Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Refletindo sobre a escrita subtrativa
Plano 7 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Problemas de adição e subtração
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Keila Cristina de Araújo Reis
Mentor: Maria Lydia Mello
Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF01MA07)- Compor e decompor números de até duas ordens, por meio de diferentes adições, com o suporte de material manipulável, contribuindo para a compreensão de características do sistema de numeração decimal e o desenvolvimento de estratégias de cálculo. Problemas envolvendo diferentes significados da adição e da subtração (juntar, acrescentar, separar, retirar).
(EF01MA08)- Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até dois algarismos, com os significados de juntar, acrescentar, separar e retirar, com o suporte de imagens e/ou material manipulável, utilizando estratégias e formas de registro pessoais.
Objetivos específicos
- Compreender o sinal da subtração e a relação com as ideias de retirar, comparar e completar;
- Compreender a escrita subtrativa a partir da experiência com o jogo Trilha da Subtração;
- Ampliar a compreensão acerca da escrita subtrativa;
- Sistematizar o conceito da subtração e as ideias de retirar, comparar e completar.
Conceito-chave
Conceito da subtração e as ideias de retirar, completar e comparar.
Recursos necessários
Trilhas impressas, regras impressas, marcadores de cores diferentes para cada dupla, um dado com números ou quantidades para cada dupla, data show para projeção dos slides.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA