
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e:
- Termine de ler esse plano
- Baixe esse plano como pdf ou ppt
- Compartilhe com outros professores
Plano de Aula
Plano 2 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Célula como unidade da vida
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Materiais necessários para a aula: papel branco A4 ou similar, materiais diversos para desenho a sua escolha (grafite, lápis de cor, lápis cera, lápis hidrocor, etc.), microscópio óptico comum (geralmente disponível quando a escola possui laboratório de ciências ou biologia) ou construído de forma alternativa (ver referências abaixo), lâminas histológicas, lamínulas histológicas, corantes para preparação de amostras de microscopia (os tipos de corantes dependem das técnicas de preparação escolhidas), cotonetes (para a raspagem da amostra da mucosa bucal) e uma cebola.
Materiais de referência conceitual como fonte de informações auxiliares relacionadas a essa aula:
Material de referência sobre manuseio adequado de microscópio óptico comum:
Materiais de referência sobre a preparação de amostras para microscopia:
Materiais de referência sobre a construção de microscópios alternativos:
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente o título da aula e verifique se os alunos recordam que as células podem possuir uma estrutura muito simples (procariontes) ou apresentar um complexo de estruturas em seu interior (eucariontes).
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Apresente a personagem do slide aos estudantes e leia os balões de fala junto com eles. A introdução da personagem tem como objetivo aproximar o contexto dela com a realidade deles, ou seja, uma estudante que também está estudando as células e que gostaria de ter a oportunidade de visualizar os tipos de células de maneira real, ou seja, não em desenhos ou esquemas. É esperado que o contexto da personagem, por ser próximo a situação real dos alunos, estimule a curiosidade sobre essa temática.
Após a leitura e compreensão da história da personagem, algumas sugestões de perguntas que podem ser colocadas para dar início à construção das ideias: Será possível observar células reais ao invés de ficar apenas na teoria (esquemas e desenhos)? Como os cientistas fazem para observar células, conhecer suas formas e estruturas? Como deve ser a forma ou a aparência real das células?
O ideal é que essa etapa seja finalizada com a introdução do uso do microscópio para o estudo das células. É possível que alguns alunos já tenham tido contato com temáticas que envolvam a microscopia, logo, é interessante aproveitar o conhecimento prévio deles nesse momento. Caso isso não ocorra, oriente-os sobre a existência de instrumentos para a observação de células (microscópios), sobre nem sempre ter existido esses instrumentos e em qual circunstância histórica eles foram criados.
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Apresente a pergunta disparadora. Escute a opinião daqueles alunos que quiserem apresentar uma ideia inicial sobre o que está sendo questionado. É possível que alguns alunos já tenham a compreensão e apresentem o porquê da importância do uso do microscópio no estudo das células, entretanto, se mantenha imparcial a todas as ideias apresentadas, não indicando quais delas estão próximas do real ou do correto. Ou seja, esse momento ainda é para o início da construção das ideias. Anote as opiniões que forem apresentadas pelos alunos, pois a questão disparadora será retomada mais à frente, na sistematização da aula.
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: O percurso a ser traçado nessa etapa depende bastante do contexto de disponibilidade de recursos para aulas que envolvam microscopia. Analise qual das situações apresentadas a seguir se aplica ao seu contexto de ensino:
Materiais de referência sobre a construção de microscópios alternativos:
Materiais de referência sobre a preparação de amostras para microscopia:
Inicialmente, dê espaço para que os alunos possam propor quais materiais utilizar como amostras a serem visualizadas. Eles podem ser orientados a fazer uma busca por esses materiais dentro do espaço escolar. É importante que eles exerçam o papel de busca e sugestão das amostras. É provável que eles encontrem e sugiram amostras como folhas ou restos de plantas, fios de cabelo, pequenos insetos, unhas e até materiais não biológicos - amostras do solo, materiais de uso do cotidiano escolar, etc. Após a aquisição e seleção das amostras, guie os alunos até o espaço escolar onde o microscópio será utilizado. Auxilie os alunos no manuseio do microscópio e deixe, inicialmente, que eles tentem observar as amostras sem o uso de qualquer tipo de preparação (cortes histológicos ou uso de corante). Em seguida, questione o que eles conseguiram observar e se conseguiram observar alguma coisa. Essa é uma etapa importante para que os alunos possam perceber que nem todos os materiais podem ser utilizados no microscópio antes de serem preparados adequadamente ou por não apresentar translucidez. Aproveite esse momento para explicar aos alunos a importância dos cortes histológicos e do uso de corantes específicos para a microscopia. Agora, analise junto com os alunos quais das amostras escolhidas são adequadas para seguir para a etapa de preparação e quais podem ser descartadas. Além disso, disponibilize amostras de folhas de cebola e os oriente sobre como obter amostras de células da mucosa bucal a partir da raspagem superficial com os cotonetes. É recomendável que haja amostras que exemplifiquem os diferentes tipos celulares, ou seja, inclua também amostras da raspagem de superfícies de objetos contaminados por microbios (ex.: cédulas de dinheiro de papel). Auxilie na execução dos cortes histológicos e uso dos corantes específicos nas amostras escolhidas. É possível a preparação de amostras de folhas de plantas apenas com cortes histológicos, sem o uso de corantes, para a observação da clorofila no interior das células. Uma vez que todas as amostras estiverem devidamente preparadas, oriente os alunos para que observem atentamente cada uma delas com o auxílio do microscópio, buscando identificar ao máximo quais tipos de estruturas podem ser visualizadas em cada tipo celular.
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Para a organização das informações com base no que os alunos observaram, a partir da atividade de microscopia, oriente-os para que registrem o que conseguiram visualizar e identificar nas células presentes em cada tipo de amostra. Explique que esse registro se torna mais rico quando há descrição textual e também através de esquemas ou desenhos. Após o registro, peça que eles compartilhem com os demais suas anotações, desenhos e o que conseguiram identificar nas amostras observadas. Retome a questão disparadora e analise, junto aos alunos, as opiniões iniciais dadas por eles e se possuem novas percepções sobre a importância do microscópio para o estudo das células. Questione também sobre a percepção que tiveram da importância da preparação das amostras (corte histológico e uso de corantes) para a visualização das estruturas celulares. A partir das observações e respostas dos alunos, aproveite para ampliar a sistematização abordando as principais diferenças entre os tipos de células, a existência de outros tipos de microscópios (ex.: microscópio eletrônico de varredura e microscópio eletrônico de transmissão), as diferentes capacidades de aumento visual que os tipos de microscópio podem apresentar e o quanto isso permite ou não a observação de determinados tipos de estruturas celulares. O tempo sugerido para este slide em específico é de 10 minutos, pois a etapa de Sistematização desse plano de aula possui dois slides no total.
Orientações: Para finalizar, utilize as fotos desse slide para exemplificar aos alunos os diversos tipos de formas que as células podem apresentar. As fotos também servem para demonstrar como é a aparência das imagens produzidas pelos diferentes tipos de microscópio. Sobre as fotos do slide: a forma arredondada está sendo representada por linfócitos (glóbulos brancos do sangue), a forma achatada por hemácias (glóbulos vermelhos do sangue), a forma geométrica por células de tecido vegetal, a forma alongada por fibras musculares, a forma assimétrica por amebas e a forma ramificada por um neurônio. Perceba que a foto da célula arredondada mostra apenas uma parte da célula, apresentando detalhes das organelas citoplasmáticas. Deixe essa informação clara para os alunos. O limite da célula nessa foto permite a noção de seu tamanho e da grande capacidade de aumento desse tipo de microscópio (MET). O tempo sugerido para este slide em específico é de 5 minutos, pois a etapa de Sistematização desse plano de aula possui dois slides no total.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
Contexto e questão disparadora
Marque uma videochamada com a turma e utilize o slide “contexto”. Motive uma breve discussão a partir das perguntas propostas.
Apresente a questão disparadora e peça aos estudantes que reflitam sobre:
- Por que o microscópio é importante para o estudo da célula?
Mão na massa
Opção 1 - Verifique se existe a possibilidade dos estudantes construírem um microscópio caseiro em casa. Caso possam, envie a eles três possibilidades para orientá-los:
- Vídeo sobre microscópio caseiro com celular (YouTube – Canal Manual do Mundo) - (disponível aqui).
- Vídeo sobre microscópio caseiro com webcam (YouTube – Canal Manual do Mundo) - (disponível aqui).
- Vídeo sobre microscópio ágil e portátil com celular e webcam (YouTube – Canal Manual do Mundo) - (disponível aqui).
Peça aos estudantes que escolham objetos que gostariam de observar utilizando o microscópio feito em casa e registrem o máximo de informações que conseguirem a partir dessa observação. Oriente-os a refletirem sobre como o microscópio poderia auxiliar no estudo da célula.
Opção 2 - Caso não seja possível construir um microscópio caseiro, organize a turma em grupos de 3 a 5 estudantes e proporcione um meio de comunicação entre eles. Disponibilize um link para videoconferência, criando um grupo em aplicativo de mensagens ou, se estiver utilizando a plataforma Zoom, dividindo-os em salas.
Peça aos grupos que leiam os textos:
- Microscopia: a importância do microscópio para o biólogo (disponível aqui).
- Microscopia - A descoberta da célula e a teoria celular (disponível aqui).
Oriente os grupos a discutirem sobre os textos lidos e, a partir dessas discussões, escreverem um parágrafo que responda a pergunta:
- Por que o microscópio é importante para o estudo da célula?
Sistematização
Marque uma videochamada com toda a turma e reserve um tempo para que os grupos compartilhem os parágrafos. Siga as orientações propostas no slide “sistematização”.
Convite às famílias
Verifique com as famílias a possibilidade de construir um microscópio caseiro. Se for possível, será fundamental o auxílio dela para a confecção e testes.
Caso não seja possível, as famílias poderão auxiliar os estudantes na comunicação com os grupos e na utilização das ferramentas digitais propostas.
6° Ano
Objetivos de aprendizagem
Analisar exemplos dos principais tipos de células a partir de amostras de materiais do cotidiano e com auxílio de microscópio.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF06CI05) Explicar a organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos.
(EF06CI06) Concluir, com base na análise de ilustrações e/ou modelos (físicos ou digitais), que os organismos são um complexo arranjo de sistemas com diferentes níveis de organização.
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Ariclenes de Almeida Mélo Araújo
Mentor: Rossana Ishii Chida
Especialista: Juliane Marques de Souza
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: