Plano de Aula

Plano de aula: Lei da Conservação das Massas (Lavoisier)

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Aspectos quantitativos das transformações químicas

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Para o pleno desenvolvimento deste plano é importante que os alunos tenham construído e desenvolvido habilidades

referentes ao primeiro plano desta unidade, sobre reações de combustão e o rearranjo de átomos durante uma reação química.

Este plano tem como objetivo possibilitar que os alunos analisem a Lei da Conservação das Massas (Lei de Lavoisier) em reações químicas realizadas em sistemas abertos e fechados por meio da análise de dados e com base em um experimento simples. O Mão na massa está dividido em três partes, sendo a Parte II um experimento rápido com materiais simples como bicarbonato de sódio e vinagre. Se a escola não possuir balança semianalítica basta o professor entregar os dados experimentais que se encontram no gabarito da respectiva atividade.

Para estudar mais sobre o tema, o professor pode acessar as seguintes referências:

CABRAL, Rachel. A massa se conserva? Ponto Ciência. Disponível em: <http://www.pontociencia.org.br/experimentos/visualizar/a-massa-se-conserva/955>.
Acesso em: 16 de agosto de 2018.

FOGAÇA, Jennifer R. V. Lei da Conservação das Massas. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/lei-conservacao-massa.htm>. Acesso em 16 de agosto de 2018.

CAZZARO, Flavio. Um experimento envolvendo estequiometria. Química Nova na Escola. Disponível em: <http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc10/exper3.pdf>.
Acesso em: 14 de agosto de 2018.

Materiais necessários para a aula (opcionais): Balança semianalítica, copinho de café (50 ml), colher de chá (ou espátula), vinagre e bicarbonato de sódio. Material a ser impresso:

Atividade para impressão: material complementar.

Gabarito da atividade: material complementar.

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia o título da aula para os alunos e faça as seguintes perguntas:

  • O que vocês entendem pela leitura do título?
  • O que é uma lei científica? É a mesma coisa que teoria?
  • O que significa conservação?

Instigue os alunos a desenvolver suas hipóteses e seus argumentos com relação ao título da aula com o objetivo de analisar seus conhecimentos prévios.

O professor pode complementar as respostas dos alunos diferenciando os termos: hipótese, teoria e lei. Hipótese é uma suposição baseada no conhecimento prévio ou em uma observação, que pode ser confirmada ou refutada. Teoria, por sua vez, é a síntese de um conjunto de hipóteses que foram testadas por meio de experimentos, análise de dados e conclusão dos mesmos. Uma teoria não é uma verdade absoluta, podendo, com o tempo, ser aprimorada, complementada ou até mesmo refutada. Lei é uma relação lógica comprovada entre duas ou mais coisas, com base em dados. Uma lei implica em regularidade e padrões, ou seja, uma lei implica que algo ocorrerá da forma prevista por ela.
Como a palavra conservar significa “manter-se”, esta lei significa que a massa se mantém igual (antes e depois de algum acontecimento).

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO