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Plano de aula > Matemática > 4º ano > Números

Plano de aula - Estratégias de cálculo - Multiplicação

Plano de aula de matemática com atividades para 4 do Fundamental sobre utilizar as ideias da multiplicação para ampliar estratégias de cálculo.

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Isabel Cossalter

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Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Isabel Cossalter

Mentor: Elisa Greenhalgh Vilalta

Especialista de área: Luciana Tenuta

Habilidade da BNCC

EF04MA04 - Utilizar as relações entre adição e subtração, bem como entre multiplicação e divisão, para ampliar as estratégias de cálculo.

EF04MA05 - Utilizar as propriedades das operações para desenvolver estratégias de cálculo.

Objetivos específicos

Utilizar as ideias da multiplicação para ampliar estratégias de cálculo.

Conceito-chave

Diferentes estratégias para resolver multiplicações.

Recursos necessários

  • Lápis,
  • borracha,
  • caderno.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Rever as ideias da multiplicação.

Orientação: Peça que os alunos observem as ilustrações do slide e digam o que estão vendo. Faça uma leitura pausada do problema com os alunos ou peça que um dos alunos leia para os colegas. Discuta com a turma fazendo um levantamento prévio da compreensão dos alunos acerca do problema e das operações que podem ser utilizadas para resolvê-lo. Peça que os alunos discutam e que possam ir até o quadro para mostrar como ele poderia ser resolvido. Nesse momento a discussão oral da resolução é muito importante para a sequência do plano.

Discuta com a turma:

  • Como podemos resolver esse problema?
  • Esse problema pode ser resolvido pela adição? Como?
  • E pela multiplicação? Como?
  • A multiplicação pode facilitar esse cálculo? Por quê?

Resolução:

  • Esse problema pode ser resolvido pela adição? Como? (6 + 6 + 6 = 18)
  • E pela multiplicação? Como? (3 x 6 = 18)

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Rever as ideias e termos da multiplicação.

Orientação: Peça a um aluno que faça a leitura ou leia a fala da menina para as crianças. Relembre os termos da multiplicação. Questione a importância de sabermos os nomes de cada um deles e como podemos utilizá-los para resolver uma operação.

Discuta com a turma:

  • A multiplicação torna mais fácil o cálculo quando temos que somar uma quantidade grande de parcelas iguais? Por quê?
  • Quais são os termos da multiplicação?
  • Amanda pode inverter a posição do multiplicador e do multiplicando proposta no slide? Em vez de 12 x 4, ela pode multiplicar 4 x 12? Quem se lembra da propriedade comutativa da multiplicação? Essa propriedade diz que a ordem dos fatores não altera o produto.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos.

Propósito: Ampliar as estratégias de cálculo não convencionais da multiplicação.

Orientação: Leia com a turma ou peça que um dos alunos leia o texto do slide. Verifique se todos compreenderam a fala de Cauê e aproveite a breve discussão a seguir para levantar hipóteses com as crianças. É importante que os alunos levantem hipótese sobre o uso e as ideias que a multiplicação pode trazer. Prepare a turma para a situação que virá a seguir.

Discuta com a turma:

  • Como será que a classe de Cauê resolveu o problema?
  • Alguém conhece alguma forma de fazer cálculo de multiplicação sem conta armada?
  • Em quais situações do nosso dia a dia podemos fazer esse tipo de cálculo?

Materiais complementares

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos.

Propósito: Ampliar as estratégias de cálculo não convencionais da multiplicação.

Orientação: Leia com a turma ou peça que um dos alunos leia em voz alta o problema. Certifique-se de que todos compreenderam o que foi proposto no enunciado. Pergunte se entenderam quais dados do problema indicam a operação que deve ser realizada. Mostre que nessa situação temos que somar quantidades iguais, ou seja, 8 limões, 32 vezes.

Peça que se reúnam em duplas ou trios e encontrem formas não convencionais de resolver o cálculo. Circule pela sala para que possa verificar as hipóteses testadas pelos alunos e as estratégias de cálculo utilizadas. Incentive os alunos a se arriscarem na busca do resultado e tente motivar os que se mostrarem mais tímidos a ajudar os colegas.

Após 5 minutos, socialize as estratégias usadas pelos grupos. Peça que as crianças escrevam no quadro ou em painel as soluções que encontraram e registre os nomes dos autores de cada procedimento apresentado.

Discuta com a turma:

  • Que operações foram utilizadas para resolver o problema?
  • Há uma só forma de resolvê-lo?
  • Existem outras alternativas?
  • Você consegue resolver essa operação sem “armar” o cálculo? Como podemos fazer isso?
  • Você e seu grupo resolveram a operação da mesma forma? Como seus colegas resolveram a operação?
  • Vocês conseguiram chegar a um acordo para resolver a operação?
  • Quantas estratégias para calcular a multiplicação foram apresentadas?
  • Todos os grupos chegaram aos mesmos resultados?
  • Quem quer vir ao quadro para mostrar como resolveu?
  • Explique para seus colega como você resolveu o problema.
  • Você consegue explicar como seu colega resolveu o problema?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos.

Orientação: Enfatize o esforço de todos os alunos na resolução da atividade, explore as estratégias de cálculo e as hipóteses apresentadas pelo grupo. Esse é um momento bastante importante, pois permite que possam compartilhar as maneiras como pensaram e desperta a atenção para possibilidades não consideradas inicialmente.

Peça que as crianças escrevam a solução do problema no quadro ou em um painel e registre a autoria de cada uma delas.

Na medida em que for socializando as estratégias que deram certo, ajude-os a perceberem onde erraram e de que modo poderão proceder na próxima vez. Mostre os slides a seguir, peça que comparem com as soluções apresentadas pelo grupo e se é ou não uma estratégia eficiente.

Propósito: Ampliar as estratégias de cálculo não convencionais da multiplicação.

Discuta com a turma:

  • Houve algum resultado diferente na resolução do cálculo? Por que isso ocorreu? Alguma falha no domínio da tabuada? Falha na soma entre os fatores? Erro no registro de algum algarismo?
  • Qual das estratégias apresentadas foi mais fácil de entender? Por quê?
  • Das estratégias discutidas aqui, há alguma mais rápida do que a outra? Por quê?
  • É importante saber as tabuadas realizar cálculos como esse?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos.

Orientação: Enfatize o esforço de todos os alunos na resolução da atividade, explore as estratégias de cálculo e as hipóteses apresentadas pelo grupo. Esse é um momento bastante importante, pois permite que possam compartilhar as maneiras como pensaram e desperta a atenção para possibilidades não consideradas inicialmente.

Peça que as crianças escrevam a solução do problema no quadro ou em um painel e registre a autoria de cada uma delas.

Na medida em que for socializando as estratégias que deram certo, ajude-os a perceberem onde erraram e de que modo poderão proceder na próxima vez. Mostre os slides a seguir, peça que comparem com as soluções apresentadas pelo grupo e se é ou não uma estratégia eficiente.

Propósito: Ampliar as estratégias de cálculo não convencionais da multiplicação.

Discuta com a turma:

  • Houve algum resultado diferente na resolução do cálculo? Por que isso ocorreu? Alguma falha no domínio da tabuada? Falha na soma entre os fatores? Erro no registro de algum algarismo?
  • Qual das estratégias apresentadas foi mais fácil de entender? Por quê?
  • Das estratégias discutidas aqui, há alguma mais rápida do que a outra? Por quê?
  • É importante saber as tabuadas realizar cálculos como esse?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos.

Orientação: Enfatize o esforço de todos os alunos na resolução da atividade, explore as estratégias de cálculo e as hipóteses apresentadas pelo grupo. Esse é um momento bastante importante, pois permite que possam compartilhar as maneiras como pensaram e desperta a atenção para possibilidades não consideradas inicialmente.

Peça que as crianças escrevam a solução do problema no quadro ou em um painel e registre a autoria de cada uma delas.

Na medida em que for socializando as estratégias que deram certo, ajude-os a perceberem onde erraram e de que modo poderão proceder na próxima vez. Mostre os slides a seguir, peça que comparem com as soluções apresentadas pelo grupo e se é ou não uma estratégia eficiente.

Propósito: Ampliar as estratégias de cálculo não convencionais da multiplicação.

Discuta com a turma:

  • Houve algum resultado diferente na resolução do cálculo? Por que isso ocorreu? Alguma falha no domínio da tabuada? Falha na soma entre os fatores? Erro no registro de algum algarismo?
  • Qual das estratégias apresentadas foi mais fácil de entender? Por quê?
  • Das estratégias discutidas aqui, há alguma mais rápida do que a outra? Por quê?
  • É importante saber as tabuadas realizar cálculos como esse?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Faça uma leitura compartilhada do slide com os alunos.

Propósito: Rever e organizar as estratégias não convencionais da multiplicação trabalhadas na aula.

Discuta com a turma:

  • O que nós aprendemos na aula de hoje e que ainda não sabíamos?
  • Você aprendeu alguma palavra nova hoje? Como você poderia usá-la?
  • O que se manteve da forma como você pensava? O que mudou?
  • Do que aprendemos, o que pode ser mais útil para realizar cálculos no dia a dia?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 10 minutos.

Orientação: Entregue a cada aluno a tirinha de papel com a atividade a ser feita. Peça que resolvam as multiplicações individualmente e circule pela classe verificando os procedimentos adotados. Se necessário, faça perguntas para ajudá-los a perceberem a relação entre as multiplicações. Após seis minutos inicie a correção coletiva e a socialização das estratégias de cálculo.

Propósito: Auxiliar os alunos a perceberem que há várias estratégias que podem ser utilizadas na resolução das multiplicações.

Discuta com a turma:

  • Há alguma relação entre os números apresentados?
  • Como a relação entre dois números pode auxiliar o cálculo da multiplicação?
  • Que estratégia de multiplicação é a sua preferida? Justifique sua resposta.
  • Há uma forma mais prática de resolver todas as multiplicações?
  • Quais foram seus pontos fortes e fracos nessa aula?
  • Como você poderia melhorar seu desempenho?

Materiais complementares

Atividade complementar

Atividade Raio X

Resolução da atividade complementar

Resolução do Raio X

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Isabel Cossalter

Mentor: Elisa Greenhalgh Vilalta

Especialista de área: Luciana Tenuta

Habilidade da BNCC

EF04MA04 - Utilizar as relações entre adição e subtração, bem como entre multiplicação e divisão, para ampliar as estratégias de cálculo.

EF04MA05 - Utilizar as propriedades das operações para desenvolver estratégias de cálculo.

Objetivos específicos

Utilizar as ideias da multiplicação para ampliar estratégias de cálculo.

Conceito-chave

Diferentes estratégias para resolver multiplicações.

Recursos necessários

  • Lápis,
  • borracha,
  • caderno.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Rever as ideias da multiplicação.

Orientação: Peça que os alunos observem as ilustrações do slide e digam o que estão vendo. Faça uma leitura pausada do problema com os alunos ou peça que um dos alunos leia para os colegas. Discuta com a turma fazendo um levantamento prévio da compreensão dos alunos acerca do problema e das operações que podem ser utilizadas para resolvê-lo. Peça que os alunos discutam e que possam ir até o quadro para mostrar como ele poderia ser resolvido. Nesse momento a discussão oral da resolução é muito importante para a sequência do plano.

Discuta com a turma:

  • Como podemos resolver esse problema?
  • Esse problema pode ser resolvido pela adição? Como?
  • E pela multiplicação? Como?
  • A multiplicação pode facilitar esse cálculo? Por quê?

Resolução:

  • Esse problema pode ser resolvido pela adição? Como? (6 + 6 + 6 = 18)
  • E pela multiplicação? Como? (3 x 6 = 18)
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Rever as ideias e termos da multiplicação.

Orientação: Peça a um aluno que faça a leitura ou leia a fala da menina para as crianças. Relembre os termos da multiplicação. Questione a importância de sabermos os nomes de cada um deles e como podemos utilizá-los para resolver uma operação.

Discuta com a turma:

  • A multiplicação torna mais fácil o cálculo quando temos que somar uma quantidade grande de parcelas iguais? Por quê?
  • Quais são os termos da multiplicação?
  • Amanda pode inverter a posição do multiplicador e do multiplicando proposta no slide? Em vez de 12 x 4, ela pode multiplicar 4 x 12? Quem se lembra da propriedade comutativa da multiplicação? Essa propriedade diz que a ordem dos fatores não altera o produto.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos.

Propósito: Ampliar as estratégias de cálculo não convencionais da multiplicação.

Orientação: Leia com a turma ou peça que um dos alunos leia o texto do slide. Verifique se todos compreenderam a fala de Cauê e aproveite a breve discussão a seguir para levantar hipóteses com as crianças. É importante que os alunos levantem hipótese sobre o uso e as ideias que a multiplicação pode trazer. Prepare a turma para a situação que virá a seguir.

Discuta com a turma:

  • Como será que a classe de Cauê resolveu o problema?
  • Alguém conhece alguma forma de fazer cálculo de multiplicação sem conta armada?
  • Em quais situações do nosso dia a dia podemos fazer esse tipo de cálculo?

Materiais complementares

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos.

Propósito: Ampliar as estratégias de cálculo não convencionais da multiplicação.

Orientação: Leia com a turma ou peça que um dos alunos leia em voz alta o problema. Certifique-se de que todos compreenderam o que foi proposto no enunciado. Pergunte se entenderam quais dados do problema indicam a operação que deve ser realizada. Mostre que nessa situação temos que somar quantidades iguais, ou seja, 8 limões, 32 vezes.

Peça que se reúnam em duplas ou trios e encontrem formas não convencionais de resolver o cálculo. Circule pela sala para que possa verificar as hipóteses testadas pelos alunos e as estratégias de cálculo utilizadas. Incentive os alunos a se arriscarem na busca do resultado e tente motivar os que se mostrarem mais tímidos a ajudar os colegas.

Após 5 minutos, socialize as estratégias usadas pelos grupos. Peça que as crianças escrevam no quadro ou em painel as soluções que encontraram e registre os nomes dos autores de cada procedimento apresentado.

Discuta com a turma:

  • Que operações foram utilizadas para resolver o problema?
  • Há uma só forma de resolvê-lo?
  • Existem outras alternativas?
  • Você consegue resolver essa operação sem “armar” o cálculo? Como podemos fazer isso?
  • Você e seu grupo resolveram a operação da mesma forma? Como seus colegas resolveram a operação?
  • Vocês conseguiram chegar a um acordo para resolver a operação?
  • Quantas estratégias para calcular a multiplicação foram apresentadas?
  • Todos os grupos chegaram aos mesmos resultados?
  • Quem quer vir ao quadro para mostrar como resolveu?
  • Explique para seus colega como você resolveu o problema.
  • Você consegue explicar como seu colega resolveu o problema?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos.

Orientação: Enfatize o esforço de todos os alunos na resolução da atividade, explore as estratégias de cálculo e as hipóteses apresentadas pelo grupo. Esse é um momento bastante importante, pois permite que possam compartilhar as maneiras como pensaram e desperta a atenção para possibilidades não consideradas inicialmente.

Peça que as crianças escrevam a solução do problema no quadro ou em um painel e registre a autoria de cada uma delas.

Na medida em que for socializando as estratégias que deram certo, ajude-os a perceberem onde erraram e de que modo poderão proceder na próxima vez. Mostre os slides a seguir, peça que comparem com as soluções apresentadas pelo grupo e se é ou não uma estratégia eficiente.

Propósito: Ampliar as estratégias de cálculo não convencionais da multiplicação.

Discuta com a turma:

  • Houve algum resultado diferente na resolução do cálculo? Por que isso ocorreu? Alguma falha no domínio da tabuada? Falha na soma entre os fatores? Erro no registro de algum algarismo?
  • Qual das estratégias apresentadas foi mais fácil de entender? Por quê?
  • Das estratégias discutidas aqui, há alguma mais rápida do que a outra? Por quê?
  • É importante saber as tabuadas realizar cálculos como esse?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos.

Orientação: Enfatize o esforço de todos os alunos na resolução da atividade, explore as estratégias de cálculo e as hipóteses apresentadas pelo grupo. Esse é um momento bastante importante, pois permite que possam compartilhar as maneiras como pensaram e desperta a atenção para possibilidades não consideradas inicialmente.

Peça que as crianças escrevam a solução do problema no quadro ou em um painel e registre a autoria de cada uma delas.

Na medida em que for socializando as estratégias que deram certo, ajude-os a perceberem onde erraram e de que modo poderão proceder na próxima vez. Mostre os slides a seguir, peça que comparem com as soluções apresentadas pelo grupo e se é ou não uma estratégia eficiente.

Propósito: Ampliar as estratégias de cálculo não convencionais da multiplicação.

Discuta com a turma:

  • Houve algum resultado diferente na resolução do cálculo? Por que isso ocorreu? Alguma falha no domínio da tabuada? Falha na soma entre os fatores? Erro no registro de algum algarismo?
  • Qual das estratégias apresentadas foi mais fácil de entender? Por quê?
  • Das estratégias discutidas aqui, há alguma mais rápida do que a outra? Por quê?
  • É importante saber as tabuadas realizar cálculos como esse?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos.

Orientação: Enfatize o esforço de todos os alunos na resolução da atividade, explore as estratégias de cálculo e as hipóteses apresentadas pelo grupo. Esse é um momento bastante importante, pois permite que possam compartilhar as maneiras como pensaram e desperta a atenção para possibilidades não consideradas inicialmente.

Peça que as crianças escrevam a solução do problema no quadro ou em um painel e registre a autoria de cada uma delas.

Na medida em que for socializando as estratégias que deram certo, ajude-os a perceberem onde erraram e de que modo poderão proceder na próxima vez. Mostre os slides a seguir, peça que comparem com as soluções apresentadas pelo grupo e se é ou não uma estratégia eficiente.

Propósito: Ampliar as estratégias de cálculo não convencionais da multiplicação.

Discuta com a turma:

  • Houve algum resultado diferente na resolução do cálculo? Por que isso ocorreu? Alguma falha no domínio da tabuada? Falha na soma entre os fatores? Erro no registro de algum algarismo?
  • Qual das estratégias apresentadas foi mais fácil de entender? Por quê?
  • Das estratégias discutidas aqui, há alguma mais rápida do que a outra? Por quê?
  • É importante saber as tabuadas realizar cálculos como esse?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Faça uma leitura compartilhada do slide com os alunos.

Propósito: Rever e organizar as estratégias não convencionais da multiplicação trabalhadas na aula.

Discuta com a turma:

  • O que nós aprendemos na aula de hoje e que ainda não sabíamos?
  • Você aprendeu alguma palavra nova hoje? Como você poderia usá-la?
  • O que se manteve da forma como você pensava? O que mudou?
  • Do que aprendemos, o que pode ser mais útil para realizar cálculos no dia a dia?
Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 10 minutos.

Orientação: Entregue a cada aluno a tirinha de papel com a atividade a ser feita. Peça que resolvam as multiplicações individualmente e circule pela classe verificando os procedimentos adotados. Se necessário, faça perguntas para ajudá-los a perceberem a relação entre as multiplicações. Após seis minutos inicie a correção coletiva e a socialização das estratégias de cálculo.

Propósito: Auxiliar os alunos a perceberem que há várias estratégias que podem ser utilizadas na resolução das multiplicações.

Discuta com a turma:

  • Há alguma relação entre os números apresentados?
  • Como a relação entre dois números pode auxiliar o cálculo da multiplicação?
  • Que estratégia de multiplicação é a sua preferida? Justifique sua resposta.
  • Há uma forma mais prática de resolver todas as multiplicações?
  • Quais foram seus pontos fortes e fracos nessa aula?
  • Como você poderia melhorar seu desempenho?

Materiais complementares

Atividade complementar

Atividade Raio X

Resolução da atividade complementar

Resolução do Raio X

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