Cartas para o professor - Os principais órgãos e seus tecidos
Plano de Aula
Plano de aula: Os principais órgãos e seus tecidos
Plano 6 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Célula como unidade da vida
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Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: É mais bem desenvolvida quando aplicada após os planos de aula CIE6_05VE03, CIE6_05VE04 e CIE6_05VE05.
Materiais necessários para a aula: Calculadora e cola.
Materiais de referência conceitual como fonte de informações auxiliares relacionadas a esta aula:
- Texto sobre tecidos, órgãos e sistemas de órgãos: https://pt.khanacademy.org/science/biology/principles-of-physiology/modal/a/tissues-organs-organ-systems
- Vídeo sobre as células vermelhas do sangue: https://pt.khanacademy.org/science/biology/human-biology/modal/v/red-blood-cells
- Texto sobre os componentes do tecido sanguíneo e suas respectivas funções: https://pt.khanacademy.org/science/biology/human-biology/modal/a/components-of-the-blood
- Texto sobre o neurônio e sua função: https://pt.khanacademy.org/science/biology/human-biology/modal/a/overview-of-neuron-structure-and-function
- Texto sobre a sinapse: https://pt.khanacademy.org/science/biology/human-biology/modal/a/the-synapse
- Texto sobre a epiderme humana: https://www.todabiologia.com/anatomia/epiderme_humana.htm
- Texto sobre os tecidos conjuntivos: https://www.todabiologia.com/anatomia/tecido_conjuntivo.htm
- Texto sobre o tecido epitelial: https://www.todabiologia.com/anatomia/tecido_epitelial.htm
- Texto sobre o tecido nervoso: https://www.todabiologia.com/anatomia/tecido_nervoso.htm
- Texto sobre os tecidos musculares: https://www.todabiologia.com/anatomia/tecidos_musculares.htm
- Artigo sobre citologia e histologia para o Ensino Fundamental: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_utfpr_cien_pdp_elciana_goedert.pdf
- Página com atlas dos tecidos do corpo: http://www.micron.uerj.br/atlas/
- Página sobre o coração humano: https://drauziovarella.uol.com.br/corpo-humano/coracao/
- Página sobre o pulmão humano: https://drauziovarella.uol.com.br/corpo-humano/pulmao/
- Página sobre o rim humano: https://drauziovarella.uol.com.br/corpo-humano/rim/
- Página sobre o intestino delgado humano: https://drauziovarella.uol.com.br/corpo-humano/intestino-delgado/
- Página sobre o duodeno do intestino delgado: https://drauziovarella.uol.com.br/corpo-humano/duodeno/
- Página sobre o jejuno do intestino delgado: https://drauziovarella.uol.com.br/corpo-humano/jejuno/
- Página sobre o íleo do intestino delgado: https://drauziovarella.uol.com.br/corpo-humano/ileo/
- Página sobre o intestino grosso humano: https://drauziovarella.uol.com.br/corpo-humano/intestino-grosso/
- Página sobre o colon do intestino grosso: https://drauziovarella.uol.com.br/corpo-humano/colon/
- Página que disponibiliza links sobre diversos órgãos do corpo humano: https://drauziovarella.uol.com.br/corpo-humano/
- Página sobre os sistemas executivos do cérebro: https://pt.khanacademy.org/science/health-and-medicine/executive-systems-of-the-brain
- Página sobre o peso da pele: http://www.ciencias.seed.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=509
- Vídeo sobre a tarefa dos glóbulos vermelhos: https://pt.khanacademy.org/science/biology/human-biology/modal/v/red-blood-cells
- Vídeo sobre a anatomia do neurônio: https://pt.khanacademy.org/science/biology/human-biology/modal/v/anatomy-of-a-neuron
- Vídeo sobre a relação da miosina e da actina na contração muscular: https://pt.khanacademy.org/science/biology/human-biology/modal/v/myosin-and-actin
- Vídeo sobre a anatomia de uma fibra muscular esquelética: https://pt.khanacademy.org/science/biology/human-biology/modal/v/anatomy-of-a-muscle-cell
- Vídeo sobre a estrutura do coração: https://pt.khanacademy.org/science/health-and-medicine/human-anatomy-and-physiology/modal/v/meet-the-heart
- Vídeo sobre o fluxo de sangue no coração: https://pt.khanacademy.org/science/health-and-medicine/circulatory-system/modal/v/flow-through-the-heart
- Vídeo sobre a estrutura do pulmão: https://pt.khanacademy.org/science/health-and-medicine/respiratory-system/modal/v/meet-the-lungs
- Vídeo sobre o movimento do oxigênio dos alvéolos para os capilares: https://pt.khanacademy.org/science/health-and-medicine/respiratory-system/modal/v/oxygen-movement-from-alveoli-to-capillaries
- Vídeo sobre a estrutura do sistema nervoso: https://pt.khanacademy.org/science/health-and-medicine/nervous-system-and-sensory-infor/modal/v/structure-of-the-nervous-system
- Vídeo sobre as funções do sistema nervoso: https://pt.khanacademy.org/science/health-and-medicine/nervous-system-and-sensory-infor/modal/v/functions-of-the-nervous-system
- Vídeo sobre o córtex cerebral: https://pt.khanacademy.org/science/health-and-medicine/nervous-system-and-sensory-infor/modal/v/cerebral-cortex
- Vídeo sobre o trato gastrointestinal: https://pt.khanacademy.org/science/health-and-medicine/gastro-intestinal-system/modal/v/meet-the-gastrointestinal-tract
- Vídeo sobre a pele: https://www.youtube.com/watch?v=O1FPLaFgD9k
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Apresente o título da aula para os alunos.
Contexto
Tempo sugerido: 6 minutos.
Orientações: Após estudar células, tecidos e órgãos, é comum que os alunos compreendam apenas a relação hierárquica entre estes níveis de organização (células em conjunto formam tecidos, assim como tecidos em conjunto formam órgãos), entretanto, não conseguem aplicar este conhecimento, especialmente quando se trata da relação entre tecidos e órgãos. Leia para os alunos o balão de pensamento do personagem apresentado no slide. Em seguida, pergunte se eles se identificam com a situação do personagem. Explique que é comum neste tipo de situação e que o objetivo de vocês durante esta aula é tentar encontrar uma solução para isso. É possível que alguns alunos consigam fazer algumas relações mais óbvias ou amplamente conhecidas neste momento: tecido ósseo, presente nos ossos, tecido muscular, presente nos músculos etc. Neste caso, escute o que eles têm a dizer e explique que é importante que ao longo da aula eles consigam fazer essas relações com os demais tipos de tecido também.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Apresente a Questão disparadora. Abra espaço para que os alunos possam expor sua opinião sobre ela. Para aqueles que apresentaram relações mais óbvias ou amplamente conhecidas entre tecidos e órgãos, aproveite para perguntar de que maneira esses conseguiram fazer esta relação. É provável que neste caso eles justifiquem a partir da nomenclatura (osso = ósseo, músculo = muscular etc.). Independentemente do que for exposto pelos alunos, mantenha-se imparcial a todas as ideias apresentadas, não indicando quais ideias estão próximas do real ou do correto. Ou seja, este momento é apenas para dar início à construção das ideias.
Mão na massa
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Organize a turma em grupos, preferencialmente cada grupo deve ter cinco alunos, mas esta quantidade pode ser alterada de acordo com o perfil da turma. Explique para eles que os grupos irão competir no jogo do órgão misterioso. É importante enfatizar para os alunos que, embora se trate de um jogo, o foco da aula é a aprendizagem, não a competição. Neste jogo, o professor entrega uma ficha e algumas cartas aos grupos, cada carta contém informações sobre algum tecido ou órgão específico. Também existem cartas que são utilizadas apenas pelo professor durante o jogo, nelas existem descrições sobre um suposto órgão do corpo humano sem que a identidade deste órgão seja revelada. Os alunos devem escutar o professor descrever o suposto órgão, identificar quais de suas cartas possuem relação com este suposto órgão, colocá-las (colar) na ficha que foi entregue, justificar a escolha de cada carta (há um espaço para isso reservado na ficha) e apresentar o que desenvolveram na etapa de Sistematização da aula (próximo slide). Certifique-se de imprimir as regras do jogo, as fichas e as cartas antes da aplicação deste plano de aula.
É interessante que a etapa de apresentação do jogo e explicação das regras ocorra em no máximo 5 minutos, para que os alunos tenham ao menos 15 minutos para desenvolver a atividade. Caso perceba que é viável a aplicação de mais de uma rodada do jogo, imprimir mais cópias das fichas e das cartas dos alunos, pois as que forem coladas nas fichas em uma rodada não poderão ser reutilizadas na próxima rodada.
Sistematização
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Peça aos grupos de alunos, um de cada vez, que apresentem para a turma o que colocaram na ficha (as cartas que julgaram ter relação com o suposto órgão descrito pelo professor e a justificativa de suas escolhas). À medida que cada grupo terminar de apresentar o que produziu, abra espaço para que outros estudantes deem suas opiniões sobre esta produção antes de passar a vez para o próximo grupo, pois assim é possível maior compartilhamento de ideias. Além disso, à medida que cada grupo terminar de apresentar o que produziu, medie as informações que foram apresentadas, explicando o que realmente está correto e também orientando a respeito dos equívocos. Utilize as informações do gabarito da carta que descreveu inicialmente para os alunos, pois lá está a identidade real do órgão e as justificativas sobre os tecidos relacionados a ele. Introduza o conceito de tecido conjuntivo, pois este não foi abordado nos planos de aula anteriores, mas é citado em algumas descrições de órgãos da atividade. Em seguida, calcule junto com eles a pontuação final de cada grupo. Retome a Questão disparadora: pergunte como eles conseguiram relacionar as cartas que tinham em mãos com o suposto órgão descrito, assim como se o jogo ajudou a responder a Questão disparadora. Por fim, explique para os alunos que são os tecidos de um órgão que dão suporte para que ele consiga realizar sua função (por exemplo, se um órgão precisa efetuar movimento, a presença de tecido muscular em sua composição que possibilita esta ação).
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
Contexto e questão disparadora
Marque uma videochamada com a turma e utilize o slide “contexto”. Motive uma breve discussão a partir das perguntas propostas.
Apresente a questão disparadora e peça aos estudantes que reflitam sobre:
- Como relacionar os órgão aos próprios tecidos?
Mão na massa
Organize a turma em grupos de 3 a 5 estudantes e proporcione um meio de comunicação entre eles, disponibilizando um link para videoconferência, criando um grupo em aplicativo de mensagens ou, se estiver utilizando a plataforma Zoom, dividindo-os em salas.
Grave um vídeo curto para cada órgão, lendo a descrição dos órgãos misteriosos (sem o gabarito), disponível na aba “materiais e atividades”.
Envie os vídeos aos grupos e peça que respondam, para cada vídeo:
1 - Qual órgão esse vídeo se refere?
2 - Quais os tecidos estão associados a esse órgão? Por que?
Oriente os grupos a registrarem as respostas.
Sistematização
Marque uma videochamada com toda a turma e reserve um tempo para que os grupos compartilhem as respostas. Siga as orientações propostas no slide “sistematização”.
Convite às famílias
As famílias poderão auxiliar os estudantes a estabelecerem uma comunicação com o grupo e uma relação dos órgão com os tecidos, a partir das informações recebidas.
6° ano
Objetivos de aprendizagem
Estabelecer quais são os tecidos constituintes dos principais órgãos presentes no organismo humano assim como as características mais relevantes das células que os constituem.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF06CI05) Explicar a organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos.
(EF06CI06) Concluir, com base na análise de ilustrações e/ou modelos (físicos ou digitais), que os organismos são um complexo arranjo de sistemas com diferentes níveis de organização.
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Ariclenes de Almeida Mélo Araújo
Mentor: Rossana Ishii Chida
Especialista: Juliane Marques de Souza