Plano de Aula

Plano de aula: Fontes de geração de energia elétrica

Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Uso consciente de energia elétrica

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, encontram-se orientações e uma proposta de um jogo de quebra-cabeça para trabalhar com os alunos uma das habilidades de Ciências contempladas na Base Nacional Comum Curricular. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta pode ser considerada uma aula inicial sobre a temática e pode ser contemplada como uma atividade diagnóstica para identificar as concepções dos alunos sobre o tema. Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nas aulas que tratam dessa habilidade, consulte este site: <http://images.ig.com.br/infografico/energiasalternativas>. Nesse link há várias informações em infográficos, caracterizando e comparando as diferentes fontes de energia que participam da geração de energia elétrica.

Materiais necessários para a aula: Datashow e cópias das imagens dos quebra-cabeças que podem ser impressas em papel canson ou folha de sulfite, pedaços de cartolina ou papelão para que as imagens sejam coladas e recortadas, impressão do quadro com as informações sobre as usinas geradoras de energia elétrica, cola e tesoura. Prepare o material antecipadamente. O arquivo para imprimir quebra-cabeças está disponível neste link e na aba Materiais e Atividades.

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete ou leia o tema da aula para os alunos e comente que eles irão discutir, questionar, levantar informações e serem desafiados a brincar com o tema da aula: “De onde vem a energia elétrica que chega à sua casa?”

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Conteúdos relacionados