Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Inêz aparecida simões
Mentora: Carla Simone de Albuquerque
Revisora Pedagógica: Eliane Zanin
Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim
Habilidade da BNCC
- Reconhecer, descrever padrões numéricos simples e expressar a regra observada por escrito.
Objetivos específicos
- Perceber regularidades em sequências, identificando o padrão, dando continuidade às mesmas.
Conceito-chave
Sequência, regularidades.
Recursos necessários
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
- Material manipulativo ( tampinhas, palitos, etc. );
- Cartaz com as sequências ou computador e projetor de imagens.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Leia os objetivos da aula para a turma.
Propósito: Compartilhar os objetivos da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 3 e 4)
Orientação: Faça as perguntas para a turma e só depois explore os exemplos de sequência e regularidades. Através de um diálogo coletivo recorde com eles que ao percebermos regularidades em uma sequência, identificamos o padrão e conseguimos dar continuidade a esta sequência ou completar termos ausentes. Retome os conceitos: Sequência é todo conjunto ou grupo no qual os seus elementos estão escritos em uma determinada ordem. A essa ordem de formação chamamos de regularidade e aos termos que se repetem em uma sequência chamamos de padrão.
Utilize o slide para explicar os exemplos sugeridos de regularidades. Se achar necessário cite outros exemplos.
Propósito: Retomar a percepção de regularidades em sequências através de exemplos.
Discuta com a turma:
- Você recorda o que é sequência?
- Quais os tipos de sequência você conhece?
- Por que é importante descobrirmos os padrões de formação em uma sequência?
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 3 e 4)
Orientação: Faça as perguntas para a turma e só depois explore os exemplos de sequência e regularidades. Através de um diálogo coletivo recorde com eles que ao percebermos regularidades em uma sequência, identificamos o padrão e conseguimos dar continuidade a esta sequência ou completar termos ausentes. Retome os conceitos: Sequência é todo conjunto ou grupo no qual os seus elementos estão escritos em uma determinada ordem. A essa ordem de formação chamamos de regularidade e aos termos que se repetem em uma sequência chamamos de padrão.
Utilize o slide para explicar os exemplos sugeridos de regularidades. Se achar necessário cite outros exemplos.
Propósito: Retomar a percepção de regularidades em sequências através de exemplos.
Discuta com a turma:
- Você recorda o que é sequência?
- Quais os tipos de sequência você conhece?
- Por que é importante descobrirmos os padrões de formação em uma sequência?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Esta atividade explora sequência recursiva, isto é, cada elemento a partir do segundo, é construído com acréscimo de elementos ao anterior. Se possível organize a turma em pequenos grupos para o desenvolvimento desta atividade. Disponibilize tampinhas ou outro material manipulativo para a realização desta atividade. Dê um tempo para que realizem a atividade proposta. Enquanto a atividade está sendo realizada, caminhe pela sala, observando as estratégias utilizadas e caso algum grupo esteja com muita dificuldade direcione-o através de questionamentos plausíveis. Se houver possibilidade, projete o slide para facilitar a visualização dos alunos, ou reproduza-o em um cartaz. Após a resolução dê oportunidade para que socializem as estratégias utilizadas com a turma.
Propósito: Identificar o padrão de formação da sequência, para dar continuidade a mesma, expressando de forma não algébrica.
Discuta com a turma:
- As figuras apresentadas estão em uma sequência?
- Você consegue explicar como estão colocados os termos desta sequência?
- Qual é o padrão de formação desta sequência?
Materiais complementares:
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 6 ao 9)
Orientação: Peça que os alunos continuem em duplas. Após cada questionamento apresentado na discussão é importante que os alunos tenham a oportunidade de verbalizar o que pensam. Reserve um tempo para um debate coletivo onde os alunos possam socializar as estratégias utilizadas. Solicite a um aluno que compartilhe sua resposta no quadro, explicando aos colegas como pensou para fazer o desenho. Pergunte se alguém fez de forma diferente.
Propósito: Analisar estratégias utilizadas para identificar o padrão de formação na sequência, dar continuidade a esta e fazer generalizações.
Discuta com a turma:
- Quantas tampinhas acrescentamos a cada figura seguinte? E quantas colunas?
- Na sexta figura temos quantas tampinhas em cada coluna? E na nona figura?
- Você é capaz de dizer quantas tampinhas devo colocar em cada coluna ao desenhar a décima primeira figura?
Material Complementar:
Resolução da Atividade Principal
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 6 ao 9)
Orientação: Peça que os alunos continuem em duplas. Após cada questionamento apresentado na discussão é importante que os alunos tenham a oportunidade de verbalizar o que pensam. Reserve um tempo para um debate coletivo onde os alunos possam socializar as estratégias utilizadas. Solicite a um aluno que compartilhe sua resposta no quadro, explicando aos colegas como pensou para fazer o desenho. Pergunte se alguém fez de forma diferente.
Propósito: Analisar estratégias utilizadas para identificar o padrão de formação na sequência, dar continuidade a esta e fazer generalizações.
Discuta com a turma:
- Quantas tampinhas acrescentamos a cada figura seguinte? E quantas colunas?
- Na sexta figura temos quantas tampinhas em cada coluna? E na nona figura?
- Você é capaz de dizer quantas tampinhas devo colocar em cada coluna ao desenhar a décima primeira figura?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 6 ao 9)
Orientação: Peça que os alunos continuem em duplas. Após cada questionamento apresentado na discussão é importante que os alunos tenham a oportunidade de verbalizar o que pensam. Reserve um tempo para um debate coletivo onde os alunos possam socializar as estratégias utilizadas. Solicite a um aluno que compartilhe sua resposta no quadro, explicando aos colegas como pensou para fazer o desenho. Pergunte se alguém fez de forma diferente.
Propósito: Analisar estratégias utilizadas para identificar o padrão de formação na sequência, dar continuidade a esta e fazer generalizações.
Discuta com a turma:
- Quantas tampinhas acrescentamos a cada figura seguinte? E quantas colunas?
- Na sexta figura temos quantas tampinhas em cada coluna? E na nona figura?
- Você é capaz de dizer quantas tampinhas devo colocar em cada coluna ao desenhar a décima primeira figura?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 6 ao 9)
Orientação: Peça que os alunos continuem em duplas. Após cada questionamento apresentado na discussão é importante que os alunos tenham a oportunidade de verbalizar o que pensam. Reserve um tempo para um debate coletivo onde os alunos possam socializar as estratégias utilizadas. Solicite a um aluno que compartilhe sua resposta no quadro, explicando aos colegas como pensou para fazer o desenho. Pergunte se alguém fez de forma diferente.
Propósito: Analisar estratégias utilizadas para identificar o padrão de formação na sequência, dar continuidade a esta e fazer generalizações.
Discuta com a turma:
- Quantas tampinhas acrescentamos a cada figura seguinte? E quantas colunas?
- Na sexta figura temos quantas tampinhas em cada coluna? E na nona figura?
- Você é capaz de dizer quantas tampinhas devo colocar em cada coluna ao desenhar a décima primeira figura?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Retome a atividade realizada , certificando-se que os alunos compreenderam o que foi apresentado.
Propósito: Resumir a aprendizagem da aula.
Raio x
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Entregue a atividade para os alunos. Peça que leiam com atenção e realizem individualmente. Se perceber alunos com grande dificuldade auxilie-os através de questionamentos que direcionem o pensamento para realização da atividade. Poderá também oferecer material manipulativo (tampinhas, palitos) para auxiliá-los na resolução..
Propósito: Avaliar a aprendizagem dos alunos em relação a investigação do padrão de formação em uma sequência para dar continuidade.
Materiais complementares: