Descrição dos sistemas
Plano de Aula
Plano de aula: Os sistemas e suas funções
Plano 7 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Célula como unidade da vida
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: é melhor desenvolvida quando aplicada após os planos de aula CIE6_05VE05 e CIE6_05VE06.
Materiais necessários para a aula: papel Kraft grande o suficiente para que os alunos possam desenhar o contorno de seu corpo, tesoura, cola e lápis hidrocor ou similar.
Materiais de referência conceitual como fonte de informações auxiliares relacionadas a essa aula:
- Vídeo sobre o coração: https://pt.khanacademy.org/science/health-and-medicine/human-anatomy-and-physiology/modal/v/meet-the-heart
- Vídeo sobre o fluxo de sangue no coração: https://pt.khanacademy.org/science/health-and-medicine/human-anatomy-and-physiology/modal/v/flow-through-the-heart
- Vídeo sobre a pequena e grande circulação: https://pt.khanacademy.org/science/health-and-medicine/human-anatomy-and-physiology/modal/v/two-circulations-in-the-body
- Vídeo sobre a diferença entre artérias e veias: https://pt.khanacademy.org/science/health-and-medicine/human-anatomy-and-physiology/modal/v/arteries-vs-veins-what-s-the-difference
- Vídeo sobre os tipos de vasos sanguíneos: https://pt.khanacademy.org/science/health-and-medicine/human-anatomy-and-physiology/modal/v/arteries-arterioles-venules-and-veins
- Vídeo sobre o sistema cardiovascular: https://pt.khanacademy.org/science/health-and-medicine/human-anatomy-and-physiology/modal/v/circulatory-system-and-the-heart
- Vídeo sobre os pulmões: https://pt.khanacademy.org/science/health-and-medicine/human-anatomy-and-physiology/modal/v/meet-the-lungs
- Vídeo sobre a árvore brônquica: https://pt.khanacademy.org/science/health-and-medicine/human-anatomy-and-physiology/modal/v/the-bronchial-tree
- Vídeo sobre os movimentos da respiração pulmonar: https://pt.khanacademy.org/science/health-and-medicine/human-anatomy-and-physiology/modal/v/inhaling-and-exhaling
- Vídeo sobre o sistema respiratório: https://pt.khanacademy.org/science/health-and-medicine/human-anatomy-and-physiology/modal/v/the-lungs-and-pulmonary-system
- Vídeo sobre os rins: https://pt.khanacademy.org/science/health-and-medicine/human-anatomy-and-physiology/modal/v/meet-the-kidneys
- Vídeo sobre anatomia e funções renais: https://pt.khanacademy.org/science/health-and-medicine/human-anatomy-and-physiology/modal/v/how-do-our-kidneys-work
- Vídeo sobre o funcionamento dos néfrons: https://pt.khanacademy.org/science/health-and-medicine/human-anatomy-and-physiology/modal/v/glomerular-filtration-in-the-nephron
- Vídeo sobre os rins e os néfrons: https://pt.khanacademy.org/science/health-and-medicine/human-anatomy-and-physiology/modal/v/the-kidney-and-nephron
- Vídeo sobre o sistema digestório: https://pt.khanacademy.org/science/health-and-medicine/human-anatomy-and-physiology/modal/v/meet-the-gastrointestinal-tract
- Vídeo sobre a digestão na boca: https://pt.khanacademy.org/science/health-and-medicine/human-anatomy-and-physiology/modal/v/mouth
- Vídeo sobre o intestino delgado: https://pt.khanacademy.org/science/health-and-medicine/human-anatomy-and-physiology/modal/v/small-intestine-part-3-absorption
- Vídeo sobre a estrutura do sistema nervoso: https://pt.khanacademy.org/science/health-and-medicine/human-anatomy-and-physiology/modal/v/structure-of-the-nervous-system
- Vídeo sobre as funções do sistema nervoso: https://pt.khanacademy.org/science/health-and-medicine/human-anatomy-and-physiology/modal/v/functions-of-the-nervous-system
- Vídeo sobre o córtex cerebral: https://pt.khanacademy.org/science/health-and-medicine/human-anatomy-and-physiology/modal/v/cerebral-cortex
- Texto sobre o coração: https://pt.khanacademy.org/science/health-and-medicine/human-anatomy-and-physiology/modal/a/the-heart-is-a-double-pump
- Outro texto sobre o coração: https://drauziovarella.uol.com.br/corpo-humano/coracao/
- Texto sobre o cerebelo: https://drauziovarella.uol.com.br/corpo-humano/cerebelo/
- Texto sobre a língua: https://drauziovarella.uol.com.br/corpo-humano/lingua/
- Texto sobre a faringe: https://drauziovarella.uol.com.br/corpo-humano/faringe/
- Texto sobre o esôfago: https://drauziovarella.uol.com.br/corpo-humano/esofago/
- Texto sobre o estômago: https://drauziovarella.uol.com.br/corpo-humano/estomago/
- Texto sobre o intestino delgado: https://drauziovarella.uol.com.br/corpo-humano/intestino-delgado/
- Texto sobre o duodeno: https://drauziovarella.uol.com.br/corpo-humano/duodeno/
- Texto sobre o jejuno: https://drauziovarella.uol.com.br/corpo-humano/jejuno/
- Texto sobre o íleo: https://drauziovarella.uol.com.br/corpo-humano/ileo/
- Texto sobre o intestino grosso: https://drauziovarella.uol.com.br/corpo-humano/intestino-grosso/
- Texto sobre o ceco: https://drauziovarella.uol.com.br/corpo-humano/ceco
- Texto sobre o colon: https://drauziovarella.uol.com.br/corpo-humano/colon/
- Texto sobre o reto: https://drauziovarella.uol.com.br/corpo-humano/reto/
- Texto sobre a laringe: https://drauziovarella.uol.com.br/corpo-humano/laringe/
- Texto sobre os brônquios: https://drauziovarella.uol.com.br/corpo-humano/bronquios/
- Texto sobre os bronquíolos: https://drauziovarella.uol.com.br/corpo-humano/bronquiolos/
- Texto sobre a traqueia: https://drauziovarella.uol.com.br/corpo-humano/traqueia/
- Texto sobre os pulmões: https://drauziovarella.uol.com.br/corpo-humano/pulmao/
- Texto sobre os alveolos pulmonares: https://drauziovarella.uol.com.br/corpo-humano/alveolo-pulmonar/
- Texto sobre os rins: https://drauziovarella.uol.com.br/corpo-humano/rim/
- Texto sobre os ureteres: https://drauziovarella.uol.com.br/corpo-humano/ureter/
- Texto sobre a bexiga urinária: https://drauziovarella.uol.com.br/corpo-humano/bexiga-urinaria/
- Texto sobre a uretra: https://drauziovarella.uol.com.br/corpo-humano/uretra/
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Apresente o título da aula para os alunos.
Contexto
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientações: Apresente as ilustrações do slide que representam diversos órgãos. Explique para eles que todos os órgãos que estão sendo mostrados estão presentes no corpo humano. Note que alguns deles não foram apresentados em aulas anteriores desta Unidade de Planos, caso tenha utilizado alguma delas. Aproveite também as ilustrações para perguntar para os alunos se eles são capazes de reconhecer alguns desses órgãos e se conseguem determinar em quais partes do corpo humano eles estão localizados. Por fim, exponha que, embora haja muitos órgãos, eles se encontram conectados de maneira organizada atuando sempre em benefício do organismo.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Apresente a questão disparadora. Abra espaço para que os alunos possam expor suas opiniões a respeito do tema levantado. Independentemente do que for exposto pelos alunos, mantenha-se imparcial a todas as ideias apresentadas sem indicar quais delas estão próximas do real ou do correto. Ou seja, esse momento é apenas para dar início à construção das ideias.
Mão na massa
Tempo sugerido: 23 minutos.
Orientações: organize a turma em grupos de 3 ou 4 alunos. Dependendo do perfil da turma, essa quantidade pode ser alterada. Ao todo, cinco diferentes sistemas serão abordados na atividade que será descrita a seguir (digestório, cardiovascular, respiratório, urinário e nervoso). Assim, dependendo da quantidade de alunos presentes na turma, é natural que mais de um grupo acabe ficando responsável por trabalhar com o mesmo sistema de órgãos. Certifique-se de imprimir uma cópia dos seguintes materiais de apoio para cada grupo:
- Descrição geral sobre os sistemas (cada grupo recebe apenas um sistema, não todos): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2YyUQRe2BJVn7auBjzRpZP4fTe4nqBtBrJd4HDaQMYWgU4csg39ZmWMmVd7Q/descricao-dos-sistemas-cie6-05ve07.pdf
- Ilustrações dos órgãos presentes nestes sistemas (cada grupo recebe todas as ilustrações, mesmo as dos órgãos de outros sistemas): [FALTA UM LINK]
- Descrição geral sobre todos os órgãos presentes nas ilustrações (cada grupo recebe todas as descrições de todos os órgãos envolvidos): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/535mw2mXVvqMagj2Sf2ZZDqhzTvUNn4wZVUZjJGfbmMTcKrjctGnNrU8y8cE/descricao-dos-orgaos-cie6-05ve07.pdf
Explique para os grupos que o objetivo da atividade é fazer a leitura sobre o sistema a partir das informações disponíveis sobre cada órgão e definir quais desses órgãos fazem parte do sistema em questão. Além disso, diga que eles também precisam usar essas ilustrações para montarem o sistema, mostrando de que maneira eles acreditam que os órgãos estão organizados e conectados uns aos outros. Esse processo de montagem do sistema deve ser realizado através dos seguintes passos: explique que eles precisam desenhar, com lápis hidrocor, um molde do corpo humano no papel Kraft (a partir do corpo de um deles, como mostrado na imagem do slide); em seguida, devem cortar e colar no papel Kraft as ilustrações dos órgãos que acreditam fazer parte do sistema que ficaram responsáveis, levando em consideração em qual parte do corpo esses órgãos estão localizados e de que maneira estão conectados uns aos outros.
É interessante que a etapa de entrega do material de apoio e explicação da atividade ocorra em, no máximo, 5 minutos, para que os alunos tenham ao menos 18 minutos para desenvolver a atividade.
Sistematização
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Peça para que cada grupo apresente o modelo do sistema que confeccionou e explique de forma resumida como eles organizaram os órgãos que acreditam fazer parte desse sistema. Retome a questão disparadora perguntando as conclusões deles a partir da atividade realizada. O tempo sugerido para este slide em específico é de 10 minutos, pois a etapa de Sistematização desse plano de aula possui três slides no total.
Sistematização
Tempo sugerido: -
Orientações: Apresente os sistemas ilustrados no slide. Explique que estes são apenas alguns dos sistemas presentes no corpo humano, pois existem vários outros que desempenham atividades diferentes. Exponha em linhas gerais quais são os papéis importantes que cada um dos sistemas presentes no slide realizam para beneficiar o corpo humano:
- Digestão e absorção da maioria dos nutrientes presentes nos alimentos (sistema digestório);
- Transporte de diversas substâncias por todo o corpo (sistema cardiovascular);
- Absorção do oxigênio atmosférico (nutriente gasoso);
- Eliminação do dióxido de carbono (substância tóxica para o organismo) produzido pelas células do corpo (sistema respiratório)
- Eliminação de diversas substâncias tóxicas presentes na corrente sanguínea através da filtração (sistema urinário);
- Controle das ações e estímulos percebidos pelo corpo (sistema nervoso).
O tempo sugerido para este slide em específico é de 8 minutos, pois a etapa de Sistematização desse plano de aula possui três slides no total.
Sistematização
Orientações: Finalize a aula apresentando a imagem do slide para que os alunos tenham a informação visual de como os órgãos dos diferentes sistemas estão organizados e como se encaixam dentro do corpo humano. O tempo sugerido para este slide em específico é de 2 minutos, pois a etapa de Sistematização desse plano de aula possui três slides no total.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
Contexto e questão disparadora
Marque uma videochamada com a turma e utilize o slide “contexto”. Motive uma breve discussão.
Apresente a questão disparadora e peça aos estudantes que reflitam sobre:
- Como os órgão estão organizados no corpo humano?
Mão na massa
Organize a turma em grupos de 5 estudantes e proporcione um meio de comunicação entre eles, disponibilizando um link para videoconferência, criando um grupo em aplicativo de mensagens ou, se estiver utilizando a plataforma Zoom, dividindo-os em salas.
Envie aos grupos o texto de apoio que faz uma descrição dos sistemas e órgãos, disponível na aba “materiais e atividades”.
Oriente os grupos a lerem os materiais e identificarem quais dos órgão fazem parte de cada sistema. Peça para que se organizem nos grupos, de modo que cada integrante fique responsável por representar um sistema por meio de um desenho. Esse desenho deve levar em consideração a parte do corpo que esses órgãos estão localizados e de que maneira estão conectados uns aos outros.
Sistematização
Marque uma videochamada com toda a turma e siga as orientações propostas no slide “sistematização”.
Convite às famílias
As famílias poderão auxiliar os estudantes a estabelecerem uma comunicação com o grupo e a refletirem como representar a relação entre os órgãos no sistema do qual ficou responsável.
Os sistemas e suas funções
6° Ano
Objetivos de aprendizagem
Reconhecer os sistemas que formam o organismo humano e inferir sobre suas respectivas funções.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF06CI05) Explicar a organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e funcional nos seres vivos.
(EF06CI06) Concluir, com base na análise de ilustrações e/ou modelos (físicos ou digitais), que os organismos são um complexo arranjo de sistemas com diferentes níveis de organização.
Professor-autor: Ariclenes de Almeida Mélo Araújo
Mentor: Rossana Ishii Chida
Especialista: Juliane Marques de Souza
Sobre esta aula: é melhor desenvolvida quando aplicada após os planos de aula CIE6_05VE05 e CIE6_05VE06.