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Plano de aula > Matemática > 8º ano > Álgebra

Plano de aula - Desenvolver e Generalizar expressões algébricas.

Plano de aula de Matemática com atividades para 8º ano do Fundamental sobre Expressões algébricas.

Plano 10 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Juliana de Lima Gregorutti

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Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Juliana de Lima Gregorutti

Mentor: Carla Simone de Albuquerque

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim

Objetivos específicos

Explorar  e reconhecer o desenvolvimento e generalização das expressões algébricas.

Conceito-chave

Expressões algébricas.

Recursos necessários

Lápis, papel e atividade impressas.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 7 minutos

Orientações: Mostre o slide para os alunos e questione-os se eles compreendem o que são expressões algébricas, discutindo o que são termos como: potências, monômio, polinômio, fator comum e termo em evidência.

Propósito: Retomar a ideia da função do monômio e polinômios, (parte literal e coeficiente numérico) nas expressões algébricas, bem como expressões algébricas equivalente (forma reduzida e forma desenvolvida).

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (Slides 4 e 5).

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia que julgarem adequada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução da atividade.

Propósito: Fazer com que os alunos explorem e reconheçam o desenvolvimento e a generalização das expressões algébricas

Discuta com a turma:

  • Como procedemos para desenvolver cada expressão algébrica?
  • Devemos utilizar a mesma estratégia para todas questões? (O conceito em jogo é o mesmo para todas questões?)
  • Como podemos utilizar o que desenvolvemos em cada questão para generalizar os conceitos em jogo?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Leitura Complementar

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (Slides 4 e 5).

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia que julgarem adequada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução da atividade.

Propósito: Fazer com que os alunos explorem e reconheçam o desenvolvimento e a generalização das expressões algébricas

Discuta com a turma:

  • Como procedemos para desenvolver cada expressão algébrica?
  • Devemos utilizar a mesma estratégia para todas questões? (O conceito em jogo é o mesmo para todas questões?)
  • Como podemos utilizar o que desenvolvemos em cada questão para generalizar os conceitos em jogo?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 6, 7 e 8)

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a importância de compreender de desenvolver e generalizar as expressões algébricas, compreendendo que as mesmas podem ser escritas de diferentes formas.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Como obtemos a expressão algébrica semelhante em cada desafio?
  • Como procedemos para desenvolver as expressões algébricas?
  • Por que podemos escrever a mesma expressão de maneiras diferentes?
  • Qual é a importância de generalizar expressões matemáticas?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 6, 7 e 8)

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a importância de compreender de desenvolver e generalizar as expressões algébricas, compreendendo que as mesmas podem ser escritas de diferentes formas.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Como obtemos a expressão algébrica semelhante em cada desafio?
  • Como procedemos para desenvolver as expressões algébricas?
  • Por que podemos escrever a mesma expressão de maneiras diferentes?
  • Qual é a importância de generalizar expressões matemáticas?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 6, 7 e 8)

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a importância de compreender de desenvolver e generalizar as expressões algébricas, compreendendo que as mesmas podem ser escritas de diferentes formas.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Como obtemos a expressão algébrica semelhante em cada desafio?
  • Como procedemos para desenvolver as expressões algébricas?
  • Por que podemos escrever a mesma expressão de maneiras diferentes?
  • Qual é a importância de generalizar expressões matemáticas?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes a importância de compreender a generalização das expressões algébricas.

Propósito: Retomar os objetivos propostos para esta aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, explorando a ideia de desenvolvimento e generalização das expressões algébricas. Circule para verificar como os alunos estão realizando as operações e as tentativas. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos em uma situação semelhante e, avaliar os conhecimentos de desenvolvimento e generalização das expressões algébricas.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Juliana de Lima Gregorutti

Mentor: Carla Simone de Albuquerque

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim

Objetivos específicos

Explorar  e reconhecer o desenvolvimento e generalização das expressões algébricas.

Conceito-chave

Expressões algébricas.

Recursos necessários

Lápis, papel e atividade impressas.

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 7 minutos

Orientações: Mostre o slide para os alunos e questione-os se eles compreendem o que são expressões algébricas, discutindo o que são termos como: potências, monômio, polinômio, fator comum e termo em evidência.

Propósito: Retomar a ideia da função do monômio e polinômios, (parte literal e coeficiente numérico) nas expressões algébricas, bem como expressões algébricas equivalente (forma reduzida e forma desenvolvida).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (Slides 4 e 5).

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia que julgarem adequada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução da atividade.

Propósito: Fazer com que os alunos explorem e reconheçam o desenvolvimento e a generalização das expressões algébricas

Discuta com a turma:

  • Como procedemos para desenvolver cada expressão algébrica?
  • Devemos utilizar a mesma estratégia para todas questões? (O conceito em jogo é o mesmo para todas questões?)
  • Como podemos utilizar o que desenvolvemos em cada questão para generalizar os conceitos em jogo?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Leitura Complementar

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (Slides 4 e 5).

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia que julgarem adequada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução da atividade.

Propósito: Fazer com que os alunos explorem e reconheçam o desenvolvimento e a generalização das expressões algébricas

Discuta com a turma:

  • Como procedemos para desenvolver cada expressão algébrica?
  • Devemos utilizar a mesma estratégia para todas questões? (O conceito em jogo é o mesmo para todas questões?)
  • Como podemos utilizar o que desenvolvemos em cada questão para generalizar os conceitos em jogo?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 6, 7 e 8)

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a importância de compreender de desenvolver e generalizar as expressões algébricas, compreendendo que as mesmas podem ser escritas de diferentes formas.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Como obtemos a expressão algébrica semelhante em cada desafio?
  • Como procedemos para desenvolver as expressões algébricas?
  • Por que podemos escrever a mesma expressão de maneiras diferentes?
  • Qual é a importância de generalizar expressões matemáticas?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 6, 7 e 8)

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a importância de compreender de desenvolver e generalizar as expressões algébricas, compreendendo que as mesmas podem ser escritas de diferentes formas.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Como obtemos a expressão algébrica semelhante em cada desafio?
  • Como procedemos para desenvolver as expressões algébricas?
  • Por que podemos escrever a mesma expressão de maneiras diferentes?
  • Qual é a importância de generalizar expressões matemáticas?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 6, 7 e 8)

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a importância de compreender de desenvolver e generalizar as expressões algébricas, compreendendo que as mesmas podem ser escritas de diferentes formas.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Como obtemos a expressão algébrica semelhante em cada desafio?
  • Como procedemos para desenvolver as expressões algébricas?
  • Por que podemos escrever a mesma expressão de maneiras diferentes?
  • Qual é a importância de generalizar expressões matemáticas?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes a importância de compreender a generalização das expressões algébricas.

Propósito: Retomar os objetivos propostos para esta aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, explorando a ideia de desenvolvimento e generalização das expressões algébricas. Circule para verificar como os alunos estão realizando as operações e as tentativas. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos em uma situação semelhante e, avaliar os conhecimentos de desenvolvimento e generalização das expressões algébricas.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

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