Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Reconhecendo igualdades para adição e subtração
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Valores desconhecidos nas igualdades
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Juliana de Lima Gregorutti
Mentor: Carla Simone de Albuquerque
Especialista de área: Sandra Regina Amorim
Habilidade da BNCC
(EF06MA13) Reconhecer que uma igualdade matemática não se altera ao adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir os seus dois membros por um mesmo número, e utilizar essa noção para determinar valores desconhecidos na resolução de problemas.
Objetivos específicos
- Reconhecer e explorar a igualdade matemática em situações de adição e subtração.
- Verificar que uma igualdade não se altera ao adicionar ou subtrair em seus dois membros.
Conceito-chave
Igualdade.
Recursos necessários
Lápis, papel, filipetas impressas (ou confeccionadas) e tesoura.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Reconhecer e explorar a igualdade matemática em situações de adição e subtração.
- Verificar que uma igualdade não se altera ao adicionar ou subtrair em seus dois membros.
Resumo da aula
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo previsto: 7 minutos.
Orientações: Prepare as filipetas antes da aula. Você pode imprimir este modelo no link abaixo ou criar um novo usando cartolina ou outro papel. Você também pode enviá-las para que os alunos recortem como tarefa de casa.
Agrupe os alunos em duplas e entregue as oito filipetas para cada dupla. Deixe que os alunos se familiarizem com o material por alguns instantes, em seguida, peça que eles organizem as filipetas por igualdades. Permita que os alunos discutam sobre os seus métodos e procedimentos. Escolha alguns e represente-os por meio de uma sentença matemática, por exemplo: 7 + 12 = 19 ou 19 = 7 + 12.
Propósito: Relacionar as representações para um mesmo valor, estabelecendo as igualdades.
Discuta com a turma:
- Como posso organizar as filipetas em grupos de mesmo valor?
- Como você faria para representar essas igualdades em sentenças matemáticas?
- Estimule o aluno representar a mesma igualdade escrita de duas maneira, por exemplo: 7 + 12 = 19 ou 19 = 7 + 12
- Elabore outras filipetas de igualdades e peça para o seu colega representá-la por sentenças matemáticas. Ele deverá fazer o mesmo para você!
Solução:
O aluno deve relacionar as equivalência, preferencialmente utilizando a igualdade:
- 7 + 12 = 19 ou 19 = 7 +12
- 15 + 6 = 21 ou 21 = 15 + 6
- 17 - 6 = 11 ou 11 = 17 - 6
- 23 - 15 = 8 ou 8 = 23 -15
No material para impressão (ou o professor pode confeccionar com os alunos) há filipetas em branco, para que os alunos escrevam algumas equivalências para seus colegas definirem as igualdades.
Materiais complementares para impressão:
Atividade
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia que julgarem adequada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Apesar de Carolina e Mariana possuírem quantidades diferentes de cards, possuem a mesma pontuação.
Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução da atividade.
Propósito: Fazer com que os alunos pensem na equivalência da igualdade, e reconhecer que a igualdade não se altera ao adicionar ou subtrair em seus dois membros.
Discuta com a turma:
- Quais as possíveis pontuações dos cards? Existe apenas um valor possível para cada card?
- O valor que atribuo ao card influência na segunda parte do problema (que trata da partilha dos cards)?
- Qual é a relação entre a pontuação de Carolina e Mariana?
Materiais Complementares:
Atividade
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia que julgarem adequada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Apesar de Carolina e Mariana possuírem quantidades diferentes de cards, possuem a mesma pontuação. Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução da atividade.
Propósito: Fazer com que os alunos pensem na equivalência da igualdade, e reconhecer que a igualdade não se altera ao adicionar ou subtrair em seus dois membros.
Discuta com a turma:
- Quais as possíveis pontuações dos cards? Existe apenas um valor possível para cada card?
- O valor que atribuo ao card influência na segunda parte do problema (que trata da partilha dos cards)?
- Qual é a relação entre a pontuação de Carolina e Mariana?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a equivalência das igualdades, e verificar que uma igualdade não se altera ao adicionar ou subtrair o mesmo valor em seus dois membros.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Esses são os únicos valores possíveis para os cards? Por quê? Vide slide 8 (quando determinamos os possíveis valores dos cards).
- Ao testarmos os valores de cada card, notamos que alguns valores invalidaram o enunciado. Por que isto aconteceu? Vide slides 9 e 10 (enfatizar a ideia da igualdade)
- Qual é a relação entre a pontuação de Carolina e Mariana? (Enfatizar a ideia que as igualdades não se alteram ao adicionar ou subtrair o mesmo valor nos dois membros)
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a equivalência das igualdades, e verificar que uma igualdade não se altera ao adicionar ou subtrair o mesmo valor em seus dois membros.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Esses são os únicos valores possíveis para os cards? Por quê? Vide slide 8 (quando determinamos os possíveis valores dos cards).
- Ao testarmos os valores de cada card, notamos que alguns valores invalidaram o enunciado. Por que isto aconteceu? Vide slides 9 e 10 (enfatizar a ideia da igualdade)
- Qual é a relação entre a pontuação de Carolina e Mariana? (Enfatizar a ideia que as igualdades não se alteram ao adicionar ou subtrair o mesmo valor nos dois membros)
- E, Mariana? (Enfatizar a ideia que as igualdades não se alteram ao adicionar ou subtrair o mesmo valor nos dois membros)
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a equivalência das igualdades, e verificar que uma igualdade não se altera ao adicionar ou subtrair o mesmo valor em seus dois membros.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Esses são os únicos valores possíveis para os cards? Por quê? Vide slide 8 (quando determinamos os possíveis valores dos cards).
- Ao testarmos os valores de cada card, notamos que alguns valores invalidaram o enunciado. Por que isto aconteceu? Vide slides 9 e 10 (enfatizar a ideia da igualdade)
- Qual é a relação entre a pontuação de Carolina e Mariana? (Enfatizar a ideia que as igualdades não se alteram ao adicionar ou subtrair o mesmo valor nos dois membros)
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo como refletimos sobre o problema, levantamos e testamos algumas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a equivalência das igualdades, e verificar que uma igualdade não se altera ao adicionar ou subtrair o mesmo valor em seus dois membros.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Esses são os únicos valores possíveis para os cards? Por quê? Vide slide 8 (quando determinamos os possíveis valores dos cards).
- Ao testarmos os valores de cada card, notamos que alguns valores invalidaram o enunciado. Por que isto aconteceu? Vide slides 9 e 10 (enfatizar a ideia da igualdade)
- Qual é a relação entre a pontuação de Carolina e Mariana? (Enfatizar a ideia que as igualdades não se alteram ao adicionar ou subtrair o mesmo valor nos dois membros)
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo como refletimos sobre o problema, levantamos e testamos algumas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a equivalência das igualdades, e verificar que uma igualdade não se altera ao adicionar ou subtrair o mesmo valor em seus dois membros.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Esses são os únicos valores possíveis para os cards? Por quê? Vide slide 8 (quando determinamos os possíveis valores dos cards).
- Ao testarmos os valores de cada card, notamos que alguns valores invalidaram o enunciado. Por que isto aconteceu? Vide slides 9 e 10 (enfatizar a ideia da igualdade)
- Qual é a relação entre a pontuação de Carolina e Mariana? (Enfatizar a ideia que as igualdades não se alteram ao adicionar ou subtrair o mesmo valor nos dois membros)
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo como refletimos sobre o problema, levantamos e testamos algumas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a equivalência das igualdades, e verificar que uma igualdade não se altera ao adicionar ou subtrair o mesmo valor em seus dois membros.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Esses são os únicos valores possíveis para os cards? Por quê? Vide slide 8 (quando determinamos os possíveis valores dos cards).
- Ao testarmos os valores de cada card, notamos que alguns valores invalidaram o enunciado. Por que isto aconteceu? Vide slides 9 e 10 (enfatizar a ideia da igualdade)
- Qual é a relação entre a pontuação de Carolina e Mariana? (Enfatizar a ideia que as igualdades não se alteram ao adicionar ou subtrair o mesmo valor nos dois membros)
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo como refletimos sobre o problema, levantamos e testamos algumas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a equivalência das igualdades, e verificar que uma igualdade não se altera ao adicionar ou subtrair o mesmo valor em seus dois membros.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Esses são os únicos valores possíveis para os cards? Por quê? Vide slide 8 (quando determinamos os possíveis valores dos cards).
- Ao testarmos os valores de cada card, notamos que alguns valores invalidaram o enunciado. Por que isto aconteceu? Vide slides 9 e 10 (enfatizar a ideia da igualdade)
- Qual é a relação entre a pontuação de Carolina e Mariana? (Enfatizar a ideia que as igualdades não se alteram ao adicionar ou subtrair o mesmo valor nos dois membros)
Sistematização de conceito
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Depois de discutir as diversas estratégias e soluções com os alunos, notamos que passamos pelo processo de ler a situação proposta, levantar hipótese e testá-las, verificando o valor solicitado, assim validando ou descartando suas hipóteses. Esse caminho percorrido norteou para que o aluno verificasse e compreendesse que a igualdade não se altera ao adicionar ou subtrair nos dois membros. Desta forma, é hora de ordenar os conceitos em jogo.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes a relação de igualdade, e enfatize que podemos adicionar ou subtrair em seus dois membros, para que tenhamos a ideia de equivalência nas igualdade.
Propósito: Retomar os objetivos propostos para esta aula.
Raio X
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, explorando a ideia da igualdade em situações de adição e subtração. Circule para verificar como os alunos estão realizando as operações e as tentativas. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos em uma situação semelhante e, avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da igualdade matemática em situações de adição e subtração.
Materiais complementares:
Para os alunos
Atividade complementar
Aquecimento (ativaula_Reconhecendo igualdades para adição e subtração.)
Raio X
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT6_09ALG01
Recursos
- Necessários: Caderno, lápis, borracha, meio de comunicação combinado com os alunos
- Opcionais: -
Para este plano, foque nas etapas Aquecimento e Raio X.
Aquecimento
Professor(a), você pode realizar o Aquecimento deste plano com seus alunos seja em uma aula síncrona ou assíncrona. Disponibilize a atividade desta etapa com os alunos. Verbalize ou envie em formato de texto os questionamentos propostos no “Discuta com a turma” e solicite que os alunos enviem suas respostas em formato de texto ou imagem.
Raio X
Professor(a), envie para os alunos os problemas propostos nesta etapa Raio X, seja em formato de texto ou compartilhando a imagem do slide. Verbalize ou envie em formato de texto o que está proposto no item “Orientações”, e solicite que os alunos enviem suas resoluções. Você pode pedir para os alunos enviarem imagens mostrando como resolveram os problemas. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona, solicite aos alunos que verbalizem suas estratégias de resolução.
Discussão das soluções
Professor(a), apresente aos alunos as soluções disponíveis no documento de resolução da atividade Raio X. Sugerimos que você organize o arquivo em partes e disponibilize para os alunos. Caso você esteja interagindo com os alunos de forma síncrona, verbalize e discuta cada uma das situações.
Convite às famílias
A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para o aluno. Porém, ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos estão ocupados nessa fase com outras funções em casa. Peça às famílias que, oportunamente, auxiliem na leitura das comandas e no envio das soluções, conforme os combinados com o professor. É importante que as famílias acompanhem as atividades nos canais de comunicação estabelecidos entre vocês.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Juliana de Lima Gregorutti
Mentor: Carla Simone de Albuquerque
Especialista de área: Sandra Regina Amorim
Habilidade da BNCC
(EF06MA13) Reconhecer que uma igualdade matemática não se altera ao adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir os seus dois membros por um mesmo número, e utilizar essa noção para determinar valores desconhecidos na resolução de problemas.
Objetivos específicos
- Reconhecer e explorar a igualdade matemática em situações de adição e subtração.
- Verificar que uma igualdade não se altera ao adicionar ou subtrair em seus dois membros.
Conceito-chave
Igualdade.
Recursos necessários
Lápis, papel, filipetas impressas (ou confeccionadas) e tesoura.