Atividade Principal
Plano de Aula
Plano de aula: Raiz quadrada e o uso da calculadora
Plano 6 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Relações entre potenciações e radiciações
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Adalberto Batista Leite Júnior
Mentor: Amanda Ferreira Verardo Bilia
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF08MA02) Resolver e elaborar problemas usando a relação entre potenciação e radiciação, para representar uma raiz como potência de expoente fracionário.
Objetivos específicos
Expressar o valor da raiz quadrada de um número por estimativa através do uso da calculadora.
Conceito-chave
Radiciação, potenciação, calculadora.
Recursos necessários
- Calculadora;
- Caneta, lápis;
- Folhas A4 para que os alunos possam usar com rascunho;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Expressar o valor da raiz quadrada de um número por estimativa através do uso da calculadora.
Resumo da aula
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou escreva na lousa ou leia para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos. (slides 3 e 4)
Orientação: Inicie a aula falando sobre a importância das raízes no dia-a-dia e como muitos profissionais fazem uso desse tipo de cálculo, fale que o uso da calculadora em muitas vezes é algo indispensável. Discuta com a turma o que eles sabem sobre o cálculo de raízes, bem como o uso da calculadora.
Propósito: Fazer com que os alunos exponham o que já sabem sobre o cálculo de raízes além de mostrarem como fazem cálculos com a calculadora.
Discuta com a turma:
- De que formas pode ser feito o cálculo do valor de uma raiz quadrada?
- Como pode ser feito o cálculo de uma raiz quadrada com o uso da calculadora?
- A raiz quadrada de um número é sempre um resultado exato?
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos. (slides 3 e 4)
Orientação: Inicie a aula falando sobre a importância das raízes no dia-a-dia e como muitos profissionais fazem uso desse tipo de cálculo, fale que o uso da calculadora em muitas vezes é algo indispensável. Discuta com a turma o que eles sabem sobre o cálculo de raízes, bem como o uso da calculadora.
Propósito: Fazer com que os alunos exponham o que já sabem sobre o cálculo de raízes além de mostrarem como fazem cálculos com a calculadora.
Discuta com a turma:
- De que formas pode ser feito o cálculo do valor de uma raiz quadrada?
- Como pode ser feito o cálculo de uma raiz quadrada com o uso da calculadora?
- A raiz quadrada de um número é sempre um resultado exato?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5 a 7)
Orientação: Você pode projetar, escrever no quadro ou entregar uma cópia aos alunos. Deixe que os estudantes leiam a situação apresentada, o intuito desta aula é ver como os alunos aplicam o conhecimento para encontrar raízes sem usar o radical da calculadora e descrever que processo utilizam para fazer este cálculo.
Propósito: deixar que os alunos estimem valores para a raíz quadrada de modo que achem o intervalo com mais precisão.
Discuta com a turma:
- O que é um intervalo numérico?
- Como podemos encontrar o intervalo de uma raíz quadrada?
- Como a calculadora pode ajudar a encontrar o intervalo numérico que uma raiz quadrada está localizada?
Materiais complementares para impressão:
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5 a 7)
Orientação: Você pode projetar, escrever no quadro ou entregar uma cópia aos alunos. Deixe que os estudantes leiam a situação apresentada, o intuito desta aula é ver como os alunos aplicam o conhecimento para encontrar raízes sem usar o radical da calculadora e descrever que processo utilizam para fazer este cálculo.
Aqui o professor pode pedir para que um aluno explique para o colega ao lado como procedeu para encontrar a raiz quadrada por estimativa.
Propósito: deixar que os alunos estimem valores para a raíz quadrada de modo que achem o intervalo com mais precisão.
Discuta com a turma:
- O que é um intervalo numérico?
- Como podemos encontrar o intervalo de uma raíz quadrada?
- Como a calculadora pode ajudar a encontrar o intervalo numérico que uma raiz quadrada está localizada?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5 a 7)
Orientação: Você pode projetar, escrever no quadro ou entregar uma cópia aos alunos. Deixe que os estudantes leiam a situação apresentada, o intuito desta aula é ver como os alunos aplicam o conhecimento para encontrar raízes sem usar o radical da calculadora e descrever que processo utilizam para fazer este cálculo. Na terceira parte da atividade os alunos devem fazer comparações entre o radicando e o resultado da raiz quadrada.
Propósito: deixar que os alunos estimem valores para a raíz quadrada de modo que achem o intervalo com mais precisão.
Discuta com a turma:
- O que é um intervalo numérico?
- Como podemos encontrar o intervalo de uma raíz quadrada?
- Como a calculadora pode ajudar a encontrar o intervalo numérico que uma raiz quadrada está localizada?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 8 a 14)
Orientação: Inicialmente peça que os alunos expliquem como procederam para encontrar as raízes por estimativa. Vá anotando no quadro as respostas, algumas respostas podem ser repetições. Pergunte sempre: Alguém fez de uma forma diferente? Após esse momento em que os alunos compartilham suas soluções, se julgar necessário apresente a correção dos slides.
Propósito: Incentivar os alunos a tentar explicar como procederam para calcular a raiz quadrada por estimativa.
Discuta com a turma:
- Que semelhança há entre os procedimentos apresentados e os seu procedimentos para calcular a raiz quadrada de um número?
- Qual é a melhor forma para estimar a raiz quadrada de um número?
- Quais são os pontos positivos e negativos em calcular a raiz de um número sem usar a tecla do radical na calculadora?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 8 a 14)
Orientação: Inicialmente peça que os alunos expliquem como procederam para encontrar as raízes por estimativa. Vá anotando no quadro as respostas, algumas respostas podem ser repetições. Pergunte sempre: Alguém fez de uma forma diferente? Após esse momento em que os alunos compartilham suas soluções, se julgar necessário apresente a correção dos slides.
Propósito: Incentivar os alunos a tentar explicar como procederam para calcular a raiz quadrada por estimativa.
Discuta com a turma:
- Que semelhança há entre os procedimentos apresentados e os seu procedimentos para calcular a raiz quadrada de um número?
- Qual é a melhor forma para estimar a raiz quadrada de um número?
- Quais são os pontos positivos e negativos em calcular a raiz de um número sem usar a tecla do radical na calculadora?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 8 a 14)
Orientação: Inicialmente peça que os alunos expliquem como procederam para encontrar as raízes por estimativa. Vá anotando no quadro as respostas, algumas respostas podem ser repetições. Pergunte sempre: Alguém fez de uma forma diferente? Após esse momento em que os alunos compartilham suas soluções, se julgar necessário apresente a correção dos slides.
Propósito: Incentivar os alunos a tentar explicar como procederam para calcular a raiz quadrada por estimativa.
Discuta com a turma:
- Que semelhança há entre os procedimentos apresentados e os seu procedimentos para calcular a raiz quadrada de um número?
- Qual é a melhor forma para estimar a raiz quadrada de um número?
- Quais são os pontos positivos e negativos em calcular a raiz de um número sem usar a tecla do radical na calculadora?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 8 a 14)
Orientação: Inicialmente peça que os alunos expliquem como procederam para encontrar as raízes por estimativa. Vá anotando no quadro as respostas, algumas respostas podem ser repetições. Pergunte sempre: Alguém fez de uma forma diferente? Após esse momento em que os alunos compartilham suas soluções, se julgar necessário apresente a correção dos slides.
Propósito: Incentivar os alunos a tentar explicar como procederam para calcular a raiz quadrada por estimativa.
Discuta com a turma:
- Que semelhança há entre os procedimentos apresentados e os seu procedimentos para calcular a raiz quadrada de um número?
- Qual é a melhor forma para estimar a raiz quadrada de um número?
- Quais são os pontos positivos e negativos em calcular a raiz de um número sem usar a tecla do radical na calculadora?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 8 a 14)
Orientação: Inicialmente peça que os alunos expliquem como procederam para encontrar as raízes por estimativa. Vá anotando no quadro as respostas, algumas respostas podem ser repetições. Pergunte sempre: Alguém fez de uma forma diferente? Após esse momento em que os alunos compartilham suas soluções, se julgar necessário apresente a correção dos slides.
Propósito: Incentivar os alunos a tentar explicar como procederam para calcular a raiz quadrada por estimativa.
Discuta com a turma:
- Que semelhança há entre os procedimentos apresentados e os seu procedimentos para calcular a raiz quadrada de um número?
- Qual é a melhor forma para estimar a raiz quadrada de um número?
- Quais são os pontos positivos e negativos em calcular a raiz de um número sem usar a tecla do radical na calculadora?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 8 a 14)
Orientação: Inicialmente peça que os alunos expliquem como procederam para encontrar as raízes por estimativa. Vá anotando no quadro as respostas, algumas respostas podem ser repetições. Pergunte sempre: Alguém fez de uma forma diferente? Após esse momento em que os alunos compartilham suas soluções, se julgar necessário apresente a correção dos slides.
Propósito: Incentivar os alunos a tentar explicar como procederam para calcular a raiz quadrada por estimativa.
Discuta com a turma:
- Que semelhança há entre os procedimentos apresentados e os seu procedimentos para calcular a raiz quadrada de um número?
- Qual é a melhor forma para estimar a raiz quadrada de um número?
- Quais são os pontos positivos e negativos em calcular a raiz de um número sem usar a tecla do radical na calculadora?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 8 a 14)
Orientação: Inicialmente peça que os alunos expliquem como procederam para encontrar as raízes por estimativa. Vá anotando no quadro as respostas, algumas respostas podem ser repetições. Pergunte sempre: Alguém fez de uma forma diferente? Após esse momento em que os alunos compartilham suas soluções, se julgar necessário apresente a correção dos slides.
Propósito: Incentivar os alunos a tentar explicar como procederam para calcular a raiz quadrada por estimativa.
Discuta com a turma:
- Que semelhança há entre os procedimentos apresentados e os seu procedimentos para calcular a raiz quadrada de um número?
- Qual é a melhor forma para estimar a raiz quadrada de um número?
- Quais são os pontos positivos e negativos em calcular a raiz de um número sem usar a tecla do radical na calculadora?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientação: Encerre a atividade retomando com os alunos a importância de conhecer como é calculada a raiz quadrada de um número. Também deixe claro as observações feitas na aula.
Propósito: Fazer o encerramento da aula mostrando as observações que foram realizadas na atividade principal.
Discuta com a turma:
- Há mais alguma observação sobre as raízes quadradas que vocês perceberam de forma diferente ou nova nesta aula?
- Que importancia a calculadora teve nesta aula?
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Aqui o professor pode escrever no quadro, imprimir ou projetar a atividade. Comece perguntando aos alunos como eles farão os cálculos para encontrar as raízes da questão e como eles fariam estimativas, com ou sem o uso da calculadora.
Propósito: Mostrar aos alunos a importância de aplicar o que compreenderam sobre o cálculo de raízes quadradas com o uso da calculadora.
Discuta com a turma:
- Para fazer estimativas é sempre necessário o uso da calculadora?
- Como podemos proceder para fazer uma estimativa mais próxima do resultado de uma raiz?
- Saber se o resultado é maior ou menor ajuda a fazer estimativas?
Materiais complementares para impressão:
Para os alunos
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT8_03NUM06
Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: Papel, lápis, calculadora
- Opcionais: Meet, Hangout, WhatsApp, Zoom, plataforma da Khan Academy (https://pt.khanacademy.org/)
Para este plano, foque na etapa ATIVIDADE PRINCIPAL
Aquecimento
O Aquecimento pode ser suprimido para dar prioridade à Atividade principal. Caso sua turma apresente fragilidade pedagógica no assunto, use inicialmente a proposta do Aquecimento.
Atividade principal
A atividade principal possui 3 situações. Você pode optar por todos ou selecionar alguns. Disponibilize a versão impressa para os alunos poderem copiar ou imprimir as questões. Nas atividades é necessário o uso da calculadora para realizar as estimativas. É provável que, inicialmente, os alunos obtenham os resultados estimados por tentativa e erro. O passo a passo solicitado na atividade pode ser registrado por meio de um vídeo curto. Os alunos podem resolver as questões, fotografar as respostas e encaminhar via WhatsApp.
Em outros momentos, você pode disponibilizar aos alunos o Raio X e as atividades complementares.
Na plataforma da Khan Academy há vários vídeos e demais recursos que tratam de radiciação. Você pode sugerir aos alunos que têm acesso à internet.
https://pt.khanacademy.org/math/algebra/rational-exponents-and-radicals/alg1-radicals/v/introduction-to-square-roots
Discussão das soluções
Analise as respostas apresentadas (vídeos ou fotos). Selecione pontos para dar o feedback que pode ser por meio de um áudio, um texto informativo ou um vídeo curto. Socialize com a turma suas impressões sobre as construções deles. Você pode usar as informações contidas no Painel de discussões para os alunos pensarem sobre possíveis soluções.
Para discutir em tempo real, se for possível (Meet, Hangout, Zoom), considere apenas os itens de maior relevância de cada problema e discuta-o.
Sistematização
xxxxx
Encerramento
Inclua as informações nas discussões.
Raio X
O Raio X e a atividade complementar podem ser usados como forma de ampliação e revisão das aprendizagens, em outro momento.
Convite às famílias
Estimativas podem ser discutidas com as famílias. Se eles têm algum conhecimento de raiz quadrada, podem refletir junto aos alunos sobre que valor seria mais aproximado de uma raiz inexata. Se eles não têm conhecimento podem discutir sobre aproximações/arredondamentos de números decimais.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Adalberto Batista Leite Júnior
Mentor: Amanda Ferreira Verardo Bilia
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF08MA02) Resolver e elaborar problemas usando a relação entre potenciação e radiciação, para representar uma raiz como potência de expoente fracionário.
Objetivos específicos
Expressar o valor da raiz quadrada de um número por estimativa através do uso da calculadora.
Conceito-chave
Radiciação, potenciação, calculadora.
Recursos necessários
- Calculadora;
- Caneta, lápis;
- Folhas A4 para que os alunos possam usar com rascunho;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.