Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Determinando valores desconhecidos em situações de multiplicação e divisão
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Valores desconhecidos nas igualdades
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Juliana de Lima Gregorutti
Mentor: Carla Simone de Albuquerque
Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim
Habilidade da BNCC
EF06MA13 - Reconhecer que uma igualdade matemática não se altera ao adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir os seus dois membros por um mesmo número e utilizar essa noção para determinar valores desconhecidos na resolução de problemas.
Objetivos específicos
- Reconhecer e explorar a igualdade matemática em situações de multiplicação e divisão.
- Verificar que uma igualdade não se altera ao multiplicar ou dividir em seus dois membros.
Conceito-chave
Igualdade.
Recursos necessários
Lápis, papel e atividades impressas (ou confeccionadas).
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Reconhecer e explorar a igualdade matemática em situações de multiplicação e divisão.
- Verificar que uma igualdade não se altera ao multiplicar ou dividir em seus dois membros.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo previsto: 7 minutos
Orientações: Mostre o slide para os alunos e questione-os se eles compreendem a ideia de equivalência nas igualdades. A seguir, coletivamente, discutiremos o que acontece quando multiplicamos ou dividimos algum elemento nos dois membros da igualdade.
Propósito: Relacionar as representações para um mesmo valor, estabelecendo as igualdades.
Discuta com a turma:
- O que acontece com a igualdade quando multiplico ou divido um elemento em cada um dos membros da igualdade?
Retomada
Tempo previsto: 7 minutos
Orientações: Mostre o slide para os alunos e questione se eles compreendem a ideia de equivalência nas igualdades. A seguir, coletivamente, discutiremos o que acontece quando multiplicamos ou dividimos algum elemento nos dois membros da igualdade.
Propósito: Relacionar as representações para um mesmo valor, estabelecendo as igualdades.
Discuta com a turma:
- O que acontece com a igualdade quando multiplico ou divido um elemento em cada um dos membros da igualdade?
Retomada
Tempo previsto: 7 minutos
Orientações: Mostre o slide para os alunos e questione se eles compreendem a ideia de equivalência nas igualdades. A seguir, coletivamente, discutiremos o que acontece quando multiplicamos ou dividimos algum elemento nos dois membros da igualdade.
Propósito: Relacionar as representações para um mesmo valor, estabelecendo as igualdades.
Discuta com a turma:
- O que acontece com a igualdade quando multiplico ou divido um elemento em cada um dos membros da igualdade?
Retomada
Tempo previsto: 7 minutos
Orientações: Mostre o slide para os alunos e questione se eles compreendem a ideia de equivalência nas igualdades. A seguir, coletivamente, discutiremos o que acontece quando multiplicamos ou dividimos algum elemento nos dois membros da igualdade.
Propósito: Relacionar as representações para um mesmo valor, estabelecendo as igualdades.
Discuta com a turma:
- O que acontece com a igualdade quando multiplico ou divido um elemento em cada um dos membros da igualdade?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia que julgarem adequada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Questione os alunos em relação entre as idades e os resultados obtidos, antes e depois de analisarem as dicas.
Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução da atividade.
Propósito: Fazer com que os alunos pensem na equivalência da igualdade, e reconhecer que a igualdade não se altera ao multiplicar ou dividir em seus dois membros.
Discuta com a turma:
- Qual é a relação entre as idades de Karina e seu irmão em relação ao total?
- Quais os possíveis números encontrados pelos alunos? Existe apenas uma possibilidade para a idade de Karina, segundo o que está descrito no enunciado?
- O que essas dicas auxiliaram para determinar a idade de Karina?
Materiais Complementares:
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia que julgarem adequada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Questione os alunos em relação entre as idades e os resultados obtidos, antes e depois de analisarem as dicas.
Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução da atividade.
Propósito: Fazer com que os alunos pensem na equivalência da igualdade, e reconheçamr que a igualdade não se altera ao multiplicar ou dividir em seus dois membros.
Discuta com a turma:
- Qual é a relação entre as idades de Karina e seu irmão em relação ao total?
- Quais os possíveis números encontrados pelos alunos? Existe apenas uma possibilidade para a idade de Karina, segundo o que está descrito no enunciado?
- O que essas dicas auxiliaram para determinar a idade de Karina?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia que julgarem adequada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Questione os alunos em relação entre as idades e os resultados obtidos, antes e depois de analisarem as dicas.
Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução da atividade.
Propósito: Fazer com que os alunos pensem na equivalência da igualdade, e reconheçam que a igualdade não se altera ao multiplicar ou dividir em seus dois membros.
Discuta com a turma:
- Qual é a relação entre as idades de Karina e seu irmão em relação ao total?
- Quais os possíveis números encontrados pelos alunos? Existe apenas uma possibilidade para a idade de Karina, segundo o que está descrito no enunciado
- O que essas dicas auxiliaram para determinar a idade de Karina?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a equivalência das igualdades, e verificar que uma igualdade não se altera ao multiplicar ou dividir o mesmo valor em seus dois membros. Questione qual estratégia ou registro de representação os alunos utilizaram, e verifique se ao apresentar outras representações essas auxiliaram na compreensão dos resultados.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Qual é a relação da idade de Karina e seu irmão e o total obtido? (Enfatizar a ideia das igualdades)
- Qual é a relação das igualdades antes e depois de utilizarmos as dicas dadas pela professora do problema?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a equivalência das igualdades, e verificar que uma igualdade não se altera ao multiplicar ou dividir o mesmo valor em seus dois membros. Questione qual estratégia ou registro de representação os alunos utilizaram, e verifique se ao apresentar outras representações essas auxiliaram na compreensão dos resultados.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Qual é a relação da idade de Karina e seu irmão e o total obtido? (Enfatizar a ideia das igualdades)
- Qual é a relação das igualdades antes e depois de utilizarmos as dicas dadas pela professora do problema?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a equivalência das igualdades, e verificar que uma igualdade não se altera ao multiplicar ou dividir o mesmo valor em seus dois membros. Questione qual estratégia ou registro de representação os alunos utilizaram, e verifique se ao apresentar outras representações essas auxiliaram na compreensão dos resultados.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Qual é a relação da idade de Karina e seu irmão e o total obtido? (Enfatizar a ideia das igualdades)
- Qual é a relação das igualdades antes e depois de utilizarmos as dicas dadas pela professora do problema?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a equivalência das igualdades, e verificar que uma igualdade não se altera ao multiplicar ou dividir o mesmo valor em seus dois membros. Questione qual estratégia ou registro de representação os alunos utilizaram, e verifique se ao apresentar outras representações essas auxiliaram na compreensão dos resultados.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Qual é a relação da idade de Karina e seu irmão e o total obtido? (Enfatizar a ideia das igualdades)
- Qual é a relação das igualdades antes e depois de utilizarmos as dicas dadas pela professora do problema?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes a relação de igualdade, e enfatize que podemos multiplicar ou dividir em seus dois membros, para que tenhamos a ideia de equivalência nas igualdade.
Propósito: Retomar os objetivos propostos para esta aula.
Raio X
Tempo sugerido: 6 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, explorando a ideia da igualdade em situações de multiplicação e divisão. Circule para verificar como os alunos estão realizando as operações e as tentativas. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto. Então, procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções na lousa.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da igualdade matemática em situações de multiplicação e divisão.
Materiais Complementares:
Raio X
Tempo sugerido: 6 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, explorando a ideia da igualdade em situações de multiplicação e divisão. Circule para verificar como os alunos estão realizando as operações e as tentativas. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto. Então, procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções na lousa.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da igualdade matemática em situações de multiplicação e divisão.
Materiais Complementares:
Resolução da Atividade Complementar
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT6_09ALG04
Recursos
- Necessários: Caderno, lápis, borracha, meio de comunicação combinado com os alunos
- Opcionais: Google sala de aula, Meet
Para este plano, foque na etapa Atividade Principal.
Atividade Principal
Professor(a), você pode realizar a Atividade Principal deste plano com seus alunos seja em uma aula síncrona ou assíncrona. Disponibilize o primeiro slide desta etapa com os alunos para que eles possam pensar sobre a atividade. Verbalize ou envie em formato de texto os questionamentos propostos no “Discuta com a turma” e solicite que os alunos enviem suas respostas em formato de texto ou imagem. Em seguida, disponibilize os demais slides da Atividade Principal, mantendo as discussões a partir dos questionamentos propostos no “Discuta com a turma”.
Discussão das soluções
A discussão das soluções da atividade é uma etapa importantíssima da aula. É o momento de justificar as estratégias e respostas usadas para a resolução do problema proposto na atividade principal. Os alunos devem postar seus vídeos ou fotografias para compartilhar suas respostas em um ambiente de interação como WhatsApp ou Google Sala de Aula, por exemplo. Neste momento estimule a turma a falar (usando a ferramenta de áudio ou vídeo) ou em um momento de aula usando o Meet (por exemplo). Estimule-os a falarem como pensaram para resolver o problema. Lance as perguntas presentes no slide de discussão das soluções para guiar a turma. Estimule a turma a perceber que, para conhecer uma solução, podemos seguir por diversos caminhos e que o erro é uma importante ferramenta para o ensino-aprendizagem, combatendo a valorização excessiva da resposta certa.
Convite às famílias
A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para o aluno. Porém, ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos estão ocupados nessa fase com outras funções em casa. Peça às famílias que, oportunamente, auxiliem na leitura das comandas e no envio das soluções, conforme os combinados com o professor. É importante que as famílias acompanhem as atividades nos canais de comunicação estabelecidos entre vocês.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Juliana de Lima Gregorutti
Mentor: Carla Simone de Albuquerque
Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim
Habilidade da BNCC
EF06MA13 - Reconhecer que uma igualdade matemática não se altera ao adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir os seus dois membros por um mesmo número e utilizar essa noção para determinar valores desconhecidos na resolução de problemas.
Objetivos específicos
- Reconhecer e explorar a igualdade matemática em situações de multiplicação e divisão.
- Verificar que uma igualdade não se altera ao multiplicar ou dividir em seus dois membros.
Conceito-chave
Igualdade.
Recursos necessários
Lápis, papel e atividades impressas (ou confeccionadas).