11749
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - A divertida trilha geométrica!

Plano de aula de matemática com atividades para 3º Ano do Fundamental sobre Reconhecer, classificar e diferenciar as figuras geométricas espaciais de acordo com algumas características e relacionar com suas planificações.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Poliana Aparecida Meredik Capelesso

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Poliana Aparecida Meredik Capelesso

Mentor: Daniela Pannuti

Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Pricilla Cerqueira

Habilidade da BNCC:

(EF02MA14) Reconhecimento e análise de figuras não planas, suas características e representações (esfera, cilindro, cubo, pirâmides; bloco retangular; prisma de base triangular; faces, arestas e vértices; planificação)

Objetivos específicos:

Revisar as figuras não planas, suas características e representações (esfera, cilindro, cubo, pirâmide; paralelepípedo; prisma de base triangular; faces, arestas e vértices).

Conceito_chave:

Reconhecer, classificar e diferenciar as figuras geométricas espaciais de acordo com algumas características e relacionar com suas planificações.

Recursos necessários:

  • Tesoura;
  • Cola;
  • Folha impressa com A divertida trilha geométrica;
  • Papel ou uma superfície mais firme para colar o tabuleiro, cartas e regras. (sugestão);
  • Datashow (opcional).

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Leia o objetivo da aula para os alunos.

Propósito: Compartilhar o objetivo com a turma.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: O professor deverá organizar os alunos em círculo sentados no chão. Encher alguns balões se possível coloridos (caso não tenha acesso a esse material use uma caixa, e coloque as perguntas dentro dela), contendo algumas perguntas referentes a características das figuras geométricas não planas, como por exemplo, “O que é uma figura geométrica não plana?”, “Como elas são formadas?”, “O que é vértice, face e aresta?”, “Cite três exemplos de figuras não planas?”, “Como as figuras não planas podem ser reconhecidas?”; dentre outras possibilidades que achar interessante. Escolha alguns alunos para estourar o balão e retirar a pergunta de dentro. Utilize os questionamentos sugeridos, mas não se esqueça de aproveitar outras sugestões que os alunos possam oferecer.

Propósito: Estabelecer uma conexão com conceitos que os que os alunos já sabem.

Discuta com a turma:

  • O que é uma figura geométrica não plana?
  • Como elas são formadas?
  • O que é vértice, face e aresta?
  • Cite três exemplos de figuras não planas.
  • Como as figuras não planas podem ser reconhecidas?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.( slides 4 a 6 )

Orientação: Organize os alunos em grupos de no máximo três alunos. Para que haja um maior aproveitamento da atividade sugere-se que os grupos fiquem sentados no chão ou organizem as carteiras de modo que fiquem uma de frente com a outra, assim haverá mais espaço para organizar a atividade proposta. Se houver possibilidade utilize outro ambiente diferente para fazer esta aula, como por exemplo, a biblioteca o pátio da escola, caso não consiga use a sala de aula mesmo.

Propósito: Organizar os alunos para jogar a Trilha.

Discuta com a turma:

  • Todos possuem um grupo?
  • Podemos prosseguir com as orientações?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Como a atividade envolverá uma certa competição entre os alunos pode ser que ocorram alguns conflito, seguem alguns materiais que poderão lhe auxiliar para resolvê-los:

Conversar para resolver conflitos.

Que tal usar os conflitos para trabalhar valores?

Você pode acessar essa reportagem para saber como potencializar o trabalho em grupo de sua turma.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.( slides 4 a 6 )

Orientação: Com os grupos já formados e organizados em seu devidos lugares, entregue-os A Divertida Trilha Geométrica, juntamente com as suas cartas e regras. A ideia deste jogo é fazer uma revisão dos conteúdos já trabalhados com os alunos sobre as figuras geométricas não planas. É importante que seja feita uma leitura coletiva das regras e tabuleiro para tirar a dúvidas dos alunos. Professor fica a seu critério a maneira de confeccioná-lo se com os alunos ou já deixar previamente pronto, sugere-se que seja a segunda maneira, e que seja montado em uma superfície mais firme, a fim que haja uma maior durabilidade, podendo assim ser utilizado mais vezes.

Propósito: Fazer com que os alunos compreendam as regras da trilha.

Discuta com a turma:

  • Alguém já jogou Trilha? Pode contar como são as regras?
  • Todos entenderam as orientações até agora?
  • Podemos começar?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.( slides 4 a 6 )

Orientação: Após a organização da atividade principal caso ainda haja dúvida dos alunos jogue um pouco com eles. Ande pela sala e verifique quais as estratégias e organizações dos grupos. Interfira apenas quando achar necessário, nestas interferências discuta com os alunos.

Propósito: Fazer com que os alunos compreendam o que acontecerá durante a aula e revisar algumas características das figuras geométricas não planas.

Discuta com a turma:

  • Podemos começar?
  • Como você chegou nesta solução?
  • Você pode me dizer o que não está conseguindo fazer? Ou o que está conseguindo fazer?

Materiais Complementares:

Os jogos sempre são ótima maneira dos alunos aprenderem! Para saber mais sobre esse assunto acesse os links abaixo.

O jogo e seu lugar na aprendizagem da Matemática.

Brincar é mais que aprender.

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Peça aos alunos que falem sobre o jogo, o que acharam difícil e fácil,as aprendizagens que tiveram sobre as figuras geométricas.Você pode ir registrando no quadro os conceitos apresentados por eles, e dar crédito aos grupos.Se preferir, escreva no papel, para que fique exposto na sala de aula. Faça uma discussão coletiva sobre o que os alunos elencaram como sendo uma dificuldade e o que acharam fácil.

Propósito: Discutir as soluções da atividade atividade principal a partir da troca de experiências entre os grupos.

Discuta com a turma:

  • O que vocês aprenderam fazendo esta atividade?
  • O que vocês consideraram difícil na atividade? Vamos rever?

Material Complementar:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

propósito: Reforçar os conhecimentos obtidos nesta aula.

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientação: Encerre a atividade reforçando as características das figuras geométricas não planas. Se achar necessário,peça que os alunos copiem as conclusões no caderno.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Realize a leitura do enunciado e peça aos alunos para que acompanhem esta leitura. Deixe com que eles resolvam a proposta individualmente. Enquanto produzem individualmente, passe nas mesas para verificar o que eles estão conseguindo fazer ou não.

Propósito: Verificar o que os alunos aprenderam nesta aula.

Discuta com a turma:

  • Quais são as características das figuras geométricas não planas?
  • Alguém colocou alguma que seja diferente das mencionadas até o momento?

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Leia o objetivo da aula para os alunos.

Propósito: Compartilhar o objetivo com a turma.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Poliana Aparecida Meredik Capelesso

Mentor: Daniela Pannuti

Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Pricilla Cerqueira

Habilidade da BNCC:

(EF02MA14) Reconhecimento e análise de figuras não planas, suas características e representações (esfera, cilindro, cubo, pirâmides; bloco retangular; prisma de base triangular; faces, arestas e vértices; planificação)

Objetivos específicos:

Revisar as figuras não planas, suas características e representações (esfera, cilindro, cubo, pirâmide; paralelepípedo; prisma de base triangular; faces, arestas e vértices).

Conceito_chave:

Reconhecer, classificar e diferenciar as figuras geométricas espaciais de acordo com algumas características e relacionar com suas planificações.

Recursos necessários:

  • Tesoura;
  • Cola;
  • Folha impressa com A divertida trilha geométrica;
  • Papel ou uma superfície mais firme para colar o tabuleiro, cartas e regras. (sugestão);
  • Datashow (opcional).
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: O professor deverá organizar os alunos em círculo sentados no chão. Encher alguns balões se possível coloridos (caso não tenha acesso a esse material use uma caixa, e coloque as perguntas dentro dela), contendo algumas perguntas referentes a características das figuras geométricas não planas, como por exemplo, “O que é uma figura geométrica não plana?”, “Como elas são formadas?”, “O que é vértice, face e aresta?”, “Cite três exemplos de figuras não planas?”, “Como as figuras não planas podem ser reconhecidas?”; dentre outras possibilidades que achar interessante. Escolha alguns alunos para estourar o balão e retirar a pergunta de dentro. Utilize os questionamentos sugeridos, mas não se esqueça de aproveitar outras sugestões que os alunos possam oferecer.

Propósito: Estabelecer uma conexão com conceitos que os que os alunos já sabem.

Discuta com a turma:

  • O que é uma figura geométrica não plana?
  • Como elas são formadas?
  • O que é vértice, face e aresta?
  • Cite três exemplos de figuras não planas.
  • Como as figuras não planas podem ser reconhecidas?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.( slides 4 a 6 )

Orientação: Organize os alunos em grupos de no máximo três alunos. Para que haja um maior aproveitamento da atividade sugere-se que os grupos fiquem sentados no chão ou organizem as carteiras de modo que fiquem uma de frente com a outra, assim haverá mais espaço para organizar a atividade proposta. Se houver possibilidade utilize outro ambiente diferente para fazer esta aula, como por exemplo, a biblioteca o pátio da escola, caso não consiga use a sala de aula mesmo.

Propósito: Organizar os alunos para jogar a Trilha.

Discuta com a turma:

  • Todos possuem um grupo?
  • Podemos prosseguir com as orientações?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Como a atividade envolverá uma certa competição entre os alunos pode ser que ocorram alguns conflito, seguem alguns materiais que poderão lhe auxiliar para resolvê-los:

Conversar para resolver conflitos.

Que tal usar os conflitos para trabalhar valores?

Você pode acessar essa reportagem para saber como potencializar o trabalho em grupo de sua turma.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.( slides 4 a 6 )

Orientação: Com os grupos já formados e organizados em seu devidos lugares, entregue-os A Divertida Trilha Geométrica, juntamente com as suas cartas e regras. A ideia deste jogo é fazer uma revisão dos conteúdos já trabalhados com os alunos sobre as figuras geométricas não planas. É importante que seja feita uma leitura coletiva das regras e tabuleiro para tirar a dúvidas dos alunos. Professor fica a seu critério a maneira de confeccioná-lo se com os alunos ou já deixar previamente pronto, sugere-se que seja a segunda maneira, e que seja montado em uma superfície mais firme, a fim que haja uma maior durabilidade, podendo assim ser utilizado mais vezes.

Propósito: Fazer com que os alunos compreendam as regras da trilha.

Discuta com a turma:

  • Alguém já jogou Trilha? Pode contar como são as regras?
  • Todos entenderam as orientações até agora?
  • Podemos começar?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.( slides 4 a 6 )

Orientação: Após a organização da atividade principal caso ainda haja dúvida dos alunos jogue um pouco com eles. Ande pela sala e verifique quais as estratégias e organizações dos grupos. Interfira apenas quando achar necessário, nestas interferências discuta com os alunos.

Propósito: Fazer com que os alunos compreendam o que acontecerá durante a aula e revisar algumas características das figuras geométricas não planas.

Discuta com a turma:

  • Podemos começar?
  • Como você chegou nesta solução?
  • Você pode me dizer o que não está conseguindo fazer? Ou o que está conseguindo fazer?

Materiais Complementares:

Os jogos sempre são ótima maneira dos alunos aprenderem! Para saber mais sobre esse assunto acesse os links abaixo.

O jogo e seu lugar na aprendizagem da Matemática.

Brincar é mais que aprender.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Peça aos alunos que falem sobre o jogo, o que acharam difícil e fácil,as aprendizagens que tiveram sobre as figuras geométricas.Você pode ir registrando no quadro os conceitos apresentados por eles, e dar crédito aos grupos.Se preferir, escreva no papel, para que fique exposto na sala de aula. Faça uma discussão coletiva sobre o que os alunos elencaram como sendo uma dificuldade e o que acharam fácil.

Propósito: Discutir as soluções da atividade atividade principal a partir da troca de experiências entre os grupos.

Discuta com a turma:

  • O que vocês aprenderam fazendo esta atividade?
  • O que vocês consideraram difícil na atividade? Vamos rever?

Material Complementar:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

propósito: Reforçar os conhecimentos obtidos nesta aula.

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientação: Encerre a atividade reforçando as características das figuras geométricas não planas. Se achar necessário,peça que os alunos copiem as conclusões no caderno.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Realize a leitura do enunciado e peça aos alunos para que acompanhem esta leitura. Deixe com que eles resolvam a proposta individualmente. Enquanto produzem individualmente, passe nas mesas para verificar o que eles estão conseguindo fazer ou não.

Propósito: Verificar o que os alunos aprenderam nesta aula.

Discuta com a turma:

  • Quais são as características das figuras geométricas não planas?
  • Alguém colocou alguma que seja diferente das mencionadas até o momento?

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 3º ano :

Com o plano de aula sobre geometria, os alunos aprendem a descrever e localizar a movimentação de pessoas ou objetos no espaço e representá-los através de desenhos, croquis e maquetes; compor e decompor triângulos e quadriláteros associando-os a figuras planas de três e quatro lados; construir e identificar figuras simétricas; reconhecer elementos de prismas e pirâmides em perspectivas ou planificações.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03MA13 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03MA14 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano