Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
Contexto e questão disparadora
Marque uma videochamada com a turma, apresente os slides “contexto” e motive-os a entrar na história.
Apresente a questão disparadora:
- Qual a quantidade máxima de fases que uma mistura heterogênea líquida pode apresentar?
Peça a eles que reflitam sobre o assunto.
Mão na massa
Organize a turma em grupos de até 5 estudantes e proporcione um meio de comunicação entre eles (disponibilizando um link para videoconferência ou criando um grupo em aplicativo de mensagens).
Envie aos estudantes a tabela disponível na aba “materiais e atividades”. Oriente os grupos a elaborarem um projeto de como fariam uma mistura com o maior número de fases, utilizando os materiais disponíveis na tabela e justificando a escolha.
Sistematização
Marque uma videochamada com toda a turma e reserve um tempo para que os grupos apresentem os projetos. Separe os materiais necessários, reproduza as misturas na ordem proposta pelos grupos e mostre-as na videochamada. Pergunte se a mistura ficou como esperavam e construa, junto aos estudantes, uma justificativa para explicar o que foi observado.
Convite às famílias
Peça que as famílias auxiliem os estudantes a estabelecer uma comunicação com o grupo.
Sugestão Enviada Por: Fransueli Bahr
Código: CIE6_01M&E04
(EF06CI01) Classificar como homogênea ou heterogênea a mistura de dois ou mais materiais (água e sal, água e óleo, água e areia etc.).
AULA 01
AULA 07
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes