Plano de Aula

Plano de aula: Construindo o conceito da subtração

Plano 3 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Problemas de adição e subtração

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Keila Cristina de Araújo Reis

Mentor: Maria Lydia Mello

Revisor Pedagógico: Eliane Zanin

Especialista: Luciana Tenuta

Habilidade da BNCC

(EF01MA07)-  Compor e decompor números de até duas ordens, por meio de diferentes adições, com o suporte de material manipulável, contribuindo para a compreensão de características do sistema de numeração decimal e o desenvolvimento de estratégias de cálculo. Problemas envolvendo diferentes significados da adição e da subtração (juntar, acrescentar, separar, retirar).

(EF01MA08)- Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até dois algarismos, com os significados de juntar, acrescentar, separar e retirar, com o suporte de imagens e/ou material manipulável, utilizando estratégias e formas de registro pessoais.

Objetivos específicos

  • Compreender as regras do jogo “Desmonte 30”, retomando os conhecimentos prévios das crianças sobre contagem e quantificação;

  • Resolver situações-problema advindas do jogo, como contexto de problematização, sistematizando os conceitos de retirar, completar e comparar;
  • Utilizar procedimentos próprios de resolução envolvendo os conceitos de retirar, comparar e completar.

Conceito-chave

Retirar, completar e comparar.

Recursos necessários

  • Cartas do jogo impressas, ou confeccionadas com as crianças;
  • 120 palitos;
  • Regras do jogo, atividades de registro, atividade principal e raio X impressas;
  • Data show para projeção dos slides ( opcional).  

Habilidades BNCC:

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula

Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos,
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA