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Plano de aula - Transformações Químicas com Mudança de Cor

Plano de aula de Ciências com atividades para 6o ano do EF sobre Transformações Químicas com Mudança de Cor

Plano 06 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fábio Henrique Boreli

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta aula tem por finalidade conduzir os alunos a reconhecer que mudanças de coloração podem ser evidências de reações químicas. A atividades poderá ser melhor desenvolvida se as aulas sobre Transformações Químicas e Identificação de Transformações Irreversíveis, CIE6_02ME02 e CIE6_02ME04, respectivamente, já tiverem sido aplicadas. Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nesta aula, consulte o livro: OLIVEIRA, Olga Maria Mascarenhas de Faria; SCHLÜNZEN JUNIOR, Klaus; SCHLÜNZEN, Elisa Tomoe Moriya (Orgs.). et al. Química. São Paulo: Cultura Acadêmica: Universidade Estadual Paulista: Núcleo de Educação a Distância, 2013, p. 176-182, disponível em: https://bit.ly/2FpLjiw .

Materiais necessários para a aula: Projetor, fichas impressas das atividades, disponíveis em: http://bit.ly/2JYJBvH, colher de sopa, copos (ou outros frascos de vidro, como béqueres), água, extrato de repolho roxo (que pode ser facilmente preparado, conforme descrição disponível em: http://bit.ly/2IiJdlY ), vinagre, bicarbonato de sódio, água sanitária, comprimido de permanganato de potássio, água oxigenada 10 volumes e corantes alimentícios (de ao menos três cores diferentes).

Observação: Leia a ficha de atividades citada acima com antecedência e prepare material suficiente para que os alunos possam realizar duas vezes a mesma atividade: uma para teste e registros, outra para apresentar à turma.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia o tema da aula com os alunos. Comente que eles irão trabalhar com transformações em que há a ocorrência de mudança de cor. Pergunte a eles: Você conhece alguma transformação que gera mudança de cor? É esperado que eles citem alguns exemplos, como o processo de formação de ferrugem em materiais compostos por ferro, o amadurecimento de frutas e legumes.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Mostre o vídeo, disponível em: https://bit.ly/2tiewJ2 , aos alunos (inicie o vídeo no tempo de 8 segundos e pare no tempo de 30 segundos). Caso não seja possível exibir o vídeo, leve uma imagem de um copo contendo um líquido azul e outra imagem com um copo contendo um líquido verde e diga aos alunos que existe uma substância que, quando é dissolvida em água e alguém a assopra, passa por uma mudança de cor, de azul para verde. Pergunte: O que acontece no vídeo? Espera-se que eles digam que ocorre a mudança de cor depois que o garoto assopra o líquido azul. Pergunte a eles: Por que ocorre a mudança de cor? Neste momento, não se preocupe em corrigir possíveis erros conceituais, apenas estimule-os a formular hipóteses para explicar o que está sendo verificado no vídeo. Para seu conhecimento, professor, o vídeo retrata a reação do dióxido de carbono com uma solução aquosa do indicador de pH Azul de Bromotimol. Para mais informações sobre o experimento retratado no vídeo, consulte: CAMPOS, Gustavo de Queiroz, Uma Proposta de Experimentos Demonstrativo-investigativos para o Ensino de Equilíbrio Químico, 2016, 35f. Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade de Brasília, Brasil, 2016, p. 26, disponível em: https://bit.ly/2yCiX6i . Acesso em 21 jun. 2018.

Materiais necessários: Projetor.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia a questão disparadora para os alunos. Incentive-os a refletir sobre a questão e permita que eles levantem hipóteses para respondê-la.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações: As informações contidas nessas orientações são de uso exclusivo do professor e não devem ser apresentadas aos alunos, uma vez que os mesmos ainda não possuem os conhecimentos necessários para interpretação de equações químicas, nem familiaridade com os nomes das substâncias apresentadas. O tempo total do mão na massa é de 30 minutos, sendo 10 para esta primeira etapa e 20 para a próxima etapa (slide 6). Organize a sala em quatro grupos de trabalho e numere-os de 1 a 4. Cada grupo realizará uma atividade experimental diferente. As instruções para essas atividades estão disponíveis em: http://bit.ly/2JYJBvH e devem ser impressas e deixadas nos respectivos grupos, para que os alunos possam segui-las. Caso não seja possível imprimir as atividades, transcreva-as em folhas e as disponibilize para os alunos (uma folha por grupo). Para cada um dos grupos, imprima uma cópia da atividade correspondente ao número do grupo (por exemplo: para o grupo 1, imprima uma cópia da Atividade 1, e assim sucessivamente) e deixe as instruções com os estudantes. Peça que os alunos leiam as instruções e que realizem a atividade proposta.

- Atividade 1: consiste na utilização do extrato de repolho roxo como indicador natural de pH (que pode ser facilmente preparado a partir das instruções contidas em: http://bit.ly/2IiJdlY ) para indicar as diferentes cores apresentadas por esse indicador ao ser adicionado a substâncias com diferentes pH. Nesta atividade serão utilizados os seguintes materiais: vinagre, água potável, solução de bicarbonato de sódio em água e água sanitária. Prepare, previamente, frascos identificados contendo aproximadamente 40 mL de cada um dos materiais listados, a fim de facilitar a realização do experimento pelos alunos. Solicite que os estudantes anotem, na tabela disponível nas instruções da Atividade 1, qual cor foi verificada em cada material após a adição do indicador de pH de repolho roxo.

- Atividade 2: envolve a reação entre uma solução de permanganato de potássio, que é preparada a partir de um comprimido dessa substância (comumente encontrado em farmácias), vinagre e água oxigenada 10 volumes, a fim de verificar o desaparecimento da coloração violeta, devido ao consumo do íon permanganato, responsável pela coloração violeta, e a formação do íon manganês, que é incolor, de acordo com a reação: 2MnO4-(aq) + 6 H+(aq) + 5 H2O2(aq) ? 2Mn2+(aq) + 8 H2O(l) +5 O2(g) ). Prepare previamente um frasco contendo 20 mL de vinagre, outro contendo 20 mL de água oxigenada 10 volumes e outro contendo 40 mL de água para que, neste último, os alunos façam a dissolução do comprimido de permanganato de potássio.

- Atividade 3: nesta atividade será realizada uma reação semelhante à realizada na atividade 2, porém envolvendo apenas a solução de permanganato de potássio e a água oxigenada 10 volumes, que tem sua ocorrência evidenciada pela formação de um sólido de coloração marrom, o dióxido de manganês (de acordo com a reação: 2 MnO4-(aq) + H2O2(aq) ? 2 MnO2 (s) + 2O2(g) + 2 OH-(aq) ). Para melhor realização da atividade 3, prepare previamente um frasco contendo 20 mL de água oxigenada 10 volumes e outro frasco contendo 40 mL de água para que, neste último, os alunos possam dissolver a pílula de permanganato de potássio.

- Atividade 4: consiste em misturar, em água, corantes alimentícios de diferentes cores para verificação da mudança de cor que acontece (os corantes devem ser adicionados um por vez). Fique atento, pois essa mudança não corresponde a uma transformação química.

Juntamente com as instruções para as atividades serão disponibilizadas questões sobre os experimentos. Elas deverão ser respondidas pelos alunos. As resoluções dessas questões estão disponíveis em: http://bit.ly/2IhnECg .

Para melhor compreensão dos experimentos propostos, assista aos seguintes vídeos: EXPERIMENTOTECA. Indicador de pH com repolho roxo, 2014 (4m00s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=n9BmeBi3r_o . Acesso em 22 jun. 2018 e MANUAL DO MUNDO. O violeta que desaparece (experiência de Química), 2011 (4m35s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=sJe89ZEQ3gg . Acesso em 22 jun. 2018.

Materiais necessários: Projetor, fichas impressas das atividades, colher de sopa, copos (ou outros frascos de vidro, como béqueres), água, extrato de repolho roxo, vinagre, bicarbonato de sódio, água sanitária, comprimido de permanganato de potássio, água oxigenada 10 volumes, corantes alimentícios de três cores diferentes.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Projete o slide ou, caso isso não seja possível, leia as instruções aos alunos. Solicite que os integrantes de cada grupo apresentem para a sala o experimento que foi realizado, dizendo qual foi o procedimento e o que foi verificado. Peça aos alunos que refaçam a experiência, para que todos possam vê-la. Organize a turma de modo que todos consigam visualizar o que está sendo realizado pelo grupo que está fazendo a apresentação. Após a apresentação, os integrantes devem fazer para a sala as mesmas perguntas contidas nas instruções para a realização do experimento, a fim de que toda a turma reflita sobre o que está sendo feito. Todos os grupos devem apresentar para a turma. Como nessa etapa os experimentos serão realizados novamente, atente-se para disponibilizar os materiais das atividades, de forma que seja possível a realização dos experimentos duas vezes. Caso necessário, auxilie os alunos durante as apresentações, tanto na realização das experiências, como nos questionamentos.

Materiais necessários: Projetor, fichas impressas das atividades, colher de sopa, copos (ou outros frascos de vidro, como béqueres), água, extrato de repolho roxo, vinagre, bicarbonato de sódio, água sanitária, comprimido de permanganato de potássio, água oxigenada 10 volumes, corantes alimentícios de três cores diferentes.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientações: Faça a projeção do slide ou, caso não seja possível, escreva essa frase no quadro. Retome a questão disparadora: Como Explicar a mudança de cor que ocorre em algumas transformações? Peça aos alunos que tentem responder a essa questão, com base nas atividades realizadas durante a aula. Retome também o que foi dito quando a questão disparadora foi proposta e questione os alunos se as hipóteses levantadas no início da aula são semelhantes às levantadas após a realização dos experimentos. Pergunte a eles: Sempre que acontece uma mudança de cor, há ocorrência de uma reação química? Espera-se que eles digam que não, baseados na experiência da Atividade 4. Faça as seguintes perguntas aos estudantes: O que a mudança de cor pode indicar? Do que depende a mudança de cor? O que pode causar a mudança de cor? Conduza a discussão, de forma que os estudantes assimilem que a mudança de cor pode indicar a ocorrência de uma transformação química ou a mistura de diferentes cores (o que não retrata uma transformação química), que a mudança de cor observada depende das substâncias que estão reagindo e é causada pela formação de novas substâncias, que apresentam cores diferentes das substâncias que reagiram. A fim de finalizar a sistematização, peça que cada grupo complete a frase iniciada no quadro baseando-se nas quatro perguntas feitas pelos professor, registrando-as no quadro. Solicite aos alunos que façam, em seus cadernos, registros a respeito do que foi sistematizado. Segue um exemplo de como as frases podem ficar depois de completas:
- A mudança de cor observada nem sempre indica que ocorreu uma transformação química;

- A mudança de cor observada pode indicar uma transformação química ou a mistura de diferentes cores (o que não é uma transformação química);

- A mudança de cor observada depende das substâncias que estão reagindo;

- A mudança de cor observada pode ser causada pela formação de novas substâncias ou pela mistura de diferentes cores.

Materiais necessários: Projetor ou quadro.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta aula tem por finalidade conduzir os alunos a reconhecer que mudanças de coloração podem ser evidências de reações químicas. A atividades poderá ser melhor desenvolvida se as aulas sobre Transformações Químicas e Identificação de Transformações Irreversíveis, CIE6_02ME02 e CIE6_02ME04, respectivamente, já tiverem sido aplicadas. Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nesta aula, consulte o livro: OLIVEIRA, Olga Maria Mascarenhas de Faria; SCHLÜNZEN JUNIOR, Klaus; SCHLÜNZEN, Elisa Tomoe Moriya (Orgs.). et al. Química. São Paulo: Cultura Acadêmica: Universidade Estadual Paulista: Núcleo de Educação a Distância, 2013, p. 176-182, disponível em: https://bit.ly/2FpLjiw .

Materiais necessários para a aula: Projetor, fichas impressas das atividades, disponíveis em: http://bit.ly/2JYJBvH, colher de sopa, copos (ou outros frascos de vidro, como béqueres), água, extrato de repolho roxo (que pode ser facilmente preparado, conforme descrição disponível em: http://bit.ly/2IiJdlY ), vinagre, bicarbonato de sódio, água sanitária, comprimido de permanganato de potássio, água oxigenada 10 volumes e corantes alimentícios (de ao menos três cores diferentes).

Observação: Leia a ficha de atividades citada acima com antecedência e prepare material suficiente para que os alunos possam realizar duas vezes a mesma atividade: uma para teste e registros, outra para apresentar à turma.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia o tema da aula com os alunos. Comente que eles irão trabalhar com transformações em que há a ocorrência de mudança de cor. Pergunte a eles: Você conhece alguma transformação que gera mudança de cor? É esperado que eles citem alguns exemplos, como o processo de formação de ferrugem em materiais compostos por ferro, o amadurecimento de frutas e legumes.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Mostre o vídeo, disponível em: https://bit.ly/2tiewJ2 , aos alunos (inicie o vídeo no tempo de 8 segundos e pare no tempo de 30 segundos). Caso não seja possível exibir o vídeo, leve uma imagem de um copo contendo um líquido azul e outra imagem com um copo contendo um líquido verde e diga aos alunos que existe uma substância que, quando é dissolvida em água e alguém a assopra, passa por uma mudança de cor, de azul para verde. Pergunte: O que acontece no vídeo? Espera-se que eles digam que ocorre a mudança de cor depois que o garoto assopra o líquido azul. Pergunte a eles: Por que ocorre a mudança de cor? Neste momento, não se preocupe em corrigir possíveis erros conceituais, apenas estimule-os a formular hipóteses para explicar o que está sendo verificado no vídeo. Para seu conhecimento, professor, o vídeo retrata a reação do dióxido de carbono com uma solução aquosa do indicador de pH Azul de Bromotimol. Para mais informações sobre o experimento retratado no vídeo, consulte: CAMPOS, Gustavo de Queiroz, Uma Proposta de Experimentos Demonstrativo-investigativos para o Ensino de Equilíbrio Químico, 2016, 35f. Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade de Brasília, Brasil, 2016, p. 26, disponível em: https://bit.ly/2yCiX6i . Acesso em 21 jun. 2018.

Materiais necessários: Projetor.

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Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia a questão disparadora para os alunos. Incentive-os a refletir sobre a questão e permita que eles levantem hipóteses para respondê-la.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações: As informações contidas nessas orientações são de uso exclusivo do professor e não devem ser apresentadas aos alunos, uma vez que os mesmos ainda não possuem os conhecimentos necessários para interpretação de equações químicas, nem familiaridade com os nomes das substâncias apresentadas. O tempo total do mão na massa é de 30 minutos, sendo 10 para esta primeira etapa e 20 para a próxima etapa (slide 6). Organize a sala em quatro grupos de trabalho e numere-os de 1 a 4. Cada grupo realizará uma atividade experimental diferente. As instruções para essas atividades estão disponíveis em: http://bit.ly/2JYJBvH e devem ser impressas e deixadas nos respectivos grupos, para que os alunos possam segui-las. Caso não seja possível imprimir as atividades, transcreva-as em folhas e as disponibilize para os alunos (uma folha por grupo). Para cada um dos grupos, imprima uma cópia da atividade correspondente ao número do grupo (por exemplo: para o grupo 1, imprima uma cópia da Atividade 1, e assim sucessivamente) e deixe as instruções com os estudantes. Peça que os alunos leiam as instruções e que realizem a atividade proposta.

- Atividade 1: consiste na utilização do extrato de repolho roxo como indicador natural de pH (que pode ser facilmente preparado a partir das instruções contidas em: http://bit.ly/2IiJdlY ) para indicar as diferentes cores apresentadas por esse indicador ao ser adicionado a substâncias com diferentes pH. Nesta atividade serão utilizados os seguintes materiais: vinagre, água potável, solução de bicarbonato de sódio em água e água sanitária. Prepare, previamente, frascos identificados contendo aproximadamente 40 mL de cada um dos materiais listados, a fim de facilitar a realização do experimento pelos alunos. Solicite que os estudantes anotem, na tabela disponível nas instruções da Atividade 1, qual cor foi verificada em cada material após a adição do indicador de pH de repolho roxo.

- Atividade 2: envolve a reação entre uma solução de permanganato de potássio, que é preparada a partir de um comprimido dessa substância (comumente encontrado em farmácias), vinagre e água oxigenada 10 volumes, a fim de verificar o desaparecimento da coloração violeta, devido ao consumo do íon permanganato, responsável pela coloração violeta, e a formação do íon manganês, que é incolor, de acordo com a reação: 2MnO4-(aq) + 6 H+(aq) + 5 H2O2(aq) ? 2Mn2+(aq) + 8 H2O(l) +5 O2(g) ). Prepare previamente um frasco contendo 20 mL de vinagre, outro contendo 20 mL de água oxigenada 10 volumes e outro contendo 40 mL de água para que, neste último, os alunos façam a dissolução do comprimido de permanganato de potássio.

- Atividade 3: nesta atividade será realizada uma reação semelhante à realizada na atividade 2, porém envolvendo apenas a solução de permanganato de potássio e a água oxigenada 10 volumes, que tem sua ocorrência evidenciada pela formação de um sólido de coloração marrom, o dióxido de manganês (de acordo com a reação: 2 MnO4-(aq) + H2O2(aq) ? 2 MnO2 (s) + 2O2(g) + 2 OH-(aq) ). Para melhor realização da atividade 3, prepare previamente um frasco contendo 20 mL de água oxigenada 10 volumes e outro frasco contendo 40 mL de água para que, neste último, os alunos possam dissolver a pílula de permanganato de potássio.

- Atividade 4: consiste em misturar, em água, corantes alimentícios de diferentes cores para verificação da mudança de cor que acontece (os corantes devem ser adicionados um por vez). Fique atento, pois essa mudança não corresponde a uma transformação química.

Juntamente com as instruções para as atividades serão disponibilizadas questões sobre os experimentos. Elas deverão ser respondidas pelos alunos. As resoluções dessas questões estão disponíveis em: http://bit.ly/2IhnECg .

Para melhor compreensão dos experimentos propostos, assista aos seguintes vídeos: EXPERIMENTOTECA. Indicador de pH com repolho roxo, 2014 (4m00s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=n9BmeBi3r_o . Acesso em 22 jun. 2018 e MANUAL DO MUNDO. O violeta que desaparece (experiência de Química), 2011 (4m35s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=sJe89ZEQ3gg . Acesso em 22 jun. 2018.

Materiais necessários: Projetor, fichas impressas das atividades, colher de sopa, copos (ou outros frascos de vidro, como béqueres), água, extrato de repolho roxo, vinagre, bicarbonato de sódio, água sanitária, comprimido de permanganato de potássio, água oxigenada 10 volumes, corantes alimentícios de três cores diferentes.

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Orientações: Projete o slide ou, caso isso não seja possível, leia as instruções aos alunos. Solicite que os integrantes de cada grupo apresentem para a sala o experimento que foi realizado, dizendo qual foi o procedimento e o que foi verificado. Peça aos alunos que refaçam a experiência, para que todos possam vê-la. Organize a turma de modo que todos consigam visualizar o que está sendo realizado pelo grupo que está fazendo a apresentação. Após a apresentação, os integrantes devem fazer para a sala as mesmas perguntas contidas nas instruções para a realização do experimento, a fim de que toda a turma reflita sobre o que está sendo feito. Todos os grupos devem apresentar para a turma. Como nessa etapa os experimentos serão realizados novamente, atente-se para disponibilizar os materiais das atividades, de forma que seja possível a realização dos experimentos duas vezes. Caso necessário, auxilie os alunos durante as apresentações, tanto na realização das experiências, como nos questionamentos.

Materiais necessários: Projetor, fichas impressas das atividades, colher de sopa, copos (ou outros frascos de vidro, como béqueres), água, extrato de repolho roxo, vinagre, bicarbonato de sódio, água sanitária, comprimido de permanganato de potássio, água oxigenada 10 volumes, corantes alimentícios de três cores diferentes.

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Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientações: Faça a projeção do slide ou, caso não seja possível, escreva essa frase no quadro. Retome a questão disparadora: Como Explicar a mudança de cor que ocorre em algumas transformações? Peça aos alunos que tentem responder a essa questão, com base nas atividades realizadas durante a aula. Retome também o que foi dito quando a questão disparadora foi proposta e questione os alunos se as hipóteses levantadas no início da aula são semelhantes às levantadas após a realização dos experimentos. Pergunte a eles: Sempre que acontece uma mudança de cor, há ocorrência de uma reação química? Espera-se que eles digam que não, baseados na experiência da Atividade 4. Faça as seguintes perguntas aos estudantes: O que a mudança de cor pode indicar? Do que depende a mudança de cor? O que pode causar a mudança de cor? Conduza a discussão, de forma que os estudantes assimilem que a mudança de cor pode indicar a ocorrência de uma transformação química ou a mistura de diferentes cores (o que não retrata uma transformação química), que a mudança de cor observada depende das substâncias que estão reagindo e é causada pela formação de novas substâncias, que apresentam cores diferentes das substâncias que reagiram. A fim de finalizar a sistematização, peça que cada grupo complete a frase iniciada no quadro baseando-se nas quatro perguntas feitas pelos professor, registrando-as no quadro. Solicite aos alunos que façam, em seus cadernos, registros a respeito do que foi sistematizado. Segue um exemplo de como as frases podem ficar depois de completas:
- A mudança de cor observada nem sempre indica que ocorreu uma transformação química;

- A mudança de cor observada pode indicar uma transformação química ou a mistura de diferentes cores (o que não é uma transformação química);

- A mudança de cor observada depende das substâncias que estão reagindo;

- A mudança de cor observada pode ser causada pela formação de novas substâncias ou pela mistura de diferentes cores.

Materiais necessários: Projetor ou quadro.

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