Plano de aula: Associação de Espelhos Planos

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Luz

Sobre esta aula: Nesta aula serão explorados princípios de óptica geométrica; com ênfase à formação de imagens pela combinação de espelhos planos. Para melhor compreensão desta aula, é importante que o aluno já saiba como se dá a formação de imagens em espelhos planos e compreenda as relações simétricas de tamanho e de distância entre objeto e imagem. Desse modo, esta aula será melhor compreendida se for precedida pela aula: “ CIE9_04ME04 - Espelhos Planos”.

Os fundamentos e os conceitos relevantes para este plano de aula podem ser obtidos por meio do curso: Luz e Ondas Eletromagnéticas, disponível na plataforma e-Aulas da Universidade de São Paulo no link: https://eaulas.usp.br/portal/course.action?course=158. O curso é composto por 19 videoaulas, disponibilizadas por professores da referida universidade de forma gratuita e com a possibilidade de download das mesmas para utilização offline. Para isso, basta que o usuário se cadastre de forma gratuita na plataforma do curso.

Sugestão de leitura: Sistemas de Espelhos Planos; de Gil da Costa Marques e Nobuko Ueta. O artigo está disponível no link: http://efisica.if.usp.br/otica/basico/reflexao/dois_espelhos/.

Materiais necessários para a aula: Dois espelhos planos, fita adesiva, transferidor impresso em Papel A4 e objetos de pequenas dimensões, como: dados ou moedas.

Título da aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão estudar a formação de imagens por meio da combinação de dois espelhos planos e os resultados obtidos com essa combinação. Pergunte aos alunos: “Como se dá a formação de imagens em um espelho plano?”. “Que medidas dos objetos e das imagens formadas em um espelho plano são simétricas entre si?”. Essas questões ajudarão a perceber o nível de conhecimento que os alunos possuem sobre a formação de imagens em um espelho plano.