12021
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 7º ano > Terra e Universo

Plano de aula - Estufa de plantas

Plano de Aula de ciências com atividades para 7º ano do EF sobre Estufa de plantas

Plano 01 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Paula de Souza Almeida Silva

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor(a), possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências envolvendo o mecanismo natural do efeito estufa (EF07CI13). Observe que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas desta aula podem ter continuidade em aulas subsequentes. Trata-se de uma aula inicial sobre a temática, que objetiva levantar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o que é o efeito estufa, bem como propor uma atividade prática para que os alunos verifiquem a diferença de temperatura dentro e fora de um modelo de estufa.

Durante a atividade, os alunos terão que coletar dados de temperatura com o auxílio de um termômetro. Certifique-se que a turma possui esse conhecimento previamente. Caso não seja possível a utilização de termômetros, os alunos poderão apenas comparar a variação da temperatura da água com as mãos.

Para essa aula, é desejável que os alunos compreendam e diferenciem alguns conceitos como Calor, Temperatura e Sensação térmica, sendo que a habilidade EF07CI02 prevista na BNCC poderá ter sido vista anteriormente ou ser trabalhada concomitantemente a esta habilidade. Este plano poderá ser melhor aproveitado se trabalhado após os planos de aula: CIE7_02ME01 e CIE_02MEO2, que abordam o tema Temperatura e Calor.

Materiais necessários para a aula: Datashow ou cópia das atividades propostas nesta apresentação. Quadro ou cartaz para registrar os dados observados pelos grupos. Sugestão de materiais considerando 5 grupos .

  • 10 termômetros.
  • 10 copos com água.
  • 5 Roteiros impressos. O roteiro está disponível aqui.
  • Sugestões de materiais para a construção dos protótipos de estufa: papel filme (usado para embalar alimentos) ou plástico transparente; caixa de papelão que comporte o copo utilizado (ou pedaços de papel com gramatura que permita a confecção de uma caixa, como por exemplo papel paraná, papel cartão, ou tiras de papelão); fita adesiva ou fita crepe; cola branca; tesouras; papel alumínio ou papel laminado. Dê preferência a materiais que sobraram de trabalhos anteriores, sucatas e materiais recicláveis.
  • Nesta atividade será necessário que os alunos exponham os modelos à luz solar, portanto planeje-se para levar os alunos para uma área externa. Caso não seja possível, providencie luminárias com lâmpada incandescente (ou outra fonte de calor).

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Organize a sala em meia lua (ou outro formato que possibilite que os alunos consigam visualizar a apresentação, os colegas e o(a) professor(a) ). Ler o tema da aula para turma. Comente que iniciaremos a aula de hoje com a análise de uma situação em conjunto.

Projete o próximo slide (ou entregue o material impresso aos alunos).

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Leia a situação apresentada e pergunte se eles sabem qual o nome da estrutura construída pelo pai da personagem.

Outras questões que podem ser levantadas:

  • Qual seria a função da estufa?
  • Para que ela serve?

Neste momento, não há necessidade de definir o uso da estufa e seu funcionamento. Apenas levante quais os conhecimentos prévios dos alunos. Estimule os alunos a opinarem e também a respeitarem as opiniões dos colegas.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Leia a definição de estufa dada pelo pai da Karina e os questionamentos levantados por ela. Ressalte que a personagem compreende parte da definição (a estufa garante uma proteção aos agente externos por ser uma estrutura fechada), mas que ela não compreende a questão de como a estufa pode garantir uma temperatura adequada. Enfatize que a questão da temperatura será o foco da discussão.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Apresente o slide e leia a questão. Anote no quadro ou em um cartaz as respostas que os alunos derem. Essas são as hipóteses deles sobre o conteúdo que será estudado.

Colabore com a reflexão dos alunos levantando questões como:

  • O que seria essa temperatura adequada?
  • A temperatura dentro da estufa poderia ser diferente do ambiente externo?
  • Dentro da estufa teríamos uma temperatura maior ou menor que a do ambiente externo?
  • A temperatura dentro da estufa é constante ou varia ao longo do dia?

Nessa etapa não há necessidade dos alunos apresentarem explicações aprofundadas. Possíveis erros conceituais poderão ser elucidados mais a frente, a partir de uma reflexão sobre as hipóteses iniciais dos alunos.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos. Para esta etapa, reserve aproximadamente 20 minutos. Para a etapa seguinte (slide 7), reserve aproximadamente 15 minutos.

Orientações: Projete o slide ou anote no quadro as ações que serão realizadas nesta etapa. Explique que o objetivo da atividade é que eles projetem e construam um protótipo de estufa. Instrua que os protótipos deverão comportar o copo com água disponível, já que este será o instrumento que será utilizado para verificar a temperatura atingida.

Separe a turma em 5 grupos. Faça uma breve descrição dos materiais disponíveis. Nesta etapa, ressalte a importância quanto a segurança ao utilizar materiais cortantes e pontiagudos.

Distribua para cada grupo o roteiro. Solicite que cada grupo eleja um(a) aluno(a) para realizar os registros.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Leia as ações que serão realizadas nesta etapa e o tempo destinado a ela.

Acompanhe os grupos durante a realização da atividade. Circule entre os grupos auxiliando-os quando necessário. É importante que tanto o copo de dentro como o de fora recebam a luz solar de forma igual. Observe se os alunos não estão deixando alguma parte do experimento na sombra. Caso estejam, aproveite para indagá-los se o fato não poderá influenciar nos resultados. Lembre os alunos da importância do registro das temperaturas verificadas.

Caso não seja possível utilizar a luz solar, utilize outra fonte de calor, como uma luminária (neste caso, dê preferência a lâmpada incandescente, que será mais efetiva no aquecimento), uma lamparina ou, até mesmo, uma vela. Nestes casos, a atenção a segurança deve ser redobrada. Instruir os alunos a não tocarem na luminária, pois há o risco de queimadura e choque elétrico. O uso de fogo deve ocorrer longe de produtos inflamáveis, e deve ser acompanhado de perto pelo(a) professor(a) para que não ocorra acidentes.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Peça para que cada grupo compartilhe os dados coletados com a sala. Os valores deverão ser registrados no quadro ou em um cartaz, para que todos consigam visualizar. Discuta com a turma a respeito dos valores encontrados. Faça perguntas para direcionar a discussão, como:

  • A temperatura da água se modificou após a exposição ao Sol?
  • A temperatura da água foi maior dentro ou fora da estufa?
  • Por que vocês acreditam que isso aconteceu?
  • Vocês conhecem outras situações em que algo similar ocorre?

Os valores de temperatura podem ser diferentes em cada grupo, devido a fatores como local de exposição, tempo de exposição, vedação do modelo da estufa, materiais utilizados, etc. Estas questões também poderão ser discutidas com os alunos.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Retome a questão disparadora com os alunos. Peça que eles pensem em como explicar a personagem o que verificaram em suas investigações que poderia ajudá-la a esclarecer a dúvida. Espera-se que nesta etapa os alunos relacionem que dentro da estufa a temperatura será maior do que fora dela.

Os alunos poderão inferir que o fato se deva ao plástico filme que “aprisiona” o calor dentro da caixa, assim como o teto transparente de uma estufa real faz com planta. Os alunos poderão também levantar outras hipóteses para o ocorrido. O tema será trabalhado de forma mais aprofundada em outras aulas, por isso é importante que essas hipóteses sejam registradas, pois assim poderão servir de base para novas investigações.

Os dados obtidos pela turma poderão ser usados novamente nas próximas aulas.

Como sugestão de atividade extra, poderá ser solicitado que o experimento seja refeito pelos alunos (se necessário, com as correções do protótipo de estufa), utilizando um tempo maior de exposição e com mais medições (a cada 5 minutos, por exemplo). Eles também poderão investigar se o tempo de resfriamento da água será o mesmo nas duas situações. Espera-se que os alunos verifiquem que dentro da estufa a temperatura permanece constante por um maior período.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Projete o slide com a sistematização ou escreva no quadro. Está é apenas uma sugestão de texto, a sistematização poderá ser realizada com um texto coletivo da turma.

Para se aprofundar no tema, consulte:

  • Efeito estufa. Site desenvolvido pelo Laboratório de Química Ambiental da Universidade de São Paulo:

http://www.usp.br/qambiental/tefeitoestufa.htm

  • Reportagem: Para que serve a estufa de plantas, Revista Agropecuária:

http://www.revistaagropecuaria.com.br/2014/05/28/para-que-serve-a-estufa-de-plantas/

  • Experimento: simulador do efeito estufa. Site Ciência à mão da Universidade de São Paulo:

http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=lcn&cod=_geocienciassimuladordoef

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor(a), possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências envolvendo o mecanismo natural do efeito estufa (EF07CI13). Observe que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas desta aula podem ter continuidade em aulas subsequentes. Trata-se de uma aula inicial sobre a temática, que objetiva levantar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o que é o efeito estufa, bem como propor uma atividade prática para que os alunos verifiquem a diferença de temperatura dentro e fora de um modelo de estufa.

Durante a atividade, os alunos terão que coletar dados de temperatura com o auxílio de um termômetro. Certifique-se que a turma possui esse conhecimento previamente. Caso não seja possível a utilização de termômetros, os alunos poderão apenas comparar a variação da temperatura da água com as mãos.

Para essa aula, é desejável que os alunos compreendam e diferenciem alguns conceitos como Calor, Temperatura e Sensação térmica, sendo que a habilidade EF07CI02 prevista na BNCC poderá ter sido vista anteriormente ou ser trabalhada concomitantemente a esta habilidade. Este plano poderá ser melhor aproveitado se trabalhado após os planos de aula: CIE7_02ME01 e CIE_02MEO2, que abordam o tema Temperatura e Calor.

Materiais necessários para a aula: Datashow ou cópia das atividades propostas nesta apresentação. Quadro ou cartaz para registrar os dados observados pelos grupos. Sugestão de materiais considerando 5 grupos .

  • 10 termômetros.
  • 10 copos com água.
  • 5 Roteiros impressos. O roteiro está disponível aqui.
  • Sugestões de materiais para a construção dos protótipos de estufa: papel filme (usado para embalar alimentos) ou plástico transparente; caixa de papelão que comporte o copo utilizado (ou pedaços de papel com gramatura que permita a confecção de uma caixa, como por exemplo papel paraná, papel cartão, ou tiras de papelão); fita adesiva ou fita crepe; cola branca; tesouras; papel alumínio ou papel laminado. Dê preferência a materiais que sobraram de trabalhos anteriores, sucatas e materiais recicláveis.
  • Nesta atividade será necessário que os alunos exponham os modelos à luz solar, portanto planeje-se para levar os alunos para uma área externa. Caso não seja possível, providencie luminárias com lâmpada incandescente (ou outra fonte de calor).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Organize a sala em meia lua (ou outro formato que possibilite que os alunos consigam visualizar a apresentação, os colegas e o(a) professor(a) ). Ler o tema da aula para turma. Comente que iniciaremos a aula de hoje com a análise de uma situação em conjunto.

Projete o próximo slide (ou entregue o material impresso aos alunos).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Leia a situação apresentada e pergunte se eles sabem qual o nome da estrutura construída pelo pai da personagem.

Outras questões que podem ser levantadas:

  • Qual seria a função da estufa?
  • Para que ela serve?

Neste momento, não há necessidade de definir o uso da estufa e seu funcionamento. Apenas levante quais os conhecimentos prévios dos alunos. Estimule os alunos a opinarem e também a respeitarem as opiniões dos colegas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Leia a definição de estufa dada pelo pai da Karina e os questionamentos levantados por ela. Ressalte que a personagem compreende parte da definição (a estufa garante uma proteção aos agente externos por ser uma estrutura fechada), mas que ela não compreende a questão de como a estufa pode garantir uma temperatura adequada. Enfatize que a questão da temperatura será o foco da discussão.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Apresente o slide e leia a questão. Anote no quadro ou em um cartaz as respostas que os alunos derem. Essas são as hipóteses deles sobre o conteúdo que será estudado.

Colabore com a reflexão dos alunos levantando questões como:

  • O que seria essa temperatura adequada?
  • A temperatura dentro da estufa poderia ser diferente do ambiente externo?
  • Dentro da estufa teríamos uma temperatura maior ou menor que a do ambiente externo?
  • A temperatura dentro da estufa é constante ou varia ao longo do dia?

Nessa etapa não há necessidade dos alunos apresentarem explicações aprofundadas. Possíveis erros conceituais poderão ser elucidados mais a frente, a partir de uma reflexão sobre as hipóteses iniciais dos alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos. Para esta etapa, reserve aproximadamente 20 minutos. Para a etapa seguinte (slide 7), reserve aproximadamente 15 minutos.

Orientações: Projete o slide ou anote no quadro as ações que serão realizadas nesta etapa. Explique que o objetivo da atividade é que eles projetem e construam um protótipo de estufa. Instrua que os protótipos deverão comportar o copo com água disponível, já que este será o instrumento que será utilizado para verificar a temperatura atingida.

Separe a turma em 5 grupos. Faça uma breve descrição dos materiais disponíveis. Nesta etapa, ressalte a importância quanto a segurança ao utilizar materiais cortantes e pontiagudos.

Distribua para cada grupo o roteiro. Solicite que cada grupo eleja um(a) aluno(a) para realizar os registros.

Slide Plano Aula

Orientações: Leia as ações que serão realizadas nesta etapa e o tempo destinado a ela.

Acompanhe os grupos durante a realização da atividade. Circule entre os grupos auxiliando-os quando necessário. É importante que tanto o copo de dentro como o de fora recebam a luz solar de forma igual. Observe se os alunos não estão deixando alguma parte do experimento na sombra. Caso estejam, aproveite para indagá-los se o fato não poderá influenciar nos resultados. Lembre os alunos da importância do registro das temperaturas verificadas.

Caso não seja possível utilizar a luz solar, utilize outra fonte de calor, como uma luminária (neste caso, dê preferência a lâmpada incandescente, que será mais efetiva no aquecimento), uma lamparina ou, até mesmo, uma vela. Nestes casos, a atenção a segurança deve ser redobrada. Instruir os alunos a não tocarem na luminária, pois há o risco de queimadura e choque elétrico. O uso de fogo deve ocorrer longe de produtos inflamáveis, e deve ser acompanhado de perto pelo(a) professor(a) para que não ocorra acidentes.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Peça para que cada grupo compartilhe os dados coletados com a sala. Os valores deverão ser registrados no quadro ou em um cartaz, para que todos consigam visualizar. Discuta com a turma a respeito dos valores encontrados. Faça perguntas para direcionar a discussão, como:

  • A temperatura da água se modificou após a exposição ao Sol?
  • A temperatura da água foi maior dentro ou fora da estufa?
  • Por que vocês acreditam que isso aconteceu?
  • Vocês conhecem outras situações em que algo similar ocorre?

Os valores de temperatura podem ser diferentes em cada grupo, devido a fatores como local de exposição, tempo de exposição, vedação do modelo da estufa, materiais utilizados, etc. Estas questões também poderão ser discutidas com os alunos.

Slide Plano Aula

Orientações: Retome a questão disparadora com os alunos. Peça que eles pensem em como explicar a personagem o que verificaram em suas investigações que poderia ajudá-la a esclarecer a dúvida. Espera-se que nesta etapa os alunos relacionem que dentro da estufa a temperatura será maior do que fora dela.

Os alunos poderão inferir que o fato se deva ao plástico filme que “aprisiona” o calor dentro da caixa, assim como o teto transparente de uma estufa real faz com planta. Os alunos poderão também levantar outras hipóteses para o ocorrido. O tema será trabalhado de forma mais aprofundada em outras aulas, por isso é importante que essas hipóteses sejam registradas, pois assim poderão servir de base para novas investigações.

Os dados obtidos pela turma poderão ser usados novamente nas próximas aulas.

Como sugestão de atividade extra, poderá ser solicitado que o experimento seja refeito pelos alunos (se necessário, com as correções do protótipo de estufa), utilizando um tempo maior de exposição e com mais medições (a cada 5 minutos, por exemplo). Eles também poderão investigar se o tempo de resfriamento da água será o mesmo nas duas situações. Espera-se que os alunos verifiquem que dentro da estufa a temperatura permanece constante por um maior período.

Slide Plano Aula

Orientações: Projete o slide com a sistematização ou escreva no quadro. Está é apenas uma sugestão de texto, a sistematização poderá ser realizada com um texto coletivo da turma.

Para se aprofundar no tema, consulte:

  • Efeito estufa. Site desenvolvido pelo Laboratório de Química Ambiental da Universidade de São Paulo:

http://www.usp.br/qambiental/tefeitoestufa.htm

  • Reportagem: Para que serve a estufa de plantas, Revista Agropecuária:

http://www.revistaagropecuaria.com.br/2014/05/28/para-que-serve-a-estufa-de-plantas/

  • Experimento: simulador do efeito estufa. Site Ciência à mão da Universidade de São Paulo:

http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=lcn&cod=_geocienciassimuladordoef

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Terra e Universo do 7º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 7º ano:

7º ano / Ciências / Matéria e Energia

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07CI13 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano