12258
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Jogo de espelho

Plano de aula de Ciências com atividades para 2o ano do EF sobre Jogo de espelho

Plano 04 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Simone dos Santos Ribeiro

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Sobre esta aula: Este plano apresenta uma proposta que proporciona o contato inicial dos estudantes com o conceito de reflexão da luz e a possibilidade de testar tal fenômeno com relação a diferentes meios e objetos.

Materiais necessários para a aula: Escolha a Contextualização conforme disponibilidades da Unidade Educativa (vídeo ou leitura), no caso da opção pelo vídeo será necessário um equipamento de projeção, som e acesso à internet. No caso de escolha pela leitura, leia o pequeno texto introdutório.

Material para o Mão na massa: Uma garrafinha com água, um copo escuro de plástico ou um recipiente que possa simular um poço, uma lanterna e um espelho. Material para registro - caderno ou folha branca, lápis preto e lápis de cor.

Material de apoio e pesquisa para o professor - https://www.youtube.com/watch?v=IgC-x9eEhE0 ,

http://www.explicatorium.com/cfq-8/reflexao-da-luz.html , https://www.youtube.com/watch?v=syCYl3jDKyU&t=4s (Mão na massa teve inspiração nesta atividade).

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os estudantes que eles irão discutir sobre um fenômeno que ocorre com os raios luminosos chamado de reflexão, que define como os objetos refletem a luz.

Questione os estudantes: Vocês conhecem algum objeto que reflete a luz? Vocês já viram a luz do Sol ou da Lua refletida na água? Como isso acontece? Podemos ver mais nitidamente a luz do Sol ou da Lua refletida em uma parede ou em um espelho?

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações: Para o momento de Contextualização, organize os estudantes em um semicírculo. Projete o vídeo ou faça a leitura do texto introdutório (caso não tenha condições de apresentar o vídeo pode fazer a leitura do texto e explicar brevemente):

Uma noite clara e enluarada, Nasrudin vai ao poço tirar água. Ao olhar para baixo, vê o reflexo da Lua brilhando na água. “Nossa!”, exclama. “A pobre da Lua caiu dentro da água! Espere, Lua, que já vou tirá-la daí!”.

Nasrudin vai correndo até sua casa e volta com uma corda com um gancho de ferro amarrado na ponta. Sem demora, atira a corda dentro do poço, dizendo de forma encorajadora: “Vamos, Lua, agarre firme que já vou puxá-la para fora daí”. Infelizmente, a corda fica presa numa pedra grande no fundo do poço e Nasrudin precisa puxar com toda a sua força. “Ufa!”, pensa com seus botões. “Mas como a Lua é pesada!”.

De repente, a corda se solta num tranco e Nasrudin cai de costas no chão. Quando consegue recuperar o fôlego, ainda estendido no chão, ele se depara com a Lua no céu, brilhando no meio das estrelas.

“Não foi nada fácil, mas conseguimos!”, diz Nasrudin, dirigindo-se à Lua. “Que sorte a sua eu ter chegado bem a tempo de poder ajudá-la! Foi um prazer estar a seu serviço. Adeus, Lua, e boa noite!”. (Fonte - http://mundoalemdaspalavras.blogspot.com.br/2010/05/lua-no-poco.html ).

  • Após a Contextualização questione: Por que será que Nasrudin viu a Lua dentro do poço? O que tem frequentemente dentro de um poço? A água reflete a luz? Nasrudin conseguiu pegar a Lua? Quando Nasrudin caiu no chão a Lua estava onde? Caso o poço estivesse sem água seria possível ver a imagem da Lua refletida em seu fundo?

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações: Ainda no semicírculo, retome a Contextualização e leia a Questão disparadora. Deixe que os estudantes compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem hipóteses sobre a questão apontada. Procure estimulá-los em relação ao tema e questione: Quais materiais ou superfícies que conhecemos podem refletir a imagem? Será que conseguimos ver nosso corpo em um espelho com a luz apagada? Por quê?

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Organize os estudantes em pequenos grupos e distribua os materiais: recipiente opaco, lanterna, garrafinha com água e um espelho - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TDgvpS9czBamTAPyukjBEmqJ2Q6bKm4RQTj4qrmPAxUn376Hsz9YWJy7m5Pv/cie2-08tu04-material-para-cada-grupo.

É importante que todos os grupos tenham os mesmos materiais, caso não seja possível organize para que todos os estudantes possam testar a atividade proposta.

Questione os estudantes a respeito das possibilidade de reflexão dos materiais utilizados e estimule-os a fazer uma analogia com o conto do Nasrudin: O que seria o poço? Que material poderia representar a luz da Lua?

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: O material deve ser organizado conforme a fotografia - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/u9d6XrurnbhTeqGQjkQGebNTaetugKbgjyfeBc92KcPhygak8bYMWjegUP94/cie2-08tu04-disposicao-do-material.

Os estudantes não devem mexer nos materiais fixos: recipiente opaco e lanterna.

A água será o meio para reflexão da luz, e com a ajuda do espelho o reflexo da luz da lanterna deve ser projetada para dentro do recipiente, dando a impressão de que a luz está dentro do recipiente, semelhante à impressão que Nasrudin teve com o reflexo da lua dentro do poço. Com o espelho e a reflexão da água as crianças devem desviar a luz da lanterna até que a luz fique refletida no fundo do recipiente.

Acompanhe o trabalho estimulando os estudantes para que testem as possibilidades. Depois de testar é importante que os grupos façam os registros do experimento (pode ser escrito ou desenhado). Em uma roda de conversa peça para que os grupos expliquem para toda a turma seus registros e como chegaram aos resultados: Como perceberam o comportamento da água? Como perceberam o comportamento do espelho? Que tipo de superfície não permite um reflexo nítido da luz da lanterna?

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientações: Projete o slide, escreva no quadro, imprima o último slide ou leia as informações para sistematizar as aprendizagens da aula. Comente com os estudantes sobre as possibilidades de reflexão da luz em superfícies diferentes: lisa e polida como o espelho e rugosa e opaca como uma parede ou o recipiente de plástico. Explique aos estudantes que a reflexão acontece porque a luz caminha sempre em linha reta e quando ela se depara com um superfície lisa e polida tipo um espelho ou uma superfície com água a imagem retorna e aí podemos enxergar o reflexo da imagem, bem nitidamente.

Retome o que foi discutido na Questão disparadora e sistematize o que eles aprenderam na aula, para a Sistematização peça que os estudantes organizem os registros do experimento em um mural na sala de aula. Espera-se que tenham identificado os materiais que possibilitam uma reflexão regular e irregular da luz, atentando para a característica apresentada pela água que quando está parada pode refletir as imagens como um espelho. Você pode questionar os estudantes Se já escutaram o termo espelhos d'água? E se agora esse termo faz sentido? Por que se fala espelho d'água?

Material para o professor- https://planetabiologia.com/reflexao-e-refracao-da-luz-optica-resumo/

Resumo da aula

download Baixar plano

Sobre esta aula: Este plano apresenta uma proposta que proporciona o contato inicial dos estudantes com o conceito de reflexão da luz e a possibilidade de testar tal fenômeno com relação a diferentes meios e objetos.

Materiais necessários para a aula: Escolha a Contextualização conforme disponibilidades da Unidade Educativa (vídeo ou leitura), no caso da opção pelo vídeo será necessário um equipamento de projeção, som e acesso à internet. No caso de escolha pela leitura, leia o pequeno texto introdutório.

Material para o Mão na massa: Uma garrafinha com água, um copo escuro de plástico ou um recipiente que possa simular um poço, uma lanterna e um espelho. Material para registro - caderno ou folha branca, lápis preto e lápis de cor.

Material de apoio e pesquisa para o professor - https://www.youtube.com/watch?v=IgC-x9eEhE0 ,

http://www.explicatorium.com/cfq-8/reflexao-da-luz.html , https://www.youtube.com/watch?v=syCYl3jDKyU&t=4s (Mão na massa teve inspiração nesta atividade).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os estudantes que eles irão discutir sobre um fenômeno que ocorre com os raios luminosos chamado de reflexão, que define como os objetos refletem a luz.

Questione os estudantes: Vocês conhecem algum objeto que reflete a luz? Vocês já viram a luz do Sol ou da Lua refletida na água? Como isso acontece? Podemos ver mais nitidamente a luz do Sol ou da Lua refletida em uma parede ou em um espelho?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações: Para o momento de Contextualização, organize os estudantes em um semicírculo. Projete o vídeo ou faça a leitura do texto introdutório (caso não tenha condições de apresentar o vídeo pode fazer a leitura do texto e explicar brevemente):

Uma noite clara e enluarada, Nasrudin vai ao poço tirar água. Ao olhar para baixo, vê o reflexo da Lua brilhando na água. “Nossa!”, exclama. “A pobre da Lua caiu dentro da água! Espere, Lua, que já vou tirá-la daí!”.

Nasrudin vai correndo até sua casa e volta com uma corda com um gancho de ferro amarrado na ponta. Sem demora, atira a corda dentro do poço, dizendo de forma encorajadora: “Vamos, Lua, agarre firme que já vou puxá-la para fora daí”. Infelizmente, a corda fica presa numa pedra grande no fundo do poço e Nasrudin precisa puxar com toda a sua força. “Ufa!”, pensa com seus botões. “Mas como a Lua é pesada!”.

De repente, a corda se solta num tranco e Nasrudin cai de costas no chão. Quando consegue recuperar o fôlego, ainda estendido no chão, ele se depara com a Lua no céu, brilhando no meio das estrelas.

“Não foi nada fácil, mas conseguimos!”, diz Nasrudin, dirigindo-se à Lua. “Que sorte a sua eu ter chegado bem a tempo de poder ajudá-la! Foi um prazer estar a seu serviço. Adeus, Lua, e boa noite!”. (Fonte - http://mundoalemdaspalavras.blogspot.com.br/2010/05/lua-no-poco.html ).

  • Após a Contextualização questione: Por que será que Nasrudin viu a Lua dentro do poço? O que tem frequentemente dentro de um poço? A água reflete a luz? Nasrudin conseguiu pegar a Lua? Quando Nasrudin caiu no chão a Lua estava onde? Caso o poço estivesse sem água seria possível ver a imagem da Lua refletida em seu fundo?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações: Ainda no semicírculo, retome a Contextualização e leia a Questão disparadora. Deixe que os estudantes compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem hipóteses sobre a questão apontada. Procure estimulá-los em relação ao tema e questione: Quais materiais ou superfícies que conhecemos podem refletir a imagem? Será que conseguimos ver nosso corpo em um espelho com a luz apagada? Por quê?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Organize os estudantes em pequenos grupos e distribua os materiais: recipiente opaco, lanterna, garrafinha com água e um espelho - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TDgvpS9czBamTAPyukjBEmqJ2Q6bKm4RQTj4qrmPAxUn376Hsz9YWJy7m5Pv/cie2-08tu04-material-para-cada-grupo.

É importante que todos os grupos tenham os mesmos materiais, caso não seja possível organize para que todos os estudantes possam testar a atividade proposta.

Questione os estudantes a respeito das possibilidade de reflexão dos materiais utilizados e estimule-os a fazer uma analogia com o conto do Nasrudin: O que seria o poço? Que material poderia representar a luz da Lua?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: O material deve ser organizado conforme a fotografia - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/u9d6XrurnbhTeqGQjkQGebNTaetugKbgjyfeBc92KcPhygak8bYMWjegUP94/cie2-08tu04-disposicao-do-material.

Os estudantes não devem mexer nos materiais fixos: recipiente opaco e lanterna.

A água será o meio para reflexão da luz, e com a ajuda do espelho o reflexo da luz da lanterna deve ser projetada para dentro do recipiente, dando a impressão de que a luz está dentro do recipiente, semelhante à impressão que Nasrudin teve com o reflexo da lua dentro do poço. Com o espelho e a reflexão da água as crianças devem desviar a luz da lanterna até que a luz fique refletida no fundo do recipiente.

Acompanhe o trabalho estimulando os estudantes para que testem as possibilidades. Depois de testar é importante que os grupos façam os registros do experimento (pode ser escrito ou desenhado). Em uma roda de conversa peça para que os grupos expliquem para toda a turma seus registros e como chegaram aos resultados: Como perceberam o comportamento da água? Como perceberam o comportamento do espelho? Que tipo de superfície não permite um reflexo nítido da luz da lanterna?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientações: Projete o slide, escreva no quadro, imprima o último slide ou leia as informações para sistematizar as aprendizagens da aula. Comente com os estudantes sobre as possibilidades de reflexão da luz em superfícies diferentes: lisa e polida como o espelho e rugosa e opaca como uma parede ou o recipiente de plástico. Explique aos estudantes que a reflexão acontece porque a luz caminha sempre em linha reta e quando ela se depara com um superfície lisa e polida tipo um espelho ou uma superfície com água a imagem retorna e aí podemos enxergar o reflexo da imagem, bem nitidamente.

Retome o que foi discutido na Questão disparadora e sistematize o que eles aprenderam na aula, para a Sistematização peça que os estudantes organizem os registros do experimento em um mural na sala de aula. Espera-se que tenham identificado os materiais que possibilitam uma reflexão regular e irregular da luz, atentando para a característica apresentada pela água que quando está parada pode refletir as imagens como um espelho. Você pode questionar os estudantes Se já escutaram o termo espelhos d'água? E se agora esse termo faz sentido? Por que se fala espelho d'água?

Material para o professor- https://planetabiologia.com/reflexao-e-refracao-da-luz-optica-resumo/

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Terra e Universo do 2º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 2º ano:

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02CI08 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano