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Plano de aula > Matemática > 8º ano > Álgebra

Plano de aula - Simplificar ou desenvolver expressões algébricas.

Plano de aula de Matemática com atividades para 8ºano do Fundamental sobre Expressões algébricas.

Plano 08 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Juliana de Lima Gregorutti

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Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Juliana de Lima Gregorutti

Mentor: Carla Simone de Albuquerque

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim

Objetivos específicos

Explorar  e reconhecer as expressões algébricas equivalente - forma reduzida e forma desenvolvida.

Conceito-chave

Expressões algébricas.

Recursos necessários

Lápis, papel e atividade impressas.






Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 7 minutos.

Orientações: Prepare a atividade antes da aula. Você pode imprimir este modelo ou criar um novo usando cartolina ou outro papel. Agrupe os alunos em duplas e entregue a atividade para cada dupla. Deixe que os alunos se familiarizem com o material por alguns instantes, em seguida, peça que eles organizem suas ideias e resolvam a questão. Permita que os alunos discutam sobre os seus métodos e procedimentos.

Propósito: Explorar e relembrar os conhecimentos de expressões algébricas, e os itens que a compõe (parte literal e coeficiente).

Discuta com a turma:

  • Como posso resolver a atividade?
  • Estimule o aluno a compreender que o problema pode ser resolvido de diferentes formas
  • Elabore outras figuras geométrica e peça para o seu colega representá-la por expressões algébricas. Ele deverá fazer o mesmo para você!

Materiais complementares:

Atividade aquecimento

Resolução atividade aquecimento

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (Slides 4 e 5).

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia que julgarem adequada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução da atividade.

Propósito: Fazer com que os alunos explorem e reconheçam as expressões algébricas, compreendendo que as expressões algébricas podem se escritas na forma reduzida e na forma desenvolvida.

Discuta com a turma:

  • Como determinamos o valor do da área gramada de cada canteiro?
  • Quais as relações entre as áreas do quadrado maior e o quadrado inscrito?
  • Existe apenas uma maneira de representar a expressão algébrica da área gramada do canteiro?
  • Perguntar se os alunos conseguem ver a matemática, pela articulação entre álgebra e geometria.

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução atividade principal

Guia de intervenção

Leitura complementar

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (Slides 4 e 5).

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia que julgarem adequada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução da atividade.

Propósito: Fazer com que os alunos explorem e reconheçam as expressões algébricas, compreendendo que as expressões algébricas podem se escritas na forma reduzida e na forma desenvolvida.

Discuta com a turma:

  • Como determinamos o valor do da área gramada de cada canteiro?
  • Quais as relações entre as áreas do quadrado maior e o quadrado inscrito?
  • Existe apenas uma maneira de representar a expressão algébrica da área gramada do canteiro?
  • Perguntar se os alunos conseguem ver a matemática, pela articulação entre álgebra e geometria.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 6, 7 e 8)

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a importância de compreender a escrita das expressões algébricas equivalentes, tanto na forma reduzida como na forma desenvolvida, bem como a importância da generalização com a utilização da linguagem algébrica.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Como obtemos a área da parte gramada?
  • Por que podemos escrever a resposta da questão de diferentes formas?
  • Qual é a importância da generalização das expressões? (Linguagem algébrica)
  • Questionar como os alunos veem a matemática. (Acrescentar o componente visual para aumentar o potencial da aprendizagem)

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 6, 7 e 8)

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a importância de compreender a escrita das expressões algébricas equivalentes, tanto na forma reduzida como na forma desenvolvida, bem como a importância da generalização com a utilização da linguagem algébrica.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Como obtemos a área da parte gramada?
  • Por que podemos escrever a resposta da questão de diferentes formas?
  • Qual é a importância da generalização das expressões? (Linguagem algébrica)
  • Questionar como os alunos veem a matemática. (Acrescentar o componente visual para aumentar o potencial da aprendizagem)

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 6, 7 e 8)

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a importância de compreender a escrita das expressões algébricas equivalentes, tanto na forma reduzida como na forma desenvolvida, bem como a importância da generalização com a utilização da linguagem algébrica.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Como obtemos a área da parte gramada?
  • Por que podemos escrever a resposta da questão de diferentes formas?
  • Qual é a importância da generalização das expressões? (Linguagem algébrica)
  • Questionar como os alunos veem a matemática. (Acrescentar o componente visual para aumentar o potencial da aprendizagem)

Sistematização de conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Depois de discutir as diversas estratégias e soluções com os alunos, notamos que passamos pelo processo de ler a situação proposta, levantar hipótese e testá-las, verificando o valor solicitado, assim validando ou descartando suas hipóteses. Esse caminho percorrido norteou para que o aluno verificasse e compreendesse que as expressões algébricas podem ser escritas tanto na forma reduzida como na forma desenvolvida. Desta forma, é hora de ordenar os conceitos em jogo.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes a importância de compreender a escrita das expressões algébricas equivalentes, tanto na forma reduzida como na forma desenvolvida.

Propósito: Retomar os objetivos propostos para esta aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, explorando a ideia das diferentes formas de representar as expressões algébricas equivalentes, tanto na forma reduzida como na forma desenvolvida. Circule para verificar como os alunos estão realizando as operações e as tentativas. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos em uma situação semelhante e, avaliar os conhecimentos em representar as expressões algébrica em diversas formas (reduzida e desenvolvida).

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução atividade raio x

Resolução atividade complementar

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Juliana de Lima Gregorutti

Mentor: Carla Simone de Albuquerque

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim

Objetivos específicos

Explorar  e reconhecer as expressões algébricas equivalente - forma reduzida e forma desenvolvida.

Conceito-chave

Expressões algébricas.

Recursos necessários

Lápis, papel e atividade impressas.





Slide Plano Aula

Tempo previsto: 7 minutos.

Orientações: Prepare a atividade antes da aula. Você pode imprimir este modelo ou criar um novo usando cartolina ou outro papel. Agrupe os alunos em duplas e entregue a atividade para cada dupla. Deixe que os alunos se familiarizem com o material por alguns instantes, em seguida, peça que eles organizem suas ideias e resolvam a questão. Permita que os alunos discutam sobre os seus métodos e procedimentos.

Propósito: Explorar e relembrar os conhecimentos de expressões algébricas, e os itens que a compõe (parte literal e coeficiente).

Discuta com a turma:

  • Como posso resolver a atividade?
  • Estimule o aluno a compreender que o problema pode ser resolvido de diferentes formas
  • Elabore outras figuras geométrica e peça para o seu colega representá-la por expressões algébricas. Ele deverá fazer o mesmo para você!

Materiais complementares:

Atividade aquecimento

Resolução atividade aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (Slides 4 e 5).

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia que julgarem adequada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução da atividade.

Propósito: Fazer com que os alunos explorem e reconheçam as expressões algébricas, compreendendo que as expressões algébricas podem se escritas na forma reduzida e na forma desenvolvida.

Discuta com a turma:

  • Como determinamos o valor do da área gramada de cada canteiro?
  • Quais as relações entre as áreas do quadrado maior e o quadrado inscrito?
  • Existe apenas uma maneira de representar a expressão algébrica da área gramada do canteiro?
  • Perguntar se os alunos conseguem ver a matemática, pela articulação entre álgebra e geometria.

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução atividade principal

Guia de intervenção

Leitura complementar

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (Slides 4 e 5).

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia que julgarem adequada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução da atividade.

Propósito: Fazer com que os alunos explorem e reconheçam as expressões algébricas, compreendendo que as expressões algébricas podem se escritas na forma reduzida e na forma desenvolvida.

Discuta com a turma:

  • Como determinamos o valor do da área gramada de cada canteiro?
  • Quais as relações entre as áreas do quadrado maior e o quadrado inscrito?
  • Existe apenas uma maneira de representar a expressão algébrica da área gramada do canteiro?
  • Perguntar se os alunos conseguem ver a matemática, pela articulação entre álgebra e geometria.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 6, 7 e 8)

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a importância de compreender a escrita das expressões algébricas equivalentes, tanto na forma reduzida como na forma desenvolvida, bem como a importância da generalização com a utilização da linguagem algébrica.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Como obtemos a área da parte gramada?
  • Por que podemos escrever a resposta da questão de diferentes formas?
  • Qual é a importância da generalização das expressões? (Linguagem algébrica)
  • Questionar como os alunos veem a matemática. (Acrescentar o componente visual para aumentar o potencial da aprendizagem)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 6, 7 e 8)

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a importância de compreender a escrita das expressões algébricas equivalentes, tanto na forma reduzida como na forma desenvolvida, bem como a importância da generalização com a utilização da linguagem algébrica.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Como obtemos a área da parte gramada?
  • Por que podemos escrever a resposta da questão de diferentes formas?
  • Qual é a importância da generalização das expressões? (Linguagem algébrica)
  • Questionar como os alunos veem a matemática. (Acrescentar o componente visual para aumentar o potencial da aprendizagem)
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 6, 7 e 8)

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a importância de compreender a escrita das expressões algébricas equivalentes, tanto na forma reduzida como na forma desenvolvida, bem como a importância da generalização com a utilização da linguagem algébrica.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Como obtemos a área da parte gramada?
  • Por que podemos escrever a resposta da questão de diferentes formas?
  • Qual é a importância da generalização das expressões? (Linguagem algébrica)
  • Questionar como os alunos veem a matemática. (Acrescentar o componente visual para aumentar o potencial da aprendizagem)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Depois de discutir as diversas estratégias e soluções com os alunos, notamos que passamos pelo processo de ler a situação proposta, levantar hipótese e testá-las, verificando o valor solicitado, assim validando ou descartando suas hipóteses. Esse caminho percorrido norteou para que o aluno verificasse e compreendesse que as expressões algébricas podem ser escritas tanto na forma reduzida como na forma desenvolvida. Desta forma, é hora de ordenar os conceitos em jogo.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes a importância de compreender a escrita das expressões algébricas equivalentes, tanto na forma reduzida como na forma desenvolvida.

Propósito: Retomar os objetivos propostos para esta aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, explorando a ideia das diferentes formas de representar as expressões algébricas equivalentes, tanto na forma reduzida como na forma desenvolvida. Circule para verificar como os alunos estão realizando as operações e as tentativas. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos em uma situação semelhante e, avaliar os conhecimentos em representar as expressões algébrica em diversas formas (reduzida e desenvolvida).

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução atividade raio x

Resolução atividade complementar

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