Plano de Aula

Plano de aula: Reflexão da luz

Plano 3 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Efeitos da luz nos materiais

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

O que é importante saber para esta aula? Nesta aula faremos um experimento para verificar como a luz se comporta quando é projetada numa superfície polida. No nosso dia a dia estamos habituados a ver reflexos. Quando observamos o reflexo de uma imagem na água, ou quando vemos a nossa imagem num espelho, tais imagens resultam do fato de a luz ter a capacidade de se refletir em determinadas superfícies. A reflexão da luz ocorre quando a luz que incide numa superfície e é reenviada por essa superfície. Por exemplo, a luz da lanterna incide numa superfície polida (espelho) que a reenvia - reflete.

Materiais necessários para a aula: Lanterna, espelho e pente com dentes grandes (caso não seja possível utilizar o pente, utilize uma cartolina com o desenho disponível aqui: https://drive.google.com/open?id=1DasdPfWhRXkoQYcKF3a_fEUY24pGmyZqq0YXu4xSqnA )

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia o tema da aula e pergunte os alunos sobre o significado da palavra reflexão, estimule-os a procurar no dicionário a palavra e discutir sobre o que encontraram.

Você pode saber um pouco mais sobre os conceitos da aula abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=IgC-x9eEhE0

Se possível utilize a aula CIE3_03ME02 antes desta, isso ajudará o aluno a perceber a propriedade da reflexão.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA