11171
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Hierarquia das operações.

Plano de aula de Matemática com atividades para 6ºano do Fundamental sobre Ordem de resolução da operações nas expressões.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Juliana de Lima Gregorutti

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Juliana de Lima Gregorutti

Mentor: Carla Simone de Albuquerque

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim

Objetivo específico

  • Explorar a hierarquia entre as operações em uma escrita aritmética.
  • Relacionar a ordem de resolução das operações na expressão.

Conceito-chave

  • Ordem de resolução da operações nas expressões.

Recursos necessários

  • Lápis, papel e atividades impressas (ou confeccionadas).


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 7 minutos.

Orientações: Prepare o material antes da aula. Agrupe os alunos em duplas e as atividades para cada dupla. Deixe que os alunos se familiarizarem com o material por alguns instantes. Em seguida, peça que eles reflitam sobre sobre o problema. Permita que os alunos discutam sobre os seus métodos e procedimentos.

Propósito: Explorar a resolução das expressões aritméticas, bem como a ordem da resolução das operações matemáticas.

Discuta com a turma:

  • Qual das duas (Karina ou a operadora de caixa) resolveu a expressão corretamente?
  • Por qual operação iniciamos a resolução da expressão matemática?

Solução:

O aluno poderá utilizar as figuras para resolver a maneira correta, e então compreender que devemos iniciar a resolução da expressão numérica pela multiplicação e depois a adição:

13 + 13 + 13 + 13 + 13 + 6 = 65 + 6 = 71

5 . 13 + 6 = 65 + 6 = 71

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia que julgarem adequada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução da atividade.

Propósito: Fazer com que os alunos explorem e reconheçam a ordem de resolução da expressão matemática.

Discuta com a turma:

  • Quais as possíveis escritas aritméticas para cada uma das expressões matemáticas?
  • A resolução das expressões segue alguma ordem hierárquica das operações matemáticas?
  • Qual é a importância da ordem de resolução das expressões?

Materiais Complementares:

Atividade principal

Resolução atividade principal

Guia de intervenção

Leitura complementar

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos. (Slides 5, 6, 7 e 8)

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a importância da hierarquia das operações matemáticas, e a importância da ordem de resolução das operações nas expressões matemáticas.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Por que ao organizarmos a expressão matemática para representar o pedido, agrupamos a quantidade ao produto? (Ideia de multiplicação quantidade x produto)
  • Como devemos proceder a resolução das expressões? Devemos seguir alguma ordem de resolução para as expressões matemáticas? (Enfatizar a ideia a ordem da resolução das expressões - iniciar pelas multiplicações e divisões, e seguir para as adições e subtrações)
  • Questionar como os alunos veem a matemática. (Acrescentar o componente visual para aumentar o potencial da aprendizagem)

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos. (Slides 5, 6, 7 e 8)

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a importância da hierarquia das operações matemáticas, e a importância da ordem de resolução das operações nas expressões matemáticas.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Por que ao organizarmos a expressão matemática para representar o pedido, agrupamos a quantidade ao produto? (Ideia de multiplicação quantidade x produto)
  • Como devemos proceder a resolução das expressões? Devemos seguir alguma ordem de resolução para as expressões matemáticas? (Enfatizar a ideia a ordem da resolução das expressões - iniciar pelas multiplicações e divisões, e seguir para as adições e subtrações)
  • Questionar como os alunos veem a matemática. (Acrescentar o componente visual para aumentar o potencial da aprendizagem)

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos. (Slides 5, 6, 7 e 8)

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a importância da hierarquia das operações matemáticas, e a importância da ordem de resolução das operações nas expressões matemáticas.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Por que ao organizarmos a expressão matemática para representar o pedido, agrupamos a quantidade ao produto? (Ideia de multiplicação quantidade x produto)
  • Como devemos proceder a resolução das expressões? Devemos seguir alguma ordem de resolução para as expressões matemáticas? (Enfatizar a ideia a ordem da resolução das expressões - iniciar pelas multiplicações e divisões, e seguir para as adições e subtrações)
  • Questionar como os alunos veem a matemática. (Acrescentar o componente visual para aumentar o potencial da aprendizagem)

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos. (Slides 5, 6, 7 e 8)

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a importância da hierarquia das operações matemáticas, e a importância da ordem de resolução das operações nas expressões matemáticas.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Por que ao organizarmos a expressão matemática para representar o pedido, agrupamos a quantidade ao produto? (Ideia de multiplicação quantidade x produto)
  • Como devemos proceder a resolução das expressões? Devemos seguir alguma ordem de resolução para as expressões matemáticas? (Enfatizar a ideia a ordem da resolução das expressões - iniciar pelas multiplicações e divisões, e seguir para as adições e subtrações)
  • Questionar como os alunos veem a matemática. (Acrescentar o componente visual para aumentar o potencial da aprendizagem)

Sistematização de conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Depois de discutir as diversas estratégias e soluções com os alunos, notamos que passamos pelo processo de ler a situação proposta, levantar hipótese e testá-las, verificando o valor solicitado, assim validando ou descartando suas hipóteses. Esse caminho percorrido norteou para que o aluno verificasse e compreendesse a hierarquia de resolução das operações matemáticas nas expressões matemáticas. Desta forma, é hora de ordenar os conceitos em jogo.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes a importância da hierarquia das operações matemáticas, enfatize a importância da ordem de resolução das operações nas expressões matemáticas.

Propósito: Retomar os objetivos propostos para esta aula

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, explorando a ideia da ordem de resolução nas expressões matemáticas, em situações de adição, subtração, multiplicação e divisão. Circule para verificar como os alunos estão realizando as operações e as tentativas. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos em uma situação semelhante e, avaliar os conhecimentos de cada um a respeito do conceito em jogo.

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução atividade raio x

Resolução atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Juliana de Lima Gregorutti

Mentor: Carla Simone de Albuquerque

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim

Objetivo específico

  • Explorar a hierarquia entre as operações em uma escrita aritmética.
  • Relacionar a ordem de resolução das operações na expressão.

Conceito-chave

  • Ordem de resolução da operações nas expressões.

Recursos necessários

  • Lápis, papel e atividades impressas (ou confeccionadas).

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 7 minutos.

Orientações: Prepare o material antes da aula. Agrupe os alunos em duplas e as atividades para cada dupla. Deixe que os alunos se familiarizarem com o material por alguns instantes. Em seguida, peça que eles reflitam sobre sobre o problema. Permita que os alunos discutam sobre os seus métodos e procedimentos.

Propósito: Explorar a resolução das expressões aritméticas, bem como a ordem da resolução das operações matemáticas.

Discuta com a turma:

  • Qual das duas (Karina ou a operadora de caixa) resolveu a expressão corretamente?
  • Por qual operação iniciamos a resolução da expressão matemática?

Solução:

O aluno poderá utilizar as figuras para resolver a maneira correta, e então compreender que devemos iniciar a resolução da expressão numérica pela multiplicação e depois a adição:

13 + 13 + 13 + 13 + 13 + 6 = 65 + 6 = 71

5 . 13 + 6 = 65 + 6 = 71

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia que julgarem adequada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução da atividade.

Propósito: Fazer com que os alunos explorem e reconheçam a ordem de resolução da expressão matemática.

Discuta com a turma:

  • Quais as possíveis escritas aritméticas para cada uma das expressões matemáticas?
  • A resolução das expressões segue alguma ordem hierárquica das operações matemáticas?
  • Qual é a importância da ordem de resolução das expressões?

Materiais Complementares:

Atividade principal

Resolução atividade principal

Guia de intervenção

Leitura complementar

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos. (Slides 5, 6, 7 e 8)

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a importância da hierarquia das operações matemáticas, e a importância da ordem de resolução das operações nas expressões matemáticas.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Por que ao organizarmos a expressão matemática para representar o pedido, agrupamos a quantidade ao produto? (Ideia de multiplicação quantidade x produto)
  • Como devemos proceder a resolução das expressões? Devemos seguir alguma ordem de resolução para as expressões matemáticas? (Enfatizar a ideia a ordem da resolução das expressões - iniciar pelas multiplicações e divisões, e seguir para as adições e subtrações)
  • Questionar como os alunos veem a matemática. (Acrescentar o componente visual para aumentar o potencial da aprendizagem)
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos. (Slides 5, 6, 7 e 8)

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a importância da hierarquia das operações matemáticas, e a importância da ordem de resolução das operações nas expressões matemáticas.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Por que ao organizarmos a expressão matemática para representar o pedido, agrupamos a quantidade ao produto? (Ideia de multiplicação quantidade x produto)
  • Como devemos proceder a resolução das expressões? Devemos seguir alguma ordem de resolução para as expressões matemáticas? (Enfatizar a ideia a ordem da resolução das expressões - iniciar pelas multiplicações e divisões, e seguir para as adições e subtrações)
  • Questionar como os alunos veem a matemática. (Acrescentar o componente visual para aumentar o potencial da aprendizagem)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos. (Slides 5, 6, 7 e 8)

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a importância da hierarquia das operações matemáticas, e a importância da ordem de resolução das operações nas expressões matemáticas.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Por que ao organizarmos a expressão matemática para representar o pedido, agrupamos a quantidade ao produto? (Ideia de multiplicação quantidade x produto)
  • Como devemos proceder a resolução das expressões? Devemos seguir alguma ordem de resolução para as expressões matemáticas? (Enfatizar a ideia a ordem da resolução das expressões - iniciar pelas multiplicações e divisões, e seguir para as adições e subtrações)
  • Questionar como os alunos veem a matemática. (Acrescentar o componente visual para aumentar o potencial da aprendizagem)
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos. (Slides 5, 6, 7 e 8)

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a importância da hierarquia das operações matemáticas, e a importância da ordem de resolução das operações nas expressões matemáticas.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Por que ao organizarmos a expressão matemática para representar o pedido, agrupamos a quantidade ao produto? (Ideia de multiplicação quantidade x produto)
  • Como devemos proceder a resolução das expressões? Devemos seguir alguma ordem de resolução para as expressões matemáticas? (Enfatizar a ideia a ordem da resolução das expressões - iniciar pelas multiplicações e divisões, e seguir para as adições e subtrações)
  • Questionar como os alunos veem a matemática. (Acrescentar o componente visual para aumentar o potencial da aprendizagem)
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Depois de discutir as diversas estratégias e soluções com os alunos, notamos que passamos pelo processo de ler a situação proposta, levantar hipótese e testá-las, verificando o valor solicitado, assim validando ou descartando suas hipóteses. Esse caminho percorrido norteou para que o aluno verificasse e compreendesse a hierarquia de resolução das operações matemáticas nas expressões matemáticas. Desta forma, é hora de ordenar os conceitos em jogo.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes a importância da hierarquia das operações matemáticas, enfatize a importância da ordem de resolução das operações nas expressões matemáticas.

Propósito: Retomar os objetivos propostos para esta aula

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, explorando a ideia da ordem de resolução nas expressões matemáticas, em situações de adição, subtração, multiplicação e divisão. Circule para verificar como os alunos estão realizando as operações e as tentativas. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos em uma situação semelhante e, avaliar os conhecimentos de cada um a respeito do conceito em jogo.

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução atividade raio x

Resolução atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 6º ano :

Com o plano de aula sobre álgebra os alunos aprendem a reconhecer que uma igualdade matemática não se altera ao se operar igualmente os dois membros e a determinar valores desconhecidos na resolução de problemas a partir dessa noção; exploração dos sinais de associação e da ordem de resolução das operações em uma escrita aritmética; exploração de regularidades em sequências; problemas que tratam da divisão em partes proporcionais.

MAIS AULAS DE Matemática do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06MA14 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano