11974
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Associação Nova Escola
Fale conosco

Entrar ou crie uma conta

Entrar com Facebook Entrar com Facebook
Entrar com Google Entrar com Google

Esqueci minha senha

Área usuário Assine Nova Escola
Acesse conteúdos exclusivos

Assine

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Notícias
  • BNCC na Prática
  • Bem-estar
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar

Fale Conosco

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 3º ano > Matéria e Energia

Plano de aula - Reflexão da luz

Plano de Aula de ciências com atividades para 3º ano sobre Reflexão da luz

Plano 03 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: ERIKA CARLA ALVES CANUTO DA COSTA

  • Atividade
  • Materiais e Atividades
  • Sobre o plano
 
1. Sobre este plano 2. Título da aula 3. title> Contexto 4. Questão disparadora 5. Mão na massa 6. Sistematização Materiais e Atividades
download Baixar plano

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

O que é importante saber para esta aula? Nesta aula faremos um experimento para verificar como a luz se comporta quando é projetada numa superfície polida. No nosso dia a dia estamos habituados a ver reflexos. Quando observamos o reflexo de uma imagem na água, ou quando vemos a nossa imagem num espelho, tais imagens resultam do fato de a luz ter a capacidade de se refletir em determinadas superfícies. A reflexão da luz ocorre quando a luz que incide numa superfície e é reenviada por essa superfície. Por exemplo, a luz da lanterna incide numa superfície polida (espelho) que a reenvia - reflete.

Materiais necessários para a aula: Lanterna, espelho e pente com dentes grandes (caso não seja possível utilizar o pente, utilize uma cartolina com o desenho disponível aqui: https://drive.google.com/open?id=1DasdPfWhRXkoQYcKF3a_fEUY24pGmyZqq0YXu4xSqnA )

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia o tema da aula e pergunte os alunos sobre o significado da palavra reflexão, estimule-os a procurar no dicionário a palavra e discutir sobre o que encontraram.

Você pode saber um pouco mais sobre os conceitos da aula abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=IgC-x9eEhE0

Se possível utilize a aula CIE3_03ME02 antes desta, isso ajudará o aluno a perceber a propriedade da reflexão.

title> Contexto select-down

Slide Plano Aula title> Contexto

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações: Organize a turma em um semicírculo. Discuta sobre a possibilidade de olhar o Sol e olhar a Lua. Em seguida peça aos alunos que desenhem a Lua. Faça as seguintes perguntas enquanto eles desenham:

Vocês viram a Lua ontem?

Como ela era?

É esperado que os alunos falem sobre a dificuldade de olhar o Sol como também façam desenhos diferentes da Lua. Pode ser que falem sobre como ela se apresenta. Direcione a conversa para que não saia do foco. Apresente as figuras do slide. Caso você não tenha acesso ao datashow, traga gravuras das diversas formas de apresentação da Lua. Esta aula não tem o objetivo de explorar as fases da Lua, mas contextualizar nosso problema apresentando os diferentes aspectos da luz como consequência da reflexão da luz solar.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Ainda no semicírculo, leia a questão para os alunos, ouça suas hipóteses. Diga que, como um investigador, vamos testar algumas das respostas de vocês tentando responder sempre as perguntas ao longo da experiência para que então no final possamos responder esta questão.

A pergunta tem como objetivo aproximar os alunos da habilidade que será trabalhada nesta aula e mobilizá-los em busca de uma resposta. Anote num quadro ou em uma cartolina as respostas dos alunos. Estas são as hipóteses deles sobre o conteúdo que será estudado. Não classifique as sugestões como certas ou erradas. No fim da aula vocês poderão voltar a elas e discuti-las.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações: Deixe o ambiente um pouco mais escuro. Reorganize os alunos em grupos de cinco, de modo que cada grupo receba uma lanterna, um pente ou cartão, e um espelho. Peça para que os grupos definam o que cada componente irá fazer no experimento (segurar a lanterna, segurar o pente, segurar o espelho, observar e/ou anotar).

Para cada etapa da experiência faça indagações aos alunos, como:

Etapa 1: Tente olhar diretamente para a lanterna, o que acontece? É parecido com o que você sente quando olha para a luz do Sol?

Etapa 2: O que aconteceu com a luz da lanterna quando encontrou o espelho? O espelho é um meio transparente ou opaco?

Etapa 3: O que acontece com a luz da lanterna quando colocamos o pente?

Etapa 4: O que aconteceu com a luz da lanterna quando passou pelo pente e chegou até o espelho? Podemos olhar a luz da lanterna refletida no espelho?
É melhor que olhar diretamente para a lanterna?

Peça aos alunos que registrem as observações e desenhem o caminho percorrido pela luz da lanterna durante o experimento, no caderno.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Peça a alguns alunos que apresentem suas observações. Este é o momento de apresentação e intervenções. Estimule, por meio de perguntas, que os alunos relatem o que vivenciaram. É possível que alguns alunos já encaminhem uma conclusão, o que pode ser conectado com a última etapa da aula. Estimule-os a chegar a uma conclusão, mas não encaminhe o fechamento da aula.

É importante, neste momento, que os alunos percebam que a luz que chegou no espelho será refletida por ele.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientações: Proponha uma roda de conversa para que os alunos possam compartilhar o que aprenderam durante a atividade.

Projete o slide ou leia as informações do slide para sistematizar os aprendizados da aula. Retome o que os alunos haviam dito na apresentação da Questão disparadora e ressalte o que eles aprenderam na aula.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

O que é importante saber para esta aula? Nesta aula faremos um experimento para verificar como a luz se comporta quando é projetada numa superfície polida. No nosso dia a dia estamos habituados a ver reflexos. Quando observamos o reflexo de uma imagem na água, ou quando vemos a nossa imagem num espelho, tais imagens resultam do fato de a luz ter a capacidade de se refletir em determinadas superfícies. A reflexão da luz ocorre quando a luz que incide numa superfície e é reenviada por essa superfície. Por exemplo, a luz da lanterna incide numa superfície polida (espelho) que a reenvia - reflete.

Materiais necessários para a aula: Lanterna, espelho e pente com dentes grandes (caso não seja possível utilizar o pente, utilize uma cartolina com o desenho disponível aqui: https://drive.google.com/open?id=1DasdPfWhRXkoQYcKF3a_fEUY24pGmyZqq0YXu4xSqnA )

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia o tema da aula e pergunte os alunos sobre o significado da palavra reflexão, estimule-os a procurar no dicionário a palavra e discutir sobre o que encontraram.

Você pode saber um pouco mais sobre os conceitos da aula abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=IgC-x9eEhE0

Se possível utilize a aula CIE3_03ME02 antes desta, isso ajudará o aluno a perceber a propriedade da reflexão.

Slide Plano Aula
title> Contexto

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações: Organize a turma em um semicírculo. Discuta sobre a possibilidade de olhar o Sol e olhar a Lua. Em seguida peça aos alunos que desenhem a Lua. Faça as seguintes perguntas enquanto eles desenham:

Vocês viram a Lua ontem?

Como ela era?

É esperado que os alunos falem sobre a dificuldade de olhar o Sol como também façam desenhos diferentes da Lua. Pode ser que falem sobre como ela se apresenta. Direcione a conversa para que não saia do foco. Apresente as figuras do slide. Caso você não tenha acesso ao datashow, traga gravuras das diversas formas de apresentação da Lua. Esta aula não tem o objetivo de explorar as fases da Lua, mas contextualizar nosso problema apresentando os diferentes aspectos da luz como consequência da reflexão da luz solar.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Ainda no semicírculo, leia a questão para os alunos, ouça suas hipóteses. Diga que, como um investigador, vamos testar algumas das respostas de vocês tentando responder sempre as perguntas ao longo da experiência para que então no final possamos responder esta questão.

A pergunta tem como objetivo aproximar os alunos da habilidade que será trabalhada nesta aula e mobilizá-los em busca de uma resposta. Anote num quadro ou em uma cartolina as respostas dos alunos. Estas são as hipóteses deles sobre o conteúdo que será estudado. Não classifique as sugestões como certas ou erradas. No fim da aula vocês poderão voltar a elas e discuti-las.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações: Deixe o ambiente um pouco mais escuro. Reorganize os alunos em grupos de cinco, de modo que cada grupo receba uma lanterna, um pente ou cartão, e um espelho. Peça para que os grupos definam o que cada componente irá fazer no experimento (segurar a lanterna, segurar o pente, segurar o espelho, observar e/ou anotar).

Para cada etapa da experiência faça indagações aos alunos, como:

Etapa 1: Tente olhar diretamente para a lanterna, o que acontece? É parecido com o que você sente quando olha para a luz do Sol?

Etapa 2: O que aconteceu com a luz da lanterna quando encontrou o espelho? O espelho é um meio transparente ou opaco?

Etapa 3: O que acontece com a luz da lanterna quando colocamos o pente?

Etapa 4: O que aconteceu com a luz da lanterna quando passou pelo pente e chegou até o espelho? Podemos olhar a luz da lanterna refletida no espelho?
É melhor que olhar diretamente para a lanterna?

Peça aos alunos que registrem as observações e desenhem o caminho percorrido pela luz da lanterna durante o experimento, no caderno.

Slide Plano Aula

Orientações: Peça a alguns alunos que apresentem suas observações. Este é o momento de apresentação e intervenções. Estimule, por meio de perguntas, que os alunos relatem o que vivenciaram. É possível que alguns alunos já encaminhem uma conclusão, o que pode ser conectado com a última etapa da aula. Estimule-os a chegar a uma conclusão, mas não encaminhe o fechamento da aula.

É importante, neste momento, que os alunos percebam que a luz que chegou no espelho será refletida por ele.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientações: Proponha uma roda de conversa para que os alunos possam compartilhar o que aprenderam durante a atividade.

Projete o slide ou leia as informações do slide para sistematizar os aprendizados da aula. Retome o que os alunos haviam dito na apresentação da Questão disparadora e ressalte o que eles aprenderam na aula.

Slide Plano Aula
  • Materiais para impressão
  • Documento

    Pente - Reflexão da luz


Sobre o plano select-down

Compartilhe este conteúdo:

facebook-color pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULA 01

Feixe de luz

AULA 02

Meios de Propagação

AULA 04

Formação de imagens

AULA 05

Refração da luz

AULA 06

Interação entre a água e a luz

AULA 07

As cores e a luz branca

AULA 08

Composição da luz branca

AULA 09

Filtros de luz

AULA 10

Sombras e luz colorida

AULAS DE Matéria e Energia do 3º ano :

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Fatores que atrapalham a propagação do som

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo O som em diferentes materiais

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Meios de Propagação

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Conceituando poluição

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Poluição Sonora

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Reflexão da luz

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Poluição visual e ambientes visualmente saudáveis

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Feixe de luz

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Orquestrando o som - O som nos instrumentos musicais

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Refração da luz

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Poluição sonora e saúde

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Fazendo um som por aí: o som em diferentes meios

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo A recepção do som pelo corpo humano

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Formação de imagens

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Interação entre a água e a luz

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Poluição luminosa

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo As cores e a luz branca

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Composição da luz branca

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Filtros de luz

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Sombras e luz colorida

MAIS AULAS DE Ciências do 3º ano:

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

Fatores que atrapalham a propagação do som

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

O som em diferentes materiais

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

Meios de Propagação

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

Conceituando poluição

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

Poluição Sonora

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Critérios para classificar objetos

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

Reflexão da luz

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

Poluição visual e ambientes visualmente saudáveis

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Classificação dos animais

3º ano / Ciências / Terra e Universo

O solo na agricultura e na pecuária

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

Feixe de luz

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Bicho pra todo lado: conhecendo os animais da minha região

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

As características dos animais

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Os animais e suas características

3º ano / Ciências / Terra e Universo

Do que é formado o solo

3º ano / Ciências / Terra e Universo

Componentes que tornam um solo mais adequado para o plantio

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

Orquestrando o som - O som nos instrumentos musicais

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

Refração da luz

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

Poluição sonora e saúde

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Vamos sacudir o esqueleto? Conhecendo as formas de sustentar o corpo

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

“A dona aranha subiu pela parede...”: A locomoção dos animais na superfície terrestre

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Investigando um ambiente

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Para o que serve o esqueleto?

3º ano / Ciências / Terra e Universo

Materiais extraídos do solo

3º ano / Ciências / Terra e Universo

O solo na construção de moradias

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03CI02 da BNCC

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

Meios de Propagação

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

Reflexão da luz

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

Feixe de luz

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

Refração da luz

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

Formação de imagens

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

Interação entre a água e a luz

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

As cores e a luz branca

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

Composição da luz branca

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

Filtros de luz

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

Sombras e luz colorida

6º ano / Ciências / Vida e Evolução

Superfícies transparentes, translúcidas e opacas

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Ciências 1º ANO Ciências 2º ANO Ciências 3º ANO Ciências 4º ANO Ciências 5º ANO Ciências 6º ANO Ciências 7º ANO Ciências 8º ANO Ciências 9º ANO

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Educação Infantil Matemática Língua Portuguesa Ciências História Geografia Inglês
Baixar plano
Associação Nova Escola
Fale Conosco

    Produtos

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos Online
  • Bem-estar
  • Notícias
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar
  • BNCC na prática
  • Vagas e Oportunidades
  • Formação

    Institucional

  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Seja Parceiro
  • Trabalhe Conosco
  • Termos de uso

Newsletter

Quero receber novidades!

Redes Sociais

  • Facebook Nova Escola Twitter Nova Escola Instagram Nova Escola Linkedin Nova Escola Youtube Nova Escola

Associação Nova Escola © 2019 - Todos os direitos reservados.

Mantenedora

Fundação Lemann