminarem, peça para eles irem até o pátio da escola testar as bolhas de sabão. Caso perceba que algum grupo não está conseguindo produzir a bolha, pergunte: O que vocês colocaram na mistura? Qual a quantidade de detergente (sabão ou sabonete) que colocaram na mistura? A moldura está fechada nas extremidades? Verifique se colocaram a quantidade adequada do produto de limpeza (detergente, sabonete ou sabão em pó) sendo que o ideal é a cada 250mL de água adicionar 100mL de detergente; se colocaram pouco detergente peça para colocarem mais. Verifique se a moldura está fechada nas extremidades de modo que se obtenha um furo no meio. No pátio eles também devem fotografar a bolha de sabão utilizando o celular. (Caso os alunos não tiverem celular peça para retornarem à sala de aula para fazer um desenho da bolha no papel sulfite). Após registrar a foto da bolha peça que os alunos retornem à sala de aula. O tempo sugerido para a resolver as situações-problemas e fotografar as misturas é 18 minutos e, para testar as bolhas no pátio e fotografá-la é de 15 minutos.

Materiais necessários para a aula: sabão em pó, detergente, sabonete líquido, água, arame fino, dois recipientes plástico de 500mL ou de maior volume (por exemplo, pote de sorvete), balde ou bacia de 2L ou mais, pano pequeno sujo de graxa (um pano por grupo), fina adesiva, mangueira de chuveiro ou outra mangueira fina, corante alimentício ou de tecido, açúcar ou xarope de milho e material impresso com as situações-problemas. Observações: Em uma aula anterior peça para os alunos trazerem produtos de limpeza e, principalmente, recipientes plásticos de 500ml e uma bacia ou balde. A fim de contemplar mais materiais leve produtos de limpeza, recipientes plásticos e bacias ou baldes. O corante alimentício ou de tecido e o açúcar são sugestões para que a bolha de sabão apresente cor mais intensa e que dure por mais tempo no ar devido a adição de açúcar ou xarope de milho na mistura, dê essa dica para os alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Utilize o slide projetado ou imprima. Primeiramente, peça aos alunos para circularem pela sala, durante 5 minutos. Nesse momento eles devem mostrar, observar e discutir as fotos das misturas. Explique que eles devem discutir com os colegas se as misturas são homogêneas ou heterogêneas. Observe as discussões dos alunos. A foto da mistura da situação 1 é uma mistura homogênea líquida, da situação 2 é uma mistura heterogênea (fique atento pois talvez os alunos se esqueçam de considerar o pano como componente da mistura) e da situação 3 a mistura é homogênea (fique atento, pois pode ser que alguma foto da mistura apresente bolhas de sabão ou espuma, nesse caso a mistura é heterogênea). No segundo momento (5 minutos restantes), peça para os alunos, em grupos, escreverem uma legenda para a foto da bolha de sabão, identificando se a mistura é homogênea ou heterogênea e mencionando o aspecto visual (cores e estados físicos). Após os alunos terminarem de escrever, faça uma discussão com a turma. Retome a questão disparadora: a bolha de sabão é uma mistura homogênea ou heterogênea? Escolha um grupo para fazer a leitura da legenda. Pergunte aos demais alunos se eles escreveram algo diferente do que foi mencionado. Eles devem mencionar que a bolha de sabão é uma mistura heterogênea, pois é possível observar a fase líquida (superfície da bolha) e a fase gasosa (interior da bolha), além de observar diferentes cores na superfície da bolha. Retome as ideias apresentadas no contexto sobre limpeza da casa, relembre que nessa aula eles produziram misturas homogêneas e heterogêneas com sabão e detergente.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Matéria e Energia do 6º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06CI01 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano