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Plano de aula - Regularidades na multiplicação por zero

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º ano do Fundamental sobre Padrões de regularidade do zero como elemento nulo da multiplicação

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Suzane Aline Proceke Maiorki

 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Suzane Aline Proceke Maiorki

Mentor: Paulo César da Silva Rocha

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim

Habilidade da BNCC

(EF03MA10) Identificar regularidades em sequências ordenadas de números naturais, resultantes da realização de adições ou subtrações sucessivas, por um  mesmo número, descrever uma regra de formação da sequência e determinar elementos faltantes ou seguintes.

Objetivos específicos

  • Reconhecer as regularidades presentes nas multiplicações com o zero.
  • Efetuar multiplicações que envolvem o zero como elemento nulo, antecipando resultados.

Conceitos-chaves

  • Padrões de regularidade do zero como elemento nulo da multiplicação.



Recursos necessários

  • Data-show;
  • Arquivo com slides da apresentação da aula para os alunos;
  • Atividades impressas;
  • Lápis, borracha, quadro, giz;


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Deixe que os alunos leiam a questão apresentada e levantem suas hipóteses de resolução. Eles podem resolver mentalmente ou fazer registros de formas variadas. Após as conclusões, questione os alunos sobre o resultado obtido e apresente a resolução no quadro. Após as discussões com a turma sobre o zero na multiplicação, você pode mostrar que qualquer fator que esteja sendo multiplicado por zero terá zero como resultado final.

Resolução: Qualquer fator multiplicado por zero terá zero como resultado. Exemplos: 1520 X 0 = 0, 132 X 0 = 0, 5860 X 0 = 0, etc.

Propósito: Verificar os conhecimentos prévios da turma acerca de situações que envolvem o zero em operações de multiplicação.

Discuta com a turma:

  • A que resultado você chegou?
  • Me diga outra multiplicação que tenha o mesmo resultado!

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4, 5 e 6)

Orientação: Deixe que os alunos leiam o enunciado da atividade e discutam com os colegas sobre a sentença apresentada. Apresente as sentenças supostamente criadas pelos alunos e peça que a turma verifique se estas sentenças estão corretas, efetuando as multiplicações para confirmar se os resultados têm relação de igualdade. As crianças devem perceber que, as duas primeiras sentenças, tratam-se de multiplicações que terão zero como resultado e, a terceira, as duas multiplicações também apresentam algarismos multiplicados por zero, porém o resultado final não será zero.

Propósito: Reforçar a questão do zero como elemento nulo nas multiplicações, compreendido como um padrão de regularidade.

Discuta com a turma:

  • Qual seria o resultado de cada multiplicação que a professora anotou no quadro?
  • Qual a relação entre esses resultados?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4, 5 e 6)

Orientação: Deixe que os alunos leiam o enunciado da atividade e discutam com os colegas sobre a sentença apresentada. Apresente as sentenças supostamente criadas pelos alunos e peça que a turma verifique se estas sentenças estão corretas, efetuando as multiplicações para confirmar se os resultados têm relação de igualdade. As crianças devem perceber que, as duas primeiras sentenças, tratam-se de multiplicações que terão zero como resultado e, a terceira, as duas multiplicações também apresentam algarismos multiplicados por zero, porém o resultado final não será zero.

Propósito: Reforçar a questão do zero como elemento nulo nas multiplicações, compreendido como um padrão de regularidade.

Discuta com a turma:

  • Que padrões podemos encontrar nas sentenças criadas pelos alunos?
  • Alguém resolveria as multiplicações de Bia de alguma outra maneira?? Explique como!

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4, 5 e 6)

Orientação: Deixe que os alunos leiam o enunciado da atividade e discutam com os colegas sobre a sentença apresentada. Apresente as sentenças supostamente criadas pelos alunos e peça que a turma verifique se estas sentenças estão corretas, efetuando as multiplicações para confirmar se os resultados têm relação de igualdade. As crianças devem perceber que, as duas primeiras sentenças, tratam-se de multiplicações que terão zero como resultado e, a terceira, as duas multiplicações também apresentam algarismos multiplicados por zero, porém o resultado final não será zero.

Propósito: Reforçar a questão do zero como elemento nulo nas multiplicações, compreendido como um padrão de regularidade.

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 7, 8 e 9)

Orientação: Verifique as multiplicações que as crianças escreveram e peça que digam quais foram para que você vá registrando-as no quadro. Dessa forma, a turma pode ir acompanhando o raciocínio dos colegas e pode ser feita uma discussão, verificando se as igualdades estão corretas. Questione a turma sobre a lógica utilizada nas multiplicações escritas por Bia e verifique com eles se uma de suas multiplicações segue a mesma lógica.

Propósito: Proporcionar a reflexão sobre o padrão de regularidade que ocorre em todas as multiplicações envolvendo o zero como elemento nulo.

Discuta com a turma:

  • Quais multiplicações vocês escreveram?
  • O que todas elas têm em comum?
  • Alguém consegue me explicar de que forma Bia pensou ao escrever suas multiplicações?
  • Esta multiplicação do colega está seguindo a mesma lógica de pensamento de Bia? Por quê?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 7, 8 e 9)

Orientação: Verifique as multiplicações que as crianças escreveram e peça que digam quais foram para que você vá registrando-as no quadro. Dessa forma, a turma pode ir acompanhando o raciocínio dos colegas e pode ser feita uma discussão, verificando se as igualdades estão corretas. Questione a turma sobre a lógica utilizada nas multiplicações escritas por Bia e verifique com eles se uma de suas multiplicações segue a mesma lógica.

Propósito: Proporcionar a reflexão sobre o padrão de regularidade que ocorre em todas as multiplicações envolvendo o zero como elemento nulo.

Discuta com a turma:

  • Quais multiplicações vocês escreveram?
  • O que todas elas têm em comum?
  • Alguém consegue me explicar de que forma Bia pensou ao escrever suas multiplicações?
  • Esta multiplicação do colega está seguindo a mesma lógica de pensamento de Bia? Por quê?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 7, 8 e 9)

Orientação: Verifique as multiplicações que as crianças escreveram e peça que digam quais foram para que você vá registrando-as no quadro. Dessa forma, a turma pode ir acompanhando o raciocínio dos colegas e pode ser feita uma discussão, verificando se as igualdades estão corretas. Questione a turma sobre a lógica utilizada nas multiplicações escritas por Bia e verifique com eles se uma de suas multiplicações segue a mesma lógica.

Propósito: Proporcionar a reflexão sobre o padrão de regularidade que ocorre em todas as multiplicações envolvendo o zero como elemento nulo.

Discuta com a turma:

  • Quais multiplicações vocês escreveram?
  • O que todas elas têm em comum?
  • Alguém consegue me explicar de que forma Bia pensou ao escrever suas multiplicações?
  • Esta multiplicação do colega está seguindo a mesma lógica de pensamento de Bia? Por quê?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia a aprendizagem da aula e exemplifique os conceitos trabalhados através das multiplicações expostas.

Propósito: Encerrar a aula, sintetizando os conceitos trabalhados.

Discuta com a turma:

  • E se multiplicarmos um número por 50, que algarismo teremos na ordem da unidade ?

Sugestão de leitura: No trabalho com alguns conteúdos da Matemática, uma opção para facilitar o entendimento da turma é incentivar os alunos a utilizarem a memorização e o cálculo como estratégias de resolução. Leia o artigo da Revista Nova Escola, que fala sobre a importância da memorização para chegar ao cálculo mental, além de mencionar o trabalho com algumas propriedades, facilitando inclusive o trabalho com a tabuada. BIBIANO(2009).

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Entregue a atividade impressa aos alunos. Como na impressão as cores não estarão destacadas, você pode pedir que os alunos pintem as linhas de acordo com as cores, conforme visualizado no slide. Dê um tempo para que façam a leitura, interpretação e resolução da atividade.

Propósito: Avaliar se o aluno atingiu o objetivo proposto para esta aula.

Discuta com a turma:

  • Além da adição, qual a outra forma de resolver uma soma de quantidades iguais?
  • É possível definir a pontuação total dos times sem considerar os três últimos times? Por quê?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Suzane Aline Proceke Maiorki

Mentor: Paulo César da Silva Rocha

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim

Habilidade da BNCC

(EF03MA10) Identificar regularidades em sequências ordenadas de números naturais, resultantes da realização de adições ou subtrações sucessivas, por um  mesmo número, descrever uma regra de formação da sequência e determinar elementos faltantes ou seguintes.

Objetivos específicos

  • Reconhecer as regularidades presentes nas multiplicações com o zero.
  • Efetuar multiplicações que envolvem o zero como elemento nulo, antecipando resultados.

Conceitos-chaves

  • Padrões de regularidade do zero como elemento nulo da multiplicação.



Recursos necessários

  • Data-show;
  • Arquivo com slides da apresentação da aula para os alunos;
  • Atividades impressas;
  • Lápis, borracha, quadro, giz;

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Deixe que os alunos leiam a questão apresentada e levantem suas hipóteses de resolução. Eles podem resolver mentalmente ou fazer registros de formas variadas. Após as conclusões, questione os alunos sobre o resultado obtido e apresente a resolução no quadro. Após as discussões com a turma sobre o zero na multiplicação, você pode mostrar que qualquer fator que esteja sendo multiplicado por zero terá zero como resultado final.

Resolução: Qualquer fator multiplicado por zero terá zero como resultado. Exemplos: 1520 X 0 = 0, 132 X 0 = 0, 5860 X 0 = 0, etc.

Propósito: Verificar os conhecimentos prévios da turma acerca de situações que envolvem o zero em operações de multiplicação.

Discuta com a turma:

  • A que resultado você chegou?
  • Me diga outra multiplicação que tenha o mesmo resultado!

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4, 5 e 6)

Orientação: Deixe que os alunos leiam o enunciado da atividade e discutam com os colegas sobre a sentença apresentada. Apresente as sentenças supostamente criadas pelos alunos e peça que a turma verifique se estas sentenças estão corretas, efetuando as multiplicações para confirmar se os resultados têm relação de igualdade. As crianças devem perceber que, as duas primeiras sentenças, tratam-se de multiplicações que terão zero como resultado e, a terceira, as duas multiplicações também apresentam algarismos multiplicados por zero, porém o resultado final não será zero.

Propósito: Reforçar a questão do zero como elemento nulo nas multiplicações, compreendido como um padrão de regularidade.

Discuta com a turma:

  • Qual seria o resultado de cada multiplicação que a professora anotou no quadro?
  • Qual a relação entre esses resultados?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4, 5 e 6)

Orientação: Deixe que os alunos leiam o enunciado da atividade e discutam com os colegas sobre a sentença apresentada. Apresente as sentenças supostamente criadas pelos alunos e peça que a turma verifique se estas sentenças estão corretas, efetuando as multiplicações para confirmar se os resultados têm relação de igualdade. As crianças devem perceber que, as duas primeiras sentenças, tratam-se de multiplicações que terão zero como resultado e, a terceira, as duas multiplicações também apresentam algarismos multiplicados por zero, porém o resultado final não será zero.

Propósito: Reforçar a questão do zero como elemento nulo nas multiplicações, compreendido como um padrão de regularidade.

Discuta com a turma:

  • Que padrões podemos encontrar nas sentenças criadas pelos alunos?
  • Alguém resolveria as multiplicações de Bia de alguma outra maneira?? Explique como!

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4, 5 e 6)

Orientação: Deixe que os alunos leiam o enunciado da atividade e discutam com os colegas sobre a sentença apresentada. Apresente as sentenças supostamente criadas pelos alunos e peça que a turma verifique se estas sentenças estão corretas, efetuando as multiplicações para confirmar se os resultados têm relação de igualdade. As crianças devem perceber que, as duas primeiras sentenças, tratam-se de multiplicações que terão zero como resultado e, a terceira, as duas multiplicações também apresentam algarismos multiplicados por zero, porém o resultado final não será zero.

Propósito: Reforçar a questão do zero como elemento nulo nas multiplicações, compreendido como um padrão de regularidade.

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 7, 8 e 9)

Orientação: Verifique as multiplicações que as crianças escreveram e peça que digam quais foram para que você vá registrando-as no quadro. Dessa forma, a turma pode ir acompanhando o raciocínio dos colegas e pode ser feita uma discussão, verificando se as igualdades estão corretas. Questione a turma sobre a lógica utilizada nas multiplicações escritas por Bia e verifique com eles se uma de suas multiplicações segue a mesma lógica.

Propósito: Proporcionar a reflexão sobre o padrão de regularidade que ocorre em todas as multiplicações envolvendo o zero como elemento nulo.

Discuta com a turma:

  • Quais multiplicações vocês escreveram?
  • O que todas elas têm em comum?
  • Alguém consegue me explicar de que forma Bia pensou ao escrever suas multiplicações?
  • Esta multiplicação do colega está seguindo a mesma lógica de pensamento de Bia? Por quê?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 7, 8 e 9)

Orientação: Verifique as multiplicações que as crianças escreveram e peça que digam quais foram para que você vá registrando-as no quadro. Dessa forma, a turma pode ir acompanhando o raciocínio dos colegas e pode ser feita uma discussão, verificando se as igualdades estão corretas. Questione a turma sobre a lógica utilizada nas multiplicações escritas por Bia e verifique com eles se uma de suas multiplicações segue a mesma lógica.

Propósito: Proporcionar a reflexão sobre o padrão de regularidade que ocorre em todas as multiplicações envolvendo o zero como elemento nulo.

Discuta com a turma:

  • Quais multiplicações vocês escreveram?
  • O que todas elas têm em comum?
  • Alguém consegue me explicar de que forma Bia pensou ao escrever suas multiplicações?
  • Esta multiplicação do colega está seguindo a mesma lógica de pensamento de Bia? Por quê?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 7, 8 e 9)

Orientação: Verifique as multiplicações que as crianças escreveram e peça que digam quais foram para que você vá registrando-as no quadro. Dessa forma, a turma pode ir acompanhando o raciocínio dos colegas e pode ser feita uma discussão, verificando se as igualdades estão corretas. Questione a turma sobre a lógica utilizada nas multiplicações escritas por Bia e verifique com eles se uma de suas multiplicações segue a mesma lógica.

Propósito: Proporcionar a reflexão sobre o padrão de regularidade que ocorre em todas as multiplicações envolvendo o zero como elemento nulo.

Discuta com a turma:

  • Quais multiplicações vocês escreveram?
  • O que todas elas têm em comum?
  • Alguém consegue me explicar de que forma Bia pensou ao escrever suas multiplicações?
  • Esta multiplicação do colega está seguindo a mesma lógica de pensamento de Bia? Por quê?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia a aprendizagem da aula e exemplifique os conceitos trabalhados através das multiplicações expostas.

Propósito: Encerrar a aula, sintetizando os conceitos trabalhados.

Discuta com a turma:

  • E se multiplicarmos um número por 50, que algarismo teremos na ordem da unidade ?

Sugestão de leitura: No trabalho com alguns conteúdos da Matemática, uma opção para facilitar o entendimento da turma é incentivar os alunos a utilizarem a memorização e o cálculo como estratégias de resolução. Leia o artigo da Revista Nova Escola, que fala sobre a importância da memorização para chegar ao cálculo mental, além de mencionar o trabalho com algumas propriedades, facilitando inclusive o trabalho com a tabuada. BIBIANO(2009).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Entregue a atividade impressa aos alunos. Como na impressão as cores não estarão destacadas, você pode pedir que os alunos pintem as linhas de acordo com as cores, conforme visualizado no slide. Dê um tempo para que façam a leitura, interpretação e resolução da atividade.

Propósito: Avaliar se o aluno atingiu o objetivo proposto para esta aula.

Discuta com a turma:

  • Além da adição, qual a outra forma de resolver uma soma de quantidades iguais?
  • É possível definir a pontuação total dos times sem considerar os três últimos times? Por quê?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

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