11149
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 3º ano > Álgebra

Plano de aula - As Regularidades da Multiplicação

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º ano do Fundamental sobre utilizar a multiplicação na representação da soma de quantidades iguais

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Suzane Aline Proceke Maiorki

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT3_11ALG05

Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, WhatsApp, e-mail ou impressão.
Atividade principal.
Materiais manipulativos (botões, palitos, tampinhas…)

- Opcionais:
Celular, computador ou tablet
Google documentos
Google slides
Jogo online: Jogo Mult
Jogo online: Samduel

Para este plano, foque na etapa da Atividade principal

Atividade principal
O foco desta atividade principal é utilizar a multiplicação na representação da soma de quantidades iguais; identificar e expressar a regularidade em sequências numéricas e descrever padrões em operações de multiplicação sem mencionar as propriedades.
Os alunos precisam ter acesso ao enunciado da atividade principal e a tabela. Se você estiver em uma aula síncrona (Zoom, Meet…), pode apresentar os slides 4 e 5 para os alunos e deixar que eles leiam a situação problema e a copiem no caderno. Caso não tenha Internet, pode tirar um print dos slides 4 e 5 para que os alunos leiam a situação problema e observem a imagem. Você pode gravar um vídeo mostrando a situação ou gravar um áudio com o enunciado da atividade e enviar via WhatsApp ou e-mail. Os slides, nessa atividade são dispensáveis. Eles também devem copiar a situação no caderno. Nesse momento é importante o material concreto que eles efetuem as operações utilizando-os. Dê um tempo para que os alunos realizem a atividade e oriente que eles podem representar sua resolução em forma de cálculos, desenhos, fotografias ou por escrito. O importante é que eles saibam ir além da solução da atividade, eles devem saber explicar as estratégias que foram utilizadas. Se for possível, você pode separar previamente a turma em grupos no Whatsapp para todas as atividades e peça que compartilhem as suas estratégias. No Zoom, isso também é possível. Você pode colocar a tabela em um documento ou slide compartilhado e os alunos devem editá-lo juntos. A impressão e entrega da atividade para os alunos deve ser a última opção devido ao momento que estamos vivendo.

Discussão da solução
Antes de começar a exibir os slides com as soluções, peça que os alunos compartilhem as suas resoluções, estratégias e respostas por meio de texto ou áudio. Se tiverem editado a tabela em conjunto, eles podem compartilhar a tabela. Depois, compartilhe os slides de 6 a 8 ao vivo ou por print e incentive os comentários dos alunos analisando as soluções de cada um deles. Peça novamente para os alunos comentarem esses resultados e compararem com os deles.

Sistematização do conceito
Conclua a aula com o slide ou com o que está escrito na sistematização do conceito para que os alunos copiem no caderno como forma de anotação para consultas posteriores. Pergunte se os alunos gostariam de complementar o registro com alguma de suas descobertas.

Raio X
A atividade do Raio X pode ser usada como tarefa de casa ou como avaliação da aula. Envie e faça a discussão da mesma forma que fez com a atividade principal. Lembre-se também que há atividades complementares que podem ser enviadas para os alunos como atividades de fixação ou sistematização. Você pode enviá-las todas ou escolher as que mais se adequam a sua turma.

Convite às famílias
Envie uma mensagem de texto ou áudio explicando o que está sendo trabalhado em aula e pedindo a colaboração das famílias para auxiliar os alunos na organização de seus materiais.
Uma forma de envolvimento da família com os alunos nesta atividade pode ser compartilhando estratégias para a resolução da situação problema. Os alunos podem trabalhar com sua família através de materiais manipulativos e dos jogos indicados.

Sugestão Enviada Por: Elisa Vilalta


Código: MAT3_11ALG05

(EF03MA10) Identificar regularidades em sequências ordenadas de números naturais, resultantes da realização de adições ou subtrações sucessivas, por um mesmo número, descrever uma regra de formação da sequência e determinar elementos faltantes ou seguintes.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 3º ano:

Com o plano de aula sobre álgebra, os alunos aprendem regularidade em sequências numéricas ou geométricas, ideia de igualdade e diferença em sentenças relacionadas a adição ou subtração de dois números naturais.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas