Plano de aula: Lei da Conservação das Massas (Lavoisier)

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Aspectos quantitativos das transformações químicas

Sobre esta aula: Para o pleno desenvolvimento deste plano é importante que os alunos tenham construído e desenvolvido habilidades

referentes ao primeiro plano desta unidade, sobre reações de combustão e o rearranjo de átomos durante uma reação química.

Este plano tem como objetivo possibilitar que os alunos analisem a Lei da Conservação das Massas (Lei de Lavoisier) em reações químicas realizadas em sistemas abertos e fechados por meio da análise de dados e com base em um experimento simples. O Mão na massa está dividido em três partes, sendo a Parte II um experimento rápido com materiais simples como bicarbonato de sódio e vinagre. Se a escola não possuir balança semianalítica basta o professor entregar os dados experimentais que se encontram no gabarito da respectiva atividade.

Para estudar mais sobre o tema, o professor pode acessar as seguintes referências:

CABRAL, Rachel. A massa se conserva? Ponto Ciência. Disponível em: <http://www.pontociencia.org.br/experimentos/visualizar/a-massa-se-conserva/955>.
Acesso em: 16 de agosto de 2018.

FOGAÇA, Jennifer R. V. Lei da Conservação das Massas. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/lei-conservacao-massa.htm>. Acesso em 16 de agosto de 2018.

CAZZARO, Flavio. Um experimento envolvendo estequiometria. Química Nova na Escola. Disponível em: <http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc10/exper3.pdf>.
Acesso em: 14 de agosto de 2018.

Materiais necessários para a aula (opcionais): Balança semianalítica, copinho de café (50 ml), colher de chá (ou espátula), vinagre e bicarbonato de sódio. Material a ser impresso:

Atividade para impressão: material complementar.

Gabarito da atividade: material complementar.

Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia o título da aula para os alunos e faça as seguintes perguntas:

• O que vocês entendem pela leitura do título?
  • O que é uma lei científica? É a mesma coisa que teoria?
  • O que significa conservação?

Instigue os alunos a desenvolver suas hipóteses e seus argumentos com relação ao título da aula com o objetivo de analisar seus conhecimentos prévios.

O professor pode complementar as respostas dos alunos diferenciando os termos: hipótese, teoria e lei. Hipótese é uma suposição baseada no conhecimento prévio ou em uma observação, que pode ser confirmada ou refutada. Teoria, por sua vez, é a síntese de um conjunto de hipóteses que foram testadas por meio de experimentos, análise de dados e conclusão dos mesmos. Uma teoria não é uma verdade absoluta, podendo, com o tempo, ser aprimorada, complementada ou até mesmo refutada. Lei é uma relação lógica comprovada entre duas ou mais coisas, com base em dados. Uma lei implica em regularidade e padrões, ou seja, uma lei implica que algo ocorrerá da forma prevista por ela.
Como a palavra conservar significa “manter-se”, esta lei significa que a massa se mantém igual (antes e depois de algum acontecimento).