Metodologias ativas: 12 estratégias para facilitar o aprendizado dos alunos
Perguntas realizadas pelos próprios estudantes têm potencial para elevar o aprendizado
PorPriscilla de Albuquerque Tavares
11/04/2019
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo! Cadastre-se ou faça login
Compartilhe:
Jornalismo
PorPriscilla de Albuquerque Tavares
11/04/2019
No modelo tradicional de ensino, via de regra, a interação do professor com os alunos é do tipo iniciação-resposta-avaliação: o docente direciona uma pergunta a um aluno em particular e posteriormente avalia sua resposta. Um exemplo seria:
- Professor: João, qual é a raiz quadrada de 4?
- João: 3.
- Professor: Quaaaanto?
Esse tipo de interação não promoveria aprendizado por duas razões: a primeira delas é que o diálogo entre professor e aluno não foi motivado por um questionamento genuíno do estudante. A neurociência argumenta que um requisito para o aprendizado efetivo é: aprendemos o que queremos aprender. A pergunta dirigida ao aluno apenas verifica seu conhecimento, mas não inicia uma cadeia autêntica de raciocínio. Perguntas desse tipo são genuínas quando o propósito é avaliar o conteúdo, mas não quando se pretende gerar conhecimento.
LEIA MAIS Metodologias ativas: o papel do professor como facilitador do aprendizado dos alunos
Estudos recentes sobre modelos de aprendizagem ativa investigam quais são as condições que levam a diálogos significativos na sala de aula. Perguntas realizadas pelos próprios estudantes ou questões levantadas pelos professores a partir de dúvidas ou ideias geradas pelos alunos têm potencial para elevar o aprendizado. A diferença para o exemplo dado anteriormente seria:
- João: professor, a raiz quadrada de 4 é 3?
- Professor: vamos pensar juntos. Quanto é 3 vezes 3?
- João: 9.
- Professor: e qual é o número que, multiplicado por ele mesmo, resulta em 4?
- João: 2. Ah, então a raiz quadrada de 4 é 2 e a raiz quadrada de 9 é 3.
Nesse caso, a dúvida do aluno não é respondida prontamente. Ao contrário, a estratégia do professor é “jogar o dado novamente” para conduzir o estudante à conclusão por si só, após raciocínio e reflexão. Embora o exemplo possa parecer simplista e demasiado caricato, ele ilustra uma estratégia de facilitação do aprendizado, chamada de tossing back. Na prática, o caminho percorrido pelo aluno para chegar às respostas corretas pode ser mais longo e exigir que o professor empregue outras técnicas. Apresento abaixo algumas estratégias de facilitação sugeridas por Hmelo-Silver e Barrows (2006) e Zhang et. al. (2010):
Todas essas estratégias trazem uma série de benefícios: engajam o aluno em discussões mais eficazes; permitem a colaboração e o aprendizado entre os pares; estimulam o estudo frequente e contínuo; motivam os estudantes; facilitam a identificação das restrições e necessidades de aprendizagem e das tarefas a serem cumpridas; permitem que o aluno monitore seu progresso etc.
LEIA MAIS Metodologias ativas: entenda como elas favorecem a aprendizagem
Essas técnicas de facilitação tiram o estudante do papel de mero espectador e o colocam no centro do seu processo de aprendizado.
Priscilla Albuquerque Tavares é doutora em Economia pela Fundação Getulio Vargas (FGV), Mestre e Bacharel em Economia pela Universidade de São Paulo (USP). É professora da Escola de Economia de São Paulo, da FGV, pesquisadora na área de Economia da Educação e autora de diversos artigos que avaliam impactos de políticas educacionais no Brasil.
Para saber mais:
Hmelo-Silver, C.; Barrows, H. (2006). Goals and Strategies of a Problem-based Learning Facilitator. Interdisciplinary Journal of Problem Based Learning.
Leary, H.; Walker, A.; Shelton, B.; Harrison Fit, M. (2013). Exploring the Relationships Between Tutor Background, Tutor Training, and Student Learning: A Problem-based Learning Meta-Analysis. Interdisciplinary Journal of Problem Based Learning.
Zhang, M.; Lundeberg, M.; McConnell, T.; Koehler, M.; Eberhardt, J. (2010). Using Questioning to Facilitate Discussion of Science Teaching Problems in Teacher Professional Development. Interdisciplinary Journal of Problem Based Learning.
.
Últimas notícias