Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Significado dos sinais de associação.
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Problematizando as expressões numéricas
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Juliana de Lima Gregorutti
Mentor: Carla Simone de Albuquerque
Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim
Habilidade da BNCC
Analisar o papel dos sinais de associação (parênteses) na resolução de expressões aritméticas simples, relacionando a ordem de resolução das operações na expressão.
Objetivo específico
- Reconhecer e explorar os significados do sinal de associação em escritas aritméticas.
Conceito-chave
- Sinal de Associação.
Recursos necessários
- Lápis, papel e atividades impressas (ou confeccionadas).
Habilidades BNCC:
Resumo da aula
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo previsto: 7 minutos.
Orientações: Prepare o material antes da aula. Você pode imprimir este modelo no link abaixo ou criar um novo usando cartolina ou outro papel. Você também pode enviá-las para que os alunos recortem como tarefa de casa. Agrupe os alunos em duplas e entregue as cartelas para cada dupla. Deixe que os alunos se familiarizem com o material por alguns instantes, em seguida, peça que eles calculem a pontuação para cada etapa do jogo. Permita que os alunos discutam sobre os seus métodos e procedimentos.
Propósito: Explorar a resolução das expressões aritméticas.
Discuta com a turma:
- Quais operações utilizamos para determinar o valor da pontuação final?
- Existe alguma forma de escrever a expressão aritmética, para determinar a pontuação final, que englobe todas as etapas do jogo? (Deixe que os alunos fiquem organizem da maneira que julgarem mais adequada, podemos retomar esta atividade nas atividades complementares)
Solução:
O aluno deverá encontrar os seguinte valores para a pontuação:
- Etapa 1 ? 10 pontos
- Etapa 2 ? 10 + 80 = 90 pontos
- Etapa 3 ? 90 . 3 = 270 pontos
- Etapa 4 ? 270 - 20 = 250 pontos
- Etapa 5 ? 250 + 100 = 350 pontos
- Etapa 6 ? 350 : 2 = 175 pontos
Atividade principal
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia que julgarem adequada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.
Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução da atividade.
Propósito: Fazer com que os alunos explorem os significados de associação em escrita aritmética.
Discuta com a turma:
- Quais as possíveis escritas aritméticas para cada fase do jogo?
- A pontuação da fase 1 e fase 2 é a mesma? Por que?
- Há alguma relação entre a utilização dos sinais de associação e a ordem da resolução das operações?
- Qual é a importância de utilizar os sinais de associação nas escritas aritméticas?
Materiais Complementares:
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5, 6, 7, 8, 9 e 10)
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro,observamos que podemos utilizar os sinais de associação, e assim verificar que podemos determinar a ordem da resolução de uma expressão.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Porque a pontuação da fase 1 e fase 2 se diferem?
- Como faço para sistematizar a expressão da fase 2, de modo que iniciemos a resolução pela adição? (Enfatizar a ideia da utilização dos sinais de associação, bem como sua importância para a ordem da resolução das expressões)
- (Auxiliar os alunos utilizar os sinais de associação, que devem ser utilizado aos pares)
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5, 6, 7, 8, 9 e 10)
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro,observamos que podemos utilizar os sinais de associação, e assim verificar que podemos determinar a ordem da resolução de uma expressão.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Porque a pontuação da fase 1 e fase 2 se diferem?
- Como faço para sistematizar a expressão da fase 2, de modo que iniciemos a resolução pela adição? (Enfatizar a ideia da utilização dos sinais de associação, bem como sua importância para a ordem da resolução das expressões)
- (Auxiliar os alunos utilizar os sinais de associação, que devem ser utilizado aos pares)
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5, 6, 7, 8, 9 e 10)
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro,observamos que podemos utilizar os sinais de associação, e assim verificar que podemos determinar a ordem da resolução de uma expressão.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Porque a pontuação da fase 1 e fase 2 se diferem?
- Como faço para sistematizar a expressão da fase 2, de modo que iniciemos a resolução pela adição? (Enfatizar a ideia da utilização dos sinais de associação, bem como sua importância para a ordem da resolução das expressões)
- (Auxiliar os alunos utilizar os sinais de associação, que devem ser utilizado aos pares)
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5, 6, 7, 8, 9 e 10)
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro,observamos que podemos utilizar os sinais de associação, e assim verificar que podemos determinar a ordem da resolução de uma expressão.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Porque a pontuação da fase 1 e fase 2 se diferem?
- Como faço para sistematizar a expressão da fase 2, de modo que iniciemos a resolução pela adição? (Enfatizar a ideia da utilização dos sinais de associação, bem como sua importância para a ordem da resolução das expressões)
- (Auxiliar os alunos utilizar os sinais de associação, que devem ser utilizado aos pares)
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5, 6, 7, 8, 9 e 10)
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro,observamos que podemos utilizar os sinais de associação, e assim verificar que podemos determinar a ordem da resolução de uma expressão.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Porque a pontuação da fase 1 e fase 2 se diferem?
- Como faço para sistematizar a expressão da fase 2, de modo que iniciemos a resolução pela adição? (Enfatizar a ideia da utilização dos sinais de associação, bem como sua importância para a ordem da resolução das expressões)
- (Auxiliar os alunos utilizar os sinais de associação, que devem ser utilizado aos pares)
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5, 6, 7, 8, 9 e 10)
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro,observamos que podemos utilizar os sinais de associação, e assim verificar que podemos determinar a ordem da resolução de uma expressão.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Porque a pontuação da fase 1 e fase 2 se diferem?
- Como faço para sistematizar a expressão da fase 2, de modo que iniciemos a resolução pela adição? (Enfatizar a ideia da utilização dos sinais de associação, bem como sua importância para a ordem da resolução das expressões)
- (Auxiliar os alunos utilizar os sinais de associação, que devem ser utilizado aos pares)
Sistematização de conceito
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Depois de discutir as diversas estratégias e soluções com os alunos, notamos que passamos pelo processo de ler a situação proposta, levantar hipótese e testá-las, verificando o valor solicitado, assim validando ou descartando suas hipóteses. Esse caminho percorrido norteou para que o aluno verificasse e compreendesse que para alteramos a ordem de resolução das expressões matemáticas utilizamos os sinais de resolução. Desta forma, é hora de ordenar os conceitos em jogo.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes a importância dos sinais de associação, e enfatize que ao utilizá-los podemos alterar a ordem da resolução das expressões matemáticas.
Propósito: Retomar os objetivos propostos para esta aula.
Raio X
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, explorando a ideia da ordem de resolução nas expressões matemáticas, e os sinais de associação igualdade, em situações de adição, subtração, multiplicação e divisão. Circule para verificar como os alunos estão realizando as operações e as tentativas. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos em uma situação semelhante e, avaliar os conhecimentos de cada um a respeito do conceito em jogo.
Materiais complementares:
Resolução da Atividade complementar
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT6_10ALG01
Recursos
- Necessários: Caderno, lápis, borracha, meio de comunicação combinado com os alunos
- Opcionais: -
Para este plano, foque na etapa Atividade Principal.
Atividade Principal
Professor(a), você pode realizar a Atividade Principal deste plano com seus alunos seja em uma aula síncrona ou assíncrona. Disponibilize o primeiro slide desta etapa com os alunos para que eles possam pensar sobre a atividade. Verbalize ou envie em formato de texto os questionamentos propostos no “Discuta com a turma” e solicite que os alunos enviem suas respostas em formato de texto ou imagem.
Discussão das soluções
A discussão das soluções da atividade é uma etapa importantíssima da aula. É o momento de justificar as estratégias e respostas usadas para a resolução do problema proposto na atividade principal. Os alunos devem postar seus vídeos ou fotografias para compartilhar suas respostas em um ambiente de interação como WhatsApp ou Google Sala de Aula, por exemplo. Neste momento estimule a turma a falar (através da ferramenta de áudio ou vídeo) ou em um momento de aula usando o Meet (por exemplo). Estimule-os a falarem como pensaram para resolver o problema. Lance as perguntas presentes nos slides de discussão das soluções para guiar a turma. Estimule a turma a perceber que, para conhecer uma solução, podemos seguir por diversos caminhos e que o erro é uma importante ferramenta para o ensino-aprendizagem, combatendo a valorização excessiva da resposta certa.
Convite às famílias
A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para o aluno. Porém, ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos estão ocupados nessa fase com outras funções em casa. Peça às famílias que, oportunamente, auxiliem na leitura das comandas e no envio das soluções, conforme os combinados com o professor. É importante que as famílias acompanhem as atividades nos canais de comunicação estabelecidos entre vocês.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Juliana de Lima Gregorutti
Mentor: Carla Simone de Albuquerque
Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim
Habilidade da BNCC
Analisar o papel dos sinais de associação (parênteses) na resolução de expressões aritméticas simples, relacionando a ordem de resolução das operações na expressão.
Objetivo específico
- Reconhecer e explorar os significados do sinal de associação em escritas aritméticas.
Conceito-chave
- Sinal de Associação.
Recursos necessários
- Lápis, papel e atividades impressas (ou confeccionadas).