Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Keila Cristina de Araújo Reis
Mentor: Maria Lydia Mello
Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF01MA07)- Compor e decompor números de até duas ordens, por meio de diferentes adições, com o suporte de material manipulável, contribuindo para a compreensão de características do sistema de numeração decimal e o desenvolvimento de estratégias de cálculo. Problemas envolvendo diferentes significados da adição e da subtração (juntar, acrescentar, separar, retirar).
(EF01MA08)- Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até dois algarismos, com os significados de juntar, acrescentar, separar e retirar, com o suporte de imagens e/ou material manipulável, utilizando estratégias e formas de registro pessoais.
Objetivos específicos
- Resolver problemas envolvendo as ideias de comparar, retirar e completar.
- Refletir sobre a escrita subtrativa.
- Resolver problemas, fazendo uso da escrita subtrativa.
Conceito-chave
Conceito de subtração, ideias de retirar, completar e comparar, escrita subtrativa.
Recursos necessários:
Atividades impressas, folhas A4, papel pardo ou cartolinas para cartaz, data show para projeção de slides.
Tempo sugerido: 2 minutos,
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Possibilite um momento de leitura e interpretação da música “Sítio do seu Lobato”. Deixe-os apreciá-la seja assistindo
vídeos no Youtube (Bob Zoom, Galinha Pintadinha, Eliana, etc.) ou somente por meio da escuta. Cante várias vezes com as crianças, acrescentando na letra outros animais.
Propósito: Resolver problemas de subtração com uma das partes desconhecida.
Materiais complementares:
Aquecimento
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: No aquecimento aproveite para retomar a escrita subtrativa e explorar as informações do problema, as partes conhecidas, as desconhecidas e a resposta. Proponha que resolvam em grupo ou em duplas, assim poderão ampliar a discussão e até mesmo a reflexão sobre a situação.
Propósito: Resolver problemas de subtração com uma das partes desconhecida.
Atividade
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Professor(a), buscamos trazer três situações, explorando o contexto da música “Sítio do seu Lobato”, no intuito de que as crianças mobilizem as ideias de retirar, comparar e completar ao resolvê-los, ampliando a construção do conceito da subtração. Para solucionar o problema das vacas as crianças precisarão comparar as de corte com as leiteiras. Se possível, enriqueça o diálogo com as crianças trazendo algumas curiosidades sobre o gado e o tipo de cuidados com cada um.
Propósito: Resolver problemas de subtração que envolvem as ideias de retirar, completar e comparar.
Materiais Complementares:
Atividade
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Nesta situação a criança precisará completar a quantidade de galinhas ou retirar para chegar ao resultado. É importante permitir vários caminhos de resolução, inclusive que argumentem seu processo de construção do pensamento.
Propósito: Resolver problemas de subtração que envolvem as ideias de retirar, completar e comparar.
Atividade
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Essa situação de subtração apresenta uma das partes desconhecida. É necessário que a criança perceba que já existe um total, mas falta descobrir quantos foram vendidos. Trabalhar problemas com várias estruturas amplia as possibilidades de análise da criança, que nessa situação pode representar sua ideia por meio da operação 28 – 12= 16, 28 – 16= 12 ou mesmo 12 +16 = 28.
Propósito: Resolver problemas de subtração que envolvem as ideias de retirar, completar e comparar.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Professor(a), a criança precisa perceber que para resolver a situação é necessário comparar, porém na simulação o que ocorreu foi que Bia juntou as partes apresentadas no problema. Indague-os sobre a resolução de Bia e provoque-os a argumentar sobre o procedimento utilizado.
Propósito: Discutir sobre erros e dificuldades apresentadas nas resoluções.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Nessa situação, o procedimento de Vitor não estava errado, mas levou um tempo maior para ser resolvido. O importante nesse caso é valorizar todos os tipos de resolução que as crianças apresentarem, mas mostrar que há outros caminhos. Eles irão acabar percebendo que algumas estratégias são mais rápidas e mais práticas que outras.
Propósito: Discutir sobre erros e dificuldades apresentadas nas resoluções.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: As escritas subtrativas de Marina e Alice estão corretas e demonstram os esquemas de pensamento e significações que cada uma realizou. Portanto, discuta com as crianças as representações que surgirem na resolução da atividade, permita o compartilhamento, a verbalização e a comunicação dos esquemas elaborados.
Propósito: Discutir sobre erros e dificuldades apresentadas nas resoluções.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: No encerramento da aula procure retomar as atividades realizadas e o conceito de subtração desenvolvido. Dê um espaço para que as crianças avaliem a aula.
Propósito: Refletir sobre as experiências vivenciadas na aula.
Raio X
Tempo estimado: 5 minutos
Orientações: Essa situação o ajudará a perceber qual representação mental a criança estará realizando. Ela poderá representar 18- 5 = 13, 18 - 13 = 5, 5 + 13 = 18 ou usar de outras estratégias, desenhos, símbolos.
Propósito: Resolver um problema de subtração, refletindo sobre a escrita subtrativa.
Materiais complementares: