11963
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - A importância da visão

Plano de Aula de ciências com atividades para 6º Ano sobre A importância da visão

Plano 01 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Sândira de Oliveira Barbosa

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor (a), possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Esta é uma aula introdutória para o estudo do olho e da visão. Em aulas posteriores, a temática será encaminhada para que se percebam as partes do olho e suas funções. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nas aulas que tratam dessa habilidade acesse o link: https://bit.ly/2L4x2uJ

Materiais necessários para a aula: Escolha, conforme a disponibilidade, a ferramenta a ser utilizada, ou seja, datashow e notebook ou TV e aparelho de DVD. Leve para a sala de aula, também, objetos ou frutas coloridas como: maçã, laranja ou outras (para visualização e percepção de cores pelos alunos), caderno, lápis, pano preto para fazer as vendas, objetos variados para que os alunos manuseiem. Separe, pelo menos, duas caixas com vários objetos diferentes (de três a cinco para cada dupla) e não deixe que os alunos vejam, pois estes objetos serão manuseados por eles no decorrer da aula, porém com uma venda nos olhos.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Leia o tema da aula, projete em slide ou anote no quadro. Comente com os alunos que eles irão discutir sobre a visão e sua importância para a nossa vida.

Contexo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Organize os alunos em duplas. Projete a imagem para os alunos. Caso não tenha um projetor na escola, imprima-a do link https://bit.ly/2JeJxXy, leve a imagem para a aula e cole no quadro. Faça perguntas sobre o slide como: O que você vê nesta imagem?; O que mais chamou sua atenção nessa imagem?; Como você conseguiu distinguir cada item dessa imagem? Comente sobre a atividade que eles irão realizar dizendo que nesta aula eles irão vivenciar experiências que demonstrem a importância da visão para a nossa vida.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Ainda em duplas, diga para os alunos observarem e imaginarem como conseguimos ver os objetos que aparecem no slide ou à nossa volta. Leia, então, a Questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem hipóteses. Não se preocupe em responder os questionamentos deles, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos.

Orientações: O tempo total para o mão na massa é de 35 minutos, sendo: 15 minutos para esta primeira parte e 20 minutos para a segunda parte (slides 6 e 7). Leia as atividades para os alunos, conforme descrito no slide ou imprima e distribua a atividade no link https://bit.ly/2Jgnm33 para cada dupla. Coloque na mesa os objetos coloridos que você trouxe (uma maçã ou laranja, ou outro objeto colorido), e peça para que os alunos os observem com atenção. Em seguida, apague a luz e feche a cortina (se possível). A ideia é deixar o ambiente o mais escuro possível, para que os alunos observem as diferenças das cores com o ambiente iluminado e mais escuro. Faça perguntas como: O que aconteceu com o ambiente?; Ainda dá para ver as cores e os objetos na sala?; As cores estão vivas ou opacas? Diga aos alunos para que eles sigam as instruções, no slide ou impressas. Estipule uma quantidade de objetos para cada aluno manusear (três ou cinco, por exemplo) levando em consideração a quantidade de objetos e de alunos. O objeto escolhido não pode ser devolvido para a caixa, pois um dos alunos já os viu. É importante que cada aluno faça o manuseio de objetos diferentes.

Obs.: Se preferir, esta parte da investigação poderá ser realizada fora da sala de aula, por exemplo, numa quadra de esporte ou no pátio da escola. Neste caso, forme duplas e peça para que um dos parceiros(as) coloque a venda no outro, realizem as atividades da investigação e relatem no caderno suas conclusões.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Continuação do Vamos investigar. Peça aos alunos para que tenham cuidado ao realizar a atividade 6 para que não se machuquem.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Peça para que os alunos das duplas venham à frente ou fiquem em pé no próprio lugar e compartilhem suas conclusões ou, se preferir, proponha uma roda de conversa para que os alunos possam compartilhar o que sentiram e discutiram durante a atividade. Faça o questionamento escrito no slide disponível no link https://bit.ly/2LG7aXl , projete o slide ou anote no quadro.

SISTEMATIZAÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Use as conclusões dos alunos e construa um texto sistematizando os conhecimentos adquiridos durante aula. Se achar necessário use como apoio o texto no link https://bit.ly/2kA57rC. Reforce com os alunos o fato de os olhos ser os responsáveis pela nossa visão, mas que sem luz não poderíamos ver nada nem distinguir as cores. Retome a Questão disparadora Como conseguimos ver e distinguir os objetos? e o que os alunos haviam dito. Espera-se que os alunos consigam relatar e definir a importância da visão para a nossa vida.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor (a), possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Esta é uma aula introdutória para o estudo do olho e da visão. Em aulas posteriores, a temática será encaminhada para que se percebam as partes do olho e suas funções. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nas aulas que tratam dessa habilidade acesse o link: https://bit.ly/2L4x2uJ

Materiais necessários para a aula: Escolha, conforme a disponibilidade, a ferramenta a ser utilizada, ou seja, datashow e notebook ou TV e aparelho de DVD. Leve para a sala de aula, também, objetos ou frutas coloridas como: maçã, laranja ou outras (para visualização e percepção de cores pelos alunos), caderno, lápis, pano preto para fazer as vendas, objetos variados para que os alunos manuseiem. Separe, pelo menos, duas caixas com vários objetos diferentes (de três a cinco para cada dupla) e não deixe que os alunos vejam, pois estes objetos serão manuseados por eles no decorrer da aula, porém com uma venda nos olhos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Leia o tema da aula, projete em slide ou anote no quadro. Comente com os alunos que eles irão discutir sobre a visão e sua importância para a nossa vida.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Organize os alunos em duplas. Projete a imagem para os alunos. Caso não tenha um projetor na escola, imprima-a do link https://bit.ly/2JeJxXy, leve a imagem para a aula e cole no quadro. Faça perguntas sobre o slide como: O que você vê nesta imagem?; O que mais chamou sua atenção nessa imagem?; Como você conseguiu distinguir cada item dessa imagem? Comente sobre a atividade que eles irão realizar dizendo que nesta aula eles irão vivenciar experiências que demonstrem a importância da visão para a nossa vida.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Ainda em duplas, diga para os alunos observarem e imaginarem como conseguimos ver os objetos que aparecem no slide ou à nossa volta. Leia, então, a Questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem hipóteses. Não se preocupe em responder os questionamentos deles, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos.

Orientações: O tempo total para o mão na massa é de 35 minutos, sendo: 15 minutos para esta primeira parte e 20 minutos para a segunda parte (slides 6 e 7). Leia as atividades para os alunos, conforme descrito no slide ou imprima e distribua a atividade no link https://bit.ly/2Jgnm33 para cada dupla. Coloque na mesa os objetos coloridos que você trouxe (uma maçã ou laranja, ou outro objeto colorido), e peça para que os alunos os observem com atenção. Em seguida, apague a luz e feche a cortina (se possível). A ideia é deixar o ambiente o mais escuro possível, para que os alunos observem as diferenças das cores com o ambiente iluminado e mais escuro. Faça perguntas como: O que aconteceu com o ambiente?; Ainda dá para ver as cores e os objetos na sala?; As cores estão vivas ou opacas? Diga aos alunos para que eles sigam as instruções, no slide ou impressas. Estipule uma quantidade de objetos para cada aluno manusear (três ou cinco, por exemplo) levando em consideração a quantidade de objetos e de alunos. O objeto escolhido não pode ser devolvido para a caixa, pois um dos alunos já os viu. É importante que cada aluno faça o manuseio de objetos diferentes.

Obs.: Se preferir, esta parte da investigação poderá ser realizada fora da sala de aula, por exemplo, numa quadra de esporte ou no pátio da escola. Neste caso, forme duplas e peça para que um dos parceiros(as) coloque a venda no outro, realizem as atividades da investigação e relatem no caderno suas conclusões.

Slide Plano Aula

Orientações: Continuação do Vamos investigar. Peça aos alunos para que tenham cuidado ao realizar a atividade 6 para que não se machuquem.

Slide Plano Aula

Orientações: Peça para que os alunos das duplas venham à frente ou fiquem em pé no próprio lugar e compartilhem suas conclusões ou, se preferir, proponha uma roda de conversa para que os alunos possam compartilhar o que sentiram e discutiram durante a atividade. Faça o questionamento escrito no slide disponível no link https://bit.ly/2LG7aXl , projete o slide ou anote no quadro.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Use as conclusões dos alunos e construa um texto sistematizando os conhecimentos adquiridos durante aula. Se achar necessário use como apoio o texto no link https://bit.ly/2kA57rC. Reforce com os alunos o fato de os olhos ser os responsáveis pela nossa visão, mas que sem luz não poderíamos ver nada nem distinguir as cores. Retome a Questão disparadora Como conseguimos ver e distinguir os objetos? e o que os alunos haviam dito. Espera-se que os alunos consigam relatar e definir a importância da visão para a nossa vida.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 6º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06CI08 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano