11157
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 8º ano > Números

Plano de aula - Raiz quadrada de frações

Plano de aula de Matemática com atividades para o 8º ano do Fundamental sobre calcular a raiz quadrada de frações com o uso da calculadora.

Plano 03 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Adalberto Batista Leite Júnior

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Raiz quadrada de frações

Autor: Adalberto Batista Leite Júnior

Mentor: Amanda Ferreira Verardo Bilia

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

(EF08MA02) Resolver e elaborar problemas usando a relação entre potenciação e radiciação, para representar uma raiz como potência de expoente fracionário.



Objetivos específicos

Calcular a raiz quadrada de frações com o uso da calculadora.

Conceito-chave

Raiz quadrada, frações, calculadora.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca para que os alunos possam usar como rascunho;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.


Tempo Sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

RETOMADA select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 5 minutos (slides 4 e 5)

Orientação: Inicie a aula perguntando aos alunos o que eles lembram das relações entre a tabela de multiplicação e as potências de expoente 2, veja com os alunos o que eles lembram também da relação entre as potências de expoente 2 e a raiz quadrada, por fim peça aos alunos para calcularem a raiz quadrada de 324 sem usar a função raiz quadrada e peça para que eles expliquem como fizeram.

Propósito: fazer com que os alunos retomem os conceitos sobre multiplicação de fatores iguais, potências de expoente 2 e raiz quadrada.

Discuta com a turma:

  • Qual é a relação entre a tabela de multiplicação e as potências de expoente 2?
  • Qualquer multiplicação pode ser representada na forma de potência?
  • Como deve ser representada as multiplicações de fatores iguais?
  • Qual é a operação inversa das potências de expoente 2?
  • Como posso descobrir a raiz quadrada de um número?

RETOMADA select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 5 minutos (slides 4 e 5)

Orientação: Inicie a aula perguntando aos alunos o que eles lembram das relações entre a tabela de multiplicação e as potências de expoente 2, veja com os alunos o que eles lembram também da relação entre as potências de expoente 2 e a raiz quadrada, por fim peça aos alunos para calcularem a raiz quadrada de 324 sem usar a função raiz quadrada e peça para que eles expliquem como fizeram.

Propósito: fazer com que os alunos retomem os conceitos sobre multiplicação de fatores iguais, potências de expoente 2 e raiz quadrada.

Discuta com a turma:

  • Qual é a relação entre a tabela de multiplicação e as potências de expoente 2?
  • Qualquer multiplicação pode ser representada na forma de potência?
  • Como deve ser representada as multiplicações de fatores iguais?
  • Qual é a operação inversa das potências de expoente 2?
  • Como posso descobrir a raiz quadrada de um número?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5 a 7)

Orientação: Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos. Esta atividade requer um conhecimento básico da calculadora. Esta atividade poderá ser feita em duas etapas: a primeira será individual, o aluno deverá responder as três perguntas iniciais, um tempo sugerido para isso pode ser 5 minutos; a segunda etapa em dupla, primeiro deixe que eles apresentem suas conclusões ao colega, depois cada um responde um lado da tabela e comparam seus resultados no final, depois em dupla vão tentar generalizar a forma de calcular raiz quadradas de frações.

Propósito: fazer com que os alunos descubram como calcular a raiz quadrada de frações com o uso da calculadora e estabelecer uma generalização para isso.

Discuta com a turma:

  • Como se calcula o quociente de uma fração? A solução pode ser um número decimal?
  • De que formas posso resolver a raiz quadrada de um número?
  • A raiz quadrada de uma fração é o mesmo que a raiz de um número dividida pela a raiz de outro número?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5 a 7)

Orientação: Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos. Esta atividade requer um conhecimento básico da calculadora. Esta atividade poderá ser feita em duas etapas: a primeira será individual, o aluno deverá responder as três perguntas iniciais, um tempo sugerido para isso pode ser 5 minutos; a segunda etapa em dupla, primeiro deixe que eles apresentem suas conclusões ao colega, depois cada um responde um lado da tabela e comparam seus resultados no final, depois em dupla vão tentar generalizar a forma de calcular raiz quadradas de frações.

Propósito: fazer com que os alunos descubram como calcular a raiz quadrada de frações com o uso da calculadora e estabelecer uma generalização para isso.

Discuta com a turma:

  • Como se calcula o quociente de uma fração? A solução pode ser um número decimal?
  • De que formas posso resolver a raiz quadrada de um número?
  • A raiz quadrada de uma fração é o mesmo que a raiz de um número dividida pela a raiz de outro número?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5 a 7)

Orientação: Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos. Esta atividade requer um conhecimento básico da calculadora. Esta atividade poderá ser feita em duas etapas: a primeira será individual, o aluno deverá responder as três perguntas iniciais, um tempo sugerido para isso pode ser 5 minutos; a segunda etapa em dupla, primeiro deixe que eles apresentem suas conclusões ao colega, depois cada um responde um lado da tabela e comparam seus resultados no final, depois em dupla vão tentar generalizar a forma de calcular raiz quadradas de frações.

Propósito: fazer com que os alunos descubram como calcular a raiz quadrada de frações com o uso da calculadora e estabelecer uma generalização para isso.

Discuta com a turma:

  • Como se calcula o quociente de uma fração? A solução pode ser um número decimal?
  • De que formas posso resolver a raiz quadrada de um número?
  • A raiz quadrada de uma fração é o mesmo que a raiz de um número dividida pela a raiz de outro número?

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos (slides 8 a 13)

Orientação: Inicie a discussão da solução perguntando aos alunos como eles resolveram a situação de Alice, e qual foi o resultado. Deixe que os alunos apresentem as suas soluções, lembre-se de registrar no quadro, caso os alunos apresentem sempre a mesma forma de resolução pergunte se alguém consegue calcular de forma diferente, pergunte também sobre a atividade em dupla a que conclusão chegaram. Por fim, se necessário apresente as soluções dos slides.

Propósito: Fazer com que os alunos apresentem suas soluções e que estas sejam discutidas pela turma.

Discuta com a turma:

  • Existe apenas uma forma para calcular a raiz quadrada de uma fração?
  • Que outra maneira pode ser feito o cálculo de uma raiz quadrada de uma fração?
  • O que os resultados encontrados por seus colegas têm de semelhante com o seu?
  • Existe uma relação entre as formas de se calcular a raiz quadrada de frações.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos (slides 8 a 13)

Orientação: Inicie a discussão da solução perguntando aos alunos como eles resolveram a situação de Alice, e qual foi o resultado. Deixe que os alunos apresentem as suas soluções, lembre-se de registrar no quadro, caso os alunos apresentem sempre a mesma forma de resolução pergunte se alguém consegue calcular de forma diferente, pergunte também sobre a atividade em dupla a que conclusão chegaram. Por fim, se necessário apresente as soluções dos slides.

Propósito: Fazer com que os alunos apresentem suas soluções e que estas sejam discutidas pela turma.

Discuta com a turma:

  • Existe apenas uma forma para calcular a raiz quadrada de uma fração?
  • Que outra maneira pode ser feito o cálculo de uma raiz quadrada de uma fração?
  • O que os resultados encontrados por seus colegas têm de semelhante com o seu?
  • Existe uma relação entre as formas de se calcular a raiz quadrada de frações.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos (slides 8 a 13)

Orientação: Inicie a discussão da solução perguntando aos alunos como eles resolveram a situação de Alice, e qual foi o resultado. Deixe que os alunos apresentem as suas soluções, lembre-se de registrar no quadro, caso os alunos apresentem sempre a mesma forma de resolução pergunte se alguém consegue calcular de forma diferente, pergunte também sobre a atividade em dupla a que conclusão chegaram. Por fim, se necessário apresente as soluções dos slides.

Propósito: Fazer com que os alunos apresentem suas soluções e que estas sejam discutidas pela turma.

Discuta com a turma:

  • Existe apenas uma forma para calcular a raiz quadrada de uma fração?
  • Que outra maneira pode ser feito o cálculo de uma raiz quadrada de uma fração?
  • O que os resultados encontrados por seus colegas têm de semelhante com o seu?
  • Existe uma relação entre as formas de se calcular a raiz quadrada de frações.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos (slides 8 a 13)

Orientação: Inicie a discussão da solução perguntando aos alunos como eles resolveram a situação de Alice, e qual foi o resultado. Deixe que os alunos apresentem as suas soluções, lembre-se de registrar no quadro, caso os alunos apresentem sempre a mesma forma de resolução pergunte se alguém consegue calcular de forma diferente, pergunte também sobre a atividade em dupla a que conclusão chegaram. Por fim, se necessário apresente as soluções dos slides.

Propósito: Fazer com que os alunos apresentem suas soluções e que estas sejam discutidas pela turma.

Discuta com a turma:

  • Existe apenas uma forma para calcular a raiz quadrada de uma fração?
  • Que outra maneira pode ser feito o cálculo de uma raiz quadrada de uma fração?
  • O que os resultados encontrados por seus colegas têm de semelhante com o seu?
  • Existe uma relação entre as formas de se calcular a raiz quadrada de frações.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: Retome com os alunos o que eles aprenderam nesta aula, dê ênfase nas descobertas que eles fizeram nesta aula.

Propósito: Fazer o encerramento da aula.

Algumas perguntas reflexivas podem auxiliar seu encerramento de aula, por exemplo:

  • Quais foram os principais conceitos ou ideias matemáticas que você aprendeu hoje ou que discutimos em aula hoje?
  • Você ainda tem alguma dúvida? Caso você não tenha dúvida, escreva um problema semelhante e resolva-o.
  • Descreva um erro ou conceito errôneo que você ou um colega apresentou na aula de hoje. O que você aprendeu com esse erro ou conceito errôneo?
  • Quais novas palavras ou denominações foram apresentadas hoje? O que você acha que cada palavra significa? Apresente um exemplo/uma imagem de cada palavra.
  • Sobre o que foi o debate matemático na aula de hoje? O que você aprendeu com ele?
  • O que se manteve como você pensava? O que mudou?
  • O que aconteceria se você mudasse algum aspecto?
  • Quais foram seus pontos fortes e fracos, nesta aula? Qual é o seu plano para melhorar nas áreas em que teve dificuldade?

Outra opção é deixar algumas dessas questões como tarefa de casa, podem trazer benefícios tanto quanto exercícios que exigem cálculos.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (slides 13 e 14)

Orientações: Professor, aqui você pode projetar, escrever no quadro ou fazer uma cópia para os alunos. Agora é o momento que você terá para avaliar se os alunos realmente entenderam a proposta da aula, pergunte aos alunos que caminhos eles podem utilizar para resolver esta situação. Lembre-se de anotar os comentários dos alunos.

Propósito: Fazer com que os alunos utilizem a calculadora para encontrar os valores sugeridos, além de poder explicar como foi o seu raciocínio.

Discuta com a turma:

  • Que método você pode usar para encontrar a raiz de uma fração?
  • Como você calcula o valor de uma fração dentro de uma raiz?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (slides 13 e 14)

Orientações: Professor, aqui você pode projetar, escrever no quadro ou fazer uma cópia para os alunos. Agora é o momento que você terá para avaliar se os alunos realmente entenderam a proposta da aula, pergunte aos alunos que caminhos eles podem utilizar para resolver esta situação. Lembre-se de anotar os comentários dos alunos.

Propósito: Fazer com que os alunos utilizem a calculadora para encontrar os valores sugeridos, além de poder explicar como foi o seu raciocínio.

Discuta com a turma:

  • Que método você pode usar para encontrar a raiz de uma fração?
  • Como você calcula o valor de uma fração dentro de uma raiz?

Materiais complementares para impressão:

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo Sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Raiz quadrada de frações

Autor: Adalberto Batista Leite Júnior

Mentor: Amanda Ferreira Verardo Bilia

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

(EF08MA02) Resolver e elaborar problemas usando a relação entre potenciação e radiciação, para representar uma raiz como potência de expoente fracionário.



Objetivos específicos

Calcular a raiz quadrada de frações com o uso da calculadora.

Conceito-chave

Raiz quadrada, frações, calculadora.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca para que os alunos possam usar como rascunho;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 5 minutos (slides 4 e 5)

Orientação: Inicie a aula perguntando aos alunos o que eles lembram das relações entre a tabela de multiplicação e as potências de expoente 2, veja com os alunos o que eles lembram também da relação entre as potências de expoente 2 e a raiz quadrada, por fim peça aos alunos para calcularem a raiz quadrada de 324 sem usar a função raiz quadrada e peça para que eles expliquem como fizeram.

Propósito: fazer com que os alunos retomem os conceitos sobre multiplicação de fatores iguais, potências de expoente 2 e raiz quadrada.

Discuta com a turma:

  • Qual é a relação entre a tabela de multiplicação e as potências de expoente 2?
  • Qualquer multiplicação pode ser representada na forma de potência?
  • Como deve ser representada as multiplicações de fatores iguais?
  • Qual é a operação inversa das potências de expoente 2?
  • Como posso descobrir a raiz quadrada de um número?

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 5 minutos (slides 4 e 5)

Orientação: Inicie a aula perguntando aos alunos o que eles lembram das relações entre a tabela de multiplicação e as potências de expoente 2, veja com os alunos o que eles lembram também da relação entre as potências de expoente 2 e a raiz quadrada, por fim peça aos alunos para calcularem a raiz quadrada de 324 sem usar a função raiz quadrada e peça para que eles expliquem como fizeram.

Propósito: fazer com que os alunos retomem os conceitos sobre multiplicação de fatores iguais, potências de expoente 2 e raiz quadrada.

Discuta com a turma:

  • Qual é a relação entre a tabela de multiplicação e as potências de expoente 2?
  • Qualquer multiplicação pode ser representada na forma de potência?
  • Como deve ser representada as multiplicações de fatores iguais?
  • Qual é a operação inversa das potências de expoente 2?
  • Como posso descobrir a raiz quadrada de um número?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5 a 7)

Orientação: Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos. Esta atividade requer um conhecimento básico da calculadora. Esta atividade poderá ser feita em duas etapas: a primeira será individual, o aluno deverá responder as três perguntas iniciais, um tempo sugerido para isso pode ser 5 minutos; a segunda etapa em dupla, primeiro deixe que eles apresentem suas conclusões ao colega, depois cada um responde um lado da tabela e comparam seus resultados no final, depois em dupla vão tentar generalizar a forma de calcular raiz quadradas de frações.

Propósito: fazer com que os alunos descubram como calcular a raiz quadrada de frações com o uso da calculadora e estabelecer uma generalização para isso.

Discuta com a turma:

  • Como se calcula o quociente de uma fração? A solução pode ser um número decimal?
  • De que formas posso resolver a raiz quadrada de um número?
  • A raiz quadrada de uma fração é o mesmo que a raiz de um número dividida pela a raiz de outro número?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5 a 7)

Orientação: Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos. Esta atividade requer um conhecimento básico da calculadora. Esta atividade poderá ser feita em duas etapas: a primeira será individual, o aluno deverá responder as três perguntas iniciais, um tempo sugerido para isso pode ser 5 minutos; a segunda etapa em dupla, primeiro deixe que eles apresentem suas conclusões ao colega, depois cada um responde um lado da tabela e comparam seus resultados no final, depois em dupla vão tentar generalizar a forma de calcular raiz quadradas de frações.

Propósito: fazer com que os alunos descubram como calcular a raiz quadrada de frações com o uso da calculadora e estabelecer uma generalização para isso.

Discuta com a turma:

  • Como se calcula o quociente de uma fração? A solução pode ser um número decimal?
  • De que formas posso resolver a raiz quadrada de um número?
  • A raiz quadrada de uma fração é o mesmo que a raiz de um número dividida pela a raiz de outro número?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5 a 7)

Orientação: Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos. Esta atividade requer um conhecimento básico da calculadora. Esta atividade poderá ser feita em duas etapas: a primeira será individual, o aluno deverá responder as três perguntas iniciais, um tempo sugerido para isso pode ser 5 minutos; a segunda etapa em dupla, primeiro deixe que eles apresentem suas conclusões ao colega, depois cada um responde um lado da tabela e comparam seus resultados no final, depois em dupla vão tentar generalizar a forma de calcular raiz quadradas de frações.

Propósito: fazer com que os alunos descubram como calcular a raiz quadrada de frações com o uso da calculadora e estabelecer uma generalização para isso.

Discuta com a turma:

  • Como se calcula o quociente de uma fração? A solução pode ser um número decimal?
  • De que formas posso resolver a raiz quadrada de um número?
  • A raiz quadrada de uma fração é o mesmo que a raiz de um número dividida pela a raiz de outro número?

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos (slides 8 a 13)

Orientação: Inicie a discussão da solução perguntando aos alunos como eles resolveram a situação de Alice, e qual foi o resultado. Deixe que os alunos apresentem as suas soluções, lembre-se de registrar no quadro, caso os alunos apresentem sempre a mesma forma de resolução pergunte se alguém consegue calcular de forma diferente, pergunte também sobre a atividade em dupla a que conclusão chegaram. Por fim, se necessário apresente as soluções dos slides.

Propósito: Fazer com que os alunos apresentem suas soluções e que estas sejam discutidas pela turma.

Discuta com a turma:

  • Existe apenas uma forma para calcular a raiz quadrada de uma fração?
  • Que outra maneira pode ser feito o cálculo de uma raiz quadrada de uma fração?
  • O que os resultados encontrados por seus colegas têm de semelhante com o seu?
  • Existe uma relação entre as formas de se calcular a raiz quadrada de frações.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos (slides 8 a 13)

Orientação: Inicie a discussão da solução perguntando aos alunos como eles resolveram a situação de Alice, e qual foi o resultado. Deixe que os alunos apresentem as suas soluções, lembre-se de registrar no quadro, caso os alunos apresentem sempre a mesma forma de resolução pergunte se alguém consegue calcular de forma diferente, pergunte também sobre a atividade em dupla a que conclusão chegaram. Por fim, se necessário apresente as soluções dos slides.

Propósito: Fazer com que os alunos apresentem suas soluções e que estas sejam discutidas pela turma.

Discuta com a turma:

  • Existe apenas uma forma para calcular a raiz quadrada de uma fração?
  • Que outra maneira pode ser feito o cálculo de uma raiz quadrada de uma fração?
  • O que os resultados encontrados por seus colegas têm de semelhante com o seu?
  • Existe uma relação entre as formas de se calcular a raiz quadrada de frações.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos (slides 8 a 13)

Orientação: Inicie a discussão da solução perguntando aos alunos como eles resolveram a situação de Alice, e qual foi o resultado. Deixe que os alunos apresentem as suas soluções, lembre-se de registrar no quadro, caso os alunos apresentem sempre a mesma forma de resolução pergunte se alguém consegue calcular de forma diferente, pergunte também sobre a atividade em dupla a que conclusão chegaram. Por fim, se necessário apresente as soluções dos slides.

Propósito: Fazer com que os alunos apresentem suas soluções e que estas sejam discutidas pela turma.

Discuta com a turma:

  • Existe apenas uma forma para calcular a raiz quadrada de uma fração?
  • Que outra maneira pode ser feito o cálculo de uma raiz quadrada de uma fração?
  • O que os resultados encontrados por seus colegas têm de semelhante com o seu?
  • Existe uma relação entre as formas de se calcular a raiz quadrada de frações.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos (slides 8 a 13)

Orientação: Inicie a discussão da solução perguntando aos alunos como eles resolveram a situação de Alice, e qual foi o resultado. Deixe que os alunos apresentem as suas soluções, lembre-se de registrar no quadro, caso os alunos apresentem sempre a mesma forma de resolução pergunte se alguém consegue calcular de forma diferente, pergunte também sobre a atividade em dupla a que conclusão chegaram. Por fim, se necessário apresente as soluções dos slides.

Propósito: Fazer com que os alunos apresentem suas soluções e que estas sejam discutidas pela turma.

Discuta com a turma:

  • Existe apenas uma forma para calcular a raiz quadrada de uma fração?
  • Que outra maneira pode ser feito o cálculo de uma raiz quadrada de uma fração?
  • O que os resultados encontrados por seus colegas têm de semelhante com o seu?
  • Existe uma relação entre as formas de se calcular a raiz quadrada de frações.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: Retome com os alunos o que eles aprenderam nesta aula, dê ênfase nas descobertas que eles fizeram nesta aula.

Propósito: Fazer o encerramento da aula.

Algumas perguntas reflexivas podem auxiliar seu encerramento de aula, por exemplo:

  • Quais foram os principais conceitos ou ideias matemáticas que você aprendeu hoje ou que discutimos em aula hoje?
  • Você ainda tem alguma dúvida? Caso você não tenha dúvida, escreva um problema semelhante e resolva-o.
  • Descreva um erro ou conceito errôneo que você ou um colega apresentou na aula de hoje. O que você aprendeu com esse erro ou conceito errôneo?
  • Quais novas palavras ou denominações foram apresentadas hoje? O que você acha que cada palavra significa? Apresente um exemplo/uma imagem de cada palavra.
  • Sobre o que foi o debate matemático na aula de hoje? O que você aprendeu com ele?
  • O que se manteve como você pensava? O que mudou?
  • O que aconteceria se você mudasse algum aspecto?
  • Quais foram seus pontos fortes e fracos, nesta aula? Qual é o seu plano para melhorar nas áreas em que teve dificuldade?

Outra opção é deixar algumas dessas questões como tarefa de casa, podem trazer benefícios tanto quanto exercícios que exigem cálculos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (slides 13 e 14)

Orientações: Professor, aqui você pode projetar, escrever no quadro ou fazer uma cópia para os alunos. Agora é o momento que você terá para avaliar se os alunos realmente entenderam a proposta da aula, pergunte aos alunos que caminhos eles podem utilizar para resolver esta situação. Lembre-se de anotar os comentários dos alunos.

Propósito: Fazer com que os alunos utilizem a calculadora para encontrar os valores sugeridos, além de poder explicar como foi o seu raciocínio.

Discuta com a turma:

  • Que método você pode usar para encontrar a raiz de uma fração?
  • Como você calcula o valor de uma fração dentro de uma raiz?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (slides 13 e 14)

Orientações: Professor, aqui você pode projetar, escrever no quadro ou fazer uma cópia para os alunos. Agora é o momento que você terá para avaliar se os alunos realmente entenderam a proposta da aula, pergunte aos alunos que caminhos eles podem utilizar para resolver esta situação. Lembre-se de anotar os comentários dos alunos.

Propósito: Fazer com que os alunos utilizem a calculadora para encontrar os valores sugeridos, além de poder explicar como foi o seu raciocínio.

Discuta com a turma:

  • Que método você pode usar para encontrar a raiz de uma fração?
  • Como você calcula o valor de uma fração dentro de uma raiz?

Materiais complementares para impressão:

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 8º ano :

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a expressar quantidades por notação científica, usar as propriedades das potências com expoente inteiro, relacionar potenciação e radiciação, cálculo das quatro operações e potenciação com números inteiros e racionais, resolver problemas de contagem, relacionar dízimas periódicas e frações, resolver problemas com a ideia de lucro (acréscimo de porcentagem) ou prejuízo (decréscimo de porcentagem).

MAIS AULAS DE Matemática do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08MA02 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano