Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Juliana de Lima Gregorutti
Mentor: Carla Simone de Albuquerque
Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim
Objetivo específico
- Explorar a hierarquia entre as operações em uma escrita aritmética.
- Relacionar a ordem de resolução das operações na expressão.
Conceito-chave
- Ordem de resolução da operações nas expressões.
Recursos necessários
- Lápis, papel e atividades impressas (ou confeccionadas).
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo previsto: 7 minutos.
Orientações: Prepare o material antes da aula. Agrupe os alunos em duplas e as atividades para cada dupla. Deixe que os alunos se familiarizarem com o material por alguns instantes. Em seguida, peça que eles reflitam sobre sobre o problema. Permita que os alunos discutam sobre os seus métodos e procedimentos.
Propósito: Explorar a resolução das expressões aritméticas, bem como a ordem da resolução das operações matemáticas.
Discuta com a turma:
- Qual das duas (Karina ou a operadora de caixa) resolveu a expressão corretamente?
- Por qual operação iniciamos a resolução da expressão matemática?
Solução:
O aluno poderá utilizar as figuras para resolver a maneira correta, e então compreender que devemos iniciar a resolução da expressão numérica pela multiplicação e depois a adição:
13 + 13 + 13 + 13 + 13 + 6 = 65 + 6 = 71
5 . 13 + 6 = 65 + 6 = 71
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia que julgarem adequada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução da atividade.
Propósito: Fazer com que os alunos explorem e reconheçam a ordem de resolução da expressão matemática.
Discuta com a turma:
- Quais as possíveis escritas aritméticas para cada uma das expressões matemáticas?
- A resolução das expressões segue alguma ordem hierárquica das operações matemáticas?
- Qual é a importância da ordem de resolução das expressões?
Materiais Complementares:
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 12 minutos. (Slides 5, 6, 7 e 8)
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a importância da hierarquia das operações matemáticas, e a importância da ordem de resolução das operações nas expressões matemáticas.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Por que ao organizarmos a expressão matemática para representar o pedido, agrupamos a quantidade ao produto? (Ideia de multiplicação quantidade x produto)
- Como devemos proceder a resolução das expressões? Devemos seguir alguma ordem de resolução para as expressões matemáticas? (Enfatizar a ideia a ordem da resolução das expressões - iniciar pelas multiplicações e divisões, e seguir para as adições e subtrações)
- Questionar como os alunos veem a matemática. (Acrescentar o componente visual para aumentar o potencial da aprendizagem)
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 12 minutos. (Slides 5, 6, 7 e 8)
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a importância da hierarquia das operações matemáticas, e a importância da ordem de resolução das operações nas expressões matemáticas.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Por que ao organizarmos a expressão matemática para representar o pedido, agrupamos a quantidade ao produto? (Ideia de multiplicação quantidade x produto)
- Como devemos proceder a resolução das expressões? Devemos seguir alguma ordem de resolução para as expressões matemáticas? (Enfatizar a ideia a ordem da resolução das expressões - iniciar pelas multiplicações e divisões, e seguir para as adições e subtrações)
- Questionar como os alunos veem a matemática. (Acrescentar o componente visual para aumentar o potencial da aprendizagem)
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 12 minutos. (Slides 5, 6, 7 e 8)
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a importância da hierarquia das operações matemáticas, e a importância da ordem de resolução das operações nas expressões matemáticas.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Por que ao organizarmos a expressão matemática para representar o pedido, agrupamos a quantidade ao produto? (Ideia de multiplicação quantidade x produto)
- Como devemos proceder a resolução das expressões? Devemos seguir alguma ordem de resolução para as expressões matemáticas? (Enfatizar a ideia a ordem da resolução das expressões - iniciar pelas multiplicações e divisões, e seguir para as adições e subtrações)
- Questionar como os alunos veem a matemática. (Acrescentar o componente visual para aumentar o potencial da aprendizagem)
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 12 minutos. (Slides 5, 6, 7 e 8)
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a importância da hierarquia das operações matemáticas, e a importância da ordem de resolução das operações nas expressões matemáticas.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Por que ao organizarmos a expressão matemática para representar o pedido, agrupamos a quantidade ao produto? (Ideia de multiplicação quantidade x produto)
- Como devemos proceder a resolução das expressões? Devemos seguir alguma ordem de resolução para as expressões matemáticas? (Enfatizar a ideia a ordem da resolução das expressões - iniciar pelas multiplicações e divisões, e seguir para as adições e subtrações)
- Questionar como os alunos veem a matemática. (Acrescentar o componente visual para aumentar o potencial da aprendizagem)
Sistematização de conceito
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Depois de discutir as diversas estratégias e soluções com os alunos, notamos que passamos pelo processo de ler a situação proposta, levantar hipótese e testá-las, verificando o valor solicitado, assim validando ou descartando suas hipóteses. Esse caminho percorrido norteou para que o aluno verificasse e compreendesse a hierarquia de resolução das operações matemáticas nas expressões matemáticas. Desta forma, é hora de ordenar os conceitos em jogo.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes a importância da hierarquia das operações matemáticas, enfatize a importância da ordem de resolução das operações nas expressões matemáticas.
Propósito: Retomar os objetivos propostos para esta aula
Raio x
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, explorando a ideia da ordem de resolução nas expressões matemáticas, em situações de adição, subtração, multiplicação e divisão. Circule para verificar como os alunos estão realizando as operações e as tentativas. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos em uma situação semelhante e, avaliar os conhecimentos de cada um a respeito do conceito em jogo.
Materiais complementares:
Resolução atividade complementar