Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados conceitos de Óptica Geométrica com ênfase nas propriedades específicas dos espelhos planos e as relações simétricas entre objeto e imagem. Para melhor compreensão desta aula é necessário que o aluno entenda sobre a propagação retilínea da luz em meios homogêneos e transparentes. Desse modo, esta aula será melhor compreendida se for precedida pela aula: “ CIE9_04ME03- Reflexão da Luz”.
Os fundamentos científicos e conceitos relevantes para esta aula podem ser obtidos através da leitura das páginas 69 a 72 do Caderno Leituras de Física, produzido pelo GREF - Grupo de Reelaboração do Ensino de Física do Instituto de Física da Universidade de São Paulo, disponível no link:
http://www.if.usp.br/gref/optica/optica3.pdf.
Este material, além dos conceitos físicos de Óptica Geométrica, traz uma série de atividades que podem ser desenvolvidas pelo professor em sala de aula e com uma linguagem bastante acessível aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental.
Outra sugestão de leitura é o texto Espelho Plano de Carlos Alexandre Cavalheiro, disponível no endereço eletrônico:
https://www.infoescola.com/optica/espelho-plano/.
Materiais necessários para a aula: Placa de vidro transparente, velas, Caixa de Fósforo, lápis, régua e papel A4.
Título da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão estudar a formação de imagens em espelhos planos e as características dessas imagens. Pergunte aos alunos:
- Em quais situações os espelhos planos são utilizados no cotidiano?
- Existem profissões para as quais os espelhos são indispensáveis?”.
Estas questões farão os alunos refletirem sobre a importância dos espelhos planos nas situações corriqueiras do cotidiano.
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Organize os alunos em grupos de 6 participantes e discuta com eles sobre as características da imagem mostrada no slide. Levante questões para eles, como:
- A altura das crianças e de suas imagens são equivalentes?
- A menina está olhando para o lado direito ou esquerdo? E sua imagem?
- Se o bebê levantar a mão direita, qual das mãos será levantada por sua imagem?
- Por que os bebês, ao se verem no espelho, procuram sua imagem atrás do mesmo?”
Questão disparadora
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia para os alunos a questão disparadora e comente a situação descrita. Peça para que levantem hipóteses sobre o fato apresentado.
Mão na massa
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Divida os alunos em grupos de até 6 participantes e entregue a cada grupo o material necessário para o desenvolvimento da atividade. O espelho podem ser aquele de borda laranja, facilmente encontrados em supermercados, sendo necessário retirar a borda. A placa de vidro transparente pode ser obtida por meio do aproveitamento de sobras em vidraçarias. Se não for possível obter uma placa de vidro para cada grupo, a atividade pode ser realizada de maneira sequencial, realizando um grupo por vez.
Mão na massa
Orientações: Oriente os alunos durante o desenvolvimento das etapas da atividade, salientando que eles devem ter cuidado ao manusearem a placa de vidro e as velas acesas, de modo a evitarem acidentes como cortes e queimaduras. Durante cada etapa, peça que os alunos registrem no caderno suas observações. Se possível, peça que cada grupo fotografe o resultado de cada etapa ou desenhe cada situação vivenciada. Essas imagens serão importantes na percepção que eles mesmos terão da simetria entre as distâncias objeto-espelho e espelho-imagem. As velas que forem queimando durante a atividade, diminuindo o tamanho em relação às demais, devem ser substituídas, de modo que as duas velas usadas em cada medição sejam de tamanhos idênticos. Reserve para esta atividade um tempo de 10 minutos, de modo que seja possível que cada grupo trabalhe com os materiais e desenhe as imagens observadas, caso não haja como fazer registros fotográficos.
Mão na massa
Orientações: Mostre para os alunos o esquema de montagem e utilização do aparato dessa atividade. Oriente os alunos a estabelecerem distâncias aleatórias para a vela acesa em relação ao vidro, localizando em cada caso a posição da imagem formada com a inserção da vela apagada. Pergunte para os alunos:
- O que você conclui a respeito das distâncias e dos tamanhos das velas e da imagem formada?
- Por que ao olhar pelo vidro a vela atrás do mesmo parece estar acesa?”
Reserve para esta etapa da atividade um tempo de 5 minutos, de modo que seja possível que cada grupo explore o material alterando as posições da vela acesa e localizando a posição da imagem correspondente.
Mão na massa
Orientações: Oriente os alunos durante o desenvolvimento dessa atividade e peça que registrem as palavras refletidas no espelho em cada situação. Peça para que eles pensem em palavras que possam ser invertidas e ainda guardem significados na língua portuguesa. Como por exemplo: “EVA, MISSA, RARO, RAMA, EMA, AMORA, SOLAR”. Além dessas, podem também ser utilizados os Palíndromos, que são palavras que podem ser lidas da direita para a esquerda sem perderem o significado, tais como: “ANA; ANILINA; ARARA; MIRIM; RADAR; OCO; OSSO; OVO; MUSSUM; RELER; REVER; ROTOR;SOMOS”.
Essa atividade ajudará os alunos a entenderem a razão de os nomes BOMBEIROS e AMBULÂNCIA serem escritos de maneira invertida na frente dos veículos. Reserve para esta atividade um tempo de 10 minutos, de modo que os alunos pensem em palavras que possam ser invertidas e registrarem as imagens correspondentes.
Sistematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Releia e discuta com os alunos a questão disparadora. Pergunte aos alunos:
- Quando você está se olhando no espelho, se você levantar a mão direita; qual das mãos será levantada por sua imagem?
Caso essa questão gere dúvidas em algum aluno, peça para que ele se posicione frente ao espelho e realize a situação descrita, tirando suas próprias conclusões. Explique para os alunos que um espelho plano não inverte a posição vertical da imagem; mas no sentido horizontal, o espelho plano troca o lado direito pelo esquerdo e vice-e-versa e que, por isso, os nomes nos carros de bombeiros e ambulâncias são escritos da direita para a esquerda. Desse modo, ao olhar o retrovisor, o motorista do carro da frente vê a palavra de modo correto, facilitando a identificação desses veículos que têm preferência de circulação no trânsito.
Sistematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Apresente este slide ao alunos e peça aos grupos que apresentem e discutam as palavras obtidas durante a realização da atividade 2. Explique para que a imagem em um espelho plano é formada pelos prolongamentos dos raios de luz que incidem sobre o espelho e que a distância (D) entre o objeto e o espelho é igual a distância (d) entre o espelho e a imagem. Essa simetria faz com que uma letra ou palavra escrita da esquerda para a direita seja refletida no espelho da direita para a esquerda. Esse fenômeno é conhecido como reversão.
Sistematização
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Apresente o slide para os alunos e peça que eles observem as fotos ou desenhos produzidos durante a atividade 1, de modo que seja possível confrontar a imagem do slide com as imagens e os dados registrados pelos alunos. Na sequência, explique para os alunos que através dessa atividade foi possível verificar que em um espelho plano a altura do objeto (O) é igual a altura da imagem (i) refletida, e que a imagem no espelho plano é formada pelo prolongamento dos raios de luz que incidem sobre o espelho em uma posição localizada “atrás” do espelho, sendo que a distância (D) do objeto até o espelho é igual a distância (d) que separa o espelho da imagem formada.