Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Nesta aula será abordado o conteúdo envolvendo a relação entre os sistemas circulatório, respiratório, urinário e digestório, especificando a ligação e a interdependência entre eles para o bom funcionamento do corpo. Para maior aprofundamento o tema, aplique, anteriormente, as aulas CIE5_06VE01, CIE5_06VE02, CIE5_06VE03, CIE5_06VE04, CIE5_06VE05 e CIE5_06VE06, sobre o sistema circulatório envolvendo suas funções, estruturas e mecanismos de defesa, a aula CIE5_06VE07, sobre a circulação sistêmica e pulmonar e a aula CIE5_06VE08, que envolve a relação entre o sistema urinário e o sistema circulatório.
Materiais necessários para a aula: Material de impressão para realização do Mão na massa (encontrado no material complementar deste plano).
Caso queira se apropriar de mais informações sobre a relação entre os sistemas, utilize os links abaixo:
https://educacao.uol.com.br/disciplinas/biologia/sistemas-corporeos-respiracao-digestao-circulacao-e-outros-sistemas.htm
http://bioeducacao.com.br/documents/RELA%C3%87%C3%83OENTREOSSISTEMASDIGET%C3%93RIO.pdf
http://eduem.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/viewFile/20003/10829
https://biologianet.uol.com.br/anatomia-fisiologia-animal/principais-sistemas-corpo-humano.htm
Título da aula
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Projete e leia o título da aula com alunos. Caso não possua recursos, escreva o título da aula no quadro. Neste momento, introduza o tema com questionamentos, como, por exemplo:
- O que significa a palavra “integração”?
- Será que existe alguma integração entres os sistemas digestório, respiratório, circulatório e urinário?
- Qual é a função de cada um desses sistemas?
- Será que nós sobreviveríamos se esses sistemas não fossem integrados?
- Qual será a relação que existe entre esses sistemas?
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Projete as imagens aos alunos. Caso não possua recursos, as imprima, as desenhe no quadro, ou as descreva. Após a apresentação, questione:
- Percebam bem essas imagens. O que cada uma delas representa?
- Elas funcionam sozinhas?
- O que é necessário para que o carro funcione?
- Será que no nosso corpo também tem partes importantes?
- Será que somente com nossa respiração nosso corpo funcionaria?
- Ou será que nosso corpo funcionaria somente se alimentando?
- Qual seria a função do coração, se não conseguíssemos respirar?
- O que mais é necessário para que ele funcione?
Questão disparadora
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Projete a questão disparadora aos alunos. Caso não possua recursos, leia e/ou escreva-a no quadro. Após a leitura, dialogue com os alunos:
- Qual será a relação que existe entre esses sistemas?
- Será que nós sobreviveríamos se esses sistemas não trabalhassem juntos?
Permita que as crianças exponham pontos de vista sobre o assunto, partindo de conhecimentos prévios que trazem consigo das aulas anteriores a esta. Estimule a interação e o diálogo entre elas, mediando conforme ver necessidade. Diga que a atividade que irão realizar a seguir fará com que elas respondam a essa questão.
Mão na massa
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Divida a turma em cinco grupos. Cada equipe receberá um jogo de dominó dos sistemas do corpo humano (pode ser encontrado no material complementar deste plano). A sequência das peças do jogo irá relacionar os sistemas ao longo do seu caminho. Oriente os alunos a ler com atenção as regras do jogo e a prestar atenção nas informações das peças. Durante o jogo vá mediando os grupos:
- Prestem atenção nas informações das peças.
- Percebam quais relações vocês encontram entre os sistemas.
Sistematização
Tempo sugerido: 19 minutos.
Orientações: Após os grupos terminarem de jogar, reúna a turma e inicie a sistematização com uma discussão sobre o que eles aprenderam durante o jogo. Durante essa atividade, vá registrando no quadro os levantamentos dos alunos e medie, questionando-os:
- O que vocês encontraram no jogo que relacionou os sistemas?
- Será que eles funcionariam sozinhos?
- Tem algum sistema que é mais importante que o outro? Ou todos são importantes?
- O que mais chamou a atenção de vocês durante o jogo?
Para esta primeira etapa da sistematização, disponha de um tempo de três minutos.
Sistematização
Orientações: Após os grupos terminarem de expor suas observações e hipóteses levantadas durante o jogo, continue a sistematização apresentando as informações do jogo. Projete as informações. Caso não possua recursos, leia e/ou as escreva no quadro. Durante a retomada das informações, questione:
- Percebam qual relação o sistema circulatório tem com os demais sistemas?
- Qual sua função?
- O sistema circulatório conseguiria desempenhar sua função sem os demais ?
- Quais problemas aconteceriam no nosso corpo, caso esse sistema falhasse?
Sistematização
Orientações: Continue a sistematização apresentando as informações do jogo. Projete as informações. Caso não possua recursos, leia e/ou as escreva no quadro. Durante a retomada das informações, pergunte:
- Perceberam qual relação o sistema respiratório tem com os demais sistemas?
- Qual sua função?
- O sistema respiratório conseguiria desempenhar sua função sem os demais?
- Quais problemas aconteceriam no nosso corpo caso esse sistema falhasse?
Sistematização
Orientações: Continue a sistematização apresentando as informações do jogo. Projete as informações aos alunos. Caso não possua recursos, leia e/ou as escreva no quadro. Durante a retomada das informações, questione:
- Perceberam qual relação o sistema urinário tem com os demais sistemas?
- Qual sua função?
- O sistema urinário conseguiria desempenhar sua função sem os demais ?
- Quais problemas aconteceriam no nosso corpo caso esse sistema falhasse?
Sistematização
Orientações: Continue a sistematização apresentando as informações do jogo. Projete as informações aos alunos. Caso não possua recursos, leia e/ou as escreva no quadro. Durante a retomada das informações, pergunte:
- Percebam qual relação o sistema digestivo tem com os demais sistemas?
- Qual sua função?
- O sistema digestivo conseguiria desempenhar sua função sem os demais?
- Quais problemas aconteceriam no nosso corpo caso esse sistema falhasse?
Finalize a sistematização retomando os registros das observações e hipóteses dos alunos e medie, caso necessite de alguma correção.