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Plano de aula > Ciências > 7º ano > Terra e Universo

Plano de aula - Atmosfera - O ar que nos cerca

Plano de aula de Ciências com atividades para 7o ano do EF sobre Atmosfera - O ar que nos cerca

Plano 01 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Luiza Mendes Gomes

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade EF07CI12 não será contemplada em sua totalidade e as propostas terão continuidade em aulas subsequentes. Esta pode ser considerada uma aula inicial sobre a temática de ar e atmosfera. O que será trabalhado neste plano são as propriedades do ar. Para mais informações sobre as propriedades do ar leia: https://www.todamateria.com.br/propriedades-do-ar/. A propriedade de pressão atmosférica tem um plano exclusivo.

Materiais necessários para a aula: 3 Balões de festa (bexiga de festa), régua de plástico, seringa, bola leve (isopor ou ping pong), secador de cabelo, funil, barbante ou fio, garrafa de plástico descartável (PET), copo rígido (de preferência transparente), bacia com água, bola de papel (folha amassada), placa de isopor ou madeira de 1m2 no mínimo e tesoura com ponta.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema da aula. Discuta com a turma: “Vocês já ouviram esse termo: atmosfera?”; “Ar é a mesma coisa que atmosfera?”

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Faça grupos pequenos (3-5 alunos). Use as perguntas do diálogo para fazer um levantamento do conhecimento prévio dos alunos sobre o ar.

Uma habilidade prévia relacionada à que será trabalhada nesta aula é a EF04CI01- Identificar misturas na vida diária, com base em suas propriedades físicas observáveis, reconhecendo sua composição. Além das perguntas do diálogo, questione: “O que é o ar?; Existe ar na sala de aula?”. Espera-se que os alunos respondam: “É algo invisível, mas que está aqui”, ou “Ele está em volta da gente”, “É o que a gente respira”. Depois das respostas, explique que a atmosfera é uma camada de gases que muda nos diferentes astros. Se quiser saber mais sobre as diferentes atmosferas do sistema solar, leia: https://www.todamateria.com.br/atmosfera/

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia a questão. Peça a cada grupo para criar e escrever uma hipótese de como mostrariam para alguém que o ar existe.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: A partir das hipóteses criadas pelos alunos, proponha que cada grupo invente uma experiência científica para provar uma das hipótese. Dê um exemplo, se achar necessário: “Eu mexo uma folha e crio movimento no ar, ele encosta em vocês e vocês conseguem senti-lo”. Deixe claro que essa experiência não pode ser usada pelos alunos, nem com outros materiais, como livro ou caderno.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Revele aos alunos os materiais da aula. Estimule os alunos de cada grupo para que discutam se seria possível realizar a experiência criada por eles usando os materiais apresentados. Se for preciso, ajude os alunos a adequarem as experiências criadas aos materiais disponíveis. Se não for possível realizar a experiência criada, incentive-os a pensar em outra experiência que use estes materiais. Peça que um aluno de cada grupo busque os materiais que o grupo vai precisar para criar o experimento, o ideal seria ter mais unidades de cada item dos materiais, pois mais de um grupo pode precisar do mesmo material. Com os materiais em mãos, os alunos devem montar suas experiências. Você deve ir aos grupos ajudando os alunos a organizar suas ideias e suas experiências. Os materiais disponibilizados foram pensados para realização de seis experiências relacionadas às propriedades do ar:

O ar ocupa espaço, tem massa:

Experiência 1

Material: Bacia com água, copo rígido (de preferência transparente) e bola de papel (folha amassada).

Procedimento: Coloque a bola de papel dentro do copo e mergulhe o copo totalmente na vertical dentro da bacia, com a boca para baixo.

Análise: A água da bacia não entra no copo, pois ele está cheio de ar.

Experiência 2

Material: Balão de festa, garrafa descartável (PET) e tesoura com ponta.

Procedimento: Coloque o balão de festa dentro da garrafa descartável, mas prenda o bico do balão na boca da garrafa. Sopre na boca da garrafa descartável para encher o balão. Mantendo o balão na mesma posição, faça um furo na garrafa descartável com a tesoura de ponta. Sopre novamente para encher o balão.

Análise: No primeiro momento, o balão de festa não enche, pois a garrafa descartável está cheia de ar, não tem como colocar mais ar dentro do sistema garrafa descartável/balão de festa, não tem espaço. No segundo momento, com o furo na garrafa descartável, o balão enche, pois quando sopra-se o ar no balão de festa, o ar de dentro da garrafa descartável sai pelo furo da garrafa descartável, empurrado pelo ar de dentro do balão de festa, liberando o espaço para o ar entrar no sistema garrafa descartável/balão de festa.

Experiência 3

Material: 2 balões de festa, barbante ou fio e régua de plástico.

Procedimento: Encha os dois balões e amarre-os nas pontas da régua e amarre no centro da régua um pedaço do barbante/fio formando uma balança. Suspenda o sistema balões/régua, deixando a régua na horizontal, mexa o barbante/fio até ficar em equilíbrio. Em seguida, esvazie um dos balões de festa (sem estourar).

Análise: O sistema funciona como uma balança, então, quando o balão que perde o ar fica mais leve, este acaba subindo, pois o ar tem massa, ou seja, tem peso.

Compressão e expansão do ar

Experiência 4

Material: Seringa

Procedimento: Posicione o êmbolo no meio da seringa e tampe a abertura da seringa (onde estaria a agulha) com o dedo. Empurre o êmbolo até não conseguir mais empurrar. Em seguida, deixe o êmbolo voltar ao meio da seringa e puxe o êmbolo.

Análise: Na primeira situação, o ar dentro da seringa, à medida que é empurrado, passa a ocupar um espaço menor, menos volume, ou seja, fica comprimido. As moléculas ficam cada vez mais próximas até o ponto em que não se pode se aproximarem mais. Na segunda situação, o volume da seringa está sendo aumentado, então, o ar tem mais espaço para ocupar, suas moléculas ficam mais afastadas, ou seja, o ar se expande.

Resistência do ar

Experiência 5

Material: Placa de isopor ou madeira de 1m2, no mínimo.

Procedimento: Corra uma curta distância e sinta o ar a sua volta. Em seguida, pegue a placa de isopor ou madeira e segure-a na sua frente verticalmente. Corra a mesma distância tentando manter a mesma velocidade.

Análise: Com a placa de isopor ou madeira é mais difícil de correr, pois o ar cria uma resistência sobre a placa dificultando o seu movimento.

Temperatura x Ar

Experiência 6

Material: Secador de cabelo, funil e bola leve.

Procedimento: Coloque a bola dentro do funil, ponha a ponta do funil na boca e sopre sem muita força, preste atenção na altura que a bola leve chegou. Em seguida, posicione a bola leve sobre o secador de cabelo e ligue-o, perceba a altura que a bola leve alcançou.

Análise: O ar que sai do secador de cabelo é ar quente, portanto, tem menor densidade, o que faz com que suba mais, assim como a bola leve. Já o ar da boca, é menos quente, então mais denso, desta forma subindo menos.

A descrição das experiências é apenas para esclarecer o uso de cada material. Os alunos podem criar experiências e análises diferentes, ou até não usarem algum dos materiais.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Agora, cada grupo vai apresentar sua experiência para a classe. Aproveite o momento das apresentações para usar e explicar os conceitos físicos das propriedades do ar, se os termos físico não tiverem sido usados adequadamente pelos alunos. Sobre a bexiga você pode dizer, por exemplo, que é possível verificar que o ar ocupa espaço, tem massa, apenas enchendo e esvaziando o balão de festa. Sobre o secador de cabelo e a bola leve, você pode explicar que a variação da temperatura do ar causa a mudança de densidade, alterando a altura que a bola leve chega.

SISTEMATIZAÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete o slide ou leia as informações para sistematizar os aprendizados da aula, use as experiências que os alunos fizeram para retomar os conceitos das propriedades. “O ar ocupa espaço como vimos nas experiências 1,2 e 3.”; “ O ar pode ser comprimido como demonstrado pelo grupo que fez a experiência 4.” e “Quando tapamos o orifício da seringa e depois soltamos o êmbolo observamos que este êmbolo tende a voltar à posição inicial. Então, o ar volta ao seu volume inicial e assim está comprovada a elasticidade do ar.”

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade EF07CI12 não será contemplada em sua totalidade e as propostas terão continuidade em aulas subsequentes. Esta pode ser considerada uma aula inicial sobre a temática de ar e atmosfera. O que será trabalhado neste plano são as propriedades do ar. Para mais informações sobre as propriedades do ar leia: https://www.todamateria.com.br/propriedades-do-ar/. A propriedade de pressão atmosférica tem um plano exclusivo.

Materiais necessários para a aula: 3 Balões de festa (bexiga de festa), régua de plástico, seringa, bola leve (isopor ou ping pong), secador de cabelo, funil, barbante ou fio, garrafa de plástico descartável (PET), copo rígido (de preferência transparente), bacia com água, bola de papel (folha amassada), placa de isopor ou madeira de 1m2 no mínimo e tesoura com ponta.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema da aula. Discuta com a turma: “Vocês já ouviram esse termo: atmosfera?”; “Ar é a mesma coisa que atmosfera?”

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Faça grupos pequenos (3-5 alunos). Use as perguntas do diálogo para fazer um levantamento do conhecimento prévio dos alunos sobre o ar.

Uma habilidade prévia relacionada à que será trabalhada nesta aula é a EF04CI01- Identificar misturas na vida diária, com base em suas propriedades físicas observáveis, reconhecendo sua composição. Além das perguntas do diálogo, questione: “O que é o ar?; Existe ar na sala de aula?”. Espera-se que os alunos respondam: “É algo invisível, mas que está aqui”, ou “Ele está em volta da gente”, “É o que a gente respira”. Depois das respostas, explique que a atmosfera é uma camada de gases que muda nos diferentes astros. Se quiser saber mais sobre as diferentes atmosferas do sistema solar, leia: https://www.todamateria.com.br/atmosfera/

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia a questão. Peça a cada grupo para criar e escrever uma hipótese de como mostrariam para alguém que o ar existe.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: A partir das hipóteses criadas pelos alunos, proponha que cada grupo invente uma experiência científica para provar uma das hipótese. Dê um exemplo, se achar necessário: “Eu mexo uma folha e crio movimento no ar, ele encosta em vocês e vocês conseguem senti-lo”. Deixe claro que essa experiência não pode ser usada pelos alunos, nem com outros materiais, como livro ou caderno.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Revele aos alunos os materiais da aula. Estimule os alunos de cada grupo para que discutam se seria possível realizar a experiência criada por eles usando os materiais apresentados. Se for preciso, ajude os alunos a adequarem as experiências criadas aos materiais disponíveis. Se não for possível realizar a experiência criada, incentive-os a pensar em outra experiência que use estes materiais. Peça que um aluno de cada grupo busque os materiais que o grupo vai precisar para criar o experimento, o ideal seria ter mais unidades de cada item dos materiais, pois mais de um grupo pode precisar do mesmo material. Com os materiais em mãos, os alunos devem montar suas experiências. Você deve ir aos grupos ajudando os alunos a organizar suas ideias e suas experiências. Os materiais disponibilizados foram pensados para realização de seis experiências relacionadas às propriedades do ar:

O ar ocupa espaço, tem massa:

Experiência 1

Material: Bacia com água, copo rígido (de preferência transparente) e bola de papel (folha amassada).

Procedimento: Coloque a bola de papel dentro do copo e mergulhe o copo totalmente na vertical dentro da bacia, com a boca para baixo.

Análise: A água da bacia não entra no copo, pois ele está cheio de ar.

Experiência 2

Material: Balão de festa, garrafa descartável (PET) e tesoura com ponta.

Procedimento: Coloque o balão de festa dentro da garrafa descartável, mas prenda o bico do balão na boca da garrafa. Sopre na boca da garrafa descartável para encher o balão. Mantendo o balão na mesma posição, faça um furo na garrafa descartável com a tesoura de ponta. Sopre novamente para encher o balão.

Análise: No primeiro momento, o balão de festa não enche, pois a garrafa descartável está cheia de ar, não tem como colocar mais ar dentro do sistema garrafa descartável/balão de festa, não tem espaço. No segundo momento, com o furo na garrafa descartável, o balão enche, pois quando sopra-se o ar no balão de festa, o ar de dentro da garrafa descartável sai pelo furo da garrafa descartável, empurrado pelo ar de dentro do balão de festa, liberando o espaço para o ar entrar no sistema garrafa descartável/balão de festa.

Experiência 3

Material: 2 balões de festa, barbante ou fio e régua de plástico.

Procedimento: Encha os dois balões e amarre-os nas pontas da régua e amarre no centro da régua um pedaço do barbante/fio formando uma balança. Suspenda o sistema balões/régua, deixando a régua na horizontal, mexa o barbante/fio até ficar em equilíbrio. Em seguida, esvazie um dos balões de festa (sem estourar).

Análise: O sistema funciona como uma balança, então, quando o balão que perde o ar fica mais leve, este acaba subindo, pois o ar tem massa, ou seja, tem peso.

Compressão e expansão do ar

Experiência 4

Material: Seringa

Procedimento: Posicione o êmbolo no meio da seringa e tampe a abertura da seringa (onde estaria a agulha) com o dedo. Empurre o êmbolo até não conseguir mais empurrar. Em seguida, deixe o êmbolo voltar ao meio da seringa e puxe o êmbolo.

Análise: Na primeira situação, o ar dentro da seringa, à medida que é empurrado, passa a ocupar um espaço menor, menos volume, ou seja, fica comprimido. As moléculas ficam cada vez mais próximas até o ponto em que não se pode se aproximarem mais. Na segunda situação, o volume da seringa está sendo aumentado, então, o ar tem mais espaço para ocupar, suas moléculas ficam mais afastadas, ou seja, o ar se expande.

Resistência do ar

Experiência 5

Material: Placa de isopor ou madeira de 1m2, no mínimo.

Procedimento: Corra uma curta distância e sinta o ar a sua volta. Em seguida, pegue a placa de isopor ou madeira e segure-a na sua frente verticalmente. Corra a mesma distância tentando manter a mesma velocidade.

Análise: Com a placa de isopor ou madeira é mais difícil de correr, pois o ar cria uma resistência sobre a placa dificultando o seu movimento.

Temperatura x Ar

Experiência 6

Material: Secador de cabelo, funil e bola leve.

Procedimento: Coloque a bola dentro do funil, ponha a ponta do funil na boca e sopre sem muita força, preste atenção na altura que a bola leve chegou. Em seguida, posicione a bola leve sobre o secador de cabelo e ligue-o, perceba a altura que a bola leve alcançou.

Análise: O ar que sai do secador de cabelo é ar quente, portanto, tem menor densidade, o que faz com que suba mais, assim como a bola leve. Já o ar da boca, é menos quente, então mais denso, desta forma subindo menos.

A descrição das experiências é apenas para esclarecer o uso de cada material. Os alunos podem criar experiências e análises diferentes, ou até não usarem algum dos materiais.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Agora, cada grupo vai apresentar sua experiência para a classe. Aproveite o momento das apresentações para usar e explicar os conceitos físicos das propriedades do ar, se os termos físico não tiverem sido usados adequadamente pelos alunos. Sobre a bexiga você pode dizer, por exemplo, que é possível verificar que o ar ocupa espaço, tem massa, apenas enchendo e esvaziando o balão de festa. Sobre o secador de cabelo e a bola leve, você pode explicar que a variação da temperatura do ar causa a mudança de densidade, alterando a altura que a bola leve chega.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete o slide ou leia as informações para sistematizar os aprendizados da aula, use as experiências que os alunos fizeram para retomar os conceitos das propriedades. “O ar ocupa espaço como vimos nas experiências 1,2 e 3.”; “ O ar pode ser comprimido como demonstrado pelo grupo que fez a experiência 4.” e “Quando tapamos o orifício da seringa e depois soltamos o êmbolo observamos que este êmbolo tende a voltar à posição inicial. Então, o ar volta ao seu volume inicial e assim está comprovada a elasticidade do ar.”

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