Plano de Aula

Plano de aula: A adição e suas diferentes ideias

Plano 2 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Problemas de adição e subtração

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Keila Cristina de Araújo Reis

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista: Luciana Tenuta

Habilidade da BNCC

(EF01MA07)-  Compor e decompor números de até duas ordens, por meio de diferentes adições, com o suporte de material manipulável, contribuindo para a compreensão de características do sistema de numeração decimal e o desenvolvimento de estratégias de cálculo. Problemas envolvendo diferentes significados da adição e da subtração (juntar, acrescentar, separar, retirar)

(EF01MA08)- Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até dois algarismos, com os significados de juntar, acrescentar, separar e retirar, com o suporte de imagens e/ou material manipulável, utilizando estratégias e formas de registro pessoais.

Objetivos específicos

  • Retomar contagens, reconhecimento de algarismos e adições de quantidades;
  • Resolver situações-problema, envolvendo os conceitos de juntar e acrescentar por meio de registros de representação pessoal;
  • Comparar e validar procedimentos de resolução.

Conceito-chave

Juntar e acrescentar.

Recursos necessários

  • Atividades impressas;
  • Uma caixa matemática para cada grupo, com tampinhas de refrigerantes, nas cores azul e vermelho;
  • Datashow (opcional).

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

  • Retomar contagens, reconhecimento de algarismos e adições de quantidades;
  • Resolver situações-problema, envolvendo os conceitos de juntar e acrescentar por meio de registros de representação pessoal;
  • Comparar e validar procedimentos de resolução.

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Um novo aliado para Professores Alfabetizadores

Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento

ACESSAR AGORA