12798
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 4º ano > Matéria e Energia

Plano de aula - Misturando e separando substâncias líquidas e sólidas

Plano de aula de Ciências com atividades para 4o ano do EF sobre Misturando e separando substâncias líquidas e sólidas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Elisa Greenhalgh Vilalta

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Google meet.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
- Documentos colaborativos: Google Apresentações ou Docs.
- Ferramenta de vídeo: Youtube.
- Mural virtual: Padlet.

Contexto e questão disparadora
Envie o texto do “contexto” da aula por e-mail, whatsapp ou Classroom, para que os alunos façam uma leitura prévia.

Apresente o “contexto” da aula para a turma por meio de uma videochamada pelo Zoom ou Google meet, e partilhe o vídeo (disponível aqui).

Faça os questionamentos do slide 3, em seguida, leia a “questão disparadora” e dê um tempo para que os alunos partilhem as ideias.

Mão na massa
Esta atividade será adaptada. Proceda com a orientação dos slides 5 e 6 para a execução do mão na massa. Explique aos alunos que nesta aula eles não farão os experimentos. Eles devem observar sua demonstração e responder às perguntas realizadas.

Faça as misturas indicadas e, caso queira, peça aos alunos que indiquem tipos de misturas diferentes. Depois, finalize com as perguntas do slide 6. Disponibilize uma tabela de registros para cada criança.

À medida que demostrar o experimento, peça aos alunos que registrem tudo que foi realizado.

Faça a fase 2 do mão na massa, questionando a turma sobre como promover a separação. Faça as demonstrações.

Sistematização
Ainda na videochamada, feche as conclusões dos grupos e faça as perguntas sugeridas para ampliar a aprendizagem dos alunos.

Abra um documento padlet com 3 colunas, de acordo com as questões sugeridas. Peça que os alunos acrescentem as conclusões no documento.

Convite às famílias
As famílias serão convidadas a auxiliarem as crianças no registro das aprendizagens no Padlet.

Sugestão Enviada Por: Aline Soares Silva


Código: CIE4_01M&E08

(EF04CI01) Identificar misturas na vida diária, com base em suas propriedades físicas observáveis, reconhecendo sua composição.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Matéria e Energia do 4º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas