Atividade para impressão - Os principais órgãos e suas funções
Plano de Aula
Plano de aula: Os principais órgãos e suas funções
Plano 5 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Célula como unidade da vida
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Materiais necessários para a aula: seis papéis cartolina ou similar (uma para cada grupo de alunos que será formado), materiais diversos para desenho a sua escolha (grafite, lápis de cor, lápis cera, lápis hidrocor etc.). Materiais facultativos: papel A4 ou similar (branco e colorido), tesoura, cola e cronômetro.
Materiais de referência conceitual como fonte de informações auxiliares relacionadas a essa aula:
- Página sobre o coração humano: https://drauziovarella.uol.com.br/corpo-humano/coracao/
- Página sobre o pulmão humano: https://drauziovarella.uol.com.br/corpo-humano/pulmao/
- Página sobre o rim humano: https://drauziovarella.uol.com.br/corpo-humano/rim/
- Página sobre o intestino delgado humano: https://drauziovarella.uol.com.br/corpo-humano/intestino-delgado/
- Página sobre o duodeno do intestino delgado: https://drauziovarella.uol.com.br/corpo-humano/duodeno/
- Página sobre o jejuno do intestino delgado: https://drauziovarella.uol.com.br/corpo-humano/jejuno/
- Página sobre o íleo do intestino delgado: https://drauziovarella.uol.com.br/corpo-humano/ileo/
- Página sobre o intestino grosso humano: https://drauziovarella.uol.com.br/corpo-humano/intestino-grosso/
- Página sobre o colon do intestino grosso: https://drauziovarella.uol.com.br/corpo-humano/colon/
- Página que disponibiliza links sobre diversos órgãos do corpo humano: https://drauziovarella.uol.com.br/corpo-humano/
- Página sobre os sistemas executivos do cérebro: https://pt.khanacademy.org/science/health-and-medicine/executive-systems-of-the-brain
- Página sobre o peso da pele: http://www.ciencias.seed.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=509
- Vídeo sobre a estrutura do coração: https://pt.khanacademy.org/science/health-and-medicine/human-anatomy-and-physiology/modal/v/meet-the-heart
- Vídeo sobre o fluxo de sangue no coração: https://pt.khanacademy.org/science/health-and-medicine/circulatory-system/modal/v/flow-through-the-heart
- Vídeo sobre a estrutura do pulmão: https://pt.khanacademy.org/science/health-and-medicine/respiratory-system/modal/v/meet-the-lungs
- Vídeo sobre o movimento do oxigênio dos alvéolos para os capilares: https://pt.khanacademy.org/science/health-and-medicine/respiratory-system/modal/v/oxygen-movement-from-alveoli-to-capillaries
- Vídeo sobre a estrutura do sistema nervoso: https://pt.khanacademy.org/science/health-and-medicine/nervous-system-and-sensory-infor/modal/v/structure-of-the-nervous-system
- Vídeo sobre as funções do sistema nervoso: https://pt.khanacademy.org/science/health-and-medicine/nervous-system-and-sensory-infor/modal/v/functions-of-the-nervous-system
- Vídeo sobre o córtex cerebral: https://pt.khanacademy.org/science/health-and-medicine/nervous-system-and-sensory-infor/modal/v/cerebral-cortex
- Vídeo sobre o trato gastrointestinal: https://pt.khanacademy.org/science/health-and-medicine/gastro-intestinal-system/modal/v/meet-the-gastrointestinal-tract
- Vídeo sobre a pele: https://www.youtube.com/watch?v=O1FPLaFgD9k
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Apresente o título da aula e abra espaço para que os alunos citem os órgãos que conhecem, assim como suas principais funções.
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Inicie uma conversa com os alunos sobre as coisas que são importantes para nossa saúde e para nosso bem-estar, tanto físico como mental. Peça para que alguns deles apontem o que fazem no seu dia a dia para manter a saúde e o bem-estar. Utilize os exemplos que são apresentados no slide. Após essa conversa inicial, esclareça que o corpo humano é composto por diversos órgãos, que trabalham para o manter vivo e que são importantes para manter o bem-estar, a saúde plena, o equilíbrio etc. Aproveite para relacionar com os apontamentos que eles fizeram sobre as rotinas que possuem, ressaltando que algumas atividades estimulam o funcionamento pleno desses órgãos. Pergunte se os estudantes reconhecem a importância dos órgãos que mencionaram durante a apresentação do título da aula.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Apresente a questão disparadora. Peça que os alunos reflitam se é possível identificar algum órgão como sendo o mais importante dentre todos. Escute a opinião daqueles que quiserem apresentar uma resposta para a questão, entretanto, mantenha-se imparcial a todas as ideias apresentadas, não indicando quais delas estão próximas do real ou do correto. Ou seja, este momento é apenas para dar início à construção das hipóteses dos estudantes.
Mão na massa
Tempo sugerido: 35 minutos.
Orientações: Organize os alunos em seis grupos. Cada grupo deve ficar responsável por um órgão específico e receber um material de apoio sobre o mesmo. Certifique-se de imprimir o material de apoio antes da aplicação desse plano de aula. Os órgãos abordados nesta atividade são a pele, o intestino, o coração, os pulmões os rins e o cérebro. Sinta-se livre para estabelecer mais grupos e incluir outros órgãos, se julgar adequado, entretanto, fique atento com a organização do tempo desta etapa da aula. O material de apoio para todos os órgãos que são abordados nesta atividade está disponível aqui.
Uma vez que os grupos estejam formados, organizados e que o material de apoio tenha sido entregue, leia o conteúdo textual do slide (que simula uma suposta notícia de jornal) e explique para eles que cada grupo tem o desafio de defender um desses órgãos como candidatos ao cargo de prefeito da cidade Corpo Humano. Avise que eles têm um prazo de 15 minutos para ler o material de apoio, organizar os argumentos para utilizar em defesa do órgão candidato e construir um cartaz com o slogan (frase de efeito) que faça a propaganda do mesmo. A criação de um slogan é o ponto mais importante do cartaz, pois serve como um indício da compreensão dos alunos. O cartaz deve ser confeccionado em um papel cartolina ou similar (um para cada grupo) e os materiais para uso podem variar de acordo com a disponibilidade e preferência: grafite, lápis de cor, lápis cera, lápis hidrocor, papel A4 ou similar (branco e colorido), tesoura, cola etc. É importante que a entrega do material de apoio, a leitura do slide e a explicação das etapas ocorram em até 5 minutos, para que assim possa haver 15 minutos para a confecção do cartaz e 15 minutos para o debate.
Após a confecção do cartaz, inicie a etapa do debate, entregando a cada grupo uma cópia do material de apoio denominado “Registros do debate”, para que eles possam anotar as informações mais marcantes sobre as defesas dos demais grupos. Esse material de apoio está disponível aqui.
Ao longo do debate, cada grupo tem direito a um minuto para expor a defesa e o cartaz que preparou para o seu candidato. Cronometre o tempo de cada grupo. Caso os alunos apresentem dificuldades na hora de expor a defesa, auxilie-os por meio de alguns questionamentos que podem facilitar a argumentação, tais como: "Por que esse órgão é importante para o corpo humano? O que esse órgão é capaz de fazer que nenhum outro órgão é capaz? Já que esse órgão é importante, o que aconteceria com o corpo humano se ele não realizasse sua função?".
Uma vez que os grupos tenham apresentado suas defesas e seus cartazes, dê um intervalo de dois minutos para que possam pensar na réplica (mais 1 minuto de argumentação em favor de seu candidato). Após o intervalo, cronometre o tempo de réplica de cada grupo. O tempo de defesa e de réplica é curto, a intenção aqui é simular o limite de tempo comum em debates eleitorais.
Resumo da organização do tempo nessa etapa do plano de aula:
- Explicação do funcionamento das etapas para os alunos: 5 minutos.
- Leitura do material de apoio, organização da defesa e construção do cartaz: 15 minutos.
- Apresentação da defesa e do cartaz: 6 minutos (1 minuto para cada grupo).
- Intervalo para que os grupos organizem a réplica da defesa: 2 minutos.
- Apresentação da réplica: 6 minutos (1 minuto para cada grupo).
Sistematização
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Analise, junto com os alunos, se algum órgão teria sido eleito como prefeito, a partir das defesas que foram apresentadas. Retome a questão disparadora e verifique com eles se essa análise trouxe uma resposta final ou não para ela. Explique aos alunos que mesmo que algum desses órgão fosse eleito, todos são importantes, por exercerem funções singulares e essenciais. Explique que um órgão, por mais importante que seja, precisa do auxílio dos demais para conseguir manter o funcionamento do corpo em harmonia.
Materiais Complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
- Cartaz digital: Canva.
Contexto e questão disparadora
Marque uma videochamada com a turma e utilize o slide “contexto”. Motive uma breve discussão a partir das perguntas propostas.
Apresente a questão disparadora e peça aos estudantes que reflitam sobre:
- Qual é o órgão mais importante do corpo humano?
Mão na massa
Organize a turma em 6 grupos e proporcione um meio de comunicação entre eles, disponibilizando um link para videoconferência, criando um grupo em aplicativo de mensagens ou, se estiver utilizando a plataforma Zoom, dividindo-os em salas.
Sorteie 1 órgão para cada grupo (os órgãos abordados nesta atividade são a pele, o intestino, o coração, os pulmões, os rins e o cérebro) e envie aos grupos o texto correspondente, disponível na aba “materiais e atividades”.
Apresente o slide “mão na massa” e entre na história. Explique aos grupos que eles têm o desafio de defender um desses órgãos como candidatos ao cargo de prefeito da cidade Corpo Humano.
Oriente-os a lerem o material de apoio, organizando os argumentos para utilizarem em defesa do órgão candidato. Em seguida, solicite que construam um cartaz digital com o slogan (frase de efeito) que faça a propaganda do órgão.
O cartaz digital pode ser feito utilizando a versão gratuita da plataforma Canva (disponível aqui).
Marque uma videochamada com toda a turma, para que os grupos possam fazer um debate, apresentando a importância do órgão que defendem.
Sistematização
Siga as orientações propostas no slide “sistematização”.
Convite às famílias
As famílias poderão auxiliar os estudantes a estabelecerem uma comunicação com o grupo e motivar uma reflexão a partir do material de apoio.
6° Ano
Objetivos de aprendizagem
Reconhecer os principais órgãos presentes no organismo humano, assim como suas respectivas funções.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF06CI05) Explicar a organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos.
(EF06CI06) Concluir, com base na análise de ilustrações e/ou modelos (físicos ou digitais), que os organismos são um complexo arranjo de sistemas com diferentes níveis de organização.
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA.
Professor-autor: Ariclenes de Almeida Mélo Araújo
Mentor: Rossana Ishii Chida
Especialista: Juliane Marques de Souza