12403
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 3º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Pata aqui, pata acolá: como os animais se locomovem

Plano de aula de Ciências com atividades para 3o ano do EF sobre Pata aqui, pata acolá: como os animais se locomovem

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Lindsai Santos Amaral Batista

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas

Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Google Meet.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
- Paint, Paint 3D (Para produção dos desenhos).
- Apresentações Google para projeção.

Contexto e questão disparadora

Marque uma videochamada com a turma para leitura do poema “A arca de Noé”, de Vinícius de Moraes. Na apresentação de slides, destaque os trechos do poema em que os animais são citados. Leia as questões disparadoras para os alunos e incentive a troca de ideias entre a turma. Para enriquecer a discussão, anote em um documento em branco pontos relevantes levantados pelos estudantes e compartilhe as anotações para os alunos.
Apresente a questão disparadora para deixar o grupo bem intrigado.

Mão na massa

Organize a turma em 5 grupos e sugira que eles se comuniquem em grupo via Whatsapp, para realizarem a atividade após a videochamada. Diga que os grupos deverão pensar em, pelo menos, 5 animais que poderiam estar na arca de Noé. Cada integrante deverá escolher representar um desses animais através do Paint ou Paint 3D, e enviar o desenho para você. Peça para que os desenhos sejam acompanhados de legendas e enviados através do Whatsapp, e-mail ou Classroom.

Peça para os alunos representarem animais que se locomovam de formas distintas. Reforce a importância de que a representação em desenho evidencie a forma de locomoção do animal. Sugestão: adapte o jogo sugerido nos slides 7 e 8 e use os desenhos enviados pelos alunos durante a sistematização.

Sistematização

Após o envio de todos os desenhos, marque uma videochamada com toda a turma. Siga as orientações do plano para sistematização e incentive os alunos a compartilharem as ideias, para você poder avaliar as hipóteses levantadas pelas crianças.

Convite às famílias

As famílias acompanharão as crianças no momento da realização do desenho online e envio do material a você.

Sugestão Enviada Por: Aline Soares Silva


Código: CIE3_04V&E05

(EF03CI04) Identificar características sobre o modo de vida (o que comem, como se reproduzem, como se deslocam etc.) dos animais mais comuns no ambiente próximo.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 3º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 3º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas