Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Poliana Aparecida Meredik Capelesso
Mentor: Daniela Pannuti
Revisora Pedagógica: Eliane Zanin
Especialista de área: Pricilla Cerqueira
Habilidade da BNCC:
(EF02MA14) Reconhecimento e análise de figuras não planas, suas características e representações (esfera, cilindro, cubo, pirâmides; bloco retangular; prisma de base triangular; faces, arestas e vértices; planificação)
Objetivos específicos:
Revisar as figuras não planas, suas características e representações (esfera, cilindro, cubo, pirâmide; paralelepípedo; prisma de base triangular; faces, arestas e vértices).
Conceito_chave:
Reconhecer, classificar e diferenciar as figuras geométricas espaciais de acordo com algumas características e relacionar com suas planificações.
Recursos necessários:
- Tesoura;
- Cola;
- Folha impressa com A divertida trilha geométrica;
- Papel ou uma superfície mais firme para colar o tabuleiro, cartas e regras. (sugestão);
- Datashow (opcional).
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Leia o objetivo da aula para os alunos.
Propósito: Compartilhar o objetivo com a turma.
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientação: O professor deverá organizar os alunos em círculo sentados no chão. Encher alguns balões se possível coloridos (caso não tenha acesso a esse material use uma caixa, e coloque as perguntas dentro dela), contendo algumas perguntas referentes a características das figuras geométricas não planas, como por exemplo, “O que é uma figura geométrica não plana?”, “Como elas são formadas?”, “O que é vértice, face e aresta?”, “Cite três exemplos de figuras não planas?”, “Como as figuras não planas podem ser reconhecidas?”; dentre outras possibilidades que achar interessante. Escolha alguns alunos para estourar o balão e retirar a pergunta de dentro. Utilize os questionamentos sugeridos, mas não se esqueça de aproveitar outras sugestões que os alunos possam oferecer.
Propósito: Estabelecer uma conexão com conceitos que os que os alunos já sabem.
Discuta com a turma:
- O que é uma figura geométrica não plana?
- Como elas são formadas?
- O que é vértice, face e aresta?
- Cite três exemplos de figuras não planas.
- Como as figuras não planas podem ser reconhecidas?
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos.( slides 4 a 6 )
Orientação: Organize os alunos em grupos de no máximo três alunos. Para que haja um maior aproveitamento da atividade sugere-se que os grupos fiquem sentados no chão ou organizem as carteiras de modo que fiquem uma de frente com a outra, assim haverá mais espaço para organizar a atividade proposta. Se houver possibilidade utilize outro ambiente diferente para fazer esta aula, como por exemplo, a biblioteca o pátio da escola, caso não consiga use a sala de aula mesmo.
Propósito: Organizar os alunos para jogar a Trilha.
Discuta com a turma:
- Todos possuem um grupo?
- Podemos prosseguir com as orientações?
Materiais Complementares:
Resolução da Atividade Principal
Como a atividade envolverá uma certa competição entre os alunos pode ser que ocorram alguns conflito, seguem alguns materiais que poderão lhe auxiliar para resolvê-los:
Conversar para resolver conflitos.
Que tal usar os conflitos para trabalhar valores?
Você pode acessar essa reportagem para saber como potencializar o trabalho em grupo de sua turma.
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos.( slides 4 a 6 )
Orientação: Com os grupos já formados e organizados em seu devidos lugares, entregue-os A Divertida Trilha Geométrica, juntamente com as suas cartas e regras. A ideia deste jogo é fazer uma revisão dos conteúdos já trabalhados com os alunos sobre as figuras geométricas não planas. É importante que seja feita uma leitura coletiva das regras e tabuleiro para tirar a dúvidas dos alunos. Professor fica a seu critério a maneira de confeccioná-lo se com os alunos ou já deixar previamente pronto, sugere-se que seja a segunda maneira, e que seja montado em uma superfície mais firme, a fim que haja uma maior durabilidade, podendo assim ser utilizado mais vezes.
Propósito: Fazer com que os alunos compreendam as regras da trilha.
Discuta com a turma:
- Alguém já jogou Trilha? Pode contar como são as regras?
- Todos entenderam as orientações até agora?
- Podemos começar?
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos.( slides 4 a 6 )
Orientação: Após a organização da atividade principal caso ainda haja dúvida dos alunos jogue um pouco com eles. Ande pela sala e verifique quais as estratégias e organizações dos grupos. Interfira apenas quando achar necessário, nestas interferências discuta com os alunos.
Propósito: Fazer com que os alunos compreendam o que acontecerá durante a aula e revisar algumas características das figuras geométricas não planas.
Discuta com a turma:
- Podemos começar?
- Como você chegou nesta solução?
- Você pode me dizer o que não está conseguindo fazer? Ou o que está conseguindo fazer?
Materiais Complementares:
Os jogos sempre são ótima maneira dos alunos aprenderem! Para saber mais sobre esse assunto acesse os links abaixo.
O jogo e seu lugar na aprendizagem da Matemática.
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientação: Peça aos alunos que falem sobre o jogo, o que acharam difícil e fácil,as aprendizagens que tiveram sobre as figuras geométricas.Você pode ir registrando no quadro os conceitos apresentados por eles, e dar crédito aos grupos.Se preferir, escreva no papel, para que fique exposto na sala de aula. Faça uma discussão coletiva sobre o que os alunos elencaram como sendo uma dificuldade e o que acharam fácil.
Propósito: Discutir as soluções da atividade atividade principal a partir da troca de experiências entre os grupos.
Discuta com a turma:
- O que vocês aprenderam fazendo esta atividade?
- O que vocês consideraram difícil na atividade? Vamos rever?
Material Complementar:
Resolução da Atividade Principal
Encerramento
propósito: Reforçar os conhecimentos obtidos nesta aula.
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientação: Encerre a atividade reforçando as características das figuras geométricas não planas. Se achar necessário,peça que os alunos copiem as conclusões no caderno.
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientação: Realize a leitura do enunciado e peça aos alunos para que acompanhem esta leitura. Deixe com que eles resolvam a proposta individualmente. Enquanto produzem individualmente, passe nas mesas para verificar o que eles estão conseguindo fazer ou não.
Propósito: Verificar o que os alunos aprenderam nesta aula.
Discuta com a turma:
- Quais são as características das figuras geométricas não planas?
- Alguém colocou alguma que seja diferente das mencionadas até o momento?
Materiais Complementares: