Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Projete este slide ou imprima a atividade para os alunos. Explore as imagens e questione-os quanto a quantidade de peças que estavam no varal e quantas sobraram. Faça perguntas. O esperado é que eles percebam a ideia de subtração e desenvolvam a escrita matemática envolvida.
Propósito: Introduzir a ideia da subtração: retirar.
Discuta com a turma:
- Quantas peças aparecem no primeiro varal?
- Quantas aparecem no outro varal?
- Quantas foram retiradas?
- Como podemos representar essa sentença matemática?
Materiais complementares para impressão:
Aquecimento
Resolução do Aquecimento
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos. ( slides 4 a 6 )
Orientações: Disponha os alunos em duplas. Projete as regras do jogo, ou imprima-a juntamente com a atividade principal, e entregue a cada dupla. Discuta com as crianças as regras do jogo “Retirando as peças do guarda-roupa”, além de explorar a cartela e o registro. É muito importante trabalhar as regras com as crianças, pois elas desenvolvem questões necessárias como respeitar os limites, cumprir exigências, adequação e a lógica e funcionamento do jogo, o que se reflete na vida cotidiana. Trabalhe as ideias de retirar usando as peças do guarda-roupa, impressas na cartela. Enquanto os alunos jogam, caminhe pela sala, observe como as duplas jogam e registram as jogadas. Faça perguntas para que eles avancem na ideia da subtração enquanto calculam as retiradas. É esperado que eles compreendam que para calcular as retiradas e saber quanto sobra, devem utilizar a subtração.
Propósito: Compreender a ideia de retirar utilizando-se do jogo.
Discuta com a turma:
- Quem começou o jogo? Por quê?
- Quantas peças você conseguiu retirar do guarda-roupa?
- Como fez para calcular?
- Que tipo de operação fez?
- Pode mostrar para mim como registrou a operação?
- Quem de vocês conseguiu retirar mais peças?
Materiais complementares para impressão:
Atividade principal
Resolução da Atividade principal
Guia de intervenção
Referência de leitura:
VIGOTSKI, Liev Semionovich. Psicologia pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2003.
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos. ( slides 4 a 6 )
Orientações: Disponha os alunos em duplas. Projete as regras do jogo, ou imprima-a juntamente com a atividade principal, e entregue a cada dupla. Discuta com as crianças as regras do jogo “Retirando as peças do guarda-roupa”, além de explorar a cartela e o registro. É muito importante trabalhar as regras com as crianças, pois elas desenvolvem questões necessárias como respeitar os limites, cumprir exigências, adequação e a lógica e funcionamento do jogo, o que se reflete na vida cotidiana. Trabalhe as ideias de retirar usando as peças do guarda-roupa, impressas na cartela. Enquanto os alunos jogam, caminhe pela sala, observe como as duplas jogam e registram as jogadas. Faça perguntas para que eles avancem na ideia da subtração enquanto calculam as retiradas. É esperado que eles compreendam que para calcular as retiradas e saber quanto sobra, devem utilizar a subtração.
Propósito: Compreender a ideia de retirar utilizando-se do jogo.
Discuta com a turma:
- Quem começou o jogo? Por quê?
- Quantas peças você conseguiu retirar do guarda-roupa?
- Como fez para calcular?
- Que tipo de operação fez?
- Pode mostrar para mim como registrou a operação?
- Quem de vocês conseguiu retirar mais peças?
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos. ( slides 4 a 6 )
Orientações: Disponha os alunos em duplas. Projete as regras do jogo, ou imprima-a juntamente com a atividade principal, e entregue a cada dupla. Discuta com as crianças as regras do jogo “Retirando as peças do guarda-roupa”, além de explorar a cartela e o registro. É muito importante trabalhar as regras com as crianças, pois elas desenvolvem questões necessárias como respeitar os limites, cumprir exigências, adequação e a lógica e funcionamento do jogo, o que se reflete na vida cotidiana. Trabalhe as ideias de retirar usando as peças do guarda-roupa, impressas na cartela. Enquanto os alunos jogam, caminhe pela sala, observe como as duplas jogam e registram as jogadas. Faça perguntas para que eles avancem na ideia da subtração enquanto calculam as retiradas. É esperado que eles compreendam que para calcular as retiradas e saber quanto sobra, devem utilizar a subtração.
Propósito: Compreender a ideia de retirar utilizando-se do jogo.
Discuta com a turma:
- Quem começou o jogo? Por quê?
- Quantas peças você conseguiu retirar do guarda-roupa?
- Como fez para calcular?
- Que tipo de operação fez?
- Pode mostrar para mim como registrou a operação?
- Quem de vocês conseguiu retirar mais peças?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 7 e 8 )
Orientações: Peça que as duplas apresentem seus registros das jogadas e expliquem suas estratégias de cálculo. Os registros que aparecem nos slides, são apenas hipóteses de jogadas, porém, crie possibilidades dos alunos pensarem sobre seus próprios registros e sobre os procedimentos espontâneos que utilizaram para resolver a situação.
Propósito: Discutir os diferentes procedimentos de resolução.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos. ( slides 7 e 8 )
Orientações: Peça que as duplas apresentem seus registros das jogadas e expliquem suas estratégias de cálculo. Os registros que aparecem nos slides, são apenas hipóteses de jogadas, porém, crie possibilidades dos alunos pensarem sobre seus próprios registros e sobre os procedimentos espontâneos que utilizaram para resolver a situação.
Propósito: Discutir os diferentes procedimentos de resolução.
Sistematização do conceito.
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Sistematizar o conceito de retirar, retomando as estratégias utilizadas na atividade principal.
Propósito: Retomar a ideia da subtração.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Retomar que uma subtração pode ser feita através de retiradas.
Propósito: Resumir a aprendizagem da aula.
Raio X
Tempo estimado: 8 minutos.
Orientações: Entregue a atividade para os alunos e peça que resolvam individualmente. Os alunos poderão fazer uso de diferentes estratégias de cálculo. O esperado é que tenham compreendido a ideia de retirar.
Propósito: Avaliar a resolução de problemas por procedimentos pessoais, envolvendo os conceitos da subtração.
Materiais Complementares para impressão:
Raio X
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade complementar