Atividade Principal
Plano de Aula
Plano de aula: Simplificar expressões algébricas
Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Generalizar e desenvolver - expressões algébricas
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Juliana de Lima Gregorutti
Mentor: Carla Simone de Albuquerque
Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim
Objetivos específicos
Explorar e reconhecer a simplificação das expressões algébricas.
Conceito-chave
Expressões algébricas.
Recursos necessários
Lápis, papel e atividade impressas.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Explorar e reconhecer a simplificação das expressões algébricas.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo previsto: 7 minutos (Slides 3 e 4)
Orientações: Mostre o slide para os alunos e questione-os se eles compreendem a ideia da propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição, discutindo o que são termos como: potências, monômio, polinômio, fator comum e termo em evidência.
Propósito: Retomar as ideias de expressões algébricas equivalente (forma reduzida e forma desenvolvida).
Retomada
Tempo previsto: 7 minutos (Slides 3 e 4)
Orientações: Mostre o slide para os alunos e questione-os se eles compreendem a ideia da propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição, discutindo o que são termos como: potências, monômio, polinômio, fator comum e termo em evidência.
Propósito: Retomar as ideias de expressões algébricas equivalente (forma reduzida e forma desenvolvida).
Atividade Principal
Tempo sugerido: 18 minutos (Slides 5, 6 e 7).
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia que julgarem adequada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução da atividade.
Propósito: Fazer com que os alunos explorem e reconheçam a simplificação de expressões algébricas
Discuta com a turma:
- Como determinar o valor numérico de cada uma das letras?
- Devemos utilizar a mesma estratégia para todas questões? (O conceito em jogo é o mesmo para todas questões?)
- Existe apenas uma maneira de obter o valor numérico da letras?
- Perguntar se os alunos conseguem ver a matemática, pela articulação entre álgebra e geometria.
Materiais complementares:
Atividade Principal
Tempo sugerido: 18 minutos (Slides 5, 6 e 7).
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia que julgarem adequada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução da atividade.
Propósito: Fazer com que os alunos explorem e reconheçam a simplificação de expressões algébricas
Discuta com a turma:
- Como determinar o valor numérico de cada uma das letras?
- Devemos utilizar a mesma estratégia para todas questões? (O conceito em jogo é o mesmo para todas questões?)
- Existe apenas uma maneira de obter o valor numérico da letras?
- Perguntar se os alunos conseguem ver a matemática, pela articulação entre álgebra e geometria.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 18 minutos (Slides 5, 6 e 7).
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia que julgarem adequada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução da atividade.
Propósito: Fazer com que os alunos explorem e reconheçam a simplificação de expressões algébricas
Discuta com a turma:
- Como determinar o valor numérico de cada uma das letras?
- Devemos utilizar a mesma estratégia para todas questões? (O conceito em jogo é o mesmo para todas questões?)
- Existe apenas uma maneira de obter o valor numérico da letras?
- Perguntar se os alunos conseguem ver a matemática, pela articulação entre álgebra e geometria.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 8, 9 e 10)
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a importância de compreender a simplificação expressões algébricas equivalentes.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Como obtemos a o valor numérico da cada letra?
- Por que podemos escrever a mesma área de maneiras diferentes?
- Questionar como os alunos veem a matemática. (Acrescentar o componente visual para aumentar o potencial da aprendizagem)
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 8, 9 e 10)
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a importância de compreender a simplificação expressões algébricas equivalentes.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Como obtemos a o valor numérico da cada letra?
- Por que podemos escrever a mesma área de maneiras diferentes?
- Questionar como os alunos veem a matemática. (Acrescentar o componente visual para aumentar o potencial da aprendizagem)
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 8, 9 e 10)
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a importância de compreender a simplificação expressões algébricas equivalentes.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Como obtemos a o valor numérico da cada letra?
- Por que podemos escrever a mesma área de maneiras diferentes?
- Questionar como os alunos veem a matemática. (Acrescentar o componente visual para aumentar o potencial da aprendizagem)
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes a importância de compreender a simplificação das expressões algébricas.
Propósito: Retomar os objetivos propostos para esta aula.
Raio X
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, explorando a ideia da simplificação das expressões algébricas. Circule para verificar como os alunos estão realizando as operações e as tentativas. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos em uma situação semelhante e, avaliar os conhecimentos de simplificação de expressões algébricas.
Materiais complementares:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT8_09ALG09
Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: Papel, lápis, WhatsApp
- Opcionais: Messenger Sala de aluno (https://www.messenger.com/groupcall/LINK:4svjhs7dyZw8zoxm/), Meet, Hangout, Zoom, plataforma da Khan Academy (https://pt.khanacademy.org/)
Para este plano, foque na etapa ATIVIDADE PRINCIPAL
Aquecimento
Você pode encaminhar aos alunos a proposta do Aquecimento, como forma de resgate das aprendizagens acerca de expressões algébricas. Pode ser interessante iniciar com as ideias centrais dessa atividade, que serve de suporte à atividade principal. Mas também, você pode optar por suprimir o Aquecimento e priorizar somente a Atividade principal.
Atividade principal
O trabalho com expressões algébricas está centrado, nessa atividade, no cálculo de área e volume. Você pode solicitar que os alunos façam os quatro itens ou apenas 2, mas sugerimos que inclua o volume nessa escolha. Encaminhe para os alunos (via WhatsApp) a versão impressa da atividade. Os alunos podem imprimir ou copiar. Grave um áudio/vídeo com orientações complementares e dicas para realização da questão. Neste áudio/vídeo você pode incluir os exemplos do Aquecimento, por exemplo. Solicite aos alunos que encaminhem as respostas para sua apreciação. Eles podem mandar um print ou foto das respostas. Posteriormente, indique a realização das atividades complementares e do Raio X.
Na plataforma da Khan Academy há vários vídeos e demais recursos que tratam de temas algébricos. Você pode explorar o link a seguir e sugerir materiais selecionados (atividades, vídeos e textos) aos alunos com acesso à internet.
https://pt.khanacademy.org/math/algebra-home/alg-intro-to-algebra
Discussão das soluções
Analise as respostas apresentadas pelos alunos e selecione alguns pontos relevantes para dar o feedback à turma. Verifique a necessidade de orientar os alunos sobre equívocos cometidos nas respostas. Socialize com a turma suas impressões sobre as respostas e os possíveis erros apresentados, por meio de vídeo curto ou mesmo um áudio (WhatsApp). Proponha a realização também do Raio X e das atividades complementares para ampliar e consolidar as aprendizagens.
Se for possível, você para discutir em tempo real, com sua turma. Use o Meet, Hangout ou Zoom e considere apenas os itens e os conceitos de maior relevância.
Você pode usar também o Messenger Sala de aluno https://www.messenger.com/groupcall/LINK:4svjhs7dyZw8zoxm/
Sistematização
xxxx
Encerramento
xxxxx
Raio X
Sugerimos o uso do Raio X, juntamente com as atividades complementares como forma de revisão e consolidação das aprendizagens.
Convite às famílias
Discutir sobre o cálculo de área e volume. Qual a diferença? Os adultos conseguem perceber?
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Juliana de Lima Gregorutti
Mentor: Carla Simone de Albuquerque
Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim
Objetivos específicos
Explorar e reconhecer a simplificação das expressões algébricas.
Conceito-chave
Expressões algébricas.
Recursos necessários
Lápis, papel e atividade impressas.