Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano MAT5_17GEO10
Recursos
- Necessários: -
- Opcionais: GeoGebra
Para este plano, foque na etapa Retomada, Atividade principal e Raio X
Retomada
Professor(a), você pode realizar a Retomada deste plano com seus alunos seja em uma aula síncrona ou assíncrona. Compartilhe com a turma os slides presentes nesta atividade. Compartilhe, em formato de texto, os questionamentos presentes no “Discuta com a turma”. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona, permita que os alunos exponham suas reflexões; e, caso esteja ocorrendo de forma assíncrona, os estudantes podem enviar suas reflexões em formato de texto ou áudio.
Atividade principal
Professor(a), mesmo que a atividade proponha que sejam formados grupos, isso não é necessário, todos os alunos podem trabalhar na atividade de forma individual. Compartilhe com a turma as instruções para as etapas de realização da atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3RTd4wMYaTQrpMG746sgjfGS8d55DhHP6MJ9XbNseVQnTSWxtGTBGEkxZGY4/ativprinc-mat5-17geo10.pdf
No 1º momento, oriente que os alunos enumerem os polígonos e os classifiquem. Não é necessário que os alunos reproduzam os desenhos em seus cadernos. Oriente que os alunos reproduzam o quadro em seus cadernos e o complete.
No 3º momento, caso não seja possível a criação no software GeoGebra sugira que os estudantes desenhem em seus cadernos - você pode dar sugestões de imagens buscando a expressão “Mosaico irregular” no Google.
Compartilhe, em formato de texto, os questionamentos presentes no “Discuta com a turma”. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona, permita que os alunos exponham suas construções e ideias. Caso a aulas esteja ocorrendo de forma assíncrona, os estudantes podem enviar suas soluções em formato de imagens ou vídeos.
Encerramento
Professor(a), solicite que os alunos registrem em seus cadernos a conclusão que chegaram em relação a criação de mosaicos irregulares. Caso considere viável, compartilhe com os estudantes os slides presentes nesta etapa do plano de aula.
Raio X
O problema proposto no Raio X pode ser enviado aos alunos e solicitado como uma “tarefa” a ser entregue em momento a ser combinado com a turma. Solicite que os alunos reproduzam o quadro em seus cadernos e o complete. Os estudantes podem fotografar suas resoluções e as compartilhar no ambiente que estejam utilizando para interação com a turma.
Obs.: Você pode realizar uma troca caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona. Realize a atividade presente no Raio X e solicite que a atividade presente na Atividade principal seja realizada como tarefa.
Convite às famílias
Professor(a), sugira que os alunos socializem com seus familiares o que aprenderam nesta aula sobre mosaicos irregulares. Uma sugestão de atividade é que os alunos convidem seus familiares a realizarem a atividade proposta na Atividade principal de forma conjunta pensando em diferentes composições de mosaicos.
Sugestão Enviada Por: Lara Martins Barbosa
Código: MAT5_17GEO10
(EF05MA17) Reconhecer, nomear e comparar polígonos, considerando lados, vértices e ângulos, e desenhá-los, utilizando material de desenho ou tecnologias digitais.
AULA 01
AULA 02
AULA 04
AULA 06
AULA 07
AULA 08
Com o plano de aula sobre geometria os alunos aprendem representação de deslocamentos no plano cartesiano, Identificação de ângulos retos e não retos, Análise de figuras planas e suas propriedades, Classificação e representação de figuras não planas e Ampliação e redução de figuras poligonais.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes