11748
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 3º ano > Geometria

Plano de aula - Brincando de detetive! Desvendando desafios geométricos!

Plano de aula de matemática com atividades para 3º Ano do Fundamental sobre Semelhanças e diferenças das figuras planas e não planas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Poliana Aparecida Meredik Capelesso

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT3_16GEO09

Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, Google sala de aula, WhatsApp, e-mail ou impressão (essa deve ser a última opção nesse momento de pandemia).
Atividade principal

- Opcionais:
Celular, computador ou tablet
Jogo: Sólidos geométricos
Jogo: Sólidos geométricos: Classificação.

Para este plano, foque na etapa da Atividade principal

Atividade principal
O foco desta atividade principal é comparar as semelhanças e diferenças das figuras geométricas planas e não planas. A atividade deveria ser realizada em grupo em que cada um dos alunos teria um papel. Caso você consiga fazer grupos fixos no WhatsApp ou no Zoom, pode manter a atividade como está e cada um pode exercer o seu papel no grupo. Caso não esteja, será melhor passar para os slides 6, 7 e 8. Se estiver em uma videoconferência, você pode mostrar os slides um a um e os alunos podem copiar os tres desafios no caderno, resolvê-los e compartilhar ao vivo as suas resoluções. Caso esteja usando a atividade de forma assíncrona ou síncrona por meio de WhatsApp ou similar, você pode lançar cada um dos desafios utilizando fotografias (prints) dos slides ou o arquivo da atividade. Os alunos podem copiá-los no caderno e resolvê-los.

Discussão das soluções
Na discussão das soluções os alunos devem apresentar as suas respostas justificando cada uma delas. Mostre os slides com as soluções ao vivo ou por imagem e peça que comparem com as suas respostas. Os alunos podem concordar ou discordar da solução, mas sempre peça que façam a justificativa por texto ou áudio. Você pode incentivar a discussão por meio de perguntas como:
     - Alguém chegou a uma resposta diferente desta?
     - Vocês gostariam de partilhar algo que acharam importante e ninguém falou?

Encerramento
Retome resumidamente com a turma os conceitos explorados na aula. Os alunos devem copiar em seus cadernos para futuras consultas. Pergunte se eles gostariam de acrescentar alguma observação às anotações.

Raio X
A atividade do Raio X pode ser utilizada para verificar se os alunos compreenderam e atingiram o objetivo da aula através de uma síntese das características que perceberam nas figuras. As atividades complementares também podem ser exploradas para esse fim. Você pode selecionar as atividades que são mais adequadas para a sua turma e enviá-las pelo meio que está sendo usado por sua escola para interagir com os alunos.

Convite às famílias
Envie para as famílias uma mensagem de texto, áudio ou vídeo explicando o que você está trabalhando com os alunos e de que forma eles podem ajudar na organização ou discussão da resolução ou incentivar em casa.
O envolvimento das famílias nas atividades escolares juntos com os alunos é o ideal nesses momentos, principalmente na organização da rotina deles e de seus materiais.
Esta é uma atividade que pode ser realizada em família. Os familiares podem tentar resolver os desafios com os alunos e discutir suas estratégias com eles. Também podem elaborar outros desafios para serem realizados. Pode também incentivar que os alunos joguem os jogos indicados, se for possível.

Sugestão Enviada Por: Elisa Vilalta


Código: MAT3_16GEO09

(EF03MA13) Associar figuras geométricas espaciais (cubo, bloco retangular, pirâmide, cone, cilindro e esfera) a objetos do mundo físico e nomear essas figuras.

(EF03MA14) Descrever características de algumas figuras geométricas espaciais (prismas retos, pirâmides, cilindros, cones), relacionando-as com suas planificações.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 3º ano:

Com o plano de aula sobre geometria, os alunos aprendem a descrever e localizar a movimentação de pessoas ou objetos no espaço e representá-los através de desenhos, croquis e maquetes; compor e decompor triângulos e quadriláteros associando-os a figuras planas de três e quatro lados; construir e identificar figuras simétricas; reconhecer elementos de prismas e pirâmides em perspectivas ou planificações.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas