Guia de intervenções
Plano de Aula
Plano de aula: Resolução de situações-problema de adição no contexto do jogo
Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Problemas de adição e subtração
Descrição
Sobre o plano- MAT1_04NUM01- Resolução de problemas de adição no contexto do jogo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Keila Cristina de Araújo Reis
Mentora: Maria Lydia Mello
Revisora Pedagógica: Eliane Zanin
Especialista: Luciana Tenuta
Habilidade da BNCC
(EF01MA07)- Compor e decompor números de até duas ordens, por meio de diferentes adições, com o suporte de material manipulável, contribuindo para a compreensão de características do sistema de numeração decimal e o desenvolvimento de estratégias de cálculo. Problemas envolvendo diferentes significados da adição e da subtração (juntar, acrescentar, separar, retirar)
(EF01MA08)- Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até dois algarismos, com os significados de juntar, acrescentar, separar e retirar, com o suporte de imagens e/ou material manipulável, utilizando estratégias e formas de registro pessoais.
Objetivos específicos
- Contar, quantificar e representar números através do jogo “Monte de Três”;
- Resolver situações-problema advindas do jogo, como contexto de problematização, sistematizando os conceitos de juntar, acrescentar e comparar;
- Refletir sobre algumas situações de registro.
Conceito-chave
Juntar, acrescentar e comparar.
Recursos necessários
- Cartas do jogo impressas;
- Para cada grupo 200 palitos, em média;
- Projetor;
- Regras, atividades de registro, atividade principal e raio X impressas.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Título: Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA