Plano de Aula

Plano de aula: Refletindo sobre a escrita subtrativa

Plano 7 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Problemas de adição e subtração

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Keila Cristina de Araújo Reis

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF01MA07)-  Compor e decompor números de até duas ordens, por meio de diferentes adições, com o suporte de material manipulável, contribuindo para a compreensão de características do sistema de numeração decimal e o desenvolvimento de estratégias de cálculo. Problemas envolvendo diferentes significados da adição e da subtração (juntar, acrescentar, separar, retirar).

(EF01MA08)- Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até dois algarismos, com os significados de juntar, acrescentar, separar e retirar, com o suporte de imagens e/ou material manipulável, utilizando estratégias e formas de registro pessoais.

Objetivos específicos

  • Compreender o sinal da subtração e a relação com as ideias de retirar, comparar e completar;

  • Compreender a escrita subtrativa a partir da experiência com o jogo Trilha da Subtração;
  • Ampliar a compreensão acerca da escrita subtrativa;
  • Sistematizar o conceito da subtração e as ideias de retirar, comparar e completar.

Conceito-chave

Conceito da subtração e as ideias de retirar, completar e comparar.

Recursos necessários

Trilhas impressas, regras impressas, marcadores de cores diferentes para cada dupla, um dado com números ou quantidades para cada dupla, data show para projeção dos slides.






Habilidades BNCC: