11069
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - A Natureza também tem seus padrões de regularidade

POR: ALINE FLORIDO DE FIGUEIREDO 01/10/2018
Código: MAT1_07ALG02

1º ano / Matemática / Álgebra

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF01MA10) Descrever, após o reconhecimento e a explicitação de um padrão (ou regularidade), os elementos ausentes em sequências recursivas de números naturais, objetos ou figuras.

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º do Fundamental sobre Sequências recursivas.

 

Objetivo select-down

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Aline Florido de Figueiredo

Mentor: Paulo César da Silva Rocha

Especialista de área: Sandra Regina Correa  Amorim

Habilidade da BNCC

(EF01MA10)  Descrever após o reconhecimento e a explicitação de um padrão (ou regularidade), os elementos ausentes em sequências recursivas de números naturais, objetos ou figuras.

Objetivos específicos

  • Investigar e justificar a regularidade numa sequência  de figuras.
  • Fazer uso da observação da regularidade para justificar a ausência de elementos da sequência recursiva.

Conceito-chave

Sequências recursivas



Recursos necessários

  • Lápis preto e lápis de cor
  • Atividades impressas

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Explore oralmente com os alunos os conhecimentos acerca do conceito de sequência. Peça que eles expliquem e aproveite o vocabulário trazido por eles. Enriqueça a respostas deles com vocabulário matemático acerca de sequência. Desenhe ou projete no quadro a sequência e solicite a alguns alunos que expliquem as suas percepções e dêem continuidade, explicando como a resolveu.

Propósito: Relembrar o conceito de sequência promovendo uma atitude de investigação e levantamento de hipóteses..

Discuta com a turma:

  • O que são padrões de regularidade?
  • Dê exemplos de sequências.
  • Como podemos descobrir o padrão em uma sequência?

Atividade principal select-down

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Distribua a atividade impressa. Leia o enunciado com os alunos e permita que eles, em duplas, levantem hipóteses sobre a forma como os quadrados com figuras estão organizadas, como ela pode ser descrita e qual a possibilidade de solução. Certifique-se de que todos entenderam a proposta.

Propósito: Observar a regularidade de figuras.

Discuta com a turma:

  • Qual o padrão de regularidade que está formado aqui?
  • Qual é o próximo elemento da sequência?
  • Quem gostaria de explicar a escolha deste elemento para compor a sequência?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de Intervenção

Leitura Complementar: Leia aqui o texto de Santomauro (2009) sobre o ensino da álgebra desde os anos iniciais. São reflexões e exemplos de prática.

Discussão de soluções select-down

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5, 6 e 7)

Orientações: Chame um aluno e peça que ele demonstre como descobriu a regularidade no padrão e qual foi sua solução. Depois que este tiver acabado chame mais alguns que tenham tido estratégias diferentes de resolução.

Propósito: Sistematizar o pensamento, as soluções e as diferentes maneiras de chegar a ela.

Discuta com a turma:

  • Qual padrão de regularidade podemos identificar?
  • Como você percebeu a regularidade?
  • O que foi acrescentado de uma ilustração para outra?
  • Qual elemento permanece em todas as ilustrações?

Discussão de soluções select-down

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5, 6 e 7)

Orientações: Chame um aluno e peça que ele demonstre como descobriu a regularidade no padrão e qual foi sua solução. Depois que este tiver acabado chame mais alguns que tenham tido estratégias diferentes de resolução.

Propósito: Sistematizar o pensamento, as soluções e as diferentes maneiras de chegar a ela.

Discuta com a turma:

  • Qual padrão de regularidade podemos identificar?
  • Como você percebeu a regularidade?
  • O que foi acrescentado de uma ilustração para outra?
  • Qual elemento permanece em todas as ilustrações?

Discussão de soluções select-down

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5, 6 e 7)

Orientações: Chame um aluno e peça que ele demonstre como descobriu a regularidade no padrão e qual foi sua solução. Depois que este tiver acabado chame mais alguns que tenham tido estratégias diferentes de resolução.

Propósito: Sistematizar o pensamento, as soluções e as diferentes maneiras de chegar a ela.

Discuta com a turma:

  • Qual padrão de regularidade podemos identificar?
  • Como você percebeu a regularidade?
  • O que foi acrescentado de uma ilustração para outra?
  • Qual elemento permanece em todas as ilustrações?

Sistematização do conceito select-down

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Finalize a atividade lendo ou deixando que os alunos leiam a aprendizagem da aula.

Propósito: Desenvolver a habilidade de observação, descrição e ampliação de uma regularidade.

Encerramento select-down

Tempo sugerido: 2 minuto

Orientações: Encerre a aula retomando os principais conceitos aprendidos durante a atividade. É importante que o aluno consolide o que foi aprendido durante a aula.

Propósito: Adquirir vocabulário pertinente as aprendizagens do dia.

Raio x select-down

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Leia para os alunos ou peça que, individualmente, leiam a atividade e a realizem. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem na sequência apresentada e dêem continuidade a ela.

Discuta com a turma:

  • Qual o padrão está apresentado?
  • Quais será o próximo desenho a ser colado?
  • A posição em que foi colada tem alguma relação com a continuidade da sequência?

Materiais complementares:

Atividade Complementar

Atividade de Raio X

Resolução da Atividade Complementar

Resolução da Atividade de Raio X

Outros recursos: Clique aqui e acesse um jogo no qual o objetivo é completar padrões usando como suporte gráfico em barras.

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Aline Florido de Figueiredo

Mentor: Paulo César da Silva Rocha

Especialista de área: Sandra Regina Correa  Amorim

Habilidade da BNCC

(EF01MA10)  Descrever após o reconhecimento e a explicitação de um padrão (ou regularidade), os elementos ausentes em sequências recursivas de números naturais, objetos ou figuras.

Objetivos específicos

  • Investigar e justificar a regularidade numa sequência  de figuras.
  • Fazer uso da observação da regularidade para justificar a ausência de elementos da sequência recursiva.

Conceito-chave

Sequências recursivas



Recursos necessários

  • Lápis preto e lápis de cor
  • Atividades impressas

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Explore oralmente com os alunos os conhecimentos acerca do conceito de sequência. Peça que eles expliquem e aproveite o vocabulário trazido por eles. Enriqueça a respostas deles com vocabulário matemático acerca de sequência. Desenhe ou projete no quadro a sequência e solicite a alguns alunos que expliquem as suas percepções e dêem continuidade, explicando como a resolveu.

Propósito: Relembrar o conceito de sequência promovendo uma atitude de investigação e levantamento de hipóteses..

Discuta com a turma:

  • O que são padrões de regularidade?
  • Dê exemplos de sequências.
  • Como podemos descobrir o padrão em uma sequência?

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Distribua a atividade impressa. Leia o enunciado com os alunos e permita que eles, em duplas, levantem hipóteses sobre a forma como os quadrados com figuras estão organizadas, como ela pode ser descrita e qual a possibilidade de solução. Certifique-se de que todos entenderam a proposta.

Propósito: Observar a regularidade de figuras.

Discuta com a turma:

  • Qual o padrão de regularidade que está formado aqui?
  • Qual é o próximo elemento da sequência?
  • Quem gostaria de explicar a escolha deste elemento para compor a sequência?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de Intervenção

Leitura Complementar: Leia aqui o texto de Santomauro (2009) sobre o ensino da álgebra desde os anos iniciais. São reflexões e exemplos de prática.

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5, 6 e 7)

Orientações: Chame um aluno e peça que ele demonstre como descobriu a regularidade no padrão e qual foi sua solução. Depois que este tiver acabado chame mais alguns que tenham tido estratégias diferentes de resolução.

Propósito: Sistematizar o pensamento, as soluções e as diferentes maneiras de chegar a ela.

Discuta com a turma:

  • Qual padrão de regularidade podemos identificar?
  • Como você percebeu a regularidade?
  • O que foi acrescentado de uma ilustração para outra?
  • Qual elemento permanece em todas as ilustrações?

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5, 6 e 7)

Orientações: Chame um aluno e peça que ele demonstre como descobriu a regularidade no padrão e qual foi sua solução. Depois que este tiver acabado chame mais alguns que tenham tido estratégias diferentes de resolução.

Propósito: Sistematizar o pensamento, as soluções e as diferentes maneiras de chegar a ela.

Discuta com a turma:

  • Qual padrão de regularidade podemos identificar?
  • Como você percebeu a regularidade?
  • O que foi acrescentado de uma ilustração para outra?
  • Qual elemento permanece em todas as ilustrações?

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5, 6 e 7)

Orientações: Chame um aluno e peça que ele demonstre como descobriu a regularidade no padrão e qual foi sua solução. Depois que este tiver acabado chame mais alguns que tenham tido estratégias diferentes de resolução.

Propósito: Sistematizar o pensamento, as soluções e as diferentes maneiras de chegar a ela.

Discuta com a turma:

  • Qual padrão de regularidade podemos identificar?
  • Como você percebeu a regularidade?
  • O que foi acrescentado de uma ilustração para outra?
  • Qual elemento permanece em todas as ilustrações?

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Finalize a atividade lendo ou deixando que os alunos leiam a aprendizagem da aula.

Propósito: Desenvolver a habilidade de observação, descrição e ampliação de uma regularidade.

Tempo sugerido: 2 minuto

Orientações: Encerre a aula retomando os principais conceitos aprendidos durante a atividade. É importante que o aluno consolide o que foi aprendido durante a aula.

Propósito: Adquirir vocabulário pertinente as aprendizagens do dia.

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Leia para os alunos ou peça que, individualmente, leiam a atividade e a realizem. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem na sequência apresentada e dêem continuidade a ela.

Discuta com a turma:

  • Qual o padrão está apresentado?
  • Quais será o próximo desenho a ser colado?
  • A posição em que foi colada tem alguma relação com a continuidade da sequência?

Materiais complementares:

Atividade Complementar

Atividade de Raio X

Resolução da Atividade Complementar

Resolução da Atividade de Raio X

Outros recursos: Clique aqui e acesse um jogo no qual o objetivo é completar padrões usando como suporte gráfico em barras.

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Aline Florido de Figueiredo

Mentor: Paulo César da Silva Rocha

Especialista de área: Sandra Regina Correa  Amorim

Habilidade da BNCC

(EF01MA10)  Descrever após o reconhecimento e a explicitação de um padrão (ou regularidade), os elementos ausentes em sequências recursivas de números naturais, objetos ou figuras.

Objetivos específicos

  • Investigar e justificar a regularidade numa sequência  de figuras.
  • Fazer uso da observação da regularidade para justificar a ausência de elementos da sequência recursiva.

Conceito-chave

Sequências recursivas



Recursos necessários

  • Lápis preto e lápis de cor
  • Atividades impressas

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

OUTRAS AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes