Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo previsto: 7 minutos (Slides 3 e 4)
Orientações: Mostre o slide para os alunos e questione-os se eles compreendem a ideia da importância dos sinais de associação e da ordem de resolução das expressões, discutindo a hierarquia das operações matemáticas.
Propósito: Retomar a ideia dos sinais de associação e ordem de resolução das expressões matemáticas.
Discuta com a turma:
- O que acontece com a expressão quando não inicio a resolução pelos sinais de associação?
Retomada
Tempo previsto: 7 minutos (Slides 3 e 4)
Orientações: Mostre o slide para os alunos e questione-os se eles compreendem a ideia da importância dos sinais de associação e da ordem de resolução das expressões, discutindo a hierarquia das operações matemáticas.
Propósito: Retomar a ideia dos sinais de associação e ordem de resolução das expressões matemáticas.
Discuta com a turma:
- O que acontece com a expressão quando não inicio a resolução pelos sinais de associação?
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia que julgarem adequada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução da atividade.
Propósito: Fazer com que os alunos explorem e reconheçam a importância do sinal de associação e ordem de resolução da expressão matemática, bem como a importância da hierarquia das operações matemáticas.
Discuta com a turma:
- Quais as possíveis expressões matemáticas que representam as questões do problema?
- A resolução das expressões segue alguma ordem hierárquica das operações matemáticas?
- Qual é a importância da ordem de resolução das expressões?
Materiais Complementares:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Leitura Complementar
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 12 minutos. (Slides 6 e 7)
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a importância dos sinais de associação e da hierarquia das operações matemáticas, ou seja a relevância da ordem de resolução das operações nas expressões matemáticas.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Por que ao organizarmos a expressão matemática para representar paulatinamente as vendas, subtraímos do valor da doação e o restante dividimos por dois? (Ideia da construção da expressão matemática)
- Como devemos proceder a resolução das expressões? Devemos seguir alguma ordem de resolução para as expressões matemáticas? (Enfatizar a ideia a ordem da resolução das expressões)
- Questionar como os alunos veem a matemática. (Acrescentar o componente visual para aumentar o potencial da aprendizagem)
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 12 minutos. (Slides 6 e 7)
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a importância dos sinais de associação e da hierarquia das operações matemáticas, ou seja a relevância da ordem de resolução das operações nas expressões matemáticas.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Por que ao organizarmos a expressão matemática para representar paulatinamente as vendas, subtraímos do valor da doação e o restante dividimos por dois? (Ideia da construção da expressão matemática)
- Como devemos proceder a resolução das expressões? Devemos seguir alguma ordem de resolução para as expressões matemáticas? (Enfatizar a ideia a ordem da resolução das expressões)
- Questionar como os alunos veem a matemática. (Acrescentar o componente visual para aumentar o potencial da aprendizagem)
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes a importância dos sinais de associação, bem como a ordem das operações na resolução das expressões matemáticas.
Propósito: Retomar os objetivos propostos para esta aula
Raio x
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, explorando a ideia da ordem de resolução nas expressões matemáticas, em situações de adição, subtração, multiplicação e divisão, com a utilização do sinal de associação. Circule para verificar como os alunos estão realizando as operações e as tentativas. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos em uma situação semelhante e, avaliar os conhecimentos de cada um a respeito do conceito em jogo.
Materiais complementares:
Raio X
Resolução do raio x
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar