11085
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 5º ano > Números

Plano de aula - Regularidades em sequências figurativas

Plano de aula de Matemática com atividades para 5º do Fundamental sobre Sequência, regularidades.

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: INÊZ APARECIDA SIMÕES

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Inêz aparecida simões

Mentora:  Carla Simone de Albuquerque

Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim

Habilidade da BNCC

  • Reconhecer, descrever padrões numéricos simples e expressar a regra observada por escrito.

Objetivos específicos

  • Perceber regularidades em sequências, identificando o padrão, dando continuidade às mesmas.

Conceito-chave

Sequência, regularidades.

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Material manipulativo ( tampinhas, palitos, etc. );
  • Cartaz com as sequências ou computador e projetor de imagens.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Leia os objetivos da aula para a turma.

Propósito: Compartilhar os objetivos da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 3 e 4)

Orientação: Faça as perguntas para a turma e só depois explore os exemplos de sequência e regularidades. Através de um diálogo coletivo recorde com eles que ao percebermos regularidades em uma sequência, identificamos o padrão e conseguimos dar continuidade a esta sequência ou completar termos ausentes. Retome os conceitos: Sequência é todo conjunto ou grupo no qual os seus elementos estão escritos em uma determinada ordem. A essa ordem de formação chamamos de regularidade e aos termos que se repetem em uma sequência chamamos de padrão.

Utilize o slide para explicar os exemplos sugeridos de regularidades. Se achar necessário cite outros exemplos.

Propósito: Retomar a percepção de regularidades em sequências através de exemplos.

Discuta com a turma:

  • Você recorda o que é sequência?
  • Quais os tipos de sequência você conhece?
  • Por que é importante descobrirmos os padrões de formação em uma sequência?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 3 e 4)

Orientação: Faça as perguntas para a turma e só depois explore os exemplos de sequência e regularidades. Através de um diálogo coletivo recorde com eles que ao percebermos regularidades em uma sequência, identificamos o padrão e conseguimos dar continuidade a esta sequência ou completar termos ausentes. Retome os conceitos: Sequência é todo conjunto ou grupo no qual os seus elementos estão escritos em uma determinada ordem. A essa ordem de formação chamamos de regularidade e aos termos que se repetem em uma sequência chamamos de padrão.

Utilize o slide para explicar os exemplos sugeridos de regularidades. Se achar necessário cite outros exemplos.

Propósito: Retomar a percepção de regularidades em sequências através de exemplos.

Discuta com a turma:

  • Você recorda o que é sequência?
  • Quais os tipos de sequência você conhece?
  • Por que é importante descobrirmos os padrões de formação em uma sequência?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Esta atividade explora sequência recursiva, isto é, cada elemento a partir do segundo, é construído com acréscimo de elementos ao anterior. Se possível organize a turma em pequenos grupos para o desenvolvimento desta atividade. Disponibilize tampinhas ou outro material manipulativo para a realização desta atividade. Dê um tempo para que realizem a atividade proposta. Enquanto a atividade está sendo realizada, caminhe pela sala, observando as estratégias utilizadas e caso algum grupo esteja com muita dificuldade direcione-o através de questionamentos plausíveis. Se houver possibilidade, projete o slide para facilitar a visualização dos alunos, ou reproduza-o em um cartaz. Após a resolução dê oportunidade para que socializem as estratégias utilizadas com a turma.

Propósito: Identificar o padrão de formação da sequência, para dar continuidade a mesma, expressando de forma não algébrica.

Discuta com a turma:

  • As figuras apresentadas estão em uma sequência?
  • Você consegue explicar como estão colocados os termos desta sequência?
  • Qual é o padrão de formação desta sequência?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 6 ao 9)

Orientação: Peça que os alunos continuem em duplas. Após cada questionamento apresentado na discussão é importante que os alunos tenham a oportunidade de verbalizar o que pensam. Reserve um tempo para um debate coletivo onde os alunos possam socializar as estratégias utilizadas. Solicite a um aluno que compartilhe sua resposta no quadro, explicando aos colegas como pensou para fazer o desenho. Pergunte se alguém fez de forma diferente.

Propósito: Analisar estratégias utilizadas para identificar o padrão de formação na sequência, dar continuidade a esta e fazer generalizações.

Discuta com a turma:

  • Quantas tampinhas acrescentamos a cada figura seguinte? E quantas colunas?
  • Na sexta figura temos quantas tampinhas em cada coluna? E na nona figura?
  • Você é capaz de dizer quantas tampinhas devo colocar em cada coluna ao desenhar a décima primeira figura?

Material Complementar:

Resolução da Atividade Principal

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 6 ao 9)

Orientação: Peça que os alunos continuem em duplas. Após cada questionamento apresentado na discussão é importante que os alunos tenham a oportunidade de verbalizar o que pensam. Reserve um tempo para um debate coletivo onde os alunos possam socializar as estratégias utilizadas. Solicite a um aluno que compartilhe sua resposta no quadro, explicando aos colegas como pensou para fazer o desenho. Pergunte se alguém fez de forma diferente.

Propósito: Analisar estratégias utilizadas para identificar o padrão de formação na sequência, dar continuidade a esta e fazer generalizações.

Discuta com a turma:

  • Quantas tampinhas acrescentamos a cada figura seguinte? E quantas colunas?
  • Na sexta figura temos quantas tampinhas em cada coluna? E na nona figura?
  • Você é capaz de dizer quantas tampinhas devo colocar em cada coluna ao desenhar a décima primeira figura?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 6 ao 9)

Orientação: Peça que os alunos continuem em duplas. Após cada questionamento apresentado na discussão é importante que os alunos tenham a oportunidade de verbalizar o que pensam. Reserve um tempo para um debate coletivo onde os alunos possam socializar as estratégias utilizadas. Solicite a um aluno que compartilhe sua resposta no quadro, explicando aos colegas como pensou para fazer o desenho. Pergunte se alguém fez de forma diferente.

Propósito: Analisar estratégias utilizadas para identificar o padrão de formação na sequência, dar continuidade a esta e fazer generalizações.

Discuta com a turma:

  • Quantas tampinhas acrescentamos a cada figura seguinte? E quantas colunas?
  • Na sexta figura temos quantas tampinhas em cada coluna? E na nona figura?
  • Você é capaz de dizer quantas tampinhas devo colocar em cada coluna ao desenhar a décima primeira figura?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 6 ao 9)

Orientação: Peça que os alunos continuem em duplas. Após cada questionamento apresentado na discussão é importante que os alunos tenham a oportunidade de verbalizar o que pensam. Reserve um tempo para um debate coletivo onde os alunos possam socializar as estratégias utilizadas. Solicite a um aluno que compartilhe sua resposta no quadro, explicando aos colegas como pensou para fazer o desenho. Pergunte se alguém fez de forma diferente.

Propósito: Analisar estratégias utilizadas para identificar o padrão de formação na sequência, dar continuidade a esta e fazer generalizações.

Discuta com a turma:

  • Quantas tampinhas acrescentamos a cada figura seguinte? E quantas colunas?
  • Na sexta figura temos quantas tampinhas em cada coluna? E na nona figura?
  • Você é capaz de dizer quantas tampinhas devo colocar em cada coluna ao desenhar a décima primeira figura?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Retome a atividade realizada , certificando-se que os alunos compreenderam o que foi apresentado.

Propósito: Resumir a aprendizagem da aula.

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Entregue a atividade para os alunos. Peça que leiam com atenção e realizem individualmente. Se perceber alunos com grande dificuldade auxilie-os através de questionamentos que direcionem o pensamento para realização da atividade. Poderá também oferecer material manipulativo (tampinhas, palitos) para auxiliá-los na resolução..

Propósito: Avaliar a aprendizagem dos alunos em relação a investigação do padrão de formação em uma sequência para dar continuidade.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Leia os objetivos da aula para a turma.

Propósito: Compartilhar os objetivos da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Inêz aparecida simões

Mentora:  Carla Simone de Albuquerque

Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim

Habilidade da BNCC

  • Reconhecer, descrever padrões numéricos simples e expressar a regra observada por escrito.

Objetivos específicos

  • Perceber regularidades em sequências, identificando o padrão, dando continuidade às mesmas.

Conceito-chave

Sequência, regularidades.

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Material manipulativo ( tampinhas, palitos, etc. );
  • Cartaz com as sequências ou computador e projetor de imagens.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 3 e 4)

Orientação: Faça as perguntas para a turma e só depois explore os exemplos de sequência e regularidades. Através de um diálogo coletivo recorde com eles que ao percebermos regularidades em uma sequência, identificamos o padrão e conseguimos dar continuidade a esta sequência ou completar termos ausentes. Retome os conceitos: Sequência é todo conjunto ou grupo no qual os seus elementos estão escritos em uma determinada ordem. A essa ordem de formação chamamos de regularidade e aos termos que se repetem em uma sequência chamamos de padrão.

Utilize o slide para explicar os exemplos sugeridos de regularidades. Se achar necessário cite outros exemplos.

Propósito: Retomar a percepção de regularidades em sequências através de exemplos.

Discuta com a turma:

  • Você recorda o que é sequência?
  • Quais os tipos de sequência você conhece?
  • Por que é importante descobrirmos os padrões de formação em uma sequência?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 3 e 4)

Orientação: Faça as perguntas para a turma e só depois explore os exemplos de sequência e regularidades. Através de um diálogo coletivo recorde com eles que ao percebermos regularidades em uma sequência, identificamos o padrão e conseguimos dar continuidade a esta sequência ou completar termos ausentes. Retome os conceitos: Sequência é todo conjunto ou grupo no qual os seus elementos estão escritos em uma determinada ordem. A essa ordem de formação chamamos de regularidade e aos termos que se repetem em uma sequência chamamos de padrão.

Utilize o slide para explicar os exemplos sugeridos de regularidades. Se achar necessário cite outros exemplos.

Propósito: Retomar a percepção de regularidades em sequências através de exemplos.

Discuta com a turma:

  • Você recorda o que é sequência?
  • Quais os tipos de sequência você conhece?
  • Por que é importante descobrirmos os padrões de formação em uma sequência?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Esta atividade explora sequência recursiva, isto é, cada elemento a partir do segundo, é construído com acréscimo de elementos ao anterior. Se possível organize a turma em pequenos grupos para o desenvolvimento desta atividade. Disponibilize tampinhas ou outro material manipulativo para a realização desta atividade. Dê um tempo para que realizem a atividade proposta. Enquanto a atividade está sendo realizada, caminhe pela sala, observando as estratégias utilizadas e caso algum grupo esteja com muita dificuldade direcione-o através de questionamentos plausíveis. Se houver possibilidade, projete o slide para facilitar a visualização dos alunos, ou reproduza-o em um cartaz. Após a resolução dê oportunidade para que socializem as estratégias utilizadas com a turma.

Propósito: Identificar o padrão de formação da sequência, para dar continuidade a mesma, expressando de forma não algébrica.

Discuta com a turma:

  • As figuras apresentadas estão em uma sequência?
  • Você consegue explicar como estão colocados os termos desta sequência?
  • Qual é o padrão de formação desta sequência?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 6 ao 9)

Orientação: Peça que os alunos continuem em duplas. Após cada questionamento apresentado na discussão é importante que os alunos tenham a oportunidade de verbalizar o que pensam. Reserve um tempo para um debate coletivo onde os alunos possam socializar as estratégias utilizadas. Solicite a um aluno que compartilhe sua resposta no quadro, explicando aos colegas como pensou para fazer o desenho. Pergunte se alguém fez de forma diferente.

Propósito: Analisar estratégias utilizadas para identificar o padrão de formação na sequência, dar continuidade a esta e fazer generalizações.

Discuta com a turma:

  • Quantas tampinhas acrescentamos a cada figura seguinte? E quantas colunas?
  • Na sexta figura temos quantas tampinhas em cada coluna? E na nona figura?
  • Você é capaz de dizer quantas tampinhas devo colocar em cada coluna ao desenhar a décima primeira figura?

Material Complementar:

Resolução da Atividade Principal

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 6 ao 9)

Orientação: Peça que os alunos continuem em duplas. Após cada questionamento apresentado na discussão é importante que os alunos tenham a oportunidade de verbalizar o que pensam. Reserve um tempo para um debate coletivo onde os alunos possam socializar as estratégias utilizadas. Solicite a um aluno que compartilhe sua resposta no quadro, explicando aos colegas como pensou para fazer o desenho. Pergunte se alguém fez de forma diferente.

Propósito: Analisar estratégias utilizadas para identificar o padrão de formação na sequência, dar continuidade a esta e fazer generalizações.

Discuta com a turma:

  • Quantas tampinhas acrescentamos a cada figura seguinte? E quantas colunas?
  • Na sexta figura temos quantas tampinhas em cada coluna? E na nona figura?
  • Você é capaz de dizer quantas tampinhas devo colocar em cada coluna ao desenhar a décima primeira figura?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 6 ao 9)

Orientação: Peça que os alunos continuem em duplas. Após cada questionamento apresentado na discussão é importante que os alunos tenham a oportunidade de verbalizar o que pensam. Reserve um tempo para um debate coletivo onde os alunos possam socializar as estratégias utilizadas. Solicite a um aluno que compartilhe sua resposta no quadro, explicando aos colegas como pensou para fazer o desenho. Pergunte se alguém fez de forma diferente.

Propósito: Analisar estratégias utilizadas para identificar o padrão de formação na sequência, dar continuidade a esta e fazer generalizações.

Discuta com a turma:

  • Quantas tampinhas acrescentamos a cada figura seguinte? E quantas colunas?
  • Na sexta figura temos quantas tampinhas em cada coluna? E na nona figura?
  • Você é capaz de dizer quantas tampinhas devo colocar em cada coluna ao desenhar a décima primeira figura?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 6 ao 9)

Orientação: Peça que os alunos continuem em duplas. Após cada questionamento apresentado na discussão é importante que os alunos tenham a oportunidade de verbalizar o que pensam. Reserve um tempo para um debate coletivo onde os alunos possam socializar as estratégias utilizadas. Solicite a um aluno que compartilhe sua resposta no quadro, explicando aos colegas como pensou para fazer o desenho. Pergunte se alguém fez de forma diferente.

Propósito: Analisar estratégias utilizadas para identificar o padrão de formação na sequência, dar continuidade a esta e fazer generalizações.

Discuta com a turma:

  • Quantas tampinhas acrescentamos a cada figura seguinte? E quantas colunas?
  • Na sexta figura temos quantas tampinhas em cada coluna? E na nona figura?
  • Você é capaz de dizer quantas tampinhas devo colocar em cada coluna ao desenhar a décima primeira figura?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Retome a atividade realizada , certificando-se que os alunos compreenderam o que foi apresentado.

Propósito: Resumir a aprendizagem da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Entregue a atividade para os alunos. Peça que leiam com atenção e realizem individualmente. Se perceber alunos com grande dificuldade auxilie-os através de questionamentos que direcionem o pensamento para realização da atividade. Poderá também oferecer material manipulativo (tampinhas, palitos) para auxiliá-los na resolução..

Propósito: Avaliar a aprendizagem dos alunos em relação a investigação do padrão de formação em uma sequência para dar continuidade.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 5º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem expressão e comparação de números de até seis algarismos, fluência em cálculo mental e resolução de problemas com as quatro operações entre naturais e racionais positivos, reconhecimento de números racionais na forma fracionária e decimal, investigação de estratégias de cálculo de porcentagem por procedimentos não convencionais, resolução de problemas de contagem com uso de tabelas, diagramas e árvores de possibilidades.

MAIS AULAS DE Matemática do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05MA01 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano