Resumo da aula

Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Explore oralmente com os alunos as percepções acerca da organização de cada coluna, em relação a quantidade e posicionamento dos monstrinhos.
Propósito: Relembrar ludicamente o conceito de sequência recursiva através do levantamento de hipóteses.
Discuta com a turma:
- O que vocês observaram na arrumação dos monstrinhos?
- Como o padrão se modifica em cada coluna?
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 4, 5 e 6)
Orientações: Divida a turma em seis grupos. Em cada grupo todos devem ter a mesma atividade. Será interessante ter dois grupos de cada tipo para que na discussão das soluções as ideias possam ser mais ricamente discutidas. Leia o enunciado com os alunos e permita que eles levantem hipóteses sobre a forma como os itens estão organizados, como a organização pode ser descrita e qual a possibilidade de solução. Dê um tom de desafio e faça com que a turma entre no clima e sinta-se motivada a descobrir. Certifique-se de que todos compreenderam a atividade proposta. Essa atividade também pode ser feita com objetos para manipular. As tampinhas de garrafa e os clips são itens de mais fácil acesso, já as latinhas de atum podem ser substituídas por tampinhas de garrafa pet ou outro tipo de material de sua preferência.
Propósito: Observar a regularidade de figuras descrevendo-a e apontando os elementos ausentes.
Discuta com a turma:
- Qual o padrão de regularidade que está formado aqui?
- Qual é o próximo elemento da sequência?
- Quem gostaria de explicar a escolha deste elemento para compor a sequência?
Materiais complementares:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 4, 5 e 6)
Orientações: Divida a turma em seis grupos. Em cada grupo todos devem ter a mesma atividade. Será interessante ter dois grupos de cada tipo para que na discussão das soluções as ideias possam ser mais ricamente discutidas. Leia o enunciado com os alunos e permita que eles levantem hipóteses sobre a forma como os itens estão organizados, como a organização pode ser descrita e qual a possibilidade de solução. Dê um tom de desafio e faça com que a turma entre no clima e sinta-se motivada a descobrir. Certifique-se de que todos compreenderam a atividade proposta. Essa atividade também pode ser feita com objetos para manipular. As tampinhas de garrafa e os clips são itens de mais fácil acesso, já as latinhas de atum podem ser substituídas por tampinhas de garrafa pet ou outro tipo de material de sua preferência.
Propósito: Observar a regularidade de figuras descrevendo-a e apontando os elementos ausentes.
Discuta com a turma:
- Qual o padrão de regularidade que está formado aqui?
- Qual é o próximo elemento da sequência?
- Quem gostaria de explicar a escolha deste elemento para compor a sequência?
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 4, 5 e 6)
Orientações: Divida a turma em seis grupos. Em cada grupo todos devem ter a mesma atividade. Será interessante ter dois grupos de cada tipo para que na discussão das soluções as ideias possam ser mais ricamente discutidas. Leia o enunciado com os alunos e permita que eles levantem hipóteses sobre a forma como os itens estão organizados, como a organização pode ser descrita e qual a possibilidade de solução. Dê um tom de desafio e faça com que a turma entre no clima e sinta-se motivada a descobrir. Certifique-se de que todos compreenderam a atividade proposta. Essa atividade também pode ser feita com objetos para manipular. As tampinhas de garrafa e os clips são itens de mais fácil acesso, já as latinhas de atum podem ser substituídas por tampinhas de garrafa pet ou outro tipo de material de sua preferência.
Propósito: Observar a regularidade de figuras descrevendo-a e apontando os elementos ausentes.
Discuta com a turma:
- Qual o padrão de regularidade que está formado aqui?
- Qual é o próximo elemento da sequência?
- Quem gostaria de explicar a escolha deste elemento para compor a sequência?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slide 7, 8 e 9)
Orientações: Chame os grupos e peça que demonstrem como descobriu a regularidade no padrão e qual foi sua solução. Depois que este tiver acabado, chame o segundo grupo que resolveu a mesma questão das tampinhas de garrafa.
Propósito: Sistematizar o pensamento, as soluções e as diferentes maneiras de chegar a ela.
Discuta com a turma:
- Qual padrão de regularidade podemos identificar?
- Por que você completou com esta quantidade as sequências?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slide 7, 8 e 9)
Orientações: Chame os grupos e peça que demonstrem como descobriu a regularidade no padrão e qual foi sua solução. Depois que este tiver acabado, chame o segundo grupo que resolveu a mesma questão das tampinhas de garrafa.
Propósito: Sistematizar o pensamento, as soluções e as diferentes maneiras de chegar a ela.
Discuta com a turma:
- Qual padrão de regularidade podemos identificar?
- Por que você completou com esta quantidade as sequências?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slide 7, 8 e 9)
Orientações: Chame os grupos e peça que demonstrem como descobriu a regularidade no padrão e qual foi sua solução. Depois que este tiver acabado, chame o segundo grupo que resolveu a mesma questão das tampinhas de garrafa.
Propósito: Sistematizar o pensamento, as soluções e as diferentes maneiras de chegar a ela.
Discuta com a turma:
- Qual padrão de regularidade podemos identificar?
- Por que você completou com esta quantidade as sequências?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Encerre a aula retomando os principais conceitos aprendidos durante as atividades. É importante que o aluno consolide o que foi aprendido durante a aula.
Propósito: Adquirir vocabulário pertinente as aprendizagens do dia..
Raio x
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Leia para os alunos ou peça que, individualmente, leiam a atividade e a realizem. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de registro da sequência.
Propósito: Fazer com que os alunos pensem no padrão apresentado e ampliem-no.
Discuta com a turma:
- Qual o padrão está apresentado? O que acontece?
- Quais serão os próximos desenhos a serem feitos?
Materiais complementares:
Raio X
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade Complementar