11047
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 5º ano > Álgebra

Plano de aula - Análise de regularidades em sequências.

Plano de aula de Matemática com atividades para 5º ano do Fundamental sobre Sequência, padrão de formação, termos.

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: INÊZ APARECIDA SIMÕES

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Inêz Aparecida Simões

Mentora: Carla Simone de Albuquerque

Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim



Habilidade da BNCC

Reconhecer e descrever  padrões numéricos simples e expressar a regra observada por escrito.

Objetivos específicos

Perceber regularidades em sequências figurativas ou numéricas, dando continuidade a mesma.

Conceito-chave

Sequência, padrão de formação, termos.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Datashow (opcional).




Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete e leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 3 e 4)

Orientação: Leia o slide relembrando com a turma os conceitos: sequência, termo, padrão de formação de uma sequência. Exponha oralmente para os alunos sobre a investigação do padrão de formação de uma sequência, e que identificá-lo é necessário para a descoberta de termos ausentes e na continuidade da sequência. Utilize o exemplo apresentado para realizar a retomada. Projete a figura do slide para a turma ou produza um cartaz. Discuta com a turma o exemplo apresentado, na sequência de figuras. Oralmente, com a participação de todos, discuta a investigação do padrão desta sequência. Peça aos alunos para explicarem com sua palavras como entendem cada figura e como ficaria a figura seguinte. Utilize o slide para sistematizar com os alunos o que foi estudado.

Propósito: Retomar que através da identificação do padrão de formação de uma sequência, podemos dar continuidade a esta sequência e descobrir termos ausentes.

Discuta com a turma

  • Como descobrimos o padrão de formação de uma sequência?
  • Por que é importante conhecer o padrão de formação de uma sequência?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 3 e 4)

Orientação: Leia o slide relembrando a turma os conceitos: sequência, termo, padrão de formação de uma sequência. Exponha oralmente para os alunos sobre a investigação do padrão de formação de uma sequência, e que identificá-lo é necessário para a descoberta de termos ausentes e na continuidade da sequência. Utilize o exemplo apresentado para realizar a retomada. Projete a figura do slide para a turma ou produza um cartaz. Discuta com a turma o exemplo apresentado, na sequência de figuras. Oralmente, com a participação de todos, discuta a investigação do padrão desta sequência. Peça aos alunos para explicarem com sua palavras como entendem cada figura e como ficaria a figura seguinte. Utilize o slide para sistematizar com os alunos o que foi estudado.

Propósito: Retomar que através da identificação do padrão de formação de uma sequência, podemos dar continuidade a esta sequência e descobrir termos ausentes.

Discuta com a turma

  • Como descobrimos o padrão de formação de uma sequência?
  • Por que é importante conhecer o padrão de formação de uma sequência?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Organize a sala em grupos. Peça aos alunos que leiam e que resolvam a atividade. Durante esse momento, observe a resolução da atividade percorrendo pelos grupos e interceda caso perceba alguém com dificuldade. Faça isto através dos questionamentos apresentados no discuta com a turma.

Propósito: Dar continuidade as sequências após identificar os padrões de formação.

Discuta com a turma:

  • Os números apresentados na casa estão numa sequência?
  • Há alguma relação entre os números das casas e a cor que foram pintadas?
  • Qual é o padrão de formação da sequência apresentada nas casas rosa? E nas casas azuis?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 6 ao 9).

Orientação: Neste momento deixe que os alunos apresentem as estratégias de resolução utilizadas por eles e que compartilhem com a turma. Neste e nos próximos slides, apresentamos uma possibilidade detalhando o passo a passo para resolver a atividade. Lembre-se que nesta atividade temos duas sequências com padrões de formação diferentes, por isso, temos que analisar separadamente. Não se esqueça de enfatizar que para dar continuidade as sequências apresentadas, identificar o padrão de formação é essencial. Ao chamar a atenção dos alunos para a diferença entre um termo e outro, você estará direcionando-os a analisar se essa diferença é presente entre os outros termos, o que levará o aluno a compreender que o resultado dessa diferença é quantidade a ser acrescentada no termo seguinte, ou seja, através desta análise descobrirá o padrão de formação da sequência apresentada.

Propósito: Compartilhar a estratégia utilizada para a resolução da atividade e conduzir o fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Essa relação entre um termo e outro, poderia ser o padrão de formação desta sequência?
  • É possível explicar com palavras como descobrimos os números seguintes desta sequência?
  • Descobrindo o padrão de formação dessa sequência é possível dar continuidade a mesma?

Material Complementar:

Resolução da Atividade Principal

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 6 ao 9).

Orientação: Neste momento deixe que os alunos apresentem as estratégias de resolução utilizadas por eles e que compartilhem com a turma. Neste e nos próximos slides, apresentamos uma possibilidade detalhando o passo a passo para resolver a atividade. Lembre-se que nesta atividade temos duas sequências com padrões de formação diferentes, por isso, temos que analisar separadamente. Não se esqueça de enfatizar que para dar continuidade as sequências apresentadas, identificar o padrão de formação é essencial. Ao chamar a atenção dos alunos para a diferença entre um termo e outro, você estará direcionando-os a analisar se essa diferença é presente entre os outros termos, o que levará o aluno a compreender que o resultado dessa diferença é quantidade a ser acrescentada no termo seguinte, ou seja, através desta análise descobrirá o padrão de formação da sequência apresentada.

Propósito: Compartilhar a estratégia utilizada para a resolução da atividade e conduzir o fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Essa relação entre um termo e outro, poderia ser o padrão de formação desta sequência?
  • É possível explicar com palavras como descobrimos os números seguintes desta sequência?
  • Descobrindo o padrão de formação dessa sequência é possível dar continuidade a mesma?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 6 ao 9).

Orientação: Neste momento deixe que os alunos apresentem as estratégias de resolução utilizadas por eles e que compartilhem com a turma. Neste e nos próximos slides, apresentamos uma possibilidade detalhando o passo a passo para resolver a atividade. Lembre-se que nesta atividade temos duas sequências com padrões de formação diferentes, por isso, temos que analisar separadamente. Não se esqueça de enfatizar que para dar continuidade as sequências apresentadas, identificar o padrão de formação é essencial. Ao chamar a atenção dos alunos para a diferença entre um termo e outro, você estará direcionando-os a analisar se essa diferença é presente entre os outros termos, o que levará o aluno a compreender que o resultado dessa diferença é quantidade a ser acrescentada no termo seguinte, ou seja, através desta análise descobrirá o padrão de formação da sequência apresentada.

Propósito: Compartilhar a estratégia utilizada para a resolução da atividade e conduzir o fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Essa relação entre um termo e outro, poderia ser o padrão de formação desta sequência?
  • É possível explicar com palavras como descobrimos os números seguintes desta sequência?
  • Descobrindo o padrão de formação dessa sequência é possível dar continuidade a mesma?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 6 ao 9).

Orientação: Neste momento deixe que os alunos apresentem as estratégias de resolução utilizadas por eles e que compartilhem com a turma. Neste e nos próximos slides, apresentamos uma possibilidade detalhando o passo a passo para resolver a atividade. Lembre-se que nesta atividade temos duas sequências com padrões de formação diferentes, por isso, temos que analisar separadamente. Não se esqueça de enfatizar que para dar continuidade as sequências apresentadas, identificar o padrão de formação é essencial. Ao chamar a atenção dos alunos para a diferença entre um termo e outro, você estará direcionando-os a analisar se essa diferença é presente entre os outros termos, o que levará o aluno a compreender que o resultado dessa diferença é quantidade a ser acrescentada no termo seguinte, ou seja, através desta análise descobrirá o padrão de formação da sequência apresentada.

Propósito: Compartilhar a estratégia utilizada para a resolução da atividade e conduzir o fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Essa relação entre um termo e outro, poderia ser o padrão de formação desta sequência?
  • É possível explicar com palavras como descobrimos os números seguintes desta sequência?
  • Descobrindo o padrão de formação dessa sequência é possível dar continuidade a mesma?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Projete ou leia o texto para a turma, retomando a aprendizagem da aula.

Propósito: Sintetizar as aprendizagens da aula sobre sequência e padrão de formação de uma sequência.

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Distribua a atividade aos alunos e peça que resolvam individualmente. Percorra pela classe observando a resolução da atividade proposta. Anote as observações sobre dificuldades encontradas para utilizá-las como ponto de partida ou como auxílio na correção.

Propósito: Verificar a aprendizagem dos alunos em relação a perceber regularidades em sequências figurativas ou numéricas, dando continuidade a mesma.

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete e leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Inêz Aparecida Simões

Mentora: Carla Simone de Albuquerque

Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim



Habilidade da BNCC

Reconhecer e descrever  padrões numéricos simples e expressar a regra observada por escrito.

Objetivos específicos

Perceber regularidades em sequências figurativas ou numéricas, dando continuidade a mesma.

Conceito-chave

Sequência, padrão de formação, termos.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Datashow (opcional).



Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 3 e 4)

Orientação: Leia o slide relembrando com a turma os conceitos: sequência, termo, padrão de formação de uma sequência. Exponha oralmente para os alunos sobre a investigação do padrão de formação de uma sequência, e que identificá-lo é necessário para a descoberta de termos ausentes e na continuidade da sequência. Utilize o exemplo apresentado para realizar a retomada. Projete a figura do slide para a turma ou produza um cartaz. Discuta com a turma o exemplo apresentado, na sequência de figuras. Oralmente, com a participação de todos, discuta a investigação do padrão desta sequência. Peça aos alunos para explicarem com sua palavras como entendem cada figura e como ficaria a figura seguinte. Utilize o slide para sistematizar com os alunos o que foi estudado.

Propósito: Retomar que através da identificação do padrão de formação de uma sequência, podemos dar continuidade a esta sequência e descobrir termos ausentes.

Discuta com a turma

  • Como descobrimos o padrão de formação de uma sequência?
  • Por que é importante conhecer o padrão de formação de uma sequência?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 3 e 4)

Orientação: Leia o slide relembrando a turma os conceitos: sequência, termo, padrão de formação de uma sequência. Exponha oralmente para os alunos sobre a investigação do padrão de formação de uma sequência, e que identificá-lo é necessário para a descoberta de termos ausentes e na continuidade da sequência. Utilize o exemplo apresentado para realizar a retomada. Projete a figura do slide para a turma ou produza um cartaz. Discuta com a turma o exemplo apresentado, na sequência de figuras. Oralmente, com a participação de todos, discuta a investigação do padrão desta sequência. Peça aos alunos para explicarem com sua palavras como entendem cada figura e como ficaria a figura seguinte. Utilize o slide para sistematizar com os alunos o que foi estudado.

Propósito: Retomar que através da identificação do padrão de formação de uma sequência, podemos dar continuidade a esta sequência e descobrir termos ausentes.

Discuta com a turma

  • Como descobrimos o padrão de formação de uma sequência?
  • Por que é importante conhecer o padrão de formação de uma sequência?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Organize a sala em grupos. Peça aos alunos que leiam e que resolvam a atividade. Durante esse momento, observe a resolução da atividade percorrendo pelos grupos e interceda caso perceba alguém com dificuldade. Faça isto através dos questionamentos apresentados no discuta com a turma.

Propósito: Dar continuidade as sequências após identificar os padrões de formação.

Discuta com a turma:

  • Os números apresentados na casa estão numa sequência?
  • Há alguma relação entre os números das casas e a cor que foram pintadas?
  • Qual é o padrão de formação da sequência apresentada nas casas rosa? E nas casas azuis?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 6 ao 9).

Orientação: Neste momento deixe que os alunos apresentem as estratégias de resolução utilizadas por eles e que compartilhem com a turma. Neste e nos próximos slides, apresentamos uma possibilidade detalhando o passo a passo para resolver a atividade. Lembre-se que nesta atividade temos duas sequências com padrões de formação diferentes, por isso, temos que analisar separadamente. Não se esqueça de enfatizar que para dar continuidade as sequências apresentadas, identificar o padrão de formação é essencial. Ao chamar a atenção dos alunos para a diferença entre um termo e outro, você estará direcionando-os a analisar se essa diferença é presente entre os outros termos, o que levará o aluno a compreender que o resultado dessa diferença é quantidade a ser acrescentada no termo seguinte, ou seja, através desta análise descobrirá o padrão de formação da sequência apresentada.

Propósito: Compartilhar a estratégia utilizada para a resolução da atividade e conduzir o fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Essa relação entre um termo e outro, poderia ser o padrão de formação desta sequência?
  • É possível explicar com palavras como descobrimos os números seguintes desta sequência?
  • Descobrindo o padrão de formação dessa sequência é possível dar continuidade a mesma?

Material Complementar:

Resolução da Atividade Principal

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 6 ao 9).

Orientação: Neste momento deixe que os alunos apresentem as estratégias de resolução utilizadas por eles e que compartilhem com a turma. Neste e nos próximos slides, apresentamos uma possibilidade detalhando o passo a passo para resolver a atividade. Lembre-se que nesta atividade temos duas sequências com padrões de formação diferentes, por isso, temos que analisar separadamente. Não se esqueça de enfatizar que para dar continuidade as sequências apresentadas, identificar o padrão de formação é essencial. Ao chamar a atenção dos alunos para a diferença entre um termo e outro, você estará direcionando-os a analisar se essa diferença é presente entre os outros termos, o que levará o aluno a compreender que o resultado dessa diferença é quantidade a ser acrescentada no termo seguinte, ou seja, através desta análise descobrirá o padrão de formação da sequência apresentada.

Propósito: Compartilhar a estratégia utilizada para a resolução da atividade e conduzir o fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Essa relação entre um termo e outro, poderia ser o padrão de formação desta sequência?
  • É possível explicar com palavras como descobrimos os números seguintes desta sequência?
  • Descobrindo o padrão de formação dessa sequência é possível dar continuidade a mesma?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 6 ao 9).

Orientação: Neste momento deixe que os alunos apresentem as estratégias de resolução utilizadas por eles e que compartilhem com a turma. Neste e nos próximos slides, apresentamos uma possibilidade detalhando o passo a passo para resolver a atividade. Lembre-se que nesta atividade temos duas sequências com padrões de formação diferentes, por isso, temos que analisar separadamente. Não se esqueça de enfatizar que para dar continuidade as sequências apresentadas, identificar o padrão de formação é essencial. Ao chamar a atenção dos alunos para a diferença entre um termo e outro, você estará direcionando-os a analisar se essa diferença é presente entre os outros termos, o que levará o aluno a compreender que o resultado dessa diferença é quantidade a ser acrescentada no termo seguinte, ou seja, através desta análise descobrirá o padrão de formação da sequência apresentada.

Propósito: Compartilhar a estratégia utilizada para a resolução da atividade e conduzir o fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Essa relação entre um termo e outro, poderia ser o padrão de formação desta sequência?
  • É possível explicar com palavras como descobrimos os números seguintes desta sequência?
  • Descobrindo o padrão de formação dessa sequência é possível dar continuidade a mesma?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 6 ao 9).

Orientação: Neste momento deixe que os alunos apresentem as estratégias de resolução utilizadas por eles e que compartilhem com a turma. Neste e nos próximos slides, apresentamos uma possibilidade detalhando o passo a passo para resolver a atividade. Lembre-se que nesta atividade temos duas sequências com padrões de formação diferentes, por isso, temos que analisar separadamente. Não se esqueça de enfatizar que para dar continuidade as sequências apresentadas, identificar o padrão de formação é essencial. Ao chamar a atenção dos alunos para a diferença entre um termo e outro, você estará direcionando-os a analisar se essa diferença é presente entre os outros termos, o que levará o aluno a compreender que o resultado dessa diferença é quantidade a ser acrescentada no termo seguinte, ou seja, através desta análise descobrirá o padrão de formação da sequência apresentada.

Propósito: Compartilhar a estratégia utilizada para a resolução da atividade e conduzir o fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Essa relação entre um termo e outro, poderia ser o padrão de formação desta sequência?
  • É possível explicar com palavras como descobrimos os números seguintes desta sequência?
  • Descobrindo o padrão de formação dessa sequência é possível dar continuidade a mesma?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Projete ou leia o texto para a turma, retomando a aprendizagem da aula.

Propósito: Sintetizar as aprendizagens da aula sobre sequência e padrão de formação de uma sequência.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Distribua a atividade aos alunos e peça que resolvam individualmente. Percorra pela classe observando a resolução da atividade proposta. Anote as observações sobre dificuldades encontradas para utilizá-las como ponto de partida ou como auxílio na correção.

Propósito: Verificar a aprendizagem dos alunos em relação a perceber regularidades em sequências figurativas ou numéricas, dando continuidade a mesma.

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 5º ano :

Com o plano de aula sobre álgebra os alunos aprendem propriedades da igualdade e noção de equivalência, Investigação de padrões e expressão da regularidade observada em sequências numéricas ou geométricas, Investigação e expressão de regularidades na multiplicação e divisão de números decimais por 10, 100, 1000 e análise de grandezas diretamente proporcionais.

MAIS AULAS DE Matemática do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05MA01 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano