Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Suzane Aline Proceke Maiorki
Mentor: Paulo César da Silva Rocha
Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim
Habilidade da BNCC
(EF03MA10) Identificar regularidades em sequências ordenadas de números naturais, resultantes da realização de adições ou subtrações sucessivas, por um mesmo número, descrever uma regra de formação da sequência e determinar elementos faltantes ou seguintes.
Objetivos específicos
- Utilizar a multiplicação na representação da soma de quantidades iguais;
- Identificar e expressar a regularidade em sequências numéricas;
- Descrever padrões em operações de multiplicação sem mencionar as propriedades;
Conceitos-chaves
- Utilização das propriedades comutativa e associativa da multiplicação;
- Reconhecimento das propriedades da multiplicação como padrões de regularidade;
- Identificação e expressão de regularidades em sequências numéricas;
Recursos necessários
- Data-show;
- Arquivo com slides da apresentação da aula para os alunos;
- Atividades impressas em folhas;
- Lápis, borracha, quadro, giz;
- Materiais manipuláveis para contagem (material dourado);
Tempo Sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Deixe que os alunos leiam a questão apresentada e levantem suas hipóteses de resolução. Eles podem resolver mentalmente ou fazer registros de formas variadas. Após as conclusões, questione os alunos sobre o resultado obtido. Resolução: 8 X 2 = 2 X 8 (Seriam necessárias 16 cerejas para 8 fatias de bolo).
Propósito: Verificar os conhecimentos prévios da turma acerca de situações que envolvem o uso da multiplicação.
Discuta com a turma:
- Como podemos resolver esta situação?
- Discuta com seu colega e compare suas ideias. Vocês calcularam da mesma forma?
- Devemos começar o cálculo pelo número de fatias ou pela quantidade de cerejas em cada fatia? Por quê?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4 e 5)
Orientação: Apresente a proposta da atividade para que os alunos façam a leitura. Dê as orientações necessárias para que os alunos saibam associar o termo tablete a cada “quadradinho” da barra de chocolate.
Propósito: Utilizar a multiplicação para calcular a repetição de quantidades iguais, reconhecer e utilizar a propriedade comutativa, ao notar que a ordem dos fatores não altera o produto.
Discuta com a turma:
- Quantos tabletes estão para fora da embalagem?
- Mesmo sem contar um por um, como poderíamos calcular?
- Após descobrir o total de tabletes de chocolate que estão à mostra, quantos tabletes faltam para chegar no 15?
- Como vocês chegaram a esse resultado?
Materiais complementares para impressão:
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4 e 5)
Orientação: Apresente a proposta da atividade para que os alunos façam a leitura. Dê as orientações necessárias para que os alunos saibam associar o termo tablete a cada “quadradinho” da barra de chocolate.
Propósito: Utilizar a multiplicação para calcular a repetição de quantidades iguais, reconhecer e utilizar a propriedade comutativa, ao notar que a ordem dos fatores não altera o produto.
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 6, 7 e 8)
Orientação: Discuta com os alunos sobre as formas de resolução que a turma apresentou. Demonstre no quadro as hipóteses levantadas pelos alunos e apresente a solução à turma.
Propósito: Fazer com que a turma compartilhe o raciocínio empregado e caminhos que os levaram à solução.
Discuta com a turma:
- Como vocês começaram a resolver?
- Se a quantidade de tabletes de chocolate fora da embalagem fosse diferente, mudaria a forma de resolver? Como?
- Ao definir a quantidade de tabletes dentro da embalagem, o que vocês usaram como referência para saber a quantidade de fileiras que deveria haver dentro da embalagem? Expliquem.
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 6, 7 e 8)
Orientação: Discuta com os alunos sobre as formas de resolução que a turma apresentou. Demonstre no quadro as hipóteses levantadas pelos alunos e apresente a solução à turma.
Propósito: Fazer com que a turma compartilhe o raciocínio empregado e caminhos que os levaram à solução.
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 6, 7 e 8)
Orientação: Utilize o quadro para organizar e demonstrar as quantidades de chocolate consumidas diariamente por Carolina. É importante que ao analisar a coluna com o total de tabletes consumidos no dia, o professor questione os alunos, para que eles digam quantos tabletes foram consumidos e reconheçam esse cálculo através de uma multiplicação. Neste momento, para evidenciar o uso da propriedade associativa da multiplicação, mostre as diversas formas de resolver a multiplicação alterando a ordem dos três fatores a serem multiplicados, chegando sempre ao mesmo resultado.
Propósito: Fazer com que a turma compartilhe o raciocínio empregado e caminhos que os levaram à solução.
Discuta com a turma:
- Como vocês começaram a resolver?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Leia com a turma a sistematização dos conceitos trabalhados nesta aula.
Propósito: Sistematizar as aprendizagens da aula.
Material complementar:
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia a aprendizagem da aula, questionando se os alunos compreendem a comutatividade como uma regularidade da multiplicação.
Propósito: Encerrar a aula, sintetizando os conceitos trabalhados.
Raio x
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Entregue a atividade impressa aos alunos e dê um tempo para que realizem a leitura. Peça para que registrem qual será a pontuação ao final de três rodadas, seguindo as orientações do enunciado.
Propósito: Verificar se os alunos conseguem identificar e representar as propriedades comutativa e associativa como regularidades em operações de multiplicação.
Materiais complementares para impressão: