12809
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 5º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - A integração dos sistemas digestório, respiratório, circulatório e urinário

Plano de aula de Ciências com atividades para 5o ano do EF sobre A integração dos sistemas digestório, respiratório, circulatório e urinário

Plano 09 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Viviane Bonardo Gardin 

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula será abordado o conteúdo envolvendo a relação entre os sistemas circulatório, respiratório, urinário e digestório, especificando a ligação e a interdependência entre eles para o bom funcionamento do corpo. Para maior aprofundamento o tema, aplique, anteriormente, as aulas CIE5_06VE01, CIE5_06VE02, CIE5_06VE03, CIE5_06VE04, CIE5_06VE05 e CIE5_06VE06, sobre o sistema circulatório envolvendo suas funções, estruturas e mecanismos de defesa, a aula CIE5_06VE07, sobre a circulação sistêmica e pulmonar e a aula CIE5_06VE08, que envolve a relação entre o sistema urinário e o sistema circulatório.

Materiais necessários para a aula: Material de impressão para realização do Mão na massa (encontrado no material complementar deste plano).

Caso queira se apropriar de mais informações sobre a relação entre os sistemas, utilize os links abaixo:

https://educacao.uol.com.br/disciplinas/biologia/sistemas-corporeos-respiracao-digestao-circulacao-e-outros-sistemas.htm

http://bioeducacao.com.br/documents/RELA%C3%87%C3%83OENTREOSSISTEMASDIGET%C3%93RIO.pdf

http://eduem.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/viewFile/20003/10829

https://biologianet.uol.com.br/anatomia-fisiologia-animal/principais-sistemas-corpo-humano.htm

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Projete e leia o título da aula com alunos. Caso não possua recursos, escreva o título da aula no quadro. Neste momento, introduza o tema com questionamentos, como, por exemplo:

  • O que significa a palavra “integração”?
  • Será que existe alguma integração entres os sistemas digestório, respiratório, circulatório e urinário?
  • Qual é a função de cada um desses sistemas?
  • Será que nós sobreviveríamos se esses sistemas não fossem integrados?
  • Qual será a relação que existe entre esses sistemas?

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Projete as imagens aos alunos. Caso não possua recursos, as imprima, as desenhe no quadro, ou as descreva. Após a apresentação, questione:

  • Percebam bem essas imagens. O que cada uma delas representa?
  • Elas funcionam sozinhas?
  • O que é necessário para que o carro funcione?
  • Será que no nosso corpo também tem partes importantes?
  • Será que somente com nossa respiração nosso corpo funcionaria?
  • Ou será que nosso corpo funcionaria somente se alimentando?
  • Qual seria a função do coração, se não conseguíssemos respirar?
  • O que mais é necessário para que ele funcione?

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Projete a questão disparadora aos alunos. Caso não possua recursos, leia e/ou escreva-a no quadro. Após a leitura, dialogue com os alunos:

  • Qual será a relação que existe entre esses sistemas?
  • Será que nós sobreviveríamos se esses sistemas não trabalhassem juntos?

Permita que as crianças exponham pontos de vista sobre o assunto, partindo de conhecimentos prévios que trazem consigo das aulas anteriores a esta. Estimule a interação e o diálogo entre elas, mediando conforme ver necessidade. Diga que a atividade que irão realizar a seguir fará com que elas respondam a essa questão.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Divida a turma em cinco grupos. Cada equipe receberá um jogo de dominó dos sistemas do corpo humano (pode ser encontrado no material complementar deste plano). A sequência das peças do jogo irá relacionar os sistemas ao longo do seu caminho. Oriente os alunos a ler com atenção as regras do jogo e a prestar atenção nas informações das peças. Durante o jogo vá mediando os grupos:

  • Prestem atenção nas informações das peças.
  • Percebam quais relações vocês encontram entre os sistemas.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 19 minutos.

Orientações: Após os grupos terminarem de jogar, reúna a turma e inicie a sistematização com uma discussão sobre o que eles aprenderam durante o jogo. Durante essa atividade, vá registrando no quadro os levantamentos dos alunos e medie, questionando-os:

  • O que vocês encontraram no jogo que relacionou os sistemas?
  • Será que eles funcionariam sozinhos?
  • Tem algum sistema que é mais importante que o outro? Ou todos são importantes?
  • O que mais chamou a atenção de vocês durante o jogo?

Para esta primeira etapa da sistematização, disponha de um tempo de três minutos.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Após os grupos terminarem de expor suas observações e hipóteses levantadas durante o jogo, continue a sistematização apresentando as informações do jogo. Projete as informações. Caso não possua recursos, leia e/ou as escreva no quadro. Durante a retomada das informações, questione:

  • Percebam qual relação o sistema circulatório tem com os demais sistemas?
  • Qual sua função?
  • O sistema circulatório conseguiria desempenhar sua função sem os demais ?
  • Quais problemas aconteceriam no nosso corpo, caso esse sistema falhasse?

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Continue a sistematização apresentando as informações do jogo. Projete as informações. Caso não possua recursos, leia e/ou as escreva no quadro. Durante a retomada das informações, pergunte:

  • Perceberam qual relação o sistema respiratório tem com os demais sistemas?
  • Qual sua função?
  • O sistema respiratório conseguiria desempenhar sua função sem os demais?
  • Quais problemas aconteceriam no nosso corpo caso esse sistema falhasse?

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Continue a sistematização apresentando as informações do jogo. Projete as informações aos alunos. Caso não possua recursos, leia e/ou as escreva no quadro. Durante a retomada das informações, questione:

  • Perceberam qual relação o sistema urinário tem com os demais sistemas?
  • Qual sua função?
  • O sistema urinário conseguiria desempenhar sua função sem os demais ?
  • Quais problemas aconteceriam no nosso corpo caso esse sistema falhasse?

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Continue a sistematização apresentando as informações do jogo. Projete as informações aos alunos. Caso não possua recursos, leia e/ou as escreva no quadro. Durante a retomada das informações, pergunte:

  • Percebam qual relação o sistema digestivo tem com os demais sistemas?
  • Qual sua função?
  • O sistema digestivo conseguiria desempenhar sua função sem os demais?
  • Quais problemas aconteceriam no nosso corpo caso esse sistema falhasse?

Finalize a sistematização retomando os registros das observações e hipóteses dos alunos e medie, caso necessite de alguma correção.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula será abordado o conteúdo envolvendo a relação entre os sistemas circulatório, respiratório, urinário e digestório, especificando a ligação e a interdependência entre eles para o bom funcionamento do corpo. Para maior aprofundamento o tema, aplique, anteriormente, as aulas CIE5_06VE01, CIE5_06VE02, CIE5_06VE03, CIE5_06VE04, CIE5_06VE05 e CIE5_06VE06, sobre o sistema circulatório envolvendo suas funções, estruturas e mecanismos de defesa, a aula CIE5_06VE07, sobre a circulação sistêmica e pulmonar e a aula CIE5_06VE08, que envolve a relação entre o sistema urinário e o sistema circulatório.

Materiais necessários para a aula: Material de impressão para realização do Mão na massa (encontrado no material complementar deste plano).

Caso queira se apropriar de mais informações sobre a relação entre os sistemas, utilize os links abaixo:

https://educacao.uol.com.br/disciplinas/biologia/sistemas-corporeos-respiracao-digestao-circulacao-e-outros-sistemas.htm

http://bioeducacao.com.br/documents/RELA%C3%87%C3%83OENTREOSSISTEMASDIGET%C3%93RIO.pdf

http://eduem.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/viewFile/20003/10829

https://biologianet.uol.com.br/anatomia-fisiologia-animal/principais-sistemas-corpo-humano.htm

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Projete e leia o título da aula com alunos. Caso não possua recursos, escreva o título da aula no quadro. Neste momento, introduza o tema com questionamentos, como, por exemplo:

  • O que significa a palavra “integração”?
  • Será que existe alguma integração entres os sistemas digestório, respiratório, circulatório e urinário?
  • Qual é a função de cada um desses sistemas?
  • Será que nós sobreviveríamos se esses sistemas não fossem integrados?
  • Qual será a relação que existe entre esses sistemas?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Projete as imagens aos alunos. Caso não possua recursos, as imprima, as desenhe no quadro, ou as descreva. Após a apresentação, questione:

  • Percebam bem essas imagens. O que cada uma delas representa?
  • Elas funcionam sozinhas?
  • O que é necessário para que o carro funcione?
  • Será que no nosso corpo também tem partes importantes?
  • Será que somente com nossa respiração nosso corpo funcionaria?
  • Ou será que nosso corpo funcionaria somente se alimentando?
  • Qual seria a função do coração, se não conseguíssemos respirar?
  • O que mais é necessário para que ele funcione?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Projete a questão disparadora aos alunos. Caso não possua recursos, leia e/ou escreva-a no quadro. Após a leitura, dialogue com os alunos:

  • Qual será a relação que existe entre esses sistemas?
  • Será que nós sobreviveríamos se esses sistemas não trabalhassem juntos?

Permita que as crianças exponham pontos de vista sobre o assunto, partindo de conhecimentos prévios que trazem consigo das aulas anteriores a esta. Estimule a interação e o diálogo entre elas, mediando conforme ver necessidade. Diga que a atividade que irão realizar a seguir fará com que elas respondam a essa questão.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Divida a turma em cinco grupos. Cada equipe receberá um jogo de dominó dos sistemas do corpo humano (pode ser encontrado no material complementar deste plano). A sequência das peças do jogo irá relacionar os sistemas ao longo do seu caminho. Oriente os alunos a ler com atenção as regras do jogo e a prestar atenção nas informações das peças. Durante o jogo vá mediando os grupos:

  • Prestem atenção nas informações das peças.
  • Percebam quais relações vocês encontram entre os sistemas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 19 minutos.

Orientações: Após os grupos terminarem de jogar, reúna a turma e inicie a sistematização com uma discussão sobre o que eles aprenderam durante o jogo. Durante essa atividade, vá registrando no quadro os levantamentos dos alunos e medie, questionando-os:

  • O que vocês encontraram no jogo que relacionou os sistemas?
  • Será que eles funcionariam sozinhos?
  • Tem algum sistema que é mais importante que o outro? Ou todos são importantes?
  • O que mais chamou a atenção de vocês durante o jogo?

Para esta primeira etapa da sistematização, disponha de um tempo de três minutos.

Slide Plano Aula

Orientações: Após os grupos terminarem de expor suas observações e hipóteses levantadas durante o jogo, continue a sistematização apresentando as informações do jogo. Projete as informações. Caso não possua recursos, leia e/ou as escreva no quadro. Durante a retomada das informações, questione:

  • Percebam qual relação o sistema circulatório tem com os demais sistemas?
  • Qual sua função?
  • O sistema circulatório conseguiria desempenhar sua função sem os demais ?
  • Quais problemas aconteceriam no nosso corpo, caso esse sistema falhasse?

Slide Plano Aula

Orientações: Continue a sistematização apresentando as informações do jogo. Projete as informações. Caso não possua recursos, leia e/ou as escreva no quadro. Durante a retomada das informações, pergunte:

  • Perceberam qual relação o sistema respiratório tem com os demais sistemas?
  • Qual sua função?
  • O sistema respiratório conseguiria desempenhar sua função sem os demais?
  • Quais problemas aconteceriam no nosso corpo caso esse sistema falhasse?

Slide Plano Aula

Orientações: Continue a sistematização apresentando as informações do jogo. Projete as informações aos alunos. Caso não possua recursos, leia e/ou as escreva no quadro. Durante a retomada das informações, questione:

  • Perceberam qual relação o sistema urinário tem com os demais sistemas?
  • Qual sua função?
  • O sistema urinário conseguiria desempenhar sua função sem os demais ?
  • Quais problemas aconteceriam no nosso corpo caso esse sistema falhasse?

Slide Plano Aula

Orientações: Continue a sistematização apresentando as informações do jogo. Projete as informações aos alunos. Caso não possua recursos, leia e/ou as escreva no quadro. Durante a retomada das informações, pergunte:

  • Percebam qual relação o sistema digestivo tem com os demais sistemas?
  • Qual sua função?
  • O sistema digestivo conseguiria desempenhar sua função sem os demais?
  • Quais problemas aconteceriam no nosso corpo caso esse sistema falhasse?

Finalize a sistematização retomando os registros das observações e hipóteses dos alunos e medie, caso necessite de alguma correção.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 5º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05CI07 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano