Raio X
Plano de Aula
Plano de aula: Sequências recursivas com números naturais
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Sequências recursivas - das figuras aos números
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Aline Florido de Figueiredo
Mentor: Paulo César da Silva Rocha
Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim
Habilidade da BNCC
(EF01MA10) Descrever após o reconhecimento e a explicitação de um padrão (ou regularidade), os elementos ausentes em sequências recursivas de números naturais, objetos ou figuras.
Objetivos específicos
- Investigar e justificar a regularidade numa sequência de números naturais.
- Fazer uso da observação da regularidade para justificar a ausência de elementos da sequência recursiva.
Conceito-chave
Sequências recursivas
Recursos necessários
- Lápis preto
- Atividades impressas
- Cola
- Tesoura
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Investigar e justificar a regularidade numa sequência de números naturais.
- Fazer uso da observação da regularidade para justificar a ausência de elementos da sequência recursiva.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Chame 5 alunos e peça que eles representem com as mãos as quantidades demonstradas no slide. Eles devem ficar posicionadas um ao lado da outro. Peça a uma dupla de alunos que observe e descreva o padrão apresentado pelas mãos dos seus colegas. Depois de descrever, peça que eles dêem sequência ao padrão, chamando mais um colega e falando qual número com as mãos ele deve formar (8). pergunte o porquê de tal escolha. Prossiga e chame mais um colega que representará a próxima quantidade com as mãos (10) e mais uma vez solicite a explicação que justifica o resultado. Registre todos os números no quadro ou em uma tira de papel de maneira que todos consigam ver o registro numérico da atividade.Caso haja interesse pode-se continuar a sequência chamando agora dois colegas de cada vez para formar os demais elementos da sequência visto que serão números maiores que 10.
Propósito: Promover a participação de todos no processo de investigação e elaboração das soluções.
Discuta com a turma:
- O que vocês observaram na arrumação das quantidades?
- Como o padrão se modifica de uma quantidade para outra?
Material Complementar:
Leia aqui a entrevista de Levin (2005) à Nova Escola sobre a importância do trabalho corporal nos processos de aprendizagem.
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4 ao 10)
Orientações: Leia a história para os alunos. Envolva-os numa experiência lúdica apropriada para a idade. Divida a turma em grupos e distribua a atividade. Em cada grupo, todos devem ter a mesma atividade. A intenção é que cada grupo realize uma atividade diferente. Certifique-se de que entenderam a proposta e permita que descrevam suas percepções acerca do padrão apresentado, discutam e registrem as possíveis soluções. Os alunos vão continuar a sequência até que todos números estejam posicionados.
Propósito: Analisar o padrão de modo a completar a ausência de elementos.
Materiais complementares:
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10)
Orientações: Leia a história para os alunos. Envolva-os numa experiência lúdica apropriada para a idade. Divida a turma em grupos e distribua a atividade. Em cada grupo, todos devem ter a mesma atividade. A intenção é que cada grupo realize uma atividade diferente. Certifique-se de que entenderam a proposta e permita que descrevam suas percepções acerca do padrão apresentado, discutam e registrem as possíveis soluções. Os alunos vão continuar a sequência até que todos números estejam posicionados.
Propósito: Analisar o padrão de modo a completar a ausência de elementos.
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4 ao 10)
Orientações: Leia a história para os alunos. Envolva-os numa experiência lúdica apropriada para a idade. Divida a turma em grupos e distribua a atividade. Em cada grupo, todos devem ter a mesma atividade. A intenção é que cada grupo realize uma atividade diferente. Certifique-se de que entenderam a proposta e permita que descrevam suas percepções acerca do padrão apresentado, discutam e registrem as possíveis soluções. Os alunos vão continuar a sequência até que todos números estejam posicionados.
Propósito: Analisar o padrão de modo a completar a ausência de elementos.
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4 ao 10)
Orientações: Leia a história para os alunos. Envolva-os numa experiência lúdica apropriada para a idade. Divida a turma em grupos e distribua a atividade. Em cada grupo, todos devem ter a mesma atividade. A intenção é que cada grupo realize uma atividade diferente. Certifique-se de que entenderam a proposta e permita que descrevam suas percepções acerca do padrão apresentado, discutam e registrem as possíveis soluções. Os alunos vão continuar a sequência até que todos números estejam posicionados.
Propósito: Analisar o padrão de modo a completar a ausência de elementos.
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4 ao 10)
Orientações: Leia a história para os alunos. Envolva-os numa experiência lúdica apropriada para a idade. Divida a turma em grupos e distribua a atividade. Em cada grupo, todos devem ter a mesma atividade. A intenção é que cada grupo realize uma atividade diferente. Certifique-se de que entenderam a proposta e permita que descrevam suas percepções acerca do padrão apresentado, discutam e registrem as possíveis soluções. Os alunos vão continuar a sequência até que todos números estejam posicionados.
Propósito: Analisar o padrão de modo a completar a ausência de elementos.
Discuta com a turma:
- O que é possível observar nos papéis que a bruxa bagunçou?
- Vamos ampliar a sequência. Qual é o próximo elemento?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4 ao 10)
Orientações: Leia a história para os alunos. Envolva-os numa experiência lúdica apropriada para a idade. Divida a turma em grupos e distribua a atividade. Em cada grupo, todos devem ter a mesma atividade. A intenção é que cada grupo realize uma atividade diferente. Certifique-se de que entenderam a proposta e permita que descrevam suas percepções acerca do padrão apresentado, discutam e registrem as possíveis soluções. Os alunos vão continuar a sequência até que todos números estejam posicionados.
Propósito: Analisar o padrão de modo a completar a ausência de elementos.
Discuta com a turma:
- O que é possível observar nos papéis que a bruxa bagunçou?
- Vamos ampliar a sequência. Qual é o próximo elemento?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4 ao 10)
Orientações: Leia a história para os alunos. Envolva-os numa experiência lúdica apropriada para a idade. Divida a turma em grupos e distribua a atividade. Em cada grupo todos devem ter a mesma atividade. A intenção é que cada grupo realize uma atividade diferente. Certifique-se de que entenderam a proposta e permita que descrevam suas percepções acerca do padrão apresentado, discutam e registrem as possíveis soluções. Os alunos vão continuar a sequência até que todos números estejam posicionados.
Propósito: Analisar o padrão de modo a completar a ausência de elementos.
Discuta com a turma:
- O que é possível observar nos papéis que a bruxa bagunçou?
- Vamos ampliar a sequência. Qual é o próximo elemento?
Materiais complementares:
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 11, 12 e 13)
Orientações: Chame o primeiro grupo e peça que os alunos demonstrem como descobriram a regularidade no padrão e qual foi sua solução. Depois que este tiver acabado, chame o segundo grupo que resolveu a mesma questão sobre a geleia de uva.
Propósito: Sistematizar o pensamento, as soluções e as diferentes maneiras de chegar a ela.
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 11, 12 e 13)
Orientações: Chame o primeiro grupo e peça que os alunos demonstrem como descobriram a regularidade no padrão e qual foi sua solução. Depois que este tiver acabado, chame o segundo grupo que resolveu a mesma questão sobre a geleia de laranja.
Propósito: Sistematizar o pensamento, as soluções e as diferentes maneiras de chegar a ela.
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 11, 12 e 13)
Orientações: Chame o primeiro grupo e peça que os alunos demonstrem como descobriram a regularidade no padrão e qual foi sua solução. Depois que este tiver acabado, chame o segundo grupo que resolveu a mesma questão sobre a geleia de abacaxi.
Propósito: Sistematizar o pensamento, as soluções e as diferentes maneiras de chegar a ela.
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Finalize a atividade lendo ou deixando que os alunos leiam a aprendizagem da aula.
Propósito: Desenvolver a habilidade de observação, descrição e ampliação de uma regularidade em uma sequência recursiva.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Encerre a aula retomando os principais conceitos aprendidos durante as atividades. É importante que o aluno consolide o que foi aprendido durante a aula.
Propósito: Encerrar as atividades da aula retomando o que foi visto.
Raio x
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Leia para os alunos ou peça que, individualmente, leiam a atividade e a realizem. O objetivo da atividade é verificar se as aprendizagens da aula foram alcançadas: que o aluno consiga perceber relação entre as peças de dominós e as quantidades de bolinhas.
Propósito: Fazer com que os alunos pensem no padrão apresentado e dêem continuidade a ele.
Discuta com a turma:
- Qual o padrão está apresentado? O que acontece?
- Quais serão os próximos desenhos a serem feitos?
Materiais complementares para impressão:
Resolução da Atividade complementar
Para os Alunos
Para o Professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT1_07ALG04
Recursos
- Necessários: papel, lápis e as imagens das atividades (por meio digital ou impressas).
- Opcionais: Celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar as imagens.
Para este plano, a sugestão é que foque na Atividade principal e na discussão das soluções, lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos. Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e para tanto pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções e/ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos farão os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminharão à escola, para que você possa intervir através das próximas escolhas e enviar alguma devolutiva aos alunos.
Aquecimento
Como não será possível estar presencialmente com os alunos, no lugar de tê-los representando a sequência, mostre o slide e faça a discussão como indicado no plano de aula. Caso sua aula seja assíncrona, pode encaminhar a imagem da sequência, juntamente com as questões do “Discuta com a turma” para que analisem e conversem, se possível, com um familiar.
Atividade principal
A proposta deste plano é a formação de grupos para que analisem e respondam diferentes atividades. Se sua aula for simultânea, a sugestão é que divida a quantidade de alunos em 3 e envie a cada grupo uma atividade. Neste momento da aula, apresente a proposta e peça que cada um responda aquela que recebeu. No caso de uma aula assíncrona, envie todas as atividades e peça ao familiar que puder acompanhar, que leia as comandas juntamente com o aluno. Se não tiverem acesso à impressão, podem somente responder, escrevendo qual a geleia e fazendo a sequência numérica de cada uma, completando o que está sendo solicitado. Oriente as famílias com relação ao propósito e demande que te enviem as respostas.
Discussão das soluções
Discuta com os alunos suas descobertas como indicado no plano de aula. Pode ir apresentando os slides, se desejar. Se tiverem que fazer em casa, como no caso de uma aula assíncrona, mande as perguntas a seguir para que respondam e te enviem juntamente com a atividade:
QUAL O PADRÃO DE REGULARIDADE QUE VOCÊ IDENTIFICOU NAS ANOTAÇÕES DA:
- GELEIA DE UVA?
- GELEIA DE LARANJA?
- GELEIA DE ABACAXI?
Sistematização e Encerramento
Faça em sua aula simultânea ou envie, juntamente com uma devolutiva às atividades dos alunos, um fechamento com a síntese do que os alunos aprenderam com essa aula, de acordo com os slides de Sistematização do conceito e de Encerramento do plano de aula.
Raio X
A atividade do Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos realizem e discutam com um familiar se for oportuno, mas é importante que você tenha acesso, de alguma forma, à resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.
Convite às famílias
Convide as famílias a acompanharem e conversarem com os alunos sobre as atividades, orientando-se pelas questões que enviou. Com certeza, a atenção dos familiares sempre que possível contribuirá para que os alunos sintam-se incentivados a realizar a atividade e ampliará as possibilidades de aprendizagens. Aproveite para valorizar essa relação.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Aline Florido de Figueiredo
Mentor: Paulo César da Silva Rocha
Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim
Habilidade da BNCC
(EF01MA10) Descrever após o reconhecimento e a explicitação de um padrão (ou regularidade), os elementos ausentes em sequências recursivas de números naturais, objetos ou figuras.
Objetivos específicos
- Investigar e justificar a regularidade numa sequência de números naturais.
- Fazer uso da observação da regularidade para justificar a ausência de elementos da sequência recursiva.
Conceito-chave
Sequências recursivas
Recursos necessários
- Lápis preto
- Atividades impressas
- Cola
- Tesoura