Resumo da aula

Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 8 minutos. (Slides 3 e 4)
Orientações: Leia a história para os alunos. Envolva-os numa experiência lúdica apropriada para a idade.
Propósito: Promover uma interação do aluno com a introdução ao conceito.
Aquecimento
Tempo sugerido: 8 minutos. (Slides 3 e 4)
Orientações: Leia a história para os alunos. Envolva-os numa experiência lúdica apropriada para a idade.
Propósito: Promover uma interação do aluno com a introdução ao conceito.
Discuta com a turma:
- De que maneira o aquário aumentava a quantidade de peixes?
- É possível dizer quantos peixes tem no aquário depois dos três dias?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5 ao 8)
Orientações: Dê um tom de mistério e faça com que a turma entre no clima e sinta-se motivada a descobrir novas possibilidades. Divida a turma em grupos e distribua a atividade. Em cada grupo todos devem ter a mesma atividade. Será interessante ter dois ou mais grupos de cada tipo para que na discussão das soluções as ideias possam ser mais ricamente discutidas. Certifique-se de que entenderam a proposta e permita que descrevam suas percepções acerca do padrão apresentado, discutam e registrem as possíveis soluções.
Propósito: Analisar o padrão de modo a completar a ausência de elementos.
Discuta com a turma:
- O que é possível perceber de um dia para o outro?
- De que maneira o poço aumenta a quantidade de pirulitos, bolinhas e livros que concede?
- Como é possível então saber a quantidade de pirulitos no 3º dia? E de bolinhas para o 5º dia?
- Como pensaram para terminar o total de livros no 4º dia?
Materiais complementares:
Atividade principal
Resolução da atividade
Guia de intervenção
Leitura Complementar: Leia aqui o texto de Santomauro (2009) sobre o ensino da álgebra desde os anos iniciais. São reflexões e exemplos de prática.
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5 ao 8)
Orientações: Dê um tom de mistério e faça com que a turma entre no clima e sinta-se motivada a descobrir novas possibilidades. Divida a turma em grupos e distribua a atividade. Em cada grupo todos devem ter a mesma atividade. Será interessante ter dois ou mais grupos de cada tipo para que na discussão das soluções as ideias possam ser mais ricamente discutidas. Certifique-se de que entenderam a proposta e permita que descrevam suas percepções acerca do padrão apresentado, discutam e registrem as possíveis soluções.
Propósito: Analisar o padrão de modo a completar a ausência de elementos.
Discuta com a turma:
- O que é possível perceber de um dia para o outro?
- De que maneira o poço aumenta a quantidade de pirulitos que concede?
- Como é possível então saber a quantidade de pirulitos no 3º dia?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5 ao 8)
Orientações: Dê um tom de mistério e faça com que a turma entre no clima e sinta-se motivada a descobrir novas possibilidades. Divida a turma em grupos e distribua a atividade. Em cada grupo todos devem ter a mesma atividade. Será interessante ter dois ou mais grupos de cada tipo para que na discussão das soluções as ideias possam ser mais ricamente discutidas. Certifique-se de que entenderam a proposta e permita que descrevam suas percepções acerca do padrão apresentado, discutam e registrem as possíveis soluções.
Propósito: Analisar o padrão de modo a completar a ausência de elementos.
Discuta com a turma:
- O que é possível perceber de um dia para o outro?
- De que maneira o poço aumenta a quantidade de bolinhas que concede?
- Como é possível então saber a quantidade de bolinhas para o 5º dia?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5 ao 8)
Orientações: Dê um tom de mistério e faça com que a turma entre no clima e sinta-se motivada a descobrir novas possibilidades. Divida a turma em grupos e distribua a atividade. Em cada grupo todos devem ter a mesma atividade. Será interessante ter dois ou mais grupos de cada tipo para que na discussão das soluções as ideias possam ser mais ricamente discutidas. Certifique-se de que entenderam a proposta e permita que descrevam suas percepções acerca do padrão apresentado, discutam e registrem as possíveis soluções.
Propósito: Analisar o padrão de modo a completar a ausência de elementos.
Discuta com a turma:
- O que é possível perceber de um dia para o outro?
- De que maneira o poço aumenta a quantidade de livros que concede?
- Como pensaram para terminar o total de livros no 4º dia?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 9 ao 12)
Orientação: Os alunos devem apresentar a solução que cada um encontrou para as sequências. Em seguida, apresente e discuta com a turma a sequência completada em cada slide.
Propósito: Sistematizar o pensamento, as soluções e as diferentes maneiras de chegar a ela.
Discuta com a turma:
- Qual padrão de regularidade podemos identificar?
- Por que você completou cada sequência com esta quantidade?
- Continue explicando a sequência. Quais são os próximos elementos? Por que escolheu eles?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 9 ao 12)
Orientação: Os alunos devem apresentar a solução que cada um encontrou para as sequências. Em seguida, apresente e discuta com a turma a sequência completada em cada slide.
Propósito: Sistematizar o pensamento, as soluções e as diferentes maneiras de chegar a ela.
Discuta com a turma:
- Qual padrão de regularidade podemos identificar?
- Por que você completou cada sequência com esta quantidade?
- Continue explicando a sequência. Quais são os próximos elementos? Por que escolheu eles?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 9 ao 12)
Orientação: Os alunos devem apresentar a solução que cada um encontrou para as sequências. Em seguida, apresente e discuta com a turma a sequência completada em cada slide.
Propósito: Sistematizar o pensamento, as soluções e as diferentes maneiras de chegar a ela.
Discuta com a turma:
- Qual padrão de regularidade podemos identificar?
- Por que você completou cada sequência com esta quantidade?
- Continue explicando a sequência. Quais são os próximos elementos? Por que escolheu eles?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 9 ao 12)
Orientação: Os alunos devem apresentar a solução que cada um encontrou para as sequências. Em seguida, apresente e discuta com a turma a sequência completada em cada slide.
Propósito: Sistematizar o pensamento, as soluções e as diferentes maneiras de chegar a ela.
Discuta com a turma:
- Qual padrão de regularidade podemos identificar?
- Por que você completou cada sequência com esta quantidade?
- Continue explicando a sequência. Quais são os próximos elementos? Por que escolheu eles?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Finalize a atividade lendo ou deixando que os alunos leiam a aprendizagem da aula.
Propósito: Desenvolver a habilidade de observação, descrição e ampliação de uma regularidade.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Encerre a aula retomando os principais conceitos aprendidos durante as atividades. É importante que o aluno consolide o que foi aprendido durante a aula.
Propósito: Promover a curiosidade e atitude investigativa.
Raio x
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Leia para os alunos ou peça que, individualmente, leiam a atividade e a realizem. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade.
Propósito: Fazer com que os alunos pensem no padrão apresentado.
Discuta com a turma:
- Qual o padrão está apresentado?
- Quais serão os próximos desenhos a serem feitos para manter a sequência?
Materiais complementares:
Raio X para impressão
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade complementar
Clique aqui e acesse um jogo no qual o objetivo é completar padrões usando como suporte gráfico em barras.