11069
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

1º ano / Matemática / Álgebra

Plano de aula - A Natureza também tem seus padrões de regularidade

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º do Fundamental sobre Sequências recursivas.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: ALINE FLORIDO DE FIGUEIREDO

 

Objetivo select-down

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Aline Florido de Figueiredo

Mentor: Paulo César da Silva Rocha

Especialista de área: Sandra Regina Correa  Amorim

Habilidade da BNCC

(EF01MA10)  Descrever após o reconhecimento e a explicitação de um padrão (ou regularidade), os elementos ausentes em sequências recursivas de números naturais, objetos ou figuras.

Objetivos específicos

  • Investigar e justificar a regularidade numa sequência  de figuras.
  • Fazer uso da observação da regularidade para justificar a ausência de elementos da sequência recursiva.

Conceito-chave

Sequências recursivas



Recursos necessários

  • Lápis preto e lápis de cor
  • Atividades impressas

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Explore oralmente com os alunos os conhecimentos acerca do conceito de sequência. Peça que eles expliquem e aproveite o vocabulário trazido por eles. Enriqueça a respostas deles com vocabulário matemático acerca de sequência. Desenhe ou projete no quadro a sequência e solicite a alguns alunos que expliquem as suas percepções e dêem continuidade, explicando como a resolveu.

Propósito: Relembrar o conceito de sequência promovendo uma atitude de investigação e levantamento de hipóteses..

Discuta com a turma:

  • O que são padrões de regularidade?
  • Dê exemplos de sequências.
  • Como podemos descobrir o padrão em uma sequência?

Atividade principal select-down

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Distribua a atividade impressa. Leia o enunciado com os alunos e permita que eles, em duplas, levantem hipóteses sobre a forma como os quadrados com figuras estão organizadas, como ela pode ser descrita e qual a possibilidade de solução. Certifique-se de que todos entenderam a proposta.

Propósito: Observar a regularidade de figuras.

Discuta com a turma:

  • Qual o padrão de regularidade que está formado aqui?
  • Qual é o próximo elemento da sequência?
  • Quem gostaria de explicar a escolha deste elemento para compor a sequência?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de Intervenção

Leitura Complementar: Leia aqui o texto de Santomauro (2009) sobre o ensino da álgebra desde os anos iniciais. São reflexões e exemplos de prática.

Discussão de soluções select-down

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5, 6 e 7)

Orientações: Chame um aluno e peça que ele demonstre como descobriu a regularidade no padrão e qual foi sua solução. Depois que este tiver acabado chame mais alguns que tenham tido estratégias diferentes de resolução.

Propósito: Sistematizar o pensamento, as soluções e as diferentes maneiras de chegar a ela.

Discuta com a turma:

  • Qual padrão de regularidade podemos identificar?
  • Como você percebeu a regularidade?
  • O que foi acrescentado de uma ilustração para outra?
  • Qual elemento permanece em todas as ilustrações?

Discussão de soluções select-down

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5, 6 e 7)

Orientações: Chame um aluno e peça que ele demonstre como descobriu a regularidade no padrão e qual foi sua solução. Depois que este tiver acabado chame mais alguns que tenham tido estratégias diferentes de resolução.

Propósito: Sistematizar o pensamento, as soluções e as diferentes maneiras de chegar a ela.

Discuta com a turma:

  • Qual padrão de regularidade podemos identificar?
  • Como você percebeu a regularidade?
  • O que foi acrescentado de uma ilustração para outra?
  • Qual elemento permanece em todas as ilustrações?

Discussão de soluções select-down

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5, 6 e 7)

Orientações: Chame um aluno e peça que ele demonstre como descobriu a regularidade no padrão e qual foi sua solução. Depois que este tiver acabado chame mais alguns que tenham tido estratégias diferentes de resolução.

Propósito: Sistematizar o pensamento, as soluções e as diferentes maneiras de chegar a ela.

Discuta com a turma:

  • Qual padrão de regularidade podemos identificar?
  • Como você percebeu a regularidade?
  • O que foi acrescentado de uma ilustração para outra?
  • Qual elemento permanece em todas as ilustrações?

Sistematização do conceito select-down

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Finalize a atividade lendo ou deixando que os alunos leiam a aprendizagem da aula.

Propósito: Desenvolver a habilidade de observação, descrição e ampliação de uma regularidade.

Encerramento select-down

Tempo sugerido: 2 minuto

Orientações: Encerre a aula retomando os principais conceitos aprendidos durante a atividade. É importante que o aluno consolide o que foi aprendido durante a aula.

Propósito: Adquirir vocabulário pertinente as aprendizagens do dia.

Raio x select-down

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Leia para os alunos ou peça que, individualmente, leiam a atividade e a realizem. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem na sequência apresentada e dêem continuidade a ela.

Discuta com a turma:

  • Qual o padrão está apresentado?
  • Quais será o próximo desenho a ser colado?
  • A posição em que foi colada tem alguma relação com a continuidade da sequência?

Materiais complementares:

Atividade Complementar

Atividade de Raio X

Resolução da Atividade Complementar

Resolução da Atividade de Raio X

Outros recursos: Clique aqui e acesse um jogo no qual o objetivo é completar padrões usando como suporte gráfico em barras.

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Aline Florido de Figueiredo

Mentor: Paulo César da Silva Rocha

Especialista de área: Sandra Regina Correa  Amorim

Habilidade da BNCC

(EF01MA10)  Descrever após o reconhecimento e a explicitação de um padrão (ou regularidade), os elementos ausentes em sequências recursivas de números naturais, objetos ou figuras.

Objetivos específicos

  • Investigar e justificar a regularidade numa sequência  de figuras.
  • Fazer uso da observação da regularidade para justificar a ausência de elementos da sequência recursiva.

Conceito-chave

Sequências recursivas



Recursos necessários

  • Lápis preto e lápis de cor
  • Atividades impressas

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Explore oralmente com os alunos os conhecimentos acerca do conceito de sequência. Peça que eles expliquem e aproveite o vocabulário trazido por eles. Enriqueça a respostas deles com vocabulário matemático acerca de sequência. Desenhe ou projete no quadro a sequência e solicite a alguns alunos que expliquem as suas percepções e dêem continuidade, explicando como a resolveu.

Propósito: Relembrar o conceito de sequência promovendo uma atitude de investigação e levantamento de hipóteses..

Discuta com a turma:

  • O que são padrões de regularidade?
  • Dê exemplos de sequências.
  • Como podemos descobrir o padrão em uma sequência?

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Distribua a atividade impressa. Leia o enunciado com os alunos e permita que eles, em duplas, levantem hipóteses sobre a forma como os quadrados com figuras estão organizadas, como ela pode ser descrita e qual a possibilidade de solução. Certifique-se de que todos entenderam a proposta.

Propósito: Observar a regularidade de figuras.

Discuta com a turma:

  • Qual o padrão de regularidade que está formado aqui?
  • Qual é o próximo elemento da sequência?
  • Quem gostaria de explicar a escolha deste elemento para compor a sequência?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de Intervenção

Leitura Complementar: Leia aqui o texto de Santomauro (2009) sobre o ensino da álgebra desde os anos iniciais. São reflexões e exemplos de prática.

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5, 6 e 7)

Orientações: Chame um aluno e peça que ele demonstre como descobriu a regularidade no padrão e qual foi sua solução. Depois que este tiver acabado chame mais alguns que tenham tido estratégias diferentes de resolução.

Propósito: Sistematizar o pensamento, as soluções e as diferentes maneiras de chegar a ela.

Discuta com a turma:

  • Qual padrão de regularidade podemos identificar?
  • Como você percebeu a regularidade?
  • O que foi acrescentado de uma ilustração para outra?
  • Qual elemento permanece em todas as ilustrações?

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5, 6 e 7)

Orientações: Chame um aluno e peça que ele demonstre como descobriu a regularidade no padrão e qual foi sua solução. Depois que este tiver acabado chame mais alguns que tenham tido estratégias diferentes de resolução.

Propósito: Sistematizar o pensamento, as soluções e as diferentes maneiras de chegar a ela.

Discuta com a turma:

  • Qual padrão de regularidade podemos identificar?
  • Como você percebeu a regularidade?
  • O que foi acrescentado de uma ilustração para outra?
  • Qual elemento permanece em todas as ilustrações?

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5, 6 e 7)

Orientações: Chame um aluno e peça que ele demonstre como descobriu a regularidade no padrão e qual foi sua solução. Depois que este tiver acabado chame mais alguns que tenham tido estratégias diferentes de resolução.

Propósito: Sistematizar o pensamento, as soluções e as diferentes maneiras de chegar a ela.

Discuta com a turma:

  • Qual padrão de regularidade podemos identificar?
  • Como você percebeu a regularidade?
  • O que foi acrescentado de uma ilustração para outra?
  • Qual elemento permanece em todas as ilustrações?

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Finalize a atividade lendo ou deixando que os alunos leiam a aprendizagem da aula.

Propósito: Desenvolver a habilidade de observação, descrição e ampliação de uma regularidade.

Tempo sugerido: 2 minuto

Orientações: Encerre a aula retomando os principais conceitos aprendidos durante a atividade. É importante que o aluno consolide o que foi aprendido durante a aula.

Propósito: Adquirir vocabulário pertinente as aprendizagens do dia.

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Leia para os alunos ou peça que, individualmente, leiam a atividade e a realizem. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem na sequência apresentada e dêem continuidade a ela.

Discuta com a turma:

  • Qual o padrão está apresentado?
  • Quais será o próximo desenho a ser colado?
  • A posição em que foi colada tem alguma relação com a continuidade da sequência?

Materiais complementares:

Atividade Complementar

Atividade de Raio X

Resolução da Atividade Complementar

Resolução da Atividade de Raio X

Outros recursos: Clique aqui e acesse um jogo no qual o objetivo é completar padrões usando como suporte gráfico em barras.

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Aline Florido de Figueiredo

Mentor: Paulo César da Silva Rocha

Especialista de área: Sandra Regina Correa  Amorim

Habilidade da BNCC

(EF01MA10)  Descrever após o reconhecimento e a explicitação de um padrão (ou regularidade), os elementos ausentes em sequências recursivas de números naturais, objetos ou figuras.

Objetivos específicos

  • Investigar e justificar a regularidade numa sequência  de figuras.
  • Fazer uso da observação da regularidade para justificar a ausência de elementos da sequência recursiva.

Conceito-chave

Sequências recursivas



Recursos necessários

  • Lápis preto e lápis de cor
  • Atividades impressas

Código: MAT1_07ALG02

(EF01MA10) Descrever, após o reconhecimento e a explicitação de um padrão (ou regularidade), os elementos ausentes em sequências recursivas de números naturais, objetos ou figuras.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 1º ano:

Com o plano de aula sobre álgebra, os alunos aprendem investigação de padrões em operações matemáticas e em sequências recursivas figurais, com pessoas ou objetos.

MAIS AULAS DE Matemática do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes